ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Administração
Em se tratando da realidade brasileira, é verificada que a alta carga tributária combinada com as limitações para utilização de transações comerciadas baseadas na exportação, tem sido motivos para o investimento estrangeiros, por brasileiros. Dessa forma, pretende-se explorar, com a realização deste projeto, as vantagens e desvantagens para a internacionalização, tomando como referência para o estudo, a abertura de uma empresa no México. Neste sentido, o objetivo geral é verificar quais os processos são realizados para a instalação de um empresa do ramo industrial na cidade de Nuevo Léon, uma da maiores cidades mexicanas. Para alcançar o que se pretende, valer-se-á de uma pesquisa bibliográfica sobre a internacionalização de empresas, além de uma análise de como as empresas brasileiras têm buscado a internacionalização.
Por fim, pretende-se nas considerações finais, propor elementos que possam contribuir para a simplificação e efetividade da internacionalização. Neste sentido, de acordo com Alem e Cavalcanti (2005), a primeira parte do processo de internacionalização se dá através da exportação e ocupação de mercados externos através destas exportações. O passo seguinte, é o investimento direto no país com o intuito de estabelecer e, posteriormente, ampliar as representações comerciais. Desta forma é possível entender que empresas que começam a exportar para um determinado país logo se vem mais interessadas em abrir uma filial para fugir dos custos da logística e para se manter próximo ao cliente. Esta problemática tem como intuito exemplificar o conceito abordado acima, demonstrando a necessidade que atualmente as empresas brasileiras têm tido em internacionalizar e conquistar o mercado mexicano.
De acordo com Rios e Velloso (2004), o ramo empresarial brasileiro, no século XX, demonstrou pouca atividade no sentido de fechar negócios com os mexicanos. O interesse por integração de suas estratégias de atuação mercadológicas era pouco estimulado, porém com a mudança de estratégia do governo em 1997 as empresas buscaram empenhar-se na consolidação de mercados além de buscar e se aproximar de clientes internacionais. Segundo Durán (2018, p. o México exporta aproximadamente 80% de suas produções aos Estados Unidos. A proximidade e seus acordos facilitam a entrada de produtos sentido México - Estados Unidos. Porém as empresas investidoras que se encontram em território Mexicano não se limitam apenas aos EUA, podendo expandir seus interesses a outros 40 países aos quais possui tratados Comerciais.
A empresa a ser aberta tem como principal função fornecer componentes hidráulicos e dispositivos para empresas automobilísticas. O mercado emergente da América Latina e sua crescente industrialização nos últimos anos impulsionaram a indústria principalmente no setor automotivo. Só em 2017, quase 3,8 milhões de veículos foram fabricados no México (VELASQUES, 2018, p. O setor industrial e automobilístico tem se tornado importante para economia Mexicana e um forte alvo de investimentos desde 1997 após terem fechado acordo com MERCOSUL (SAMPLE, web). Deste modo ele tem sido um importante parceiro comercial do Brasil. O processo de internacionalização de uma empresa representa um processo no qual a empresa amadurece e foca em operacionalizar sua produção de maneira cada vez maior em um país diferente do qual a sua sede está inserida.
De modo geral pode se dizer que “a internacionalização de uma empresa é um fenômeno amplo, que compreende desde a exportação de produtos e serviços até sua produção direta no mercado externo (INTERNACIONALIZAÇÃO, 2005/2006, p. este processo tem como sua principal motivação a ampliação dos negócios de determinada empresa, em busca por novos mercados consumidores. O acesso a mercados maiores fortalece a competitividade das empresas multinacionais pelas economias de escala, efeitos de especialização e de aprendizado e pelo fornecimento de uma maior base financeira para reinvestimentos e desenvolvimento tecnológico (Alem e Cavalcanti, 2005, p. Segundo Rezende (1976) para participar do mercado internacional e nele permanecer é preciso que a parte interessada dedique-se à estratégias a fim de evitar falhas, pois este processo envolve preparação aos conhecimentos novos.
adquire uma inestimável vantagem sobre os concorrentes internos. b. Ao abrir-se para o exterior, a empresa desenvolve uma nova cultura e aprimora seus métodos administrativos e organizacionais. c. Reduz a dependência do mercado interno. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Dadas as considerações acerca do objetivo geral, configuram-se como objetivos específicos deste projeto: a. Descrever os procedimentos para a internacionalização de uma empresa, a partir da instalação de uma empresa industrial no México. Neste momento, através de pesquisa exploratória na literatura mobilizado, serão levantados e explicados os procedimentos necessários para a instalação de uma empresa no México. b. Analisar os principais desafios no processo de internacionalização proposto. bndes. gov. br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/revista/rev2403.
pdf>. Em Negócios Internacionais: estratégia, gestão e novas realidades de S. Neste livro será possível ver muito a respeito da internacionalização e investimentos diretos. INTERNACIONALIZAÇÃO das empresas brasileiras: estudo temático 2005/2006 do Fórum de Líderes/ SOBEET - Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica. São Paulo: Clio Editora, 2007; Exportação: organização para exportar, rotinas e procedimentos, canais de distribuição. de Leone Soares de Rezende (1976). Este livro abordara os conceitos de exportação e seus processos e etapas, trazendo um pouco a respeito da internacionalização. Entrega do artigo em 03 vias no dia 16 de outubro para versão da banca. Dia 05 de novembro será a devolutiva aos alunas para correções finais e entrega do artigo em versão final em meio eletrônico no dia 19 de novembro.
Por último serão realizadas as bancas examinadoras durante os dias 02 ao dia 06 de dezembro. Terminando com a entrega da versão final do artigo técnico científico se houver necessidade e Divulgação da avaliação final do ECS no dia 16 de dezembro. ORÇAMENTO De um modo geral, pode se dizer que orçamento é uma forma de contabilizar os possíveis custos futuros, sendo fixos ou variáveis. Estimando que em cada orientação e entrega das versões precise imprimir 15 folhas, terá um total de 300 folhas. A univille disponibiliza a gráfica Selbetti destinada ao uso para impressões de alunos. Cada folha A4 impressa a preto e branco custa 0,19 centavos. Até o final de ano serão gastos aproximadamente R$ 57,00 em impressões previstas. No decorrer do desenvolvimento será necessário comprar ao menos 3 livros para ajudar com citações e conhecimento a respeito do tema.
92 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes