GESTÃO DA MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Administração

Documento 1

SÍNTESE DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA 3 4. SÍNTESE DA BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 4 5. RELATO DA OPORTUNIDADE DE APLICAÇÃO 5 6. QUESTÕES DA APRENDIZAGEM 6 7. VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7 8. Não envolver a alta direção e não formar uma equipe apoiada por ela para comandar a mudança; 3. Subestimar o poder da visão corporativa; 4. Não transmitir a visão da mudança; 5. Não fomentar o empowerment; 6. Não obter resultados em curto prazo; 7. Para Kotter, as grandes mudanças bem-sucedidas são fruto de 80% de liderança e 20% de gerenciamento. Dessa forma, pode-se reconhecer a importância da liderança durante esse processo. É preciso mantê-la sobre controle, garantir que cada passo tenha seu prazo e que promessas e compromissos sejam cumpridos, evitando assim transtornos e que a mudança se torne incontrolável.

A visão corporativa não pode ser ignorada, pois possui finalidades essenciais para o processo de mudança, tais como: • Informar a direção da mudança, mostrar onde os esforços devem ser aplicados • Facilitar a tomada de decisões; • Fazer com que os agentes da mudança ajam no caminho certo, mesmo que o início seja difícil; • Facilita todo o processo de maneira geral, tornando toda a sua coordenação mais ágil e eficiente. Lembrando que é fundamental que as estratégias sejam elaboradas com o objetivo de atingir essa visão. Para Kotler, é preciso consolidar os sucessos e gerar mais mudanças. No mercado atual, as mudanças ocorrem cada vez mais rápidas e é essencial que as organizações se adaptem a essa nova realidade, onde as mudanças não são mais ocasionais, elas são permanentes.

Finalmente, é necessário para o sucesso da mudança que ela se enraíze na empresa. Ela deve fazer parte de sua cultura organizacional, caso contrário, ela irá se enfraquecer diante da pressão recebida. MEYER, Erin. Juntamente a essa estratégia, é preciso construir pontes de compreensão cultural para facilitar o entendimento e a comunicação. SÍNTESE DA BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LOPES, Paulo Cesar Barbosa; STADLER, Carlos Cezar; KOVALESKI, João Luiz. Gestão da mudança organizacional. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, v. n. Elas irão acontecer independentemente de qualquer eventualidade e não é possível que uma empresa pare no tempo e se feche para as mudanças. É preciso que a organização seja capaz de se flexibilizar para se adaptar a cada uma delas e abrace-as, pois, toda mudança traz à tona muitas incertezas e insegurança, mas também traz muitas chances de fazer diferente.

As mudanças causadas por fontes externas à organização possuem uma força maior, e dificilmente podem ser previstas ou planejadas; suas origens podem ser de cunho político, econômico, legal, ético ou social. As mudanças internas podem ser previstas, planejadas e até mesmo desejadas; podendo se tratar de recursos de produção excedentes, ou então a implantação de novos objetivos organizacionais. Dependendo do nível em que ocorrerá a mudança e da sua complexidade, pode ser necessário designar uma equipe somente dedicada a gerencia-la. Uma mudança tira as pessoas de sua zona de conforto e as leva ao desconhecido, e nesse processo, o líder tem o papel de mostrar onde se quer chegar e os benefícios que a mudança irá trazer, tentando reduzir ao máximo a resistência.

Também é fundamental conhecer o local exato onde a mudança irá acontecer, pois ela pode ser em um fator individual da organização, como mudanças nas matérias primas, na equipe, ou nos processos de trabalho, podendo ser também um fator que atinge toda a organização, como alterações nas políticas internas, organograma, equipes de trabalho, planejamento estratégico, objetivos organizacionais, entre tantos outros. As mudanças na cultura organizacional também podem acontecer, porém são longas e dolorosas. A cultura organizacional levou anos para ser construída, e mudanças são mais difíceis de se executar que em qualquer outra área da organização. É importante lembrar que é preciso planejar as mudanças pensando também em reduzir todos os seus possíveis riscos e incertezas, e para isso, a definição de uma estratégia para as mudanças é fundamental.

de 2018. Estamos vivendo em uma época na qual as tecnologias se desenvolvem constantemente assim como nossos hábitos de consumo, o que causa mudanças constantes no mercado, que impactam o dia a dia das organizações. É necessário desenvolver nas organizações a urgência em adaptar-se, mudar, reagir, sem resistir, aos estímulos causados pela mudança. Entretanto, é preciso gerir o processo para que ele seja bem-sucedido, e assim se destaca a importância da gestão da mudança. A gestão da mudança nada mais é do que uma ferramenta capaz de estruturar a implementação da dinâmica da mudança dentro da organização, é uma ferramenta altamente eficaz no crescimento e desenvolvimento da empresa, e que possui como objetivo preparar a organização para receber as mudanças e implementa-las da melhor maneira possível, além de reduzir seus impactos.

Muitos afirmar que foi devido a sua cultura organizacional que o Facebook cresceu tão rapidamente e tão alto. Muitos dos grandes nomes da cultura organizacional pertencem à área de tecnologia, e as mesmas se destacam pela excelência no tratamento dos seus colaboradores, oportunidades de desenvolvimento, liberdade, responsabilidade, ambiente da empresa, opção de ações, diversão em geral ou bons benefícios. A cultura corporativa do Facebook é mantida com firmeza pelos valores que foram os nortes da empresa desde a sua fundação. São eles: • Seja ousado: Para construir algo grandioso é preciso correr riscos, e em um mundo onde tudo muda tão rápido, você só terá certeza da falha se não correr esses riscos. Tome decisões audaciosas, mesmo que isso signifique que você está sempre errado.

– Em uma empresa de grande porte como a Mineração Rio Grande do Norte, como reduzir a resistência à mudança entre os colaboradores? 6. – Qual seria a forma mais efetiva para manter a mudança organizacional como uma necessidade constante da organização? 7. VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM 8. BIBLIOGRAFIA 1. BIBLIOGRAFIA BÁSICA SCHEIN, Edgar H. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 6Q. An Insight into the Corporate Culture at Facebook. Disponível em: <https://inside. q. io/insight-corporate-culture-facebook/> Acesso em: 23 de jan. n.

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