USO DE DRONES NA DEFESA CIVIL
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão pública
a). Titulação Nome do Professor (a) Prof. a). Titulação Nome do Professor (a) Prof. a). LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 01 – Pessoal da Defesa Civil com Drones 13 Figura 02 – Tempestade se Formando em uma Cidade do Sul 15 Figura 03 – Exemplo de seca 18 Figura 04 – Exemplo de Inundação e Desmoronamento 19 Figura 05 – Modelos de Alarme 20 Figura 06 – Soldados do Corpo de Bombeiros com Drone 21 Figura 07 – Drone Utilizado na Prevenção e Atendimento de Ocorrências. Figura 08 – Soldados com o Drone RPA 26 Figura 09 – Drone Entregador 28 Figura 10 – Drone RPA 28 Figura 11 – Drone da Praia 29 Figura 12 – Drone com Garras 29 Figura 13 – Drone Negro (Noturno) 29 LISTA DE GRÁFICOS Tabela 01 – Demonstrativo de Focos de Queimada. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO;. TEMAS E PROBLEMA;. DESCRIÇÃO DO PROJETO;. JUSTIFICATIVAS;. CONCLUSÃO;. REFERENCIA;. INTRODUÇÃO: A Defesa Civil de Santa Catarina, dentre outras atribuições, tem a de articular e coordenar as ações do Sistema Estadual de Defesa Civil – SIEDC.
TEMAS E PROBLEMAS; Atualmente no Brasil, podemos afirmar que os maiores problemas que a população enfrenta são os intemperes do tempo, a ocupação desenfreada em locais impróprios a segurança pública e a corrupção. Um dos pontos pelos quais este trabalho se propõe a falar é o avanço tecnológico podendo auxiliar a população em um dos casos, que é a prevenção em muitos casos de “Desastre Natural”. Desastres Naturais no Brasil é na maioria relacionada a instabilidades atmosféricas, nas quais estão as inundações de áreas povoadas, onde os moradores podem ficar ilhados, sem abastecimento de água portável e alimentação, remédios inclusive socorro médico, os vendavais, tornados em alguns pontos do Brasil, chuva de granizos e deslizamentos de terra em setores que não deviam ser povoados em encostas e morros.
Todas estas situações poderiam ser evitadas se a população tivesse os meios de estudar o solo e as mudanças climáticas da região onde pensam em fixar moradias, se pesquisarmos a fundo toda essa desocupação se deve à falta de estudo primeiramente, depois das organizações públicas de cada área, a falta de emprego também é responsável pela saída da população dos grandes centros onde já houve estudos sobre o solo e a climatização, para resumir a população procura pontos onde os valores são acessíveis e as condições não são. – OBJETIVOS; Os Objetivos deste trabalho sob o título de “Drones na Defesa Civil”, é a prevenção de desastres naturais ou aqueles que o homem pode provocar fazendo adaptações e instalações onde não são regulares, mesmo os recursos sendo ainda fracos neste seguimento pode-se construir uma estrutura local e atuante pronta para enfrentar os grandes desafios das ocupações territoriais não determinadas e as alterações climáticas de maior desafio.
Esses fenômenos podem representar na ocasião de seu acontecimento que fazem parte da movimentação tectônica do nosso globo terrestre ou um acumulo de acontecimentos pequenos imperceptíveis ao olhar humano pode gerar um grande acontecimento, e quando não detectado a tempo da prevenção os acidentes são irreversíveis, dizendo a até que estes fenômenos são responsáveis por alterações do ciclo da terra, e alguns dos efeitos desta alteração pode ser sentido aqui no Brasil também. O aquecimento global e o efeito estufa o que leva a acreditar que os derivados destes dois fenômenos trazem o desiquilíbrio natural das coisas promovendo chuvas mais fortes, deslocamento de terras, chuva de granizo grande onde nunca tinha ocorrido tempo seco por maior tempo tornando algumas regiões inabitáveis, temperaturas mais altas.
Por sua vez é natural que o planeta se recomponha fazendo com que seu ecossistema se recomponha e se adapte a novas formas ambientais. Entre vários tipos de catástrofes ambientais os mais naturais são os tempestades, terremotos, vendavais, seca, inundações, deslizamento de terra e construções sem estudo do solo, em cada uma delas a população sofre; • Tempestades; As tempestades são uns dos fenômenos naturais mais severos e é de vital importância por muitos aspectos da vida cotidiana, desde a agricultura até o trabalho industrial, transporte, passando também pelos momentos de lazer. Por isso é um dos eventos mais sinistros e preocupantes da Terra. google. com. br/search?q=qual+foi+o+maior+terremoto+no+brasi Já os Maremotos Conhecidos por Tsunamis, são movimentações das placas rochosas, atividades vulcânicas e movimentação de gases dentro dos mares isso provoca o deslocamento de grande quantidade de água no Brasil ainda não temos nenhum acorrido deste nível, apenas mares turbulentos, águas agitadas, mas devido as condições climáticas nada de invasão acentuada de terras.
• Furacões, Ciclones e Tufões: Atividades que se referem à movimentação da massa de ar e dependendo da foça que podem atingir, pode destruir tudo a sua frente. São pequenos os casos aqui no Brasil, não temos relatos, pois os especialistas explicam que devido a vários efeitos necessário para sua formação esse fenômeno é raro para os países que se localizam na linha do equador. 5 – DESCRIÇÃO DO PROJETO; Os coordenadores da defesa civil vão adotar o uso das aeronaves não tripuladas para mapear a área de risco estes equipamentos devem ser encaminhados para as regionais do seu estado. Os equipamentos podem ampliar a cobertura de ação e diminuir o tempo de resposta nos casos de acidente natural, além disso, este tipo de equipamento tem os valores menores que um voo de uma aeronave convencional, seria muito interessante que os cursos preparatórios e capacitores possam atingir não só os agentes da defesa civil, mas os do corpo de bombeiros e da Policia Militar.
O uso dos Drones (Veiculo Aéreo não Tripulado) além de proteger a vida dos agentes que deixariam de percorrer lugares inóspitos, locais de difícil acesso, onde podem ser mal recebidos e seu serviço incompleto, pode ser usado em; I. Eventos com o acumulo de pessoas, avaliação da extensão do ambiente, Estimativa dos acontecimentos, para organizar e distribuir as equipes de resposta, auxiliar na visão antes de tomar uma decisão para proteção da vida. II. VII. Ocorrências das ameaças etiológicas; na prevenção ao criadouro de mosquitos a criação pombo comum (columba livia) e outras doenças transmitidas por insetos, localização e identificação de focos para o combate preciso, demonstra para a organização que uma ação mais rápida e certeira pode ser efetivada.
VIII. Apoio aos salva-vidas, em caso de banhos ao mar as pessoas se tornam sem medo da natureza podem fazer coisas imagináveis dentro d’água, os Drones podem fazer essa observação e mesmo evitando que os banhistas passem do ponto de segurança, os equipamentos podem auxiliar na vistoria de embarcações, para encontrar pessoas desaparecidas como crianças e idosos maios rapidamente. Isso prova a necessidade de uso dos Drones nas etapas de prevenção de acidentes sejam eles naturais ou com a intervenção do homem, é ideal que os agentes da defesa civil sejam os operadores e que sejam capacitados devendo seguir as normas operacionalidade do equipamento; Este dispositivo pode fazer o mesmo serviço que um helicóptero faz no monitoramento das áreas, porem o custo é bem inferior, uma hora de voo do helicóptero é cobrado entre R$ 3.
br - Coronel Paulo Renato Vaz. Secretário da Defesa Civil do RJ) em 06/03/2018. Na prevenção de desastres em grandes eventos eles trabalham pelo bem-estar do público em geral, o responsável pelo treinamento dos agentes é outo agente formado em ciências aeronáuticas e piloto remoto de drone, um dos destaques deste profissional é que o equipamento deve ser empregado com responsabilidade e segurança, sempre de acordo com a legislação. A ANAC, com sua diretoria colegiada aprovou em (02 de Maio de e 2017), uma regulamentação para o uso de aeronaves não tripuladas popularmente chamadas de “Drones”. Essas regras tem o comum acordo de tornar viável o uso deste instrumento na defesa civil, preservando a segurança e promovendo o desenvolvimento tecnológico do setor, as normas foram feitas devido a complexidade das operações e riscos em que estão envolvidas, por este motivo foram definidos alguns limites da aviação civil.
folhadelondrina. com. br/geral/defesa-civil - acessado dia 20 de julho de 2018. O treinamento para operação deste equipamento é dividido em teria onde se prioriza aas regras que devem ser seguidas e na prática onde o operador pode testar e mostrar suas habilidades de condução, para ser operador de um equipamento deste a pessoa deve se registrar nos três órgãos. • ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). – CONCLUSÃO; Com o avanço da tecnologia, invadindo nosso mundo e nosso cotidiano, porque não usa-la a nosso favor, transformar em benefícios e facilidades para quem trabalha para proteger a população de acidentes naturais e de acidentes que nós mesmos podemos provocar na Defesa Civil é assim, ao introduzirmos os equipamentos certos para os agentes transformando-os não só em simples operadores, mas também em salvadores da situação, podendo fazer estudos e análises de forma que antes eram impossível ou mais difícil, os Drones podem ajudar.
Em outras áreas como no Corpo de Bombeiros e Resgate as aeronaves não tripuladas (Drones) vão trazer informações que antes os agentes não tinham, como de onde chegar e quem salvar primeiro, avaliar as estruturas de construções que foram abaladas, tudo para que os agentes e trabalhadores possam preservar suas vidas. Já na Polícia os Drones podem executar serviços de levantamento com delinquência na área, podes acompanhar o deslocamento de grandes multidões, serviços noturnos onde a vistoria não pode ser detectada. Enfim, a aplicação de Drones principalmente na Defesa Civil é primordial para alcançarmos as metas de nos adiantar aos acidentes naturais evitando que pessoas simples sofram com as perdas por má localização e estudo do solo e do ambiente.
– REFERENCIAS; Desastres Naturais em: <https://www. br/como-agir-em-caso-de-desastre> - Acessado em 03 de Julho de 2018. Dicas da Defesa Civil de Santa Catarina SC em: <http://www. defesacivil. sc. gov. google. com. br/search?q=inundação+no+brasil&source=lnms&tbm> – Acessado dia 05 de Julho de 2018 Notícias Sobre Tempestades no Sul do Brasil em: >http://www. climaaovivo. com. gov. br/pmp/index. php/imprensa/noticias/item/8321-defesa-civil> - Acesso dia 15 de julho de 2018. Regeras sobre Drones em: <http://www. anac.
255 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes