Viabilidade econômica e plano de negocio na área de instalação de painéis fotovoltaicos no município

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Para tanto, esse trabalho buscou investigar a viabilidade de uma empresa de instalação de painéis fotovoltaicos em uma cidade do estado do Pará. Através da elaboração de um plano de negócios, serão feitas análises do setor, verificando em quais condições de mercado e qual estratégica a adotar para que a criação desta empresa de instalação de painéis fotovoltaicos tenha viabilidade econômica e financeira. Palavras-chave: Painéis Fotovoltaicos, Plano de Negócios, Viabilidade. ABSTRACT Climate change and environmental degradation bring increasing pressures for more sustainable ways of life and new ways of meeting human needs. At the same time, the development of new technologies allowed renewable energy sources, especially solar photovoltaics, to become real alternatives in the generation of electricity, mainly in the decentralized residential and commercial application.

Não se trata apenas de disponibilidade, pois a cada ano novas reservas energéticas de petróleo e gás natural são descobertas com tecnologias de extração mais recentes, mas o principal problema trata-se de sustentabilidade (REN21, 2017). Para enfrentar esse problema, cientistas do mundo todo começaram a pesquisar, especialmente depois do choque do petróleo de 1973, novas formas de produção de energia a partir de fontes que não dependiam de recursos fósseis: as fontes renováveis (IEA, 2017). As formas de geração a partir da fonte solar e eólica tiveram um baixo crescimento no início, pois eram muito mais caras do que as fontes convencionais de energia (carvão e petróleo) e pouco confiáveis. Mas com maiores investimentos em pesquisa ao longo dos anos, e com um maior desenvolvimento tecnológico e ganhos em escala de produção, os preços desse tipo de geração renovável caíram drasticamente, tornando-se competitivos em muitos mercados e condições.

Hoje a energia eólica e a energia solar representam, respectivamente, apenas 3,3% e 2,5% da oferta de energia renovável (IEA, 2016). Nesse cenário, é observada uma oportunidade de explorar esse recurso, capaz de trazer uma energia limpa, eficiente e sustentável. Porém, o aproveitamento deste recurso ainda está abaixo de sua potencialidade. A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em sua Nota Técnica n°056/2019 (ANEEL, 2017), projeta que, em 2024, cerca de 880. consumidores estejam aptos a receber créditos devido a instalações de micro e mini geração em suas unidades de consumo. Em sua grande maioria, essas unidades geradoras utilizarão o recurso fotovoltaico como fonte de geração. A importância desse estudo decorre dessa questão, ao verificar a viabilidade técnica e econômica da criação de uma empresa de instalação de painéis fotovoltaicos para geração residencial.

A elaboração de um plano de negócios servirá como ferramenta para avaliar o perfil dos clientes, o tamanho do mercado, e em quais condições existirá uma demanda por esse tipo de tecnologia. Além disso, o estudo permitirá avaliar quais as formas de atender a essa demanda, verificando quais delas seria a mais atraente do ponto de vista do empreendedor. Desta forma, tendo em vista o potencial de geração de energia solar, e sua provável viabilidade econômica financeira para instalação de empreendimento na área, este estudo pretende responder a seguinte questão: é viável criar uma empresa de instalação de painéis fotovoltaicos na cidade de Castanhal/PA? 2. Objetivos 2. em 2024, um crescimento equivalente de quase 60% ao ano. Em termos de potência instalada, a microgeração fotovoltaica passará de uma capacidade somada de 30 MW em 2017, para um total de 783 MW em 2024.

Nesse contexto, fica clara a importância do tema deste trabalho de pesquisa. Ao realizar o plano de negócios para a empresa de instalação de painéis para geração fotovoltaica e sua respectiva análise de viabilidade e econômica financeira, será possível analisar, do ponto de vista do empreendedor, quais são as reais oportunidades dessa iniciativa desse tipo de empreendimento como é o objeto do estudo de caso explorado. Revisão de Literatura Existe abundante literatura sobre a tecnologia de geração fotovoltaica e suas aplicações. As condições favoráveis de irradiação solar tornam algumas regiões como principais candidatos a um maior desenvolvimento da energia fotovoltaica, pois nessas regiões é possível obter uma maior geração de eletricidade. Apesar disso, considerando que a faixa de irradiação global anual do Brasil esteja entre 1.

a 2. kWh/m², praticamente todo o território brasileiro é elegível à expansão do aproveitamento fotovoltaico (TOLMASQUIM, 2016). Comparativamente, alguns países europeus possuem enorme capacidade fotovoltaica instalada, como a Alemanha, por exemplo, mesmo possuindo irradiação solar entre 900 e 1. Entre as oportunidades, foram identificadas a grande extensão territorial e altos índices de irradiação solar. Entre os desafios a superar estão a criação e manutenção de regras claras e estáveis para os pequenos autogeradores de energia e a necessidade de desenvolver uma indústria nacional capacitada para atender a essa demanda, o que requer grandes investimentos. Pathak e Shah (2019) fizeram uma análise comparativa dos recursos renováveis existentes, políticas energéticas e desafios nos países chamados BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O estudo destaca o enorme potencial de geração brasileiro a partir de fontes renováveis, porém mostra que o aproveitamento da fonte solar é muito tímido no país em comparação a outras alternativas (hidroeletricidade, biocombustíveis e mesmo a energia eólica), e destaca a falta de um esquema tarifário especial para a geração fotovoltaica. Em relação à área de empreendedorismo e plano de negócios, a literatura é ainda mais vasta e consolidada. Além disso, a escrita de planos de negócios é apoiada por uma grande variedade de diferentes atores enfatizando sua importância. Alguns desses atores, tais como agências de financiamento de projeto, provedores externos de capital, e investidores anjos, exigem planos de negócios para determinar sua participação em um empreendimento.

Um plano de negócios normalmente é constituído de um plano de marketing, plano financeiro, plano de risco e plano de implantação, além da descrição da empresa (LACRUZ, 2008). O plano de marketing busca identificar o cliente e seu perfil, estimar o tamanho do mercado, e determinar os meios de vendas e distribuição dos produtos, entre outros aspectos. O plano financeiro lista os custos de implantação da empresa, verificando qual o investimento necessário, realiza a projeção das receitas e dos custos operacionais, e identifica as fontes de financiamento e o custo do capital utilizado, de modo a verificar a viabilidade do empreendimento. Como qualquer exploração, a pesquisa exploratória depende da intuição do explorador (neste caso, da intuição do pesquisador). De acordo com Lakatos e Marconi (2010), a pesquisa bibliográfica é realizada por meio de um material já publicado, permitindo ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente, fornecendo fundamentação teórica ao trabalho.

Serão pesquisados livros da área de geração de energia por fonte solar para esclarecer os fenômenos referentes à geração de energia fotovoltaica. Essa pesquisa será feita através da internet, procurando as obras completas quando disponível, ou em biblioteca. Finalmente serão pesquisados artigos científicos de periódicos nacionais e internacionais, nesse caso procurando-se sempre privilegiar as publicações mais recentes, de 2009 até 2019, de modo a encontrar-se o que há de mais atual no campo da pesquisa sobre a aplicação da geração fotovoltaica. Porém existe uma licença de avaliação que permite o seu uso por tempo determinado, com algumas limitações de funcionalidades. Figura 03: Interface do software MakeMoney (STARTA, 2019) Outra ferramenta possível de utilização é o Software Plano de Negócio 3.

criado pelo SEBRAE de Minas Gerais. Esse software permite a criação de um plano de negócios personalizado, incluindo informações sobre o ramo de atividade a ser explorado, os produtos e serviços que serão ofertados, quem são os clientes, os concorrentes e fornecedores, quais os pontos fortes e fracos do negócio e todos os aspectos necessários para que se possa verificar a viabilidade do empreendimento (SEBRAE, 2019). Em sua terceira versão, o software é voltado para micro e potenciais empreendedores e é gratuito, podendo ser utilizado para a criação de até cinco planos de negócios diferentes para cada CPF cadastrado. aneel. gov. br/ cedoc/ren2012517. pdf>. Acesso em 11 maio 2019. Agência Nacional de Energia Elétrica: Brasília, 2019. Disponível em: <http://www2. aneel. gov.

br/aplicacoes/ capacidadebrasil/capacidadebrasil. p. –404, nov. DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. ed. Empreendedorismo: plano de negócio em 40 lições. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. HISRICH, Robert D. PETERS, Michael P. International Energy Agency, 2016. IEA. Market Report Series: Renewables 2017, analysis and forecasts to 2022. International Energy Agency, 2017. LACRUZ, Adonai José. R. S. BALBINO, J. M. S. The Future of Solar Energy. Massachusetts Institute of Technology: 2015. Disponível em: <https://energy. mit. edu/wp-content/uploads/2015/05/ MITEI-The-Future-of-Solar-Energy. Renewable energy resources, policies and gaps in BRICS countries and the global impact. Springer Nature, jan. REN21. Renewables 2017 Global Status Report. Renewable Energy Policy Network for the 21st Century, 2017. Fundamentals of Renewable Energy Processes. Stanford University. San Diego: Elsevier, 2005. SEBRAE. Software Plano de Negócio 3. Makemoney 10. Disponível em: <http://makemoney. starta. com. br/>. Energia Renovável: Hidráulica, Biomassa, Eólica, Solar, Oceânica.

EPE: Rio de Janeiro, 2016. URBANETZ, J. BRAUN, P. RÜTHER, R.

355 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download