Chocolates Capivari
Tipo de documento:Projeto
Área de estudo:Recursos humanos
Responsabilidade Ambiental e Social e Metodologia Científica, aplicadas aos cursos de tecnologia. Tutor eletrônico: Márcio Pereira de Oliveira Tutor de sala: Danilo Barros Brasília – DF 2018 SUMÁRIO Introdução. Dados da pesquisa. História do chocolate. Gestão de pessoas. DADOS DA PESQUISA Empresa: CHOCOLATES ARTESANAIS CAPIVARI LIMITADA Localização: Avenida das Castanheira, Q. – Taguatinga Norte – Taguatinga - DF Ramo de atividade: Indústria e comércio de alimentos Número de funcionário: 15 Principias produtos: Tablete de chocolate ao leite, 40g, caixa com 12 unidades; Tablete de chocolate meio amargo, 40g, caixa com 12 unidades; Tablete de chocolate branco, 40g, caixa com 12 unidades; Bombons diversos sabores, 30g, caixa com 12 unidades sortidas. Seguindo as tradições de chocolaterias artesanais, surgiu em 1991 a fábrica de Chocolate Capivari. Apesar do clima quente, os empreendedores verificaram a necessidade da oferta de um produto de qualidade para o público da região, o que propiciou o crescimento da empresa.
Nos últimos anos vem expandindo sua área de atuação, aumentando ano a ano seu volume de produção. Só os nobres e guerreiros podiam degustar da bebida, pois as sementes de cacau valiam tanto que eram usadas como moeda, da mesma forma que as pedras preciosas. O consumo do chocolate foi se expandindo cada vez mais, posteriormente, em meados de 1500, os espanhóis aderiram, e em seguida chegou ao restante da Europa. O chocolate era servido quente como o café, ele era sinônimo de vida nobre, ter ou não ter tomado o chocolate é que dividia a nobreza da corte. Depois disso, com a revolução industrial, houve uma mudança de mentalidade em relação ao chocolate, onde o divino chocolate desceu do pedestal e tornou-se uma bebida comum, de comercialização.
HERMÉ, 2006) Muitos anos depois o chocolate já não era somente bebida, surgiu o chocolate em tablete, e assim já havia chocolate para todos os gostos e sua expansão estava cada vez mais rápida. Peter também foi responsável pela criação do processo de conchagem, o qual confere ao chocolate uma textura mais fina e aveludada. processo recebeu tal nome pois as pás que mexiam e refinavam o produto possuíam formato de conchas. Foi então que em 1879, Rodolphe Lindt pensou em adicionar manteiga de cacau de volta ao chocolate, o que gerou um produto mais elaborado, que derretia na boca e que era igual ao chocolate que conhecemos atualmente. GESTÃO DE PESSOAS A Chocolates Capivari nasceu do sonho empreendedor de seus fundadores e, como empresa familiar e artesanal, trata a gestão de pessoas de forma quase familiar, porém, existe um esforço gigantesco para que as relações sejam profissionalizadas, sem contudo, perder o carinho e o respeito pelo ser humano.
No inicio das atividades da Chocolates Capivari, tanto as funções como as responsabilidades eram confusas e não existiam regras para a condução dos negócios. São oferecidos treinamentos internos e externos, com bolsa-auxílio, que variam conforme cada caso e necessidade, entre 10% e 100% do valor do curso. Conta ainda com um programa de incentivo a qualidade de vida. O princípio básico é o equilíbrio entre o ambiente de trabalho oferecido pela empresa e as possibilidades de crescimento profissional e pessoal percebidas pelo colaborados, abrangendo o espaço físico e psicológico das relações sociais entre as pessoas. São oferecidas assistência médica extensiva aos dependentes, assistência odontológica, bolsas de estudos para o ensino técnico e superior, fundo de investimentos e participação nos resultados de acordo com o plano de metas de vendas.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE A busca por critérios que garantam a perpetuação da espécie por tempo indeterminado tem sido colocada à prova mais e mais. Deveria ser algo nato do ser humano, praticado por toda a sociedade, porém, diante das situações encontradas no cotidiano, é necessário demonstrar que as ações corporativas são realizadas dentro do código de ética, onde são estabelecidos os princípios e as atitudes coerentes com as expectativas da sociedade. Ter transparência em suas práticas é sem dúvida nenhuma, ter um potencial inestimável de credibilidade e confiabilidade da sociedade. Governança Corporativa: A Chocolates Capivari é uma empresa familiar, de pequeno porte, mas trás em suas raízes os hábitos da boa conduta na condução de seus negócios.
Assim, de forma prática, mesmo que inconsciente, pratica os conceitos de Governança Corporativa (GC). Leva em consideração os princípios básicos da governança: Transparência; Equidade; Prestação de contas; e Responsabilidade corporativa. e valor futuro de R$ 245. da Money Na Mão. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO A Chocolates Capivari é administrada levando em consideração o seu ambiente interno e os impactos que esse ambiente produz sobre os externos, e também a influência dos fatores externos sobre os internos. O ambiente interno e suas variáveis controláveis em conjunto com o ambiente externo e suas variáveis incontroláveis ampliam o campo de visão para os aspectos importantes de análise de cenários (Fidelis, 2014). O planejamento estratégico é um processo gerencial que impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que possa antecipar-se às ameaças e fazer diagnósticos de oportunidades e melhorias, garantindo a eficácia e eficiência.
As ameaças verificadas na Chocolates Capivari são: assédio de empresas concorrentes ao colaboradores e chegada de novas tecnologias produtivas com alto custo de implantação. Os pontos fortes são os processos de identificação das variáveis controláveis que diferenciam uma empresa das demais concorrentes, criando vantagem competitiva. Na Chocolates Capivari podem ser encontrados em: pessoas qualificadas e motivadas, remuneração justa, respeito ao meio ambiente, entre outros. Os pontos fracos são os processos de identificação das variáveis no ambiente interno que comprometem as vantagens competitivas. O controle e a ação sobre as limitações têm o objetivo de reduzir os seus efeitos negativos. Sustentabilidade ambiental, social e econômica nas empresas: como entender, medir e relatar. São Paulo: Tocalino, 2004.
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. São Paulo : Atlas, 2004. GUISSONI, Leandro Angotti; NEVES, Marcos Fava; Comunicação integrada de marketing baseada no valor. São Paulo: Atlas, 2011. HERMÉ, Pierra. Larousse do chocolate. C. A. Introdução a administração. ed. São Paulo: Atlas, 2011. Vantagem competitiva. ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1991. ROHLOFF, Débora Bohrer. Matemática financeira. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo : Atlas, 2007. WAKAMATSU, André. Matemática Financeira. São Paulo: Pearson, 2012.
42 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes