A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO PARA A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

Com as informações levantadas, é possível firmar que o processo de recrutamento interno e externo tem extrema relevância para as empresas, pois através deles será possível captar colaboradores que desenvolverão suas funções eficazmente e farão parte do contexto empresarial colaborando para o crescimento da organização. Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Gestão de pessoas. INTRODUÇÃO O país vem passando por muitas mudanças econômicas, sociais e políticas que estão acompanhadas de incerteza e imprevisibilidade para as empresas e organizações; diante deste contexto mostra-se a necessidade de uma eficiente administração de recursos humanos. O autor destaca que todo o processo de recrutamento de pessoal acontece a partir de uma demanda interna da organização e devido à necessidade de contratação de novos profissionais.

Chiavenato (2009), afirma que o Recrutamento é um conjunto de procedimentos e técnicas que buscam aproximar candidatos qualificados e capazes de executar cargos dentro da organização, desta forma, "o recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização". CHIAVENATO, 2009, p. Dentro da demanda apresentada, o recrutamento é essencial para as organizações, e por meio dele são identificados novos atores (profissionais) no mercado de trabalho ou dentro da própria empresa. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Recrutar internamente é valorizar os profissionais que já fazem parte da empresa, que já desempenham funções dentro de determinado cargo. O recrutamento interno é a divulgação da vaga dentro da própria empresa para as pessoas que já trabalham nela, é uma oportunidade para promoção e transferência de pessoal".

FIDELIS E BANOV, 2007, p. Quando a empresa busca preencher determinada vaga ou oportunidade por meio do remanejamento de seus próprios funcionários que são promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal) trata-se do processo de recrutamento interno. CHIAVENATO, 2009, p. Chiavenato (2003) adverte que o recrutamento externo é focado em candidatos derivados de fora da organização, sendo estes atraídos pela empresa por meio das técnicas de recrutamento. Podemos citar entre as fontes de recrutamento externo: anúncios em locais visíveis da empresa; organizações institucionais: escolas, universidades e faculdades, cursos técnicos; anúncios em jornais, revistas, etc. consulta ao banco de dados da própria empresa, ou seja, cadastros de processos seletivos anteriores ou de candidatos que se apresentam espontaneamente; contato com sindicatos e associações; cadastro de outros recrutadores; intercâmbio entre empresas; sites especializados; site da própria organização ou agência de recrutamento.

Algumas destas técnicas de divulgação tem custo baixo como por exemplo colocar anúncios em diversos locais de grande circulação de pessoas e consulta ao banco de dados da empresa; mas para aquelas empresas que ainda não tem um setor de recursos humanos e nem um banco de dados, vale a pena recorrer e contratar empresas com especialização em recrutamento para realizar tal seleção. No que se refere ao recrutamento externo há uma diversidade de opiniões pró e contra por parte de muitos autores. MATERIAIS E MÉTODOS Ao desenvolver este trabalho, foram efetivadas revisões bibliográficas de artigos científicos, textos e livros procurando coletar e descrever informações sobre a importância e técnicas empregadas no processo de recrutamento interno e externo na organização e gestão de recursos humanos.

Para tanto foram utilizados como principais autores e fontes da pesquisas: Chiavenato (2003), (2002) e (2006), Fidelis e Banov (2007), Gil, (2001), Lacombe (2005), Lodi (1976), Marras (2005), dentre outros. Neste sentido, para o desenvolvimento da pesquisa foram trabalhados os conceitos básicos do tema proposto, os pontos positivos e negativos dos processos de recrutamento interno e externo. Através dos questionamentos sugeridos foi verificado que as empresas podem fazer uso de diferentes técnicas de recrutamento, desde os tradicionais até os mais modernos, sendo que os mesmos devem ser escolhidos de acordo com a necessidade da empresa, buscando sempre aprimoramento e seleção daqueles profissionais mais qualificados para exercerem determinada função. RESULTADOS E DISCUSSÃO Através do levantamento bibliográfico realizado podemos sinalizar que a competitividade cada vez mais crescente do mercado de trabalho resultou em mudanças no processo de recrutamento; cada vez mais as empresas possuem urgência nas contratações e para isso necessitam de profissionais qualificados e criativos para tornar o processo interessante e motivador para os candidatos.

Conforme explanado no decorrer deste estudo, o recrutamento de pessoas é um processo que tem por intuito selecionar os candidatos qualificados em uma triagem inicial, combinando a demanda da empresa com as habilidades do sujeito selecionado para ocupar o cargo. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a importância dos processos de recrutamento interno e externo como ferramentas para motivar os funcionários abordando aspectos positivos e aspectos negativos destes procedimentos. Através da pesquisa verificamos que quando ocorre o recrutamento interno os funcionários ficam motivados pelo surgimento de novas vagas; tal aspecto colabora para o desejo de permanência na empresa, pois existe a possibilidade de ascensão profissional. Pudemos constatar também que as empresas necessitam aprimorar suas técnicas aplicadas no recrutamento interno, pois a maioria dos pesquisados não concordam com o método devido ao fato de haver conflitos de interesses, apesar de afirmarem que o recrutamento interno incentiva os colaboradores a permanecerem na organização em busca de crescimento profissional.

Já no que se refere ao processo de recrutamento externo, destacamos a vantagem de trazer à empresa novas perspectivas com a absorção de colaboradores que poderão trazer consigo novas ideias e visões avançadas, ao mesmo tempo que traria a desvantagem de desmotivar aqueles que já fazem parte do contexto da empresa e que aguardam uma promoção ou melhoramento salarial. São Paulo: Manole, 2009. Recursos Humanos: O Capital humano das organizações. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. B. Recrutamento de Pessoal. São Paulo: Pioneira, 1976. MARRAS, J. P. Comportamento Organizacional. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 2005.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download