Administração Financeira e Orçamentária

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados patrimoniais e da situação do fluxo de caixa” (VIEIRA, T. Assim, realizar o controle financeiro da empresa significa ter o conhecimento da situação real em que a organização se encontra, pois com base nestas informações que o planejamento de investimentos, pagamentos e compras serão fundamentados. De acordo com Faculdade de Administração de Governador Valadares, o objetivo primário da administração financeira e orçamentária é a maximização do lucro, de forma a criar valor para os acionistas, ao mesmo tempo que maximiza o valor de mercado da empresa e da receita obtida (FAGV, 2015). Por isso, o departamento ou individuo responsável por esta administração precisa estar alinhado com os diversos setores da empresa para garantir que os resultados obtidos estejam coerentes com o planejamento estipulado e as ações planejadas, como mostrado na figura abaixo: Figura 1- Áreas conectadas a Administração financeira e orçamentária Fonte: Retirado de FAGV (2015).

Esta área esta interligada com economia e contabilidade, fazendo uso de seus conceitos e ferramentas para realização de seus controles e planejamentos. C. A confecção do DRE é obrigatória e foi instituída pelo artigo 187 da lei 6. Lei das Sociedades por Ações), sendo que no Código Civil Brasileiro, a DRE corresponde ao “resultado econômico”, que obriga seu levantamento em seu artigo 1. A entrega deste demonstrativo pelas empresas também é mencionada na lei 11. PORTAL DE CONTABILIDADE). O Fluxo de Caixa é então uma ferramenta usada pelo gestor financeiro que visa apurar a soma de entradas e saídas da empresa em um momento especifico, conseguindo deste modo, prever se ocorrerá a escassez ou excesso de dinheiro em caixa, levando em consideração o nível estipulado para o caixa da empresa (GITMAN, 2010).

A adoção desta ferramenta pela empresa possibilita administrar e acompanhar a destinação das disponibilidades, isto é, entender a origem das entradas e das saídas do dinheiro usado pela organização, por isso conhecer a ferramenta de Fluxo Caixa se torna muito importante, de forma que: [. com as informações do fluxo de caixa, o empresário pode elaborar a estrutura gerencial de resultados, a análise de sensibilidade, calcular a rentabilidade, a lucratividade, o ponto de equilíbrio e o prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa (SEBRAE, 2011 apud SOUSA, D. L. Como os fluxos de caixa de uma empresa costumam ser bastante variáveis quando verificados em bases diárias, um planejamento de caixa eficaz exige ir além do orçamento de caixa.

O administrador financeiro deve, portanto, planejar e monitorar o fluxo de caixa com frequência maior do que mensal. Quanto maior variabilidade diária dos fluxos de caixa, maior grau de atenção necessário. GITMAN, 2010, p. Desta forma, estas ferramentas proporcionam ao administrador um panorama dos períodos em que ocorrerá necessidade ou excesso de recursos, possibilitando a estimativa e o planejamento estratégico dos negócios da empresa. Através do controle financeiro do contas a pagar é possível visualizar quais foram os compromissos assumidos pela organização, possibilitando um controle das datas para serem efetuados esses pagamentos (SILVA, K. F. M. p. Deste modo, constituem obrigações financeiras assumidas pela empresa e precisam ser liquidas, podendo ser devidas, por exemplo, à fornecedores ou na forma de impostos (SEBRAE). Outorgam o direito à organização de exigir aos subscritores dos títulos de créditos o pagamento da dívida documentada (SEBRAE).

Na sequência tem-se um exemplo de um processo genérico a ser realizado pelo departamento de contas a receber de uma empresa. Figura 4- Fluxograma geral Contas a receber Fonte: Retirado de Ritta, C. O. p. Administração financeira e orçamentária. Disponível em: < https://fagv. com. br/noticias/administracao-financeira-e-orcamentaria-afo/ >. Acesso em: 20 out. São Paulo: Cengage Learning, 2007. MARQUES, J. A. V. C. RITTA, C. O. Analise comparativa do controle interno no contas a receber e a pagar nas empresas Beta Ltda e Alfa Ltda. Revista Catarinense da Ciência Contábil – CRCSC – Florianópolis, v. n. C. Modelo de DRE – Demonstração do Resultado do Exercício. Disponível em: <https://blog. contaazul. com/modelo-de-dre/>. M. Análise de controle interno: estudo de caso no contas a pagar e receber das empresas Visaluz e escola Shekinah.

Dissertação de Pós-graduação em Gestão Contábil e Financeira. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Pato Branco. Monografia (Tecnologia em Processos Gerencias) – Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Sabará, Tecnologia em Processos Gerencias. f. il. VIEIRA, T. Qual a importância do controle financeiro para as empresas? 2010.

230 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download