Artigo - Sucessão nas Empresas Familiares
Tipo de documento:Pré-projeto
Área de estudo:Finanças
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. CONCEITUAÇÃO 7 4. DO ALTO ÍNDICE DE FRACASSO NAS EMPRESAS FAMILIAREs 8 5 REFERÊNCIAS. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 14 1 INTRODUÇÃO As empresas familiares possuem alta representatividade na economia brasileira, todavia estão mais sujeitas ao fracasso, por isso requerem medidas de gestão muito diferentes dos demais seguimentos, visto que esta engloba a família, o mercado e os negócios novos conflitos são vivenciados. Apesar de suas dificuldades, é muito comum encontrarmos famílias iniciando suas próprias empresas, a empresa familiar deve reconhecer suas fraquezas e forças, com isso estagnar a continuidade dos pontos negativos e fortalecer os pontos positivos. Antes da revolução industrial havia a empresa familiar. Antes da construção da Grécia e do Império Romano havia a empresa familiar.
” Este trabalho é relevante pois contribui para o entendimento da gestão de empresas familiares que se tornaram sustentáveis, pois entendendo as principais causas da falência de empresas de cunho familiar no país pode-se diminuir o índice de organizações que se tornam insustentáveis. Apresentando as melhores práticas conhecidas no mercado atualmente, esta pesquisa se faz necessária para a área de estuda da administração afim deauxiliar a gestão operacional e planejamento estratégico das empresas familiares, diminuindo assim seu índice de falência, podendo até mesmo contribuir para a manutenção do índice de emprego do país e equilibrando a economia das famílias que dependem deste tipo de organização. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. Ao contrário do que popularmente se é comentado, é complexo proporcionar sustentabilidade a estas empresas, que são classificadas, segundo o Professor Eric Lethbridge, da Universidade de Oxford, da seguinte forma: Empresa familiar tradicional, hibrida e somente com influência familiar.
A empresa familiar tradicional é aquela que possui capital fechado, com pouca transparência financeira e gestão exclusiva dos membros da família. A empresa familiar hibrida pode ser apontada como uma empresa de capital aberto, porém, o controle da organização continua com a família, que detém maior número de ações, todavia, com maior transparência econômica e administrativa. A gestão costuma ser realizada por profissionais terceirizados, com o acompanhamento de membros da família. Por último, classifica-se as empresas com influência familiar as que possuem capital aberto, porém sem que a família detenha mais de 50% das ações, mas mesmo assim, possui forte influência na administração, mesmo que indireta. Outro aspecto negativo atrelado à gestão é a intimidade entre os entes da organização que causa a confusão da hierarquia e dificulta a tomada de decisões, visto que fatores pessoais são levados em consideração muitas vezes em detrimento dos interesses organizacionais.
Por consequência, seus colaboradores não delimitam suas funções e não desempenham seus papeis na execução da gestão diária e demais funções da empresa, causando um desarranjo no bom andamento das atividades executivas, gerando mais despesas e pouco resultado. A grande expectativa do gestor nos membros de sua própria família, pode frustrar projetos em virtude do pouco comprometimento dos mesmos e por último, pode-se apontar os “jogos de poder” que acontecem com os integrantes deste tipo de empresa, valendo mais nesses casos as habilidades políticas do que os conhecimentos propriamente ditos. Ainda segundo Marcelo Andrade Féres e Fabio Ulhoa Coelho: "Um dos relevantes aspectos característicos das chamadas empresas familiares está na premissa de que as decisões no âmbito familiar são pautadas, em regra, no sentimento, pessoalidade e na tradição, o que confronta com a racionalidade e eficiência que deve prevalecer na prática empresarial.
p. A análise das demonstrações financeiras detalhadas da empresa, para analisar todos os possíveis riscos e a situação real da empresa, fato que contribui para uma relação mais transparente com os fornecedores, clientes e stakeholders. Atrelado ao exposto, é aconselhável a a criação de mecanismos de discussão, com a posterior adequação das opiniões divergentes. A instauração da realização de prestação de contas mensais o que deve diminuir a possível desconfiança entre os familiares e acionistas e principalmente a adoção de regras claras de separação entre as relações familiares do clã e as decisões de gestão da empresa. Adotando as boas práticas de gestão corporativa, espera-se que harmonia e bom relacionamento entre gestores, colaboradores e stakeholders da organização, manter um convívio comercial baseado na confiança entre os membros da família e demais membros da organização de fora do clã familiar.
Pautar a empresa em ética profissional, eliminando o nepotismo e o favoritismo, evitar conflitos sobre o controle e sucessão da empresa por meio de estratégias claras e bem definidas e principalmente garantir que os interesses da organização se sobressaiam sobre quaisquer outros interesses pessoais. Utilizando as palavras chaves de busca: empresas familiares, boas práticas de gestão, dificuldades de gestão, sucessão familiar. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REFERÊNCIAS COELHO, F. U. FÉRES, M. A. MACHADO, Hilka Vier Reflexões sobre concepções de família e empresas familiares. Psicologia em Estudo [online]. v. n. Acessado 26 Abril 2022] , pp. n. Acessado 26 Abril 2022] , pp. Disponível em: <https://doi. org/10. S1519-70772009000100008>. Apresentação da introdução contendo a descrição do tema, as variáveis relacionadas à problematização do tema, o problema de pesquisa e as demais partes do projeto de pesquisa desenvolvidas nas atividades anteriores.
Desenvolvimento geral do trabalho com estrutura lógica e linguagem adequada no texto apresentado, referências, citações e formatação correta de acordo com as normas da ABNT 0-1000 1000 Apresentação da fundamentação teórica embasada em citações, teorias e assuntos de sua autoria relacionado ao tema e principalmente a assuntos específicos de seu trabalho. Adequação ortogramatical. Utilização de publicações com teor científi co ou acadêmico. Apresentação da metodologia aplicada de acordo com os objetivos propostos definindo de forma detalhada o desenvolvimento da pesquisa, tais como: temporalidade, critérios de inclusão e exclusão, bases utilizadas ou referencial teórico 0-1500 1500 Apresentação de todas as datas que contemplam o desenvolvimento do projeto até a sua conclusão (até a entrega final do tcc) 0-500 500 Apresentação do texto com coerência delimitando o início, meio e fim, redigido em linguagem técnica (acadêmica e didática), de forma impessoal 0-500 500 Apresenta referências com autores aderentes à pesquisa com citações diretas e indiretas no texto 0-500 500 NOTA FINAL 5800.
412 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes