Didática da língua Inglesa no ensino fundamental
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Letras
Orientador: CIDADE 2017 AGRADECIMENTOS SUMÁRIO Introdução 5 1. A Prática da Linguagem 7 2. O Texto e o Ensino 11 Considerações Finais 15 Referências Bibliográficas 16 DIDÁTICA DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO: O presente artigo procura abordar os aspectos principais sobre o ensino de língua inglesa, enfatizando a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras na formação do aluno do ensino fundamental. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em estudos sobre a linguagem, discorre-se sobre a função da disciplina como estímulo para o conhecimento de novos povos e culturas e como facilitador das noções de linguagem e comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Língua; Cultura; Aprendizado; Mundo. Durante o seu desenvolvimento educacional, a criança adquire percepções e significações do mundo a partir de um código linguístico.
No caso do Brasil, a partir da língua portuguesa. Como comenta João Geraldi em Portos de Passagem: (. muito antes da criança vir para a escola, ela opera sobre a linguagem, reflete sobre os meios de expressão usados em diferentes interações, em função dos interlocutores que interage, em função dos seus objetivos nesta ação (. GERALDI, 1997, p. Assim como a própria vida, a linguagem tem como que a vontade de se multiplicar e de se reinventar, estando sempre em constante mudança e evolução. Todas as relações humanas são construídas sobre a prática da linguagem. Sob ela se estabelece o relacionamento do homem com o mundo e com os seus semelhantes, através do ponto de vista pessoal e do coletivo.
A linguagem torna possível, entre muitas coisas, a expressão das ações políticas, a manifestação da inspiração artística e o desenvolvimento e comunicação dos pensamentos. Se a linguagem não é morta, não podemos escapar do fato de que ela se refere ao mundo, que é por ela e nela que se pode detectar a construção histórica da cultura, dos sistemas de referência. de tal modo que o que dizemos, os recursos da língua que utilizamos significam não o que queremos, mas aquilo que está fixado pelas leis discursivas (pelo discurso) que eles signifiquem. TAVAGLIA, 2003, p. Temos uma grande variedade das línguas existentes sobre a terra, de modo que se diversificam até dentro de si mesmas, através das variações entre territórios e regiões de um mesmo país.
Quando se conhece outras culturas e povos, Saussure (2006) afirma que é pela diferença que o indivíduo se conscientiza sobre a sua própria língua. O uso da linguagem é condicionado pelos falantes juntamente com diversos fatores que influenciam diretamente suas formas de uso e a sua interpretação. Entretanto, muitas vezes o que falta às aulas é o aprofundamento da prática da idioma e a desconstrução da aula como momento onde só o professor fala e dita o aprendizado. É necessário o planejamento didático em favor do estabelecimento de um ambiente de interação, colocando em uso a língua inglesa em prática, através de atividades de conversação entre professor e aluno e dos alunos entre eles próprios. O professor de língua inglesa tem um papel de orientação específico quando se diz respeito a auxílios individuais aos alunos.
Falando em prática da língua, falamos também na natural ocorrências de erros e dificuldades de pronúncia, devido ao choque entre a estrutura da língua materna com a estrangeira. Quando acompanhadas e corrigidas pelo professor com atenção, pode acelerar a assimilação real do conhecimento por parte do aluno, envolvimento este que os PCNs chamam de engajamento discursivo. Lidar com a língua inglesa na escola pode representar o chamado para uma jornada de aprendizagem através de um desafio diário. Os PCNs indicam que, quanto maior o controle que os aprendizes tiverem sobre o que estão fazendo, maiores serão as chances de seguirem em frente com a aprendizagem. O Texto e o Ensino O ensino da língua inglesa representa um ponto de contato entre as culturas pertencentes a essa língua e a escola, sendo apresentado e orientado ao aluno através das estratégias metodológicas do professor de língua estrangeira.
Lidar com um idioma diferente seria incentivar o aluno a perceber a existência de diferentes usos e fenômenos em modalidade oral e escrita que ocorrem em uma língua diferente da sua, levando-o a compreender melhor as várias manifestações da linguagem. Leva a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumenta a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolve maior consciência do funcionamento da própria língua materna. KOCH e TAVAGLIA, 1989, apud TAVAGLIA, 2003, p. O mundo do aluno é repleto de textos que podem ser trabalhados nas aulas de língua inglesa. Cabe ao professor o papel de selecionar "corpus" que sejam relevantes para a didática em sala de aula, textos que sirvam de instrumentos para se observar a presença e o uso da língua dentro do cotidiano dos alunos, abordando uma temática específica.
Como por exemplo, a veiculação televisiva de propagandas com slogans de marcas que tornam-se “intraduzíveis” dentro do mercado brasileiro. Veja o exemplo* abaixo: Apesar da frase Find New Roads ter uma tradução em português, o slogan propagado em língua inglesa cumpre um função específica em favor da marca, seja atribuindo uma valorização cultural à linha de veículos por utilizar uma língua estrangeira ou se aproveitando de uma significação própria do idioma que não teria o mesmo efeito se expressa em português. ” (TAVAGLIA, 2003, p. Slogans mesmo em língua estrangeira propagam-se e ganham significações para o público. Textos publicitários como esse fazem parte da vida social, tornando-se importante trazer textos como esse a sala de aula, pois: (.
é no sistema de referência que as expressões se tornam significativas. Ignora-las no ensino, ou deixar de ampliá-las no ensino, é reduzir não só o ensino a um formalismo inócuo. Como por exemplo, o saber de que é corrente na língua inglesa o uso de palavras de origem latina, apesar do idioma não ter essa origem. A existência dessas palavras ajudarão o aluno a se aproximar mais do inglês ao encontrar elementos que já conhece. Os alunos do ensino fundamental podem ser introduzidos ao ensino da língua inglesa com o apoio de textos que trazem informações que sejam ao menos parcialmente reconhecíveis, como cognatos e textos não-verbais que auxiliem na compreensão do vocabulário. A familiaridade incentivará o aluno a envolver-se com a língua estrangeira, convergindo mais adiante no avanço da aprendizagem: O conhecimento de mundo referido nos textos pode ser ampliado com o passar do tempo e incluir questões novas para o aluno de modo a alargar seus horizontes conceptuais, o que, aliás, é uma das grandes contribuições da aprendizagem de Língua Estrangeira.
BRASIL, 2000, p. A concretização de um ensino ideal é um objetivo que depende do trabalho de muitas pessoas, desde as políticas de educação e as motivação do professores, até o incentivo essencial vindo do ambiente familiar do aluno. O ensino do inglês no ensino fundamental, especialmente nas escolas pertencentes à esfera pública, trata-se de uma construção coletiva em que estão envolvidos não só a comunidade escolar, mas o todo um contexto sociocultural em que o conhecimento que o aluno adquire nas aulas de língua estrangeira é colocado em jogo, a partir das oportunidades que encontrar de permanecer em proximidade com a língua. Considerações Finais O êxito do ensino de língua inglesa apoia-se essencialmente na posicionamento e na prática docente exercida por cada profissional à frente das salas de aula.
A relevância que se dá para a formação de professores acaba refletindo na qualidade do ensino da língua inglesa nas escolas, questão essa que precisa ser observada tanto pelos órgãos responsáveis quanto pelas iniciativas individuais, dos docentes que já estão atuando e de quem pretende ingressar na licenciatura. A metodologia aplicada nas aulas de língua inglesa devem visar o sucesso da aprendizagem, evitando o surgimento de um sistema falho de exposição didática, onde se exije atenção do aluno apenas para o cumprimento de um componente curricular, que é a disciplina de língua estrangeira na escola, sem fazer com que ele se envolva pessoalmente com a língua em questão e seja estimulado a avançar no desenvolvimento de suas competências.
Assim, colocando a disposição do aluno um meio pelo qual acessar itens informacionais, como um material de mídia produzido nesse idioma, por exemplo. A experiência proporcionada pelo conhecimento sobre a cultura dos países falantes do inglês incentiva a percepção da diferença entre o local e o estrangeiro e na conscientização da diversidade cultural característica do mundo globalizado. Referências Bibliográficas BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Estrangeira. Orgs. Volume 1. ° edição. São Paulo: Cortez Editora, 2001. Págs.
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