Normas da ABNT: como fazer a formatação ideal para trabalhos acadêmicos

Publicado em 31.01.2025 por Walquiria Cassiano. Tempo de leitura: 23 minutos

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É comum se sentir perdido quando o assunto são as normas ABNT. Apesar de serem tão faladas e exigidas há muito tempo em trabalhos acadêmicos, as regras da ABNT podem ser desafiadoras até mesmo para quem já está há algum tempo na vida acadêmica.

Tabela de Conteúdos

No conteúdo a seguir, vamos mostrar que isso não é bicho de 7 cabeças, e você vai entender de uma vez por todas como fazer um trabalho na norma ABNT:

Padrão geral de formatação ABNT

Tamanho do papel: Folha A4 (21 cm x 29,7 cm), na cor branca
Tipo de fonte: Arial ou Times New Roman, na cor preta.
Tamanho da letra: Fonte padrão de 12pts. Nos elementos a seguir, a fonte será de 10pts:LegendasNotas de rodapéCitações longasPaginação
Margens: Superior e esquerda: 3 cmInferior e direita: 2 cm
Espaçamento entre linhas: Padrão de 1,5 para o texto. Nos elementos a seguir, o espaçamento será simples (1,0):LegendasNotas de rodapéCitações diretas longasReferências bibliográficas

O que são as normas ABNT?

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável por criar as regras de formatação e citação para trabalhos acadêmicos, serviços e produtos. A formatação ABNT é importante porque ajuda na compreensão e documentação de tudo o que é descrito de forma científica ou tecnológica no Brasil.

As normas são esse conjunto de regras que estabelecem como os produtos, serviços e documentos científicos devem ser escritos no Brasil. Isso faz com que o padrão ABNT seja aplicado nos trabalhos acadêmicos, como, por exemplo, os TCCs.

Quais são as principais regras da ABNT

Existem várias normas e você pode encontrar a lista completa no catálogo ABNT (para concluir o acesso, é necessário realizar cadastro), mas a seguir listamos as principais delas e que você certamente precisará, principalmente quando estiver procurando pelas normas da ABNT para TCC.

Norma ABNT Especificação Data da publicação mais recente
NBR 14724 Esta norma ABNT especifica os princípios gerais para a redação de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) que devem ser examinados por comitês institucionais (comitê de tese, comitês de qualificação, examinadores nomeados, supervisores e outros) 16 de dezembro de 2024
NBR 10520 Esta norma específica as características exigidas para a apresentação de citações em documentos de diferentes formatos. 19 de julho de 2023
NBR 6022 Esta norma específica princípios gerais para preparação e apresentação de elementos que constituem artigos em uma publicação periódica técnica e/ou científica. 19 de julho de 2019
NBR 6023 Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. 14 de novembro de 2018
NBR 6027 Esta norma específica princípios gerais para a elaboração de listas de conteúdos de qualquer tipo de documento. 11 de dezembro de 2012
NBR 6028 Esta norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões. 15 de maio de 2021
NBR 6024 Esta norma específica os princípios gerais de um sistema progressivo de numeração das seções de um documento, de modo a expor uma sequência lógica das inter-relações da matéria e permitir sua localização. 01 de fevereiro de 2012
NBR 6034 Esta norma estabelece os requisitos para apresentação de índices. 31 de dezembro de 2004
NBR 15287 Esta norma específica princípios gerais para a redação de projetos de pesquisa. 17 de março de 2011
NBR 5892 Esta norma específica as condições necessárias para indicar a data de um documento ou evento, e a representação em horas. 28 de novembro de 2019

Como deve ser a estrutura do trabalho acadêmico ABNT

As diretrizes para estrutura na formatação ABNT também devem ser consideradas. Os elementos a seguir estão organizados em externos e internos, pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Primeiro, visualize a estrutura completa, com todos os itens, sejam eles obrigatórios ou não. Depois confira apenas os elementos obrigatórios:

Estrutura completa:

Confira todos os elementos estabelecidos pela formatação ABNT, sejam eles obrigatórios ou não:

Tipo Elemento Obrigatoriedade
Externo Capa Obrigatório
Externo Lombada Opcional
Interno - pré-textual Folha de rosto (contracapa) Obrigatório
Interno - pré-textual Errata Opcional
Interno - pré-textual Folha de aprovação Obrigatório
Interno - pré-textual Dedicatória Opcional
Interno - pré-textual Agradecimentos Opcional
Interno - pré-textual Epígrafe Opcional
Interno - pré-textual Resumo na língua vernácula Obrigatório
Interno - pré-textual Resumo em língua estrangeira Obrigatório
Interno - pré-textual Lista de ilustrações Opcional
Interno - pré-textual Lista de tabelas Opcional
Interno - pré-textual Lista de abreviaturas e siglas Opcional
Interno - pré-textual Lista de símbolos Opcional
Interno - pré-textual Sumário Obrigatório
Interno - textual Introdução Obrigatório
Interno - textual Desenvolvimento Obrigatório
Interno - textual Conclusão Obrigatório
Interno - pós-textual Referências bibliográficas Obrigatório
Interno - pós-textual Glossário Opcional
Interno - pós-textual Apêndice Opcional
Interno - pós-textual Anexo Opcional

Apenas elementos obrigatórios:

Tipo Elemento Obrigatoriedade
Externo Capa Obrigatório
Interno - pré-textual Folha de rosto Obrigatório
Interno - pré-textual Folha de aprovação Obrigatório
Interno - pré-textual Resumo na língua vernácula Obrigatório
Interno - pré-textual Resumo em língua estrangeira Obrigatório
Interno - pré-textual Sumário Obrigatório
Interno - textual Introdução Obrigatório
Interno - textual Desenvolvimento Obrigatório
Interno - textual Conclusão Obrigatório
Interno - pós-textual Referências bibliográficas Obrigatório

A seguir, confira em mais detalhes um pouco sobre cada um desses elementos textuais, divididos entre pré-textuais, textuais e pós-textuais:

Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais na normatização ABNT são aqueles que vêm antes do texto propriamente dito, e estão incluídos nesta categoria os seguintes elementos:

Capa

A capa é o primeiro elemento do trabalho acadêmico. Segundo a norma da ABNT NBR 14724, que especifica os princípios gerais para redação de trabalhos acadêmicos, a capa deve conter os seguintes dados:

  • Nome da instituição de ensino (centralizado no topo do documento);
  • Nome do curso;
  • Nome do autor do trabalho (em maiúsculas, 3 parágrafos abaixo do nome da instituição de ensino);
  • Título do trabalho (no centro da capa, em maiúscula e negrito);
  • Subtítulo (sem negrito);
  • Local da instituição de ensino (na penúltima linha da folha, centralizado e sem negrito);
  • Data da entrega do trabalho (logo abaixo do local, na última linha. Centralizado e sem negrito).

Além das configurações acima, também são estabelecidas para formatação da capa de acordo com as normas da ABNT as seguintes normas:

  • Fonte: Arial ou Times (é necessário seguir o mesmo padrão em todo o trabalho);
  • Tamanho da fonte: 12;
  • Margens: 3 cm superior e esquerda / 2 cm inferior e direita (aplicável a todo o documento);
  • Negrito no nome da instituição de ensino e no título do trabalho;
  • Caixa alta no nome da instituição de ensino, nome do aluno e título do trabalho.

Veja um exemplo de capa formatada conforme os padrões listados acima:

Fonte: edição Studybay.

Lombada

A lombada é um elemento opcional e complementar à capa, sendo empregado em trabalhos acadêmicos que serão encadernados com capa dura. Ela serve como proteção para o documento físico e reúne as margens internas das folhas. De acordo com a NBR 12225, é recomendado que a lombada tenha as seguintes características:

  • Autor pessoal, o pronome pode ser abreviado ou omitido, no caso de instituição pode ser utilizado extenso ou sigla. 
  • Recomenda-se espaço de 2 cm da borda superior e 3 cm da borda inferior, para não comprometer as informações contidas no documento. 

A seguir, confira 3 exemplos de tipos de lombadas, retirados do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UNIP:

Fonte: Guia de Normalização para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT, 2024.

Folha de rosto (contracapa)

Segundo a ordem da ABNT, a folha de rosto, também chamada de contracapa, é a segunda folha do trabalho e contém algumas das informações da capa, complementadas de outras informações, como o objetivo do trabalho. A folha de rosto deve apresentar:

  • Nome do autor do trabalho;
  • Título do trabalho;
  • Tipo de trabalho (artigo, dissertação, monografia, etc.) o objetivo do trabalho (obtenção de título, aprovação em determinada disciplina, etc.), o nome da instituição de ensino;
  • Nome do orientador;
  • Cidade da instituição de ensino;
  • Ano do trabalho.

Veja um exemplo de contracapa de trabalho nas normas ABNT:

Fonte: edição Studybay.

Abaixo, veja outro exemplo prático e já preenchido de acordo com as ABNT regras, retirado do Repositório da UFMG:

Fonte: Repositório UFMG.

Errata

A errata é um elemento opcional e permite apresentar retratações sobre informações erradas, erros digitação ou outros erros que foram encontrados no trabalho. Esse elemento é aplicado somente quando os erros são encontrados em um período que não há mais tempo hábil para realizar as correções.

Segundo as normas ABNT para trabalho, a errata deve ser inserida de acordo com as seguintes especificações:

  • Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12;
  • Logo após a folha de rosto;
  • A palavra “Errata” deve ser centralizada e escrita com negrito, no topo da página;
  • Na parte superior da errata, alinhada à esquerda, deve ser indicada a referência;
  • A errata deve apresentar uma lista com os erros e em seguida suas respectivas correções.

Veja um exemplo abaixo de como fica a formatação da errata:

Fonte: edição Studybay.

Folha de aprovação

A folha de aprovação é um elemento obrigatório, que vai ser preenchido com a informação de aprovação do aluno. Ela deve conter:

  • Nome do autor do trabalho;
  • Título do trabalho;
  • Tipo de trabalho (artigo, dissertação, monografia, etc.), o objetivo do trabalho (obtenção de título, aprovação em determinada disciplina, etc.), o nome da instituição de ensino;
  • Data da aprovação;
  • Nome, título e assinatura dos elementos que compuseram a banca examinadora e suas respectivas instituições.

Abaixo, confira um exemplo de como fica a formatação da folha de aprovação com a formatação exigida pela ABNT:

Fonte: edição Studybay.

Dedicatória

A dedicatória também é opcional e, como o próprio nome indica, possibilita dedicar o trabalho a alguém ou a algo. Ela é inserida logo após a folha de aprovação e deve conter o texto da dedicatória, seguindo o mesmo padrão dos demais itens (fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12). Além disso, a dedicatória deve seguir:

  • Espaçamento de 1,5 cm entre as linhas;
  • Alinhamento justificado;
  • Recuo de 8 cm da margem esquerda;
  • Ser curta, idealmente 2 linhas, ou, no máximo, 5;
  • Localizada próxima ao rodapé, de modo que a última linha da dedicatória seja a última linha da página;
  • Não deve conter título.

Veja um exemplo de dedicatória seguindo os termos listados acima:

Fonte: Edição StudyBay.

Agradecimentos

Na estrutura ABNT, depois da dedicatória, vem a página de agradecimentos. Nela, o autor é livre para fazer seus agradecimentos de forma opcional. As regras da ABNT para este elementos são as normas padrão:

  • Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas 1,5;
  • Alinhamento justificado;
  • Além disso, o título com a palavra “Agradecimentos” deve ser centralizado e estar escrito em maiúsculas.

Veja um exemplo de agradecimento:

Fonte: edição Studybay.

Epígrafe

A epígrafe nada mais é do que uma citação opcional relacionada ao tema do trabalho. A formatação para a epígrafe de acordo com a ABNT deve ser:

  • Fonte Arial ou Times New Roman;
  • Espaçamento entre linhas 1,5;
  • Alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda;
  • A citação deve ser escrita em itálico;
  • Nome do autor entre parênteses e alinhado à direita;
  • Localizada no final da página, sem título.

Exemplo prático de epígrafe:

Fonte: edição Studybay.

Resumo na língua vernácula

O resumo na língua vernácula é o resumo do trabalho acadêmico realizado na língua materna do autor. Para estudantes brasileiros, por exemplo, este elemento deve ser escrito em português do Brasil.

Conforme a norma ABNT NBR 6028, o resumo deve ter as seguintes especificações:

  • Preferencialmente um único parágrafo;
  • De 150 a 500 palavras;
  • Deve ser escrito na terceira pessoa do singular
  • Ao final do resumo, deve conter a lista de palavras-chave que ajudarão a identificar o trabalho em pesquisas futuras.
  • Deve seguir os mesmos padrões de formatação do restante do trabalho para fonte, espaçamento e alinhamento justificado.

Abaixo, veja um exemplo de resumo em língua vernácula (português):

Fonte: Repositório UFMG (Monografia de conclusão de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia. Título: Uso da Acupuntura em Pacientes com Osteoartrite de Joelho: estudo da arte. 2024. Autora: Thaís Cristina de Oliveira Sousa).

Resumo em língua estrangeira

O resumo na língua estrangeira segue as mesmas especificações do resumo na língua vernácula, porém deve ser escrito em língua estrangeira (diferente da língua de origem do autor).

Veja a seguir um exemplo de resumo em língua estrangeira, tirado do mesmo trabalho do resumo anterior:

Fonte: Repositório UFMG (Monografia de conclusão de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia. Título: Uso da Acupuntura em Pacientes com Osteoartrite de Joelho: estudo da arte. 2024. Autora: Thaís Cristina de Oliveira Sousa).

Lista de tabelas

Este é outro elemento opcional, aplicado quando o trabalho contém tabelas. Além da formatação padrão para fonte, as especificações da página de tabelas são:

  • Os títulos das tabelas devem ser centralizados;
  • A ordem da lista deve seguir a ordem das tabelas;
  • Deve conter a designação de cada tabela, seguida por travessão, título da tabela e o número da página.

Abaixo, confira o exemplo:

Fonte: Repositório UFMG (Monografia de conclusão de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia. Título: Uso da Acupuntura em Pacientes com Osteoartrite de Joelho: estudo da arte. 2024. Autora: Thaís Cristina de Oliveira Sousa).

Lista de ilustrações

A lista de ilustrações segue a mesma formatação da lista de tabelas, portanto suas regras de acordo com a ABNT são:

  • Os títulos das ilustrações devem ser centralizados;
  • A ordem da lista deve seguir a ordem das ilustrações;
  • Deve conter a designação de cada ilustração, seguida por travessão, título da ilustração e o número da página.

Confira o exemplo a seguir:

Fonte: Repositório UFMG (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social. Título: O fim da exigência do diploma de jornalismo: reflexões sobre o estatuto profissional e a autonomia do campo. 2024. Autor: Matheus Aguiar Dornelas).

Lista de abreviações e siglas

Já para as abreviações e siglas usadas ao longo do trabalho, a norma ABNT estabelece as seguintes regras:

  • A apresentação deve seguir ordem alfabética;
  • Título centralizado;
  • Primeiro, deve constar a abreviação ou sigla e, logo em seguida, a sua forma por extenso.

    Confira um exemplo: 

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Título: O ensinar-aprender-se(r) em língua inglesa: efeitos da identificação entre professores de língua inglesa e objeto de ensino na transmissão entre professores e aprendizes. 2024. Autora: Angela Caroline Coelho Renovato Aires).

    Lista de símbolos

    Semelhante às listas anteriores, a lista de símbolos deve conter a seguinte formatação:

    • Mesmas normas relacionadas à fonte
    • Título centralizado
    • A ordem da lista deve seguir a ordem onde os símbolos aparecem no trabalho;
    • Deve conter a especificação de cada símbolo e, logo em seguida, o significado.

    Confira um exemplo de lista de símbolos:

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Título: O ensinar-aprender-se(r) em língua inglesa: efeitos da identificação entre professores de língua inglesa e objeto de ensino na transmissão entre professores e aprendizes. 2024. Autora: Angela Caroline Coelho Renovato Aires).

    Sumário

    O sumário é um elemento obrigatório que serve para organizar o conteúdo do trabalho, facilitando a identificação de tópicos e de páginas. Conforme a regra ABNT NBR 6027, o sumário deve ser formatado da seguinte forma:

    • Título centralizado;
    • Lista dos capítulos e subcapítulos alinhada à esquerda;
    • Fonte Times New Roman ou Arial;
    • Espaçamento entre linhas 1,5;
    • Tamanho da fonte: 12;
    • Itens como folha de rosto, folha de aprovação e resumos não devem ser incluídos no sumário;
    • Elementos pós-textuais são escritos em negrito e em caixa alta.

    Veja um exemplo de sumário:

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos. Título: Cromotopônimos de Minas Gerais. 2024. Autora: Ludmila Reis Pinheiro).

    Elementos textuais

    Depois dos elementos pré-textuais, temos os elementos textuais, sendo a parte principal do trabalho, ou seja, a pesquisa propriamente dita (e não elementos complementares como são os pré e pós-textuais).

    Introdução

    A introdução visa introduzir o assunto, mostrar a importância do estudo e dar uma visão geral sobre a pesquisa. O texto ABNT de introdução deve seguir as regras abaixo:

    • Seguir as mesmas regras de formatação do restante do trabalho;
    • Ter cerca 10 parágrafos;
    • Fazer a delimitação do tema do trabalho;
    • Mostrar o problema de pesquisa;
    • Deixar claro qual é o objetivo final;
    • Explicar a metodologia utilizada.

    Abaixo, confira um exemplo de introdução:

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos. Título: Cromotopônimos de Minas Gerais. 2024. Autora: Ludmila Reis Pinheiro).

    Desenvolvimento

    Já o desenvolvimento é a etapa central e mais importante do documento, onde a pesquisa é efetivamente realizada e apresentada. Nessa fase, todo o material relevante é abordado, o problema de pesquisa é explorado em profundidade, e os detalhes do estudo são minuciosamente discutidos. 

    Entre as regras de formatação ABNT, é fundamental seguir o padrão estabelecido para as páginas como um todo, incluindo margens, fonte, espaçamento e alinhamento. Além disso, é importante organizar o conteúdo por meio da subdivisão dos assuntos em capítulos e subcapítulos, o que contribui para uma estruturação clara e coerente do texto, facilitando a leitura e a compreensão do trabalho. 

    Na imagem abaixo, segue um exemplo da primeira página do desenvolvimento de um trabalho. Para conferir o material completo, clique aqui.

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos. Título: Cromotopônimos de Minas Gerais. 2024. Autora: Ludmila Reis Pinheiro).

    Conclusão

    A conclusão, também chamada de considerações finais, é o fechamento do trabalho. Ela deve finalizar o projeto, mostrar os resultados e informar os próximos passos (caso haja).

    • O título deve ser chamado de “CONCLUSÃO” ou “CONSIDERAÇÕES FINAIS” e estar localizado a 3 cm da borda superior, à esquerda;
    • O texto inicia-se a 2 espaços duplos do título;
    • A conclusão deve ser escrita na terceira pessoa, usando linguagem impessoal
    • Deve seguir os mesmos padrões de formatação do restante do trabalho.

    Confira um exemplo de conclusão:

    Fonte: Repositório UFMG (Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos. Título: Cromotopônimos de Minas Gerais. 2024. Autora: Ludmila Reis Pinheiro).

    Elementos pós-textuais

    Por fim, temos os elementos pós-textuais, que são complementares ao conteúdo (assim como os pré-textuais). São eles:

    Referências

    As referências são uma etapa muito importante e obrigatória nos trabalhos acadêmicos, por trazerem o embasamento teórico no qual a pesquisa se apoia. Além de seguir as mesmas especificações padrão do restante do trabalho, a norma ABNT 6023 define que as referências devem conter:

    • Autoria;
    • Título;
    • Edição;
    • Cidade da publicação;
    • Editora;
    • Data da publicação.

    Glossário

    Especialmente em trabalhos acadêmicos que têm muitos termos técnicos, o glossário é um elemento interessante, pois ajuda o leitor a ter um melhor entendimento do conteúdo. A norma ABNT 14724 define que o glossário deve ter as mesmas formatações padrão que já mencionamos nos demais tópicos, além de:

    • Os vocábulos são colocados em ordem alfabética;
    • Logo após o vocábulo, deve vir explicado o significado;
    • O alinhamento é à esquerda.

    Veja um exemplo de glossário:

    Fonte: Edição Studybay.

    Se você quiser aprender mais detalhes sobre a criação de glossários de acordo com as normas da ABNT, aproveite para conferir o conteúdo Como fazer um glossário para TCC nas normas da ABNT.

    Apêndices e anexos

    O apêndice é um elemento usado para complementar a argumentação do trabalho acadêmico. Já os anexos são documentações criadas pelo próprio autor para apoiar o conteúdo do trabalho. 

    • Os documentos devem ser inseridos em ordem alfabética;
    • Título em negrito, caixa alta e centralizado;
    • Texto com alinhamento justificado.

    Abaixo, confira um exemplo de apêndice:

    Fonte: Repositório UFMG (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social. Título: O fim da exigência do diploma de jornalismo: reflexões sobre o estatuto profissional e a autonomia do campo. 2024. Autor: Matheus Aguiar Dornelas).

    Formatação nas normas da ABNT

    Além das especificações que foram listadas acima, a formatação da ABNT define algumas regras gerais que devem ser sempre levadas em consideração na hora de fazer um trabalho acadêmico. A seguir, vamos especificá-las:

    Folha

    Segundo as normas da ABNT, os trabalhos acadêmicos devem ser feitos em folhas brancas, no formato A4, que corresponde às seguintes medidas: 

    • Largura: 21 cm
    • Altura: 29,7 cm

    O texto deve ser escrito na cor preta.

    Paginação

    A capa não conta na numeração de páginas de um trabalho acadêmico. A numeração deve ser iniciada a partir da folha de rosto, porém, nos elementos pré-textuais a numeração deve ficar oculta, sendo inserida apenas a partir dos elementos textuais (portanto, começando na introdução). Também a numeração deve ser feita em números arábicos e com a fonte no tamanho 10pts.

    Margens

    O formato ABNT define que as margens devem seguir o padrão abaixo:

    • Superior: 3 cm
    • Esquerda: 3 cm
    • Inferior: 2 cm
    • Direita: 2 cm

    Espaçamento

    Já o espaçamento entre linhas nos projetos acadêmicos deve ser de 1,5 para todo o trabalho. Em algumas ocasiões, o espaçamento será simples, ou seja, de 1,0. São os casos de:

    • Legendas
    • Citações diretas longas, (que ultrapassam 3 linhas)
    • Notas de rodapé
    • Referências bibliográficas

    Fonte

    As duas fontes aceitas pelas normas da ABNT são:

    • Times New Roman
    • Arial

    O tamanho da fonte deve ser 12pts. Em algumas ocasiões, o tamanho será de 10pts, são elas:

    • Legendas
    • Citações longas (que ultrapassam 3 linhas)
    • Notas de rodapé
    • Paginação

    Alinhamento de parágrafos

    Já o alinhamento deve ser justificado para o conteúdo, porém com alinhamento à esquerda para referências bibliográficas.

    Folha Formato A4 (21 cm x 29,7 cm), na cor branca.
    Cor do texto Preto
    Paginação A capa não conta na paginação. Os números devem ser inseridos a partir da introdução, em números arábicos, e tamanho 10.
    Margens Superior: 3 cmEsquerda: 3 cmInferior: 2 cmDireita: 2 cm
    Espaçamento 1,5 para o conteúdo e espaçamento simples 1,0 para os seguintes elementos: legendas, citações diretas longas, notas de rodapé e referências bibliográficas.
    Fonte Arial ou Times New Roman. Tamanho 12 para o conteúdo e tamanho 10 para os seguintes elementos: legendas, citações longas, nota de rodapé e paginação.Uma vez que a fonte for escolhida, ela deverá ser usada em todo o documento.
    Alinhamento de parágrafos Justificado e alinhamento à esquerda para as referências.

    Atualização: Normas ABNT 2023

    Ao longo dos anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas publica atualizações das regras ABNT, e é importante se manter atento a essas alterações para estar em dia com a padronização correta.

    A última grande atualização feita pela ABNT aconteceu em 2023. A seguir, confira quais foram as principais mudanças na NBR 10520:

    Citações de nomes de pessoas

    O sobrenome de autores em citações, sejam elas curtas ou longas, agora devem ser escrito com apenas a inicial maiúscula. Antes, todo o sobrenome era escrito em letras maiúsculas. Veja o exemplo:

    • Como era: “FONSECA, 2024, p. 102”.
    • Como ficou: “Fonseca, 2024, p. 102”.

    Citações de nomes de empresas

    Da mesma forma como mudou para nomes de pessoas, para citações de pessoas jurídicas, agora o nome também deve escrito com a inicial maiúscula e o restante das letras minúsculas:

    • Como era: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2023, p. 25)
    • Como ficou: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2023, p. 25)

    Vale lembrar que, quando a organização ou empresa for citada por meio de siglas, ainda é recomendado o uso de todas as letras em maiúsculas. Exemplo:

    • (ABNT, 2023, p. 25)

    Uso da expressão “et al.”

    A expressão “et al.”, do latim, significa “e outros” e agora pode ser usada (em itálico) para descrever citações de obras com 4 ou mais autores. A forma pode ser usada mesmo quando constarem todos os autores do livro ou obra nas referências bibliográficas.

    • Como era: (Fonseca; Santos; Magalhães; Vieira, 2024).
    • Como ficou: (Fonseca et al., 2024).

    Recuo de margens em citações longas

    Em citações longas (com mais de 3 linhas), era obrigatório utilizar o recuo de 4 cm. Agora, esse recuo é opcional. Ou seja, também é permitido integrar a citação longa no texto, usando o tamanho 10pts.

    Pontuação final

    Antes, usava-se ponto final para encerrar citações, o que deixava o material confuso, pois a pontuação ficava duplicada. A partir da última atualização, o ponto final passa a ser usado para encerrar a frase, em vez de encerrar a citação, ou seja, ele é colocado antes das aspas. Veja na prática:

    “A partir da última atualização, o ponto final passa a ser usado para encerrar a frase, em vez de encerrar a citação.” (Nome do autor, 2024, p. 25).

    Por que a ABNT é importante?

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas é um órgão essencial para criar padronização e organizar a forma como produtos, serviços e pesquisas são descritos. O método ABNT ajuda em vários aspectos:

    • Atualização constante: as normas permitem que a forma de descrever pesquisas, produtos e serviços estejam sempre atualizados, levando em conta as mudanças tecnológicas que vivenciamos.
    • Confiabilidade: o padrão garante mais confiabilidade aos consumidores brasileiros, pois traz especificações claras que devem ser seguidas para o material ser considerado adequado.
    • Padronização: imagine se cada descrição de pesquisas científicas, produtos ou serviços fosse feita de um jeito diferente? Ao estabelecer a padronização, a ABNT ajuda na facilitação e organização de materiais.
    • Parâmetro de qualidade: as normas da ABNT funcionam como referência técnica nacionais e internacionais, servindo como parâmetro de qualidade.

    Como formatar um documento do Word de acordo com os padrões da ABNT?

    Após ter em mãos as principais regras de formatação para o seu trabalho acadêmico, ficará muito mais fácil fazer a formatação do documento do Word. Basta aplicar as regras ABNT usando as opções de formatação oferecidas pelo próprio documento. Veja um passo a passo de como fazer:

    I.. Abra o Word em seu computador (também é possível usar o Google Docs);

    II. Escolha a opção “texto” normal:

    III. Na barra superior de ferramentas, no campo de fonte, escolha entre as opções Arial ou Times New Roman (lembre-se de que, uma vez que a fonte for selecionada, o mesmo padrão deverá ser aplicado em todo o documento):

    IV. No campo de tamanho, selecione 12pts:

    V. Na barra superior de opções, clique em “layout” e configure as margens com o padrão de superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, como mostra a imagem abaixo:

    VI. Comece a escrever o seu trabalho, usando as recomendações de ABNT que informamos aqui. 

    Outra forma de formatar o seu documento do Word de acordo com as regras da ABNT sem gastar muito tempo ou precisar fazer etapa por etapa é usar templates prontos já formatados ou contar com consultoria acadêmica especializada.

    6. Precisa de ajuda para fazer toda essa formatação? Conte com o Studybay!

    Sabemos que a formatação ABNT exige muitos detalhes e que fazer toda essa configuração de formatação de acordo com as regras não é fácil, especialmente considerando que alterações nas normas podem acontecer e o volume de trabalhos é alto.

    Mas entre os seus direitos como estudante, está o de obter ajuda especializada no assunto. Por isso, o Studybay é o seu parceiro para fazer a formatação ideal com ajuda de profissionais experientes. Aproveite agora!

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    FAQ

    O que é regra ABNT?

    As regras ABNT são um conjunto de normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas para desenvolvimento e formatação de trabalhos acadêmicos, descrição de pesquisas, produtos, serviços e outros.

    Quem criou a ABNT?

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi criada pela sociedade civil brasileira. As normas definidas pela ABNT são elaboradas por comissões e comitês brasileiros com direito e competência para tal.

    Quando as normas da ABNT foram inventadas?

    A Associação Brasileira de Normas Técnicas existe desde 1940, porém as normas estabelecidas pelo órgão são atualizadas constantemente e a ABNT está sempre publicando novas regras. Por isso, é importante se manter sempre atualizado sobre o assunto.

    Por que usar as regras da ABNT é importante?

    As normas da ABNT garantem padronização para a pesquisa acadêmica e tecnológica, demonstram confiabilidade e auxiliam na organização de documentos brasileiros.

    Como fazer trabalho na norma ABNT?

    O primeiro passo é consultar as regras atuais vigentes para estar ciente das principais normas, como fonte, espaçamento, alinhamento, formas de citação, paginação, entre outros recursos importantes de padronização. Para facilitar essa etapa do trabalho, você pode usar templates prontos ou solicitar assistência acadêmica personalizada no assunto.

    Qual fonte usar pelas regras da ABNT?

    A ABNT permite o uso de duas fontes, sendo elas a Arial e a Times New Roman. Após escolher uma das duas opções, será necessário manter o mesmo padrão para toda a monografia ou trabalho acadêmico.

    Quais são as margens da ABNT 2024?

    As margens da formatação ABNT que está em vigor seguem os seguintes parâmetros: margem superior: 3 cm, margem esquerda: 3 cm, margem inferior: 2 cm e margem direita: 2 cm.

    Qual o espaçamento entre parágrafos ABNT?

    O espaçamento entre parágrafos usado pela ABNT é atualmente de 1,5 para o conteúdo e espaçamento simples (1,0) para os seguintes elementos: legendas, citações diretas longas, notas de rodapé e referências bibliográficas.

    Qual é o espaçamento simples ABNT?

    O espaçamento considerado simples pela ABNT é o de 1,0.

     

    Walquiria Cassiano

    Autora do Studybay

    Jornalista, com especialização em Jornalismo Econômico pela FGV. Trabalhei como repórter em alguns veículos de comunicação, mas me encontrei mesmo no mundo do marketing digital. Sou produtora de conteúdo para a internet, apaixonada por escrever, curiosa sobre (quase) todos os assuntos, sonhadora, imaginativa - ou criativa, chame como quiser.

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