A importância do inglês no Marketing digital
Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O marketing digital, fruto do avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem se mostrado uma área bastante promissora para empresas que procuram promover seus produtos e para os profissionais que desejam atuar na área. Para isso, se torna necessário que estes profissionais tenham domínio de conteúdos variados, que entre outros, exigem no mínimo um domínio básico da língua inglesa. Diante disto, este trabalho teve como objetivo compreender a influência e importância da língua inglesa para a atuação profissional na área de marketing digital. Para isso, o trabalho contou com uma abordagem bibliográfica baseada na análise de conteúdo, onde foram selecionados textos e documentos científicos para a composição da discussão básica ao longo desta pesquisa.
Com o avanço das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) o consumo de conteúdos digitais nunca foi tão grande. As facilidades que a tecnologia proporciona também ajuda as pessoas a se comunicarem com pessoas de outros países, comprarem e consumirem produtos físicos e digitais disponíveis por meio da internet. No âmbito do marketing digital, a língua inglesa se destaca frente a sua importância para os negócios a nível global. É importante afirmar que mesmo antes da popularização dos aplicativos e plataformas digitais, a língua inglesa já era considerada uma língua franca na aviação e no mundo dos negócios. Esta hegemonia foi exercida quase que naturalmente no campo da publicidade, marketing e mais recentemente no marketing digital.
Neste sentido, este trabalho possui como objetivo compreender a influência e importância da língua inglesa para a atuação dos profissionais que trabalham na área de marketing digital no Brasil. Para isso, serão analisados trabalhos científicos e exemplos práticos da influência da língua inglesa na área de marketing. DESENVOLVIMENTO Antes de analisar a influência do inglês no marketing digital, se torna necessário fazer algumas considerações sobre o avanço e desenvolvimento das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e como estas tecnologias ajudaram a difundir a língua inglesa nos diversos ramos do comercio e dos negócios digitais. Estes assuntos serão tratados no tópico 2. que trata da fundamentação teórica do trabalho.
Não só os consumidores mudaram as suas formas de fazerem compras, como também houve uma grande mudança na forma como o marketing dos conteúdos são feitos. De acordo com Carra et al. O marketing tradicional precisou se adaptar às novas tecnologias nas últimas duas décadas, transformando-se em marketing digital, devido às transformações no comportamento da sociedade para atender tanto as demandas dos consumidores, quanto da própria empresa. o marketing digital se define como: “O marketing que utiliza estratégias em algum componente digital no marketing mix – produto, preço, praça ou promoção” (CARRA et al. p. Neste sentido, o marketing digital possui uma característica em relação ao marketing tradicional que é usar a internet para construir diferentes formas para agregar valor ao produto e para atrair consumidores.
– A importância do marketing e da propaganda para a compreensão do comportamento dos consumidores Com a evolução de pesquisas relacionadas ao marketing, propaganda, neuromarketing, entre outros. tem-se propiciado um enorme avanço na compreensão do comportamento dos consumidores em diferentes plataformas, tais como: televisão, celular, computador, tablet, etc. Mesmo diante de uma enorme quantidade de conhecimento produzido sobre a área de marketing nos últimos anos, ainda há uma necessidade de produção de conhecimentos sobre o comportamento das pessoas diante das ferramentas tecnológicas disponíveis na internet. Para Almeida e Arruda (2014) a necessidade de conhecer o consumidor de uma forma cada vez mais profunda tem levado as ciências sociais a diversos estudos científicos tendo como um dos objetivos compreender a relação destes consumidores com as plataformas digitais.
É com a identificação das necessidades das pessoas que se torna possível descobrir os elementos essenciais que contribuem para as relações entre os consumidores e os produtos e/ou empresas. Gonçalves afirma que A sociedade de consumo produz incessantemente carências e desejos (materiais e simbólicos). Os indivíduos passam a ser reconhecidos, avaliados e julgados por aquilo que consomem, por aquilo que vestem ou calçam, pelo carro e pelo celular que exibem em público, pelos aparelhos de última geração, etc. O próprio indivíduo passa a se auto avaliar pelo que tem e pelo que consome. Mas é muito difícil estabelecer um limite entre consumo e consumismo, pois a definição de necessidades básicas e supérfluas está intimamente ligada às características culturais da sociedade e do grupo a que pertencemos (GONÇALVES, 2011 p.
É nesta etapa que se torna possível conectar as ideias dos autores em um conjunto contínuo e integrado, formando o texto principal do trabalho. Está integração ocorreu a partir de citações diretas, indiretas e interpretações destes textos pelo autor do presente trabalho. O presente trabalho também contou com uma abordagem metodológica baseada na análise de conteúdo. De acordo com os pesquisadores a análise de conteúdo é caracterizada como uma metodologia amplamente utilizada na área de ciências humanas e comunicação que envolve um método de análise qualitativo dos fatos. Com isso, A análise de conteúdo, instrumento de análise interpretativa, é uma das técnicas de pesquisa mais antigas - os primórdios de sua utilização remontam a 1787 nos Estados Unidos, e sua emergência como método de estudo aconteceu nas décadas de 20 e 30 do século passado com o desenvolvimento das Ciências Sociais, quando a ciência clássica entrava em crise.
A marketing digital é uma das áreas que sofreu uma forte influência dos conceitos e técnicas criadas em países de língua inglesa. O analista de marketing digital possui em sua rotina de trabalho um contato frequente com termos originados da língua inglesa. É possível até afirmar que a grande maioria dos materiais criados para o marketing digital e também para diversas áreas que envolvem negócios digitais são originários primeiramente nos países falantes da língua inglesa. Essa característica exige que os profissionais que desejam se destacar, precisam se adiantar e procurar as inovações que estão ocorrendo diretamente na fonte, ou seja, em países desenvolvidos como os EUA, Inglaterra, Alemanha, entre outros. Não é novidade para os profissionais que atuam no marketing que as inovações na área de marketing digital são quase sempre lançadas em inglês, para depois de algum tempo, chegarem ao Brasil.
O profissional que atua na área de marketing digital precisa estar preparado para compreender todos os termos da língua inglesa que existem na área. E para um entendimento ainda melhor desta área, é indicado que o profissional tenha um domínio básico da língua inglesa. Saber o básico da língua inglesa na área de marketing não se configura como um diferencial, mais como uma necessidade para todos os profissionais que pretendem se destacar na área. Com isso, não é possível negar que para atuar e criar estratégias mais avançadas em marketing, é preciso ter um certo nível de inglês. São motivos como estes que fazem o aprendizado desta língua ser imprescindível nesta área de atuação. Mesmo sendo importante para o mundo dos negócios, a língua inglesa ainda é negligenciada por muitos profissionais e estudantes na área de marketing.
De acordo com Lima (2014) um dos principais problemas para a desmotivação do aprendizado de língua inglesa é o pouco tempo de aula disponível nas escolas e cursinhos. Em muitas escolas o ensino desta língua é mínimo, e muitas vezes pode ser considerado inexistente em alguns locais. Isso acaba desmotivando profissionais da área em aprenderem um segundo idioma. Segundo Lima (2014) para que esta situação seja contornada se torna necessário a adoção de estratégias de ensino em sala de aula e em ambientes empresarias, tendo como objetivo aproveitar o pouco tempo que os professores e os profissionais possuem. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Carlos Felipe Cavalcante de; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. O neuromarketing e a neurociência do comportamento do consumidor: o futuro por meio da convergência de conhecimentos.
Ciências & Cognição, v. n. CARRA, Janaine Golin et al. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. CRUVINEL, Ilton Belchior. Marketing digital em tempos de pandemia. Gestão & Tecnologia. f. FINARDI, Kyria Rebecca; PORCINO, Maria Carolina. Tecnologia e metodologia no ensino de inglês: impactos da globalização e da internacionalização. Ilha do Desterro, n. p. Dissertação (Mestrado em Design e Publicidade). Universidade Europeia, 74 f. Lévy, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. p. maio/ago. Disponível em: https://periodicos. pucpr. br/index. net. br/index. php/RBAAD/article/view/243/121>. Acesso em: 12 jul. SOUZA, Carlos Fabiano de. Acesso em: 25 jul. TEIXEIRA, Thays Baniski; LEANDRO, Hugo Augusto Turaça; NASCIMENTO, Jéssica Rabelo. A Linguagem no marketing digital: um estudo dos termos técnicos da área. Revista Philologus, Ano 25, n. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set.
Analytical Reports in International Education, v. n. p.
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