Estágio

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 2. METODOLOGIA 05 2. CRONOGRAMA 06 REFERÊNCIAS 06 ANEXOS/APÊNDICE 07 3 1 PARTE I 1. DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA Oralidade no Ensino Médio: Como estimular a proficiência do aluno? A situação é bem conhecida por professores não só de língua portuguesa: basta solicitar a sala uma série de apresentações orais ou seminários para que fique nítido o despreparo de crianças e jovens para essas ocasiões. O problema é notório, mas, como lidar com ele? Simplesmente esperar do aluno uma apresentação adequada por considerar que a fala está incorporada a rotina do usuário da língua não é suficiente. A Escola é o espaço onde se estabelece parâmetros para interligar a fala e a escrita; é nesse espaço que o professor observa através das atividades proposta o aprendizado dos alunos.

Segundo Roziane Marinho Ribeiro: É fundamental lembrarmos que o ensino dos gêneros orais não se esgota na utilização de recursos metodológicos, considerando que a operacionalização de uma sequência didática se dá em função de parâmetros sociais e contextuais, portanto marcada por elementos culturais e interacionais. Assim, há necessidade de serem vistos alguns aspectos imprescindíveis, como o papel social dos falantes na atividade, a finalidade da atividade, as relações entre interlocutores (enunciador/destinatário), a função e o uso dos gêneros na sociedade. São esses parâmetros, aliados às atividades de linguagem e à gestão delas em sala de aula, que tornam a sequência didática um importante instrumento no exercício de análise e produção dos gêneros orais como práticas socio-comunicativas.

RIBEIRO, 2009, p. Um dos grandes desafios que a escola enfrenta no ensino dos gêneros orais é organizar um acervo de textos a serem utilizados como objeto de estudo pelos alunos, uma vez que nosso sistema de ensino não prioriza registros da oralidade. Diferente do repertório de textos escritos que os professores têm sempre em mãos, os registros de textos orais são bem mais raros, a não ser quando o próprio professor lança no desafio de fazê-los e, dependendo da situação, ele ainda precisa vencer os obstáculos tecnológicos e/ ou financeiros que envolvem uma produção dessa natureza. Isto só reforça a necessidade de mudarmos essa situação, afinal o trabalho com gêneros orais, a exemplo do debate, exige o exercício de escuta e reescuta precedendo à análise.

Vivenciamos assim as dificuldades que encontramos em nosso dia a dia com relação ao ensino da oralidade que parece uma atividade simples, mas sabemos que é muito complexa e de grande importância para o desenvolvimento do aluno. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 2. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. ed. São Paulo: Cortez, 2001. RIBEIRO, Roziane Marinho. Existe espaço para atendimento aos pais, é realizado na sala de diretoria. Na biblioteca o acervo considerável, possui sala dos professores, sala de diretoria, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de recursos multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), as dependências da escola são acessíveis aos portadores de deficiência, porém os sanitários não são acessíveis, possui quadra descoberta, saguão, cozinha, bibliotecal, possui bibliotecária.

Cozinha e refeitório, cantina não existe, pátio coberto e descoberto, sendo este a área de lazer dos alunos, a escola recebe livros e repasses do governo, realizam pedágio-solidário, bingo, rifas entre outros para pequenos reparos e passeios dos alunos, o espaço para realização de trabalhos e feita no saguão da escola ou nas salas de aula, os principais recursos são: equipamento de TV, copiadora, aparelho de DVD, impressoras, aparelhos de som, 2 projetoresmultimídia Datashow, 5 computadores para uso dos alunos e 5 para uso dos professores, 9 o acesso a internet é banda larga, a escola possui 30 funcionários, a escola oferece alimentação para os alunos, incluindo as aulas de politécnico (aula de turno integral) uma vez na semana para turmas o ensino médio.

Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar O Plano de Estudos expressa corretamente o Projeto Político Pedagógico da escola e são frutos de elaboração coletiva, evolvendo o corpo docente, discente e a comunidade escolar, sendo aprovados pela Entidade Mantenedora, conforme legislação vigente. Concebido como um conjunto orgânico deve ser organizado de forma integrada, como unidades de tudo, módulos, conceitos, projetos contextualizados e interdisciplinares ou desenvolvimento transversal de temas ou outras formas de organização curricular. E. M Professor Albano Alves Pereira, tem por base uma educação democrática e humanística, partindo da realidade onde esta inserido, numa proposta pedagógica que favoreça a construção de aprendizagens significativas, para que 10 o educando adquira espírito crítico e participativo, o que o torna um cidadão consciente, capaz de interagir e intervir na sociedade e no mundo do trabalho.

A educação traz um conjunto de conhecimentos e práticas que instigam a escola a compreender, o espaço escolar como um espaço emancipatório e como território fecundo de construção da democracia e da solidariedade. O Ensino Médio como etapa final da educação básica, tem por finalidade propiciar o desenvolvimento do educando, assegurar-lhe uma formação com o foco nas dimensões de trabalho, cultura e tecnologia, indispensável para o exercício da cidadania, bem como fornece meios para inserção no mundo do trabalho e em estudos posteriores. O objetivo do Ensino Médio é propiciar a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos na finalização da educação básica e no Ensino Superior.

PLANO DE AULA I Dados de identificação da Instituição Concedente Nome da escola: Escola Estadual de Ensino Médio Professor Albano Alves Pereira Diretor (a): Aline Cardoso de Araújo Professor (a) Regente: Leila Silveira Tempo da aula: 2h/a Período: Vespertino Nome do (a) Estagiário (a): Vanessa Luziana de Mello Borba Disciplina: Língua Portuguesa Conteúdo: Dinâmico quebra-gelo “Teste: Qual seu chocolate preferido?” após Proposta de Pesquisa em artigos, editoriais de revistas e jornais sobre o tema: O uso exagerado do celular por crianças e adolescentes. Objetivos: Levar o aluno a: - Saber reconhecer textos dissertativos e conhecer aspectos sociais nas leituras realizadas; -Saber identificar características de gêneros textuais; -Desenvolver trabalho em grupo, bem como saber se apropriar de leitura de jornais e sites confiáveis sobre o tema abordado e estabelecer relações com a sua comunidade; -Trabalhar com diferentes ferramentas, tais como vídeos, fotografias, músicas e afins.

Recursos: Uso de Data show, bem como, cartazes, revistas e jornais. Sequência didática: A aula será expositiva dialogada. Em um primeiro momento, a professora irá introduzir o projeto aos alunos apresentando repostagens sobre o tema: O uso exagerado do celular por crianças e adolescentes, que consistirá em trabalhar o texto dissertativoargumentativo, tendo como área de concentração e eixo principal a pesquisa e a oralidade. Mostrar a importância de conhecer, argumentar e expor sua opinião sobre o tema abordado. Discussão das ideias apresentadas no texto, através de uma Roda de Conversa. É interessante cópias e entregar para cada aluno. Avaliação: A avaliação será feita por meio da participação dos alunos. Referências: http://mundotexto. Recursos: Uso da cartilha do estudante do Enem 2016 e 2017 impressos, onde há amostras de redação nota 1000.

Sequência didática: Entregas das copias das redações nota 1000, após iniciar a Dinâmica “Um por todos e todos por um”. Iniciar colocando os alunos em um círculo, distribuir uma folha de ofício ou do próprio caderno. Escolher um título para Redação, ou escolher todos juntos, a professora escreve na lousa o tema por escrito. Observação: Todos deverão iniciar ao mesmo tempo! Todos: Devem começar a escrever ao mesmo tempo, quando todos terminarem, ai passa para o colega do lado, cada deve passar sua redação para o colega, agora, cada um lê a última frase escrita pelo colega anterior, e completa a mesma, com mais uma frase e assim sucessivamente, as frases tem que fazer sentido, todos devem dar continuidade até todos participarem, e o ultimo vai finalizar, após fazer uma leitura do texto completo.

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