A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL NA ABORDAGEM COM AUTISTA

Tipo de documento:Trabalho Acadêmico

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão. Autistas. Ensino regular. Professores. Processo ensino-aprendizagem. Porém, o ensino às pessoas com deficiências requer de um ambiente adaptado com materiais, equipamentos, tecnologia e também professores especializados capazes de atender as necessidades de cada um. Desta forma, surge a necessidade de adaptar também o sistema de ensino regular, e transformar para atender pedagogicamente todos de forma inclusiva. A maior parte das crianças que possuem necessidades especiais se encontram fora do sistema tradicional de ensino, onde grande parte delas estão inseridas em escolas específicas para criança deficientes. Desta forma, não existe uma maneira única de trabalhar o aprendizado nas crianças autistas, pois cada uma apresenta um comportamento diferente, e que precisa ser analisado conforme a sua subjetividade e limitações.

Sendo assim, uma mesma atividade pedagógica pode ter resultados diferentes de duas crianças com o mesmo diagnóstico do autismo, o que acaba desafiando coordenadores e também os professores. Os problemas ocasionados por problemas de origem pedagógica estão ligados ao modo como os conteúdos são passado a crianças ou a maneira como estão organizados, ou até mesmo as metodologias utilizadas em sala podem não estar sendo favorável para a construção do conhecimento do educando. No que diz respeito às dificuldades de ordem neurológica faz referência à condição clínica dos educando, sendo assim, são problemas neurológico que provocam as dificuldades na aquisição dos conteúdos trabalhados na escola. Distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere ao grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e no uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas.

Estas alterações são intrínsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas à disfunção do sistema nervoso central. COLLARES e MOYSÉS, 1992) Assim, inicia as complicações no momento quando o repertório de conhecimento do indivíduo já não é mais suficiente para que este possa lidar com a realidade que acerca. Porém, devido os avanços alcançados pela medicina, foi possível definir o autismo corretamente. Segundo Orrú (2012, p. “Uma síndrome comportamental com etiologias múltiplas e curso de um distúrbio de desenvolvimento [. é uma disfunção orgânica e não um problema dos pais [. e é de origem biológica”. De acordo com Freitas, ( 1998, p. Faz-se necessário que o professor esteja preparado para receber o “novo aluno”, para que a inclusão não seja somente física, mas que haja uma aprendizagem significativa para todos os alunos.

Assim para que se dê essa significativa aprendizagem é necessário saber o que o professor pensa, suas expectativas, suas ansiedades em relação ao diferente. Freitas, 1998, p. De acordo com (LDB, Cap. É a partir disso, que entra o modo de ensino especial, que permite ao indivíduo uma educação diferenciada, por meio de instituições especializadas. Porém, após as mudanças nas políticas educacionais, atualmente, os deficientes assim como os autistas estão cada vez mais conseguindo espaços na perspectiva inclusiva. De acordo com, Barby, (2005, p. Explicita que as políticas educacionais em prol da inclusão representaram uma grande conquista, pois além de garantiremos direitos desse alunado, também impulsionaram o movimento, persuadindo os sistemas de ensino a se adequarem às novas orientações legais.

Desde a década de 1970, com o Informe Warnock, o uso do termo necessidades educacionais foi difundido mundialmente e a integração desses alunos nos sistemas comuns de ensino tornou-se realidade em um número crescente de países. fala o seguinte “o adulto é o mediador no processo de desenvolvimento da criança e oferece instrumentos para a apropriação do conhecimento”. É fundamental que ocorra uma diminuição da quantidade de alunos por classe, melhoria da formação profissional, aprendizado cooperativo, uma maior valorização do magistério, plano individual de ensino, formas de ensino voltadas às habilidades de cada um e não em suas deficiências. Desta forma, será possível conseguir adquirir o sistema inclusivo. Vale ressaltar que na escola, é dever de todos que dela fazem parte, cuidar, auxiliar e ter responsabilidades com todos os alunos que possuem necessidades especiais, e não somente o professor como muitos ainda pensam.

De fato, a escola é uma forma de auxiliar na aprendizagem e inclusão de diversas maneiras, seja através de materiais didáticos adaptados que facilita no entendimento; por meio de cursos disponibilizados para estes educadores com o objetivo de dar acesso a novas práticas de ensino. Os profissionais responsáveis por esse atendimento buscam melhorar as velhas práticas e aplicar novas formas pedagógicas, respeitando as limitações e dificuldades de cada um, em busca de alcançar a interação e o aprendizado de qualidade para os deficientes. Assim, as escolas devem enfatizar sempre no ato educativo, segundo Oliveira (2012, p. E é nisto que a escola deve centrar sua atenção: como se podem criar possibilidades de aprendizagem no contexto escolar, interpondo uma substancial mudança de foco, onde as dificuldades não são aprendidas simplesmente como fatores inerentes à condição biológica, mas como, também, provenientes das limitações do contexto social, no caso, escolar (OLIVEIRA, 2012, p.

Vale ressaltar, que a participação da família junto a escola é muito importante para que ocorra o desenvolvimento da criança, bem como o seu crescimento intelectual e social. De acordo com PAULA (2007, p. É importante frisar que essa forma de comunicação reduziu a questão da exclusão e acaba sendo uma forma de grande motivação tanto para o falante como o ouvinte. A C. A. segundo Manzini & Deliberato é definida como: [. um conjunto de procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala. É fundamental que os autistas adquiram a aprendizagem, com qualidade, em sala de aula junto aos demais alunos que não possuem essas características.

É necessário que as diferenças não atrapalhem a inclusão no meio social, mas sim que as necessidades de todos sejam satisfeitas. As famílias como também os professores devem estar capacitados para lidar com os autistas. E quanto mais cedo for identificada a doença melhor será para iniciar o tratamento, na qual o autista terá mais chances de um melhor desenvolvimento físico e mental. É fundamental que os professores tenham preparo especializados e estejam sempre preparados e dispostos a atender todas as necessidades especial de cada indivíduo presente no ambiente escolar, para que seja realizado de fato a inclusão. MONTIEL, J. M. Dificuldades de aprendizagem na escrita e ansiedade acadêmica. In: MONTIEL, J. M. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas Especiais.

Brasília: CORDE, 1994 BRASIL. Diretrizes e bases da educação nacional. Lei N° 9. A. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Cadernos CEDES nº 28, Campinas: Papirus, 1992. CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Atendimento Educacional Especial: aspectos legais. In:______. Atendimento Educacional Especializado. – São Paulo: MEC/SEESP, 2007. FREITAS, M. São Paulo: Memnon. SENAC. MANZINI, Eduardo José; DELIBERATO, Débora. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos para comunicação alternativa. ed. In: GLAT, R. Org. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2009. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.

TESSARO, Nilza Sanches. Inclusão Escolar: concepções de professores e alunos da educação regular e especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. VYGOTSKY, L.

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