LOGÍSTICA REVERSA CONCEITO E APLICAÇÕES

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

A utilização de estratégias logísticas dentro do ambiente empresarial pode ser efetuada de diferentes maneiras em cada empresa que garantam vantagens competitivas duradouras e sustentáveis. Palavras-chave: Estratégias Empresariais. Sistema de Logística Reversa. Sustentabilidade. ABSTRACT Reverse logistics has grown in importance for organizations, so that the ability of organizations to efficiently use technical and human resources, to predict and respond to environmental changes are important factors in achieving and maintaining competitive advantage, aiming to gain market. Entretanto, para a implantação correta de da LR no âmbito empresarial, torna-se necessário o desenvolvimento de uma infraestrutura que possa assegurar o recolhimento dos resíduos pós-consumo e a identificação de alternativas para garantir o seu reaproveitamento ou destino seguro, minimizando impactos socioambientais. Devido ao estado desacelerado do processos de logística reversa no Brasil quando comparado com países europeus.

Essa pesquisa se mostra relevante para identificar o conceito, modelo, gestão e implementação da logística reversa em empresas nacionais. Assim, esse trabalho possui como objetivo, realizar uma revisão bibliográfica referente ao conceito, definição e implementação da logística reversa em empresas. Através do levantamento de artigos científicos, buscamos explorar o uso dessa metodologia em ambientes organizacionais com o intuito de facilitar processos e melhorar a qualidade da produção. Apesar de apresentar os processos básicos similares ao da logística direta, a LR se difere no seu ponto de início que compatibiliza com o momento de término da logística direta e tem como objetivo a redução de recursos através da reciclagem, reutilização e eliminação de resíduos (SOUZA; HAMMES; RODRIGUEZ, 2018).

A logística reversa também pode ser considerada um instrumento de desenvolvimento econômico e social, a partir de determinadas ações e procedimentos que visam à coleta e restituição dos resíduos às suas origens, tanto para uma remanufatura, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos (LUNA & VIANA, 2019). Logística Reversa no Desempenho Empresarial Segundo Couto e Lange (2017), as motivações para a realização da LR no setor empresarial estão particularmente fundamentadas em três eixos: ambiental, financeiro e legal. Na motivação ambiental ocorre quando surge uma vantagem competitiva através da criação de uma imagem verde para os produtos e serviços oferecidos no mercado. O eixo financeiro/econômico relaciona-se aos lucros de ações de recuperação de total ou por parte de produtos que proporcionam a redução de custos, do uso de materiais e a economia de valiosas peças de reposição (GARCÍA-RODRÍGUEZ; CASTILLA-GUTIÉRREZ; BUSTOS-FLORES, 2013).

São diversos gastos ligados à logística reversa que elevam o seu custo de implementação, como os operacionais de coleta, transporte, manuseio de bens e materiais de pós-consumo, custos referentes à imagem corporativa e marca da empresa e tributações que incidem nos produtos reaproveitados, entre outros (HORI, 2010). Lacerda (2009) apresenta fatores essenciais para que a execução de um sistema de logística reversa seja realizado com eficiência, sendo eles: I) bons controles de entrada com a identificação correta do estado dos materiais que retornam; II) processos padronizados e mapeados da forma correta; e III) Tempo de ciclo reduzido, pois a medição dos tempos de ciclo e do desempenho de fornecedores, bem como a capacidade de rastrear os retornos, facilitam o desempenho da logística reversa. Tipos e sistemas da Logística Reversa Existem dois tipos principais de logística reversa: a logística reversa de pós-venda e a logística reversa de pós-consumo (LIVA, PONTELO; OLIVEIRA, 2003).

O primeiro tipo, pós-venda, trata do fluxo físico e dos dados de bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que retornam ao comércio. Já o segundo tipo, aborda o fluxo físico e as informações de bens de consumo que foram rejeitados pela população, em fim de sua vida útil ou com possibilidade de reutilização, e resíduos industriais que retornam ao comércio por meio de canais de distribuição reversos específicos (SCHMITT, 2020). As atividades reversas da logística devem ser coordenadas com funções dentro da empresa tal como, fornecimento, a produção, o marketing, os sistemas de informação e a logística direta. Por ser uma atividade bastante especializada, a logística reversa necessita de uma integração muito estreita com as áreas de qualidade, vendas e marketing, sem esquecer-se do setor financeiro.

Dessa forma, a eficiência da mesma depende do gerenciamento dos vários pontos críticos apontados (ROSSÉS, et al. A dinâmica de sistemas pode ajudar a identificar pontos críticos ou gargalos no fluxo da LR. Assim, como identificar a melhor configuração da rede de LR com base no custo-benefício, indicadores financeiros ao longo do tempo de implantação e operação e interdependências entre os diferentes processos da logística (VAZ; INOMATA. Porém, para que a implantação de um sistema de logística reversa seja aplicado com eficácia, as empresas devem monitorá-lo para que os benefícios da implantação do sistema, supere os pontos negativos de custos e gastos. A logística reversa proporciona oportunidades competitivas duradouras e sustentáveis que residem em diferenças no comportamento estratégico de cada empresa.

As estratégias de cada empresa exemplificam uma forma de ganho de através das ações adotadas pelas empresas frente aos seus concorrentes e a garantia sistemática de retorno de produtos que fidelizam os clientes. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CERQUEIRA, A. E. COUTO, M. C. L. LANGE, L. C. et al. Revisão sistemática da literatura sobre as formas de mensuração do desempenho da logística reversa. Gestão & Produção, v. p. GARCÍA-RODRÍGUEZ, F. M. T. Avaliação de desempenho na logística reversa. Tekhne e Logos, v. n. p. HORI, M. Custos da logística reversa de pós-consumo: um estudo de caso dos aparelhos e das baterias de telefonia celular descartado pelos consumidores. f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

Logística Reversa: Uma visão sobre os conceitos básicos e as práticas operacionais. Revista Sargas, mai. LEITE, P. R. Logística Reversa: Meio ambiente e competitividade. Gestão e Tecnologia industrial. IETEC, 2003. LUNA, R. A. VIANA, F. Sistemas & Gestão, v. n. p. PLATT, A. A. F. et al. A perspectiva dos sistemas de logística direta e logística reversa: o caso de uma companhia no ramo industrial de bebidas. Sistemas & Gestão, v. n. Logística reversa como ferramenta de desenvolvimento: o caso do Diretório de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Meio Ambiente (Brasil), v. n. SOUZA, E. D. B. B. SILVA, R. M. da. Aplicações de dinâmica de sistemas na logística reversa: uma análise bibliométrica.

Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, v. n. p.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download