A EJA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO:Trajetória e processos educativos e de individualização

Tipo de documento:Pré-projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Com o golpe militar de 64, onde a ditadura militar passa a governar o país com mãos de ferro; muda-se os objetivos da educação, tornando o ato de alfabetizar, uma alternativa para obter-se mais eleitores, e satisfazer o governo Americano, e seus interesses, em uma formação técnica voltada a abastecer as indústrias e atender suas próprias necessidades; substituindo a Educação Popular pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Tendo em vista que a educação básica, na idade adequada, é um direito de todo cidadão, é necessário um luta consciente e significativa em prol do alcance deste direito, para que não tenham seus sonhos furtados e suas oportunidades diminuídas, tornando sua vida um ciclo vicioso, por falta de instrução para abraçar as oportunidades e mudar seu destino.

Muitos jovens possuem desejos e sonhos que vão muito além dos horizontes que conseguem avistar, sabendo que seu futuro começa na oportunidade de saber ler, escrever e compreender o mundo em que se encontra, alimentando a esperança de um futuro melhor, sem miséria e limitações que tanto presencia-se em diversos locais de nosso país. Muitas pessoas precisam abandonar seus sonhos de estudar para se dedicar ao trabalho, ou aos afazeres domésticos, assim ajudando no sustento da família, achando que os estudos não serão necessários, os anos passam e a vida se torna um ciclo, sem oportunidades de estudar, por vários motivos; culturais, políticos e até mesmo sociais, frustrando a vida de muita gente que vê sua vida desperdiçada.

Nota-se, com este cenário, o fracasso da educação brasileira, que não melhora geração após geração. • Descrever as ações de gestão para estabelecer a relação com os resultados. Justificativa A análise das questões educacionais relacionadas à EJA no ensino médio no Brasil, como um todo, é de suma importância para a sociedade em geral, mas principalmente para as comunidades nas quais esses jovens estão inseridos. Essa análise visa promover uma reflexão fundamental sobre o comportamento desses jovens, suas individualidades, condições e comportamentos sociais. De acordo com o Portal MultiRio, além de atingir os adultos, o problema da escolarização não concluída ganha contornos graves em um grupo bem específico. Para um universo de pouco mais de 10,5 milhões de adolescentes na faixa entre os 15 e os 17 anos, 1.

RECURSOS E CRONOGRAMA Para a realização dessa pesquisa descrever-se-á os recursos necessários, e o cronograma das etapas de desenvolvimento para a execução das mesmas. Recursos Para o alcance dos resultados esperados nessa pesquisa será feita consulta em livros e materiais diversos, a serem utilizados no referencial teórico, estes materiais serão adquiridos por compra, empréstimos bibliotecários e vasto acervo online, que se tem disponível a respeito do tema. O acesso ao sítio da Secretaria de Governo Estadual de Educação do Rio de Janeiro trará informações sobre as regras de gestão aplicadas as escolas públicas do Estado, assim como o acesso a secretaria das escolas públicas do município do Rio de Janeiro, que será de grande utilidade para a coleta de boa tarde dos dados e compreensão da EJA nessa localidade.

O acesso ao ambiente escolar assim como também as salas de aulas e aos jovens inseridos neste contexto, será imprescindível para a boa condução da pesquisa. Ressalta-se que boa parte do material bibliográfico já se encontra em análise. gov. br/images/documentos/parecer_CNE_CEB_11_2000. pdf Acesso em: 15 mar. PORTAL MULTI RIO. Panorama da EJA Disponível em: http://www.

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