A QUALIDADE NA GESTÃO DOS RECURSOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Diante disso, verifica-se que devem ser desenvolvidos mecanismos para lhe dar com as vicissitudes mostrando que há três formas de melhorar a qualidade e que vários fatores estará interligado a ela, foi possível verificar também que na prática existem falhas como corrupção, falta de confiança, politicagem, falta de eficiência, falta de avaliação institucional, a centralização e entre outros aspectos, o que impõe a constatação de que o fator humano será decisivo na qualidade da gestão dos recursos públicos.   Palavras-chave: Serviço Público. Gestão de recursos públicos. Qualidade. INTRODUÇÃO A partir de um primeiro ponto de visto se faz necessário destacar que o Brasil é um dos países que possuem sistemas, como o caso do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que são grandes exemplos de serviços públicos para o mundo.

Isso porque quando não é dada uma devida atenção por partes dos gestores em atividades que são de responsabilidades de diferentes esferas governamentais, existe a tendência de ocorrerem gastos desnecessários. Portanto, é crucial que exista todo um planejamento pautado na divisão das atribuições para que seja possível estabelecer as tarefas compatíveis para cada um e evitar os desperdícios. É exatamente considerando esses aspectos que deve existir uma transparência. Normalmente os governos municipais é responsável pelo ensino infantil e fundamental, enquanto que os governos estaduais são responsáveis pelo ensino médio e mais acima o ensino superior por parte da esfera federal. Da mesma forma, em outras áreas os serviços também são compartilhados com outros níveis hierárquicos e delimitar bem essas questões é muito importante para existir uma melhoria no tocante a qualidade desses serviços.

C. et. al. p. Essa descentralização é fundamental para que exista até um certo grau uma determinada possibilidade de haver denúncias anônimas e entre outras queixas relacionadas a corrupção, desvio de verbas e até mesmo o fato de passar a dar uma maior liberdade para outros colaboradores serem mais independentes dos seus supervisores, isso com certeza, possibilitará no mínimo que aqueles profissionais que de fato possuem amor pela prestação do serviço ao público e que busca fazer um bom manejo dos recursos da administração pública sejam mais efetivos e tenham a possibilidade de atingir com maior precisão aqueles que estão precisando. Muitos serviços prestados pelo setor público recebem bastante reclamações de que é lento, burocrático e ineficiente, Tonet et al (1994) afirma que essas problemáticas fazem com que os gestores públicos passem a refletir acerca das questões que fazem com que exista essa lentidão dentro de alguns órgãos públicos.

Assim, é questionado a importância de agir de maneira burocrática ou não, em vários aspectos. ALGUMAS VICISSITUDES PRÁTICAS Pinho (2020) faz a relação entre a falta de qualidade ofertada nos serviços públicos com a questão da corrupção dentro da administração pública. Mostrando que essas vicissitudes está diretamente relacionadas com os superfaturamentos, apresenta as consequências culturais e nas relações comerciais por conta da corrupção, visto que a imagem passada acaba sendo extremamente negativa, além de considerar uma série de outros aspectos e fatores relevantes, como é o caso das suas manifestações, das estruturas e expõe os mecanismos que podem ser desenvolvidos para evitar, ou pelo menos, tentar amenizar essa problemática dentro do setor público.

Buscar evitar o que foi supracitado é algo extremamente fundamental, visto que de acordo com Campos (2019) os recursos são sempre finitos, tem um limite, então evitar as falhas é algo fundamental para uma melhoria na qualidade dos serviços públicos. E mesmo existindo perspectivas diferentes para que os gestores lhe deem com as vicissitudes dentro da gestão pública, mesmo assim, continua a existir uma enorme parcela de problemáticas a serem resolvidas. Assim, pontua-se que “a Administração Pública carrega dificuldades para resolver com rapidez problemas da comunidade: inserir a eficiência privada com a possibilidade de êxito imediato resultou, em grande parte, em mera ilusão. ” (MOTTA, 2013, p. Essa ilusão vai ser bastante impactante, exatamente porque nunca vai existir a possibilidade de solucionar todos os problemas e mesmo que muitas vicissitudes venham a ser solucionadas outras irão surgir.

Por isso, alguns defendem a ideia de que nunca deverá existir a mesma qualidade de um serviço privado comparado com um público, então é preciso que os gestores públicos repensem a sua forma de fazer acontecer o seu oficio profissional. Ainda para Rodrigues (2007), a pesquisa na pesquisa descritiva pode ser analisado os resultados de maneira sistemática, os dados são analisados e interpretados sem a visão do pesquisador. Na modalidade bibliográfica primeiramente é visto o conhecimento acumulado sobre a temática, isto é, o que escreveram sobre o tema. Dessa maneira, primeiramente ocorre a formulação da problemática, hipótese talvez, é escolhida metodologia, em seguida é realizada a pesquisa e a analise do que foi encontrado e em seguida após a análise dos dados as conclusões e generalizações.

RODRIGUES, 2007) A escolha da metodologia de pesquisa é crucial para o desenvolvimento da pesquisa. Isso porque sem ela não tem condições de investigar a problemática da temática em questão, visto que é preciso identificar uma maneira de coletar as informações e levantar os dados necessários para chegar a uma conclusão sobre a temática. A centralização atualmente é visto como algo errôneo exatamente porque não é dada a oportunidade para outros membros desenvolverem suas colocações seja na elaboração estratégica de algum projeto, planejamento ou na realização de qualquer ato dentro do serviço. A centralização é vista como algo que não traz a transparência suficiente sob os aspectos da gestão dos recursos, por isso, também é importante que os recursos não estejam centralizados em apenas um grupo de pessoas com muito vinculo ou com uma pessoa que quer mandar em todo o funcionamento.

E essa problemática possui uma maior dificuldade dentro da gestão pública, exatamente porque muitos políticos preferem a centralização para ter mais poder, além do fato de querer mandar e controlar sem ouvir especialista, como é o caso de alguns presidentes e entre outros servidores do alto escalão. Então é importante que as pessoas deem voto de confiança em pessoas experientes e que possuem uma imagem limpa. Também muitas vezes são realizados planejamentos com metas e elas não são atingidas. Dessa forma vai existir a possibilidade da qualidade na gestão dos recursos públicos obtenha uma melhoria a um longo prazo, dada as vicissitudes para transformar essa realidade e a necessidade de haver pessoas engajadas para que ocorra o primeiro passo para a melhoria.

Com relação aos objetivos, é possível constatar que todos foram atingidos. A começar pelo objetivo geral foi atingido porque foi exposto acerca da realidade no tocante a qualidade na gestão dos recursos públicos, o primeiro objetivo especifico foi atingido porque foi visto que a administração pública dentro do contexto teórico para com relação a qualidade demonstra que é exposto algumas sugestões em prol da melhoria da qualidade da gestão desses recursos, assim como foi visto que para muitos para ter qualidade deve existir fiscalização. O segundo foi atingido porque foi exposto algumas vicissitudes demonstrando que a gestão de recursos dentro de grande parte dos governos latino-americanos estão com uma série de falhas como a corrupção, falta de confiança por parte dos governantes com os concursados, não tem eficiência e avaliação da mesma forma que o poder está muito centralizado.

O terceiro objetivo também foi atingindo porque foi visto que o nível da qualidade não está conforme o esperado mostrando como resultado que o fator psicológico humano vai influenciar de maneira decisiva na qualidade da gestão dos recursos, sendo fundamental que um projeto de eficiência seja desenvolvido para qualquer área do governo que esteja passando pelo problema da baixa qualidade na gestão dos recursos. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos.  Revista de Administração Pública, v. n. p. MOTTA, Paulo Roberto de Mendonça. REZENDE, Fernando; CUNHA, Armando; BEVILACQUA, Roberto. Informações de custos e qualidade do gasto público: lições da experiência internacional. Revista de Administração Pública, v. n. p. p. TORRES, Marcelo Douglas Figueiredo.

Estado, democracia e administração pública no Brasil. FGV Editora, 2004.

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