A CONTABILIDADE E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS
Tipo de documento:Referencial teórico
Área de estudo:Tecnologia
Contar o rebanho e outros aspectos de ordem quantitativa já fazia parte dos processos contábeis. Era também conhecida como inventário. Na verdade a contabilidade teve sua origem para fins comerciais. Para Araújo (2005, p. Contabilidade do mundo antigo – período que se inicia com o aparecimento das primeiras civilizações. Reis e Silva (2007, p. retornam a história dizendo que a contabilidade no Brasil surgiu ainda quando o Brasil era colônia de Portugal. Isso porque com o aumento de riquezas da elite na época necessitava-se de controle como também o trabalho voltado para as primeiras alfandegas ainda no início do descobrimento do Brasil em 1530. Tanto que em 1549 surgem os primeiros comércios alfandegários para tratar sobre os interesses da coroa portuguesa. Para os autores, foi quando a família portuguesa em 1808 veio para o Brasil que todas as relações do país já implantadas na fase da colonização começaram a ganhar formatos legais e regulamentadas por legislações.
Apesar dos estímulos da área pública, o ensino comercial não se desenvolvia devido, principalmente ao desinteresse da população. O ensino levou quase cem anos para estruturarse sendo consolidado após o movimento do Grêmio do Guarda-livros de São Paulo para criação do curso. E em 1902 foi fundada a Escola Prática de Comércio, atualmente Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, que funciona com a missão que há um século lhe foi autorgada pelos fundadores: formar profissionais com excelência de ensino. REIS E SILVA, 2007,p. Coelho e Linz (2010, p. e 138) já falam que as linguagens contábeis internacionais já tem uma unidade de informação padronizada, que dividem em dois grandes grupos. Um deles são as normas estabelecidas pelos Estados Unidos e a outra são as organizações de diretrizes contábeis estabelecidos pelos demais países.
Muitos deles adotam os parâmetros e diretrizes americanas. Para Reina et al (2011 p. e 138): As normas contábeis estão dividas em dois grandes grupos, adotadas uma pelos Estados Unidos e outras pelos demais paises. Ele já é capaz de ser uma das peças mais importantes para a permanência e expansão das empresas nos mercados cada vez mais exigentes e competitivos (SANTOS, 2010, p. SZÜSTER et al (2005 p. diz que só poderia compreender a importância da contabilidade se por um lapso de instante imaginássemos o mundo sem ela. Seria um caos nas contas públicas e privadas. Sem ela não poderíamos analisar e acompanhar gastos públicos e tampouco estabelecer parâmetros positivos e negativos da economia das empresas e do país como um todo.
Atualmente toda a escrituração é digital. Para que o serviço do profissional de contabilidade aconteça, é preciso agora a incorporação de muitos conhecimentos importados pela tecnologia a todo o momento. SILVA, 2020, s. p. Ainda para Silva (2020, s. Ainda para o autor, com a disponibilização de inúmeros softwares o trabalho do contador teve de certo modo maior facilidade, isso o fez com que esse profissional dedicasse um tempo maior para leituras e estudos mais aprofundados na área contábil, que por sua natureza se ramifica por inúmeros setores de serviços tanto na área púbica quanto na privada. Essas áreas são de fato distintas com ações diferentes, mas com o intuito único de realizar a escrituração contábil em acordo com as legislações pertinentes.
Cristina (2020 s. p. fala que o segmento contábil depois que se tornou digital pode oferecer um preço de serviços menos elevados aos clientes. Isso faz com a formação somente contábil não seja mais o caminho, mas sim o profissional tenha que buscar aperfeiçoamento técnico em informática. O autor ainda projeta que no futuro o profissional da contabilidade será uma das profissões melhores pagas do mercado. Isso porque a dependência desse profissional vem se tornando grande. Aqueles que se dispuser a entender do processo de gestão organizacional poderão ter um campo ainda maior, pois podem e devem construir informações aos seus administradores importantes para a manutenção de negócios e da própria sobrevivência deles. Segundo Ferreira (2019, p.
Reforça que os computadores serão canais de trabalho, que ao se modernizarem, fará que o contador siga o mesmo compasso, mas jamais um suprimir o outro nos trabalhos contábeis das instituições. Gera et al (2013, p. citando a revista SESCON SP (2012) diz que diante da nova inserção da tecnologia, que muda a todo o instante, se tornará estratégica ao contador, que fará com que o profissional busque formação avançada para o entendimento dos novos espaços tecnológicos sobre sua profissão. Referencia bibliográfica ARAÚJO, S, M de. Origem da Contabilidade. Disponível em https://mafcont. com. br/contabilidade-online-e-contabilidade-digital-qual-a-diferenca/. Acesso em 23 de julho de 2020. FERREIRA, A. de L. e; REZENDE, T. T. Tecnologia na Contabilidade. Diálogos em Contabilidade: teoria e prática (Online), v.
Nota Fiscal Eletrônica: Uma Tecnologia de Informação como Instrumento da Contabilidade Tributária. Disponível em http://www. inicepg. univap. br/cd/INIC_2008/anais/arquivosINIC/INIC0896_01_O. A. de Queiroz. GOZER, I. C. Normas Internacionais de Contabilidade. LEAL da A História da Contabilidade no Brasil. Disponível em file:///D:/Users/User/Downloads/299-949-1-PB%20(1). PDF. Acesso em 22 de julho de 2020. SANTOS, M. sescon. org. br/revista-online/layout. php?topico=41&revista=124. Acesso em: 28 de julho de 2020 SILVA, B. R. FORTUNÉE, R. Szüster. Revista Contabilidade Financeira. – USP, São Paulo, n.
78 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes