A atuação dos pedagogos no ensino fundamental frente à transmissão de ciências naturais: estudo de caso no município Patos de Minas - MG

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Os questionários serão elaborados após uma ampla revisão teórica e a análise das políticas públicas implementadas pelo município durante os dois últimos governos. Então, a partir dos resultados, pretende-se contribuir com uma reflexão sobre como os profissionais da educação fundamental estão lidando com conhecimentos diretamente associados ao progresso técnico-científico. Palavras-chave: Educação, Ciência, Tecnologia SUMÁRIO: 1. Introdução 05 2. Justificativa 07 3. Para HARGREAVES (2003) discute a profissão do professor como paradoxal por ser uma profissão com o objetivo de gerar as habilidades e as capacidades necessárias ao profissional na sociedade do conhecimento e, sobre esse profissional se impõem as inovações contínuas. Os professores devem preparar os jovens para ter sucesso na economia do conhecimento não somente com a finalidade de sustentar a si próprio, mas também contribuir com a prosperidade coletiva, ou seja, reinventar o ensino como uma missão social apaixonada, vinculada ao projeto de uma sociedade da informação includente, inventiva, sustentável e cosmopolita.

Trata-se de um grande desafio para a educação, envolvendo um pensamento interdisciplinar, que já vem sendo proposto por vários autores importantes no universo da educação e das ciências humanas, tais como MORIN (1991 e 2011), HARVEY (1992), TEDESCO (1998) e CASTELLS (2009). Entre os estudos no campo da pedagogia, esse projeto parte dos pressupostos da “mediação pedagógica”, quem tem sua origem na década de 1990. Não são os conhecimentos simples que dão sentido à vida, mas, sim, sua integração a processos de aprendizagem e à realização humana. Esses pedagogos, educadores, recebem uma perspectiva generalista, que não se propõe a formar especialistas nas diferentes áreas de conhecimento, mas, ao mesmo tempo, na prática em sala de aula, esses profissionais irão lecionar sobre conteúdos específicos para atender às demandas da legislação básica.

A partir do contexto normativo, há que se questionar como os estudantes desse curso, com marcante característica generalista, se relacionam durante a sua formação com as disciplinas que tratam do ensino dos conteúdos de Ciências. E posteriormente, durante o exercício da profissão de educador, como ensinam Ciências Naturais nos anos iniciais da educação básica. Sem dúvida a área de Ciências Naturais é, em si, uma área complexa, principalmente pelo fato de que trabalha com diferentes áreas do conhecimento, como a Química, a Biologia, a Astronomia, a Física e a Geologia. A hipótese do presente projeto é a de que a perspectiva da pedagogia da Mediação vem de encontro a essa demanda normativa da LDB, bem como como dos desafios da sociedade da informação e, consequentemente, pode contribuir significativamente para que esses conteúdos sejam absorvidos com qualidade pelas crianças.

Ainda, em relação à educação, especificamente, de acordo com as avaliações do “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), publicado pelo Ministério da Educação, a cidade escolhida tem a terceira melhor educação pública do país nas séries iniciais do ensino fundamental, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes3, característica importante e fértil para a proposta da pesquisa. Objetivos O objetivo central da pesquisa é analisar a atuação e a prática e a formação continuada de professores pedagogos em relação à transmissão de conhecimentos relacionados às ciências naturais nas séries do ensino fundamental, bem como as políticas públicas do município Patos de Minas, estado de Minas Gerais, direcionadas à capacitação e/ou formação continuada dos professores de ensino fundamental.

A partir da análise proposta, o objetivo final é poder contribuir com as reflexões acadêmicas sobre os desafios da educação frente ao acelerado desenvolvimento técnico-científico e os dilemas ambientais existentes contexto global. Metodologia e Procedimentos O presente trabalho de pesquisa iniciará com uma revisão bibliográfica teórica acerca dos seguintes temas: formação de professores para o ensino fundamental, história das políticas públicas para o ensino fundamental no Brasil, procedimentos ou métodos tradicionais de ensino de ciências naturais e o futuro da educação frente ao avanço técnico-científico no contexto global. Paralelamente à revisão teórica, faz-se necessário a pesquisa documental de normas, leis, projetos e relatórios de programas relacionados ao ensino fundamental, elaborados pela prefeitura do município Patos de Minas no período dos dois últimos governos, ou seja, no intervalo de tempo entre 2012 e 2019.

Brasília: Líber Livro, Série Pesquisa, v. BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed. VILLANI, Alberto e BAROLLI, Elisabeth. htm) BRASIL. Lei Nº 9. de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Tradução Joaquim Osório Pires da Silva. Brasília: MEC/Unesco: 1994. CASTELLS, Emanuel. A Era da informação: Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009. ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. GHIRARDELLI Jr, Paulo. A teoria educacional no Ocidente: entre a modernidade e a pós-modernidade. São Paulo: São Paulo Perspectiva, v. Eustáquio e OLIVEIRA, J. Eduardo. Questões do século XXI.

Coleção questões de nossa época, vol. São Paulo: CORTEZ, 2003, p. MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. MORIN, Edgard. Os sete saberes necessários à educação do futuro. L. org. Formação de educadores: artes, técnicas, ciências políticas. São Paulo: Ed. Unesp, 2006.

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