Colonização espanhola no parana
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:História
A presença de outros mediadores culturais, como os objetos da cultura, material, visual ou simbólica, que ancorados nos procedimentos 647 de produção do conhecimento histórico possibilitaram a construção do conhecimento pelos alunos, tornando possível “imaginar”, reconstruir o não vivido diretamente, por meio de variadas fontes documentais. SIMAN, 2004). Quando o pesquisador trabalha com as fontes históricas,este,tece determinadas interpretações,influenciado pelo seu estado presente,no entanto quando se parte de textos determinados,inscritos em uma historicidade específica,busca-se um olhar de compreensão,pode-se afirmar que,em razão das fontes serem artefatos culturalmente construídos. Acredita-se que a sua utilização para o desenvolvimento cognitivo é capaz de tornar uma ferramenta de modo amplo auxiliando a compreensão do presente através do passado.
As fontes enquanto ferramentas psicopedagógica assumem uma posição favorável no imaginário histórico do aluno. O jovem, como ator consciente de si mesmo, cada vez mais reconhecido em sua autonomia, emerge na segunda metade do século XX, em decorrência das mudanças na estrutura familiar vigente que alteraram profundamente as estruturas das relações entre sexo e gerações. “O que era e é muito mais interessante é que, grandes ou pequenas, as mesmas transformações podem ser identificadas por todo globo ‘modernizante’. Em parte alguma isso foi mais impressionante que no campo da cultura popular, ou, mais especificamente, jovem”. HOBSBAWM, 1995). Segundo Perrenoud, “a capacidade de inovar, negociar e regular a prática é decisiva. Ou seja, os processos de aprendizagem vividos, sejam eles formais ou cotidianos, envolvem a possibilidade de atribuição de significado, por parte daqueles que aprendem, às informações recebidas do exterior – da escola, da televisão, dos amigos, da família etc.
OLIVEIRA, 2013) A proposta é confeccionar os HQ’s sobre História com o objetivo de fazer os alunos trabalhem com liderança e comunicação interpessoal fazendo com que este tipo de atividade se torna uma experiência única de aprendizagem e que possa ser sanada as dúvidas de cada discente. Pode-se mencionar por exemplo a busca em livros,revistas, jornais e etc pelas informações para a concepção do enredo. Há registros históricos de que as histórias em quadrinhos faz com que os discentes tenham um bom rendimento escolar. Pensando nisso o projeto proposto irá contribuir com a formação dos alunos tanto no campo profissional quanto pessoal. Por volta do final do século XIX e início do século XX, surgiu o movimento progressista na educação, conhecido como Escola Nova, que desenvolveu novas práticas de ensino centradas na aprendizagem e com o foco principal no aluno como protagonista de sua própria aprendizagem.
Esse movimento teve como representantes exponenciais os educadores John Dewey (1859-1952), Maria Montessori (1870-1952), Henri Wallon (1879-1962), Célestin Freinet (1881-1966), Lev Vygotsky (1896-1934), Jean Piaget (1897-1980), entre outros que desenvolveram experiências educacionais inovadoras e que se contrapunham ao modelo tradicional de educação vigente (ROCHA, 1988). Não restam dúvidas de que este método foi influenciado por diversos pensadores que, na busca por transformar o ensino, realizaram experiências pedagógicas inovadoras. Vários autores, como, por exemplo, Delisle (2000); Savin-Baden & Major (2004); Hillen et al. Hill & Smith (2005); O’Grady et al. Atividades práticas envolvendo o HQ’s sobre História podem ser uma ferramenta útil para melhorar o rendimento dos discentes na disciplina e no meio social. Além disso segundo (CRUZ,2012),com as mudanças na sociedade, no ambiente histórico e cultural dos alunos em formação, surgem novas formas de pensar e, consequentemente, alterações na construção de conhecimento, sendo a mediação pedagógica um desafio na formação de pesquisadores críticos e reflexivos.
A qualidade de uma educação permeada pelas ferramentas tecnológicas, como a exemplo dos softwares GoAnimate e HagáQuê, pode representar, quem sabe, uma possibilidade de reconhecimento e autonomia de uma classe social, por muito tempo desvalorizada. Por isso, a verdadeira função do professor não deve ser a de apenas ensinar, mas também a de criar condições de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo para se tornar ativo no seu processo de aquisição de conhecimento, passando a desenvolver competências e habilidades, como pensar, criar, aprender e pesquisar. Figura 2. Calvin - Bill Watterson Fonte: https://www. qconcursos. com/questoes-de-concursos/questoes/c0a90c25-cb [. quadrinhos não podem ser vistos pela escola como uma espécie de panaceia que atende a todo e qualquer objetivo educacional, como se eles possuíssem alguma característica mágica capaz de transformar pedra em ouro.
Os alunos, nesta fase, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam na internet, discutem em grupo o material coletado e levantam as hipóteses de solução. Na última etapa, elaboram a síntese das discussões e reflexões, sistematizam as soluções encontradas para os problemas, preparam a apresentação para a turma e para o tutor e promovem a autoavaliação do processo de aprendizagem que realizaram. O projeto HQ’s sobre História está destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio,ocorrendo uma vez por semana ou mais vezes a depender do que ficar combinado,em horário comum a todas as turmas,os temas/problemas são propostos e votados,cada turma será dividida em grupos e os temas serão únicos,não podendo ser repetido entre os grupos e as turmas.
Por exemplo aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a História Geral ou a História do Brasil, entre outros assuntos abordados para estas turmas. Já os alunos do o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão a sua escolha os seguintes temas: Qualquer tópico que englobe a origem da História e as primeiras sociedades ou a Império Bizantino, entre outros assuntos abordados para estas turmas. Demonstração do funcionamento Fonte: http://www. readwritethink. org/files/resources/interactives/comic/ PIXTON Com acesso em português, é a opção mais funcional e completa para criar quadrinhos sem a necessidade de se saber desenhar. Possui versões para uso pessoal, educacional e profissional. Não há limitação de forma para os quadrinhos, nem de posição para os painéis.
Figura 6. Demonstração do funcionamento Fonte: https://play. google. com/store/apps/details?id=com. tiltedchair. Assim, a avaliação é considerada difícil e uma complicada tarefa para os professores tutores atentos a uma série de aspectos e reclamações que terão de resolver. Além disso, ainda têm de confrontar-se com sua própria avaliação, que é feita pelos alunos, o que faz com que muitos professores não se exponham, resguardando, particularmente, suas fragilidades; afinal sabem que estão sendo avaliados (MARGETSON, 1997; BARELL, 2007; DELISLE, 2000; WOODS, 2002; CARVALHO, 2009). A avaliação dos quadrinhos será individual e em grupo, levando em consideração a participação,pontualidade na entrega do projeto,coesão,coerência e concição. Detalhamento dos recursos a serem utilizados Recursos humanos: Docentes e Discentes ou convidados.
Recursos Materiais: folha de papel CHAMEX,cartolinas, pincéis, material reciclável,Folha de papel pautado, retroprojetor, impressoras, computadores, canetas, quadro,softwares entre outros. Disponível em < https://www. researchgate. net/profile/Wilian_Bonete/publication/303603654_OLHARE S_SOBRE_O_ENSINO_DE_HISTORIA_NA_EDUCACAO_DE_JOVENS_E_ADULT OS_UM_ESTUDO_COM_PROFESSORES_DA_CIDADE_DE_GUARAPUAVA_PR/li nks/5749aac408ae5f7899b9f4f1/OLHARES-SOBRE-O-ENSINO-DE-HISTORIA-NA-E DUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-UM-ESTUDO-COM-PROFESSORES-DA-CID ADE-DE-GUARAPUAVA-PR. pdf>Acesso em:2 nov. BARELL, J. MOORE, S. New Approaches to Problem-Based Learning. Revitalising your practice in higher education. New York: Routledge, 2011. BOROCHOVICIUSI, Eli et al. CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000. DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. scielo. br/pdf/tem/v11n21/v11n21a03>. Acesso em: 2 nov. CRUZ et al. A utilização das histórias em quadrinhos em sala de aula como recurso didático-criativo.
Londrina: Atrito Art, 2005. FERREIRA, Elizabete. EduHQ : Educação Através de Histórias em Quadrinhos. Disponível em: <http://www. cbpf. HILL, A. M. SMITH, H. A. Problem-based contextualized learning. HILLEN, H. SCHERPBIER, A. WIJNEN, W. History of Problem-Based Learning in Medical Education. In Berkel van H. ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: Bento Silva e Leandro Almeida (Eds. Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. roca. utfpr. edu. br/jspui/bitstream/1/4420/1/MD_EDUMTE_2014_2_7 1. pdf>. ROCHA, F. Correntes pedagógicas contemporâneas. ed. Aveiro: Estante, 1988 RAMA, Â; VERGUEIRO, W. orgs). SAVIN-BADEN, M. MAJOR, C. Foundations of Problem-Based Learning. New York: Open University Press. SIMAN, Lana Mara de Castro.
orgs. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. ed. São Paulo: Contexto, 2012a. p.
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