A realização da sala de aula sobre a reforma curricular ocorre através das ações de professores individuais (Christou et al, 2004). As crenças, as práticas e o ambiente de trabalho dos professores moldam e direcionam sua implementação. Os professores devem ser capazes de entender e apreciar as mudanças que o currículo está tentando implementar e não de outra forma. (Zanzali, 2003)
Existe uma literatura que apresenta os processos e barreiras envolvidos na implementação de mudanças curriculares (por exemplo, Fullan, 1991; Macnab, 2003). Romberg (1997) mostrou que o uso de um novo currículo na sala de aula poderia criar disjunções entre o conhecimento e a prática do professor, que exigem resolução. O desenvolvimento e implementação de qualquer currículo afetará os professores de maneiras significativas e se os professores não forem ajudados a lidar com as demandas provocadas por mudanças no conteúdo, considerações pedagógicas e psicológicas, o processo de implementação não será efetivo.
A experiência em todo o mundo em países desenvolvidos, industrializados e baseados em informações mostrou que o desenvolvimento profissional é o principal fator determinante para melhorar o desempenho da sala de aula. As experiências efetivas de desenvolvimento profissional são projetadas para ajudar os professores a desenvolver uma nova compreensão do ensino e da aprendizagem (Hea-Jin Lee, 2001). De acordo com Baird e Rowsy (1989), o programa de serviço de alta qualidade deve ser projetado para que os professores se beneficiem disso.
Independentemente de circunstâncias particulares, um processo efetivo de desenvolvimento curricular geralmente implica um programa estruturado de desenvolvimento profissional, a fim de orientar o processo de desenvolvimento curricular. O objetivo deste estudo é investigar as práticas reflexivas dos professores primários em seu ensino de matemática, uma vez que estão envolvidos em um programa contínuo de desenvolvimento profissional de ensino de matemática como conseqüência de um processo de integração de dois programas de educação matemática em uma escola primária privada em Ancara.
Neste estudo, dois professores do ensino fundamental participarão do estudo e serão entrevistados para obter informações sobre suas práticas reflexivas em seus ensinamentos. Além disso, as aulas de professores serão observadas em suas aulas através do programa de desenvolvimento profissional para ver sua implementação. Os participantes também manterão um periódico reflexivo sobre suas práticas de ensino de matemática. As descobertas contribuirão para os futuros programas de treinamento em serviço na Turquia.