UMA ANÁLISE SOBRE ALGUNS PONTOS ADMINISTRATIVOS DA EMPRESA HONDA Projeto Integrado Multidisciplinar II
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Administração
A empresa escolhida para o estudo é a fabricante de automóveis e motocicletas Honda, uma empresa de grande porte que tem bastante influência em seu setor de atuação, bem como importante papel na economia do país. O projeto será desenvolvido por meio de um estudo de caso onde serão discutidos os temas mencionados acima mostrando exemplos de como a empresa Honda atua nos respectivos contextos. Com isso, espera-se entender um pouco mais sobre a gestão desta empresa no que concerne os assuntos tratados e como conseguem aplica-los e obter resultados satisfatórios ano após ano. Palavras-chave: Honda. Economia. Resources. Mathematics. Case study. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 1. ECONOMIA DE MERCADO 6 2. Assim, a microeconomia leva em conta os objetivos da empresa, e é limitada pelo orçamento e tecnologias disponíveis, se focando no comportamento do consumidor, no comportamento da empresa, na tecnologia de produção, no ambiente de mercado (concorrência).
A microeconomia se relaciona, portanto, com a lei da demanda, ou seja, a análise dos fatores e variáveis que afetam a decisão de compra do consumidor, como: preferências do consumidor, preço dos produtos, preço dos produtos da concorrência, renda do consumidor, total da população, distribuição de renda, políticas de consumo, entre outros (GONÇALVES et al. Se relaciona também com a lei da oferta, que está presente no mercado competitivo; a curva de oferta de mercado indica para as empresas a quantidade de empresas dispostas a ofertar para cada preço que é fixado pelo mercado. De maneira geral a oferta é influenciada por fatores como: tecnologia de produção da empresa, preços dos insumos, concorrentes, expectativas futuras, regulamentação do governo.
Se o preço do produto sobe, o valor ofertado pelas empresas aumenta também (GONÇALVES et al. De acordo com Gomes (2012) um dos principais agentes econômicos são as famílias, que caracterizam a menor dimensão que divide um mesmo orçamento; a família detém receitas e despesas que são geridas de diferentes maneiras. No sistema econômico, as famílias fornecem força de trabalho, e também consomem, sendo que este consumo é final, para satisfazer suas necessidades. A empresa produz atualmente 22 modelos de motocicletas nacionais, com cilindradas que variam entre 100 e 1000; a fábrica se localiza em Manaus, mas existem mais de 1300 pontos de vendas espalhados por todo o país. A empresa possui cerca de 10 mil funcionários diretos (LAFIS, 2018). O setor é responsável pelo crescimento da venda de cotas de consórcio, foram vendidas 641,7 mil novas cotas para motocicletas em 2018, valor 14,2% maior do que no ano anterior.
Recurso material, em sentido estrito, é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza não permanente. Em geral, constituem-se em materiais que são consumidos ao longo do tempo, constituindo-se, usualmente, bens de estoque. Apesar de ser esta uma classificação contábil, o conceito de recurso material, em sentido estrito, aproxima-se sobremaneira do inerente a material de consumo. Recurso patrimonial é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente. Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos: imóveis (prédios, terrenos etc. Alt, P. R. C. n-p). Em relação à empresa objeto deste estudo, a Honda adota a filosofia de manufatura Just-in-Time que se trata da eliminação de desperdícios no momento de produção, promovendo uma contínua produtividade que represente melhorias para a empresa nos resultados finais.
F. Neste sentido, a área de matemática de financeira ou aplicada se constitui em uma ferramenta muito útil, consistindo “em cálculos direcionados à melhor organização e maior controle do dinheiro” (FIA, 2018). No contexto empresarial, o sucesso das empresas se associa à capacidade desta controlar as variáveis que afetam os resultados finais; sabe-se que o ambiente empresarial não é estável, mas sim, ocorrem muitos eventos que não podem ser controlados, o planejamento estratégico das empresas está suscetível a estes acontecimentos. Para contornar esta realidade, a utilização de modelos matemáticos tem sido adotada pelas empresas, de forma a fundamentar suas decisões de maneira mais consistente, evitando ao máximo serem atingidas por estes eventos. Técnicas quantitativas são importantes métodos que auxiliam a empresa a alcançar seus objetivos e o futuro esperado, porém é errado afirmar que são utilizadas para prever o futuro; na verdade, estas técnicas são utilizadas para analisar as possibilidades de escolhas, optando sempre pela mais adequada, a que possa oferecer a minimização dos riscos e incertezas, aumentando os resultados positivos, tornando a tomada de decisão mais eficiente (OLIVA et al.
A empresa se mantém realizando apenas as operações necessárias, de forma a gastar somente o necessário. Em associação com a técnica de matriz de coeficientes técnicos, a empresa consegue ter um controle e previsão ainda melhores com relação à necessidade de compra de produtos com base na demanda. Além disso, a empresa se mantém sempre próxima de suas concessionárias, de forma a levar a filosofia e os valores para os pontos de venda, mantendo a qualidade do atendimento e a capacitação dos profissionais que lidam diretamente com o público e representam a marca. Isso indica que a empresa está sempre próxima de seu público, avaliando a qualidade do serviço prestado, bem como observando suas necessidades e demandas.
Uma empresa de grande porte com uma representatividade grande como a Honda precisa sempre utilizar ferramentas para auxiliar na tomada de decisão, afinal, são muitas variáveis que influenciam nos processos desenvolvidos pela empresa, sendo, portanto, de suma importância adotar estratégias de gestão, técnicas matemáticas e outras ferramentas que auxiliem na manutenção de uma boa posição competitiva. CATALANI, F. Técnicas de otimização e estudo matemático do modelo de tomada de decisões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35. Anais. Fortaleza, CE, 2015. campossalles. edu. br/FAC2014/Ativ. Gest%C3%A3o%20Rec. Mat. com. br/blog/matematica-financeira/>. Acesso em: 16 mai. GOMES, O. Macroeconomia: noções básicas. Economia aplicada. Rio de Janeiro: FGV, 2003. LAFIR. Relatório setorial dezembro de 2018 – Bicicletas e Motocicletas.
LOPES, A. Disponível em: < http://www. nucleus. feituverava. com. br/index. OLIVA, F. L. et al. Estudo sobre as principais técnicas de análise ambiental aplicadas nas grades organizações. São Paulo: FEA, 2005. br/wp-content/uploads/2012/10/10. LOG%C3%8 DSTICA-INTERNA-Paulo-Teixeira-de-Sousa. pdf>. Acesso em 17 mai.
84 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes