Abertura de uma empresa de calçados sustentaveis

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

CONSIDERAÇÕES FINAIS. INTRODUÇÃO. As evidências para o êxito da empresa estão associadas às concepções que modificam e capacitam as criações positivas dos negócios. Segundo Drucker (1974) empreendedorismo é: prática; visão de mercado; evolução. O empreendedorismo é fundamental para os processos de desenvolvimento econômico, e os padrões contribuem para os valores da sociedade, que são essenciais as condutas particulares de cada membro. A empresa sendo considerada referencial no mercado consegue manter um posicionamento, fazer bons investimentos e conquistar a satisfação dos clientes. DESENVOLVIMENTO O processo de empreender passa por etapas divergentes, sendo a primeira a identificação e avaliação das oportunidades em seguinte o desenvolvimento do planejamento, com o plano de negócio. Após as definições deve ocorrer a determinação dos recursos necessários para o gerenciamento da empresa criada.

O Modelo de Negócios Canvas possibilita que o empreendedor idealize as principais áreas da empresa: infraestrutura, cliente, oferta e viabilidade financeira. As áreas se dividem em essenciais aspectos, são eles: proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, clientes, recursos principais, fontes de receita, atividades, custos e parcerias. A estrutura foi projetada em nove blocos fundamentados para a criação do modelo. Segundo Michael Porter (2004): “Desenvolver uma estratégia é decidir: como a empresa vai concorrer, quais são seus objetivos e que ações serão necessárias para alcançá-los”. Essa ferramenta facilita a elaboração de estratégia que define as estruturas da organização. Essa determinação de estratégia pode ser entendidas e orientadas para as ações e decisões, visando competitividade dos negócios, promovendo as oportunidades para adquirir vantagem competitiva.

Este trabalho apresenta uma modelagem de negócios de abertura de uma empresa de calçados sustentáveis no Modelo Canvas de Negócios, de Osterwalder e Pigneur (2011). A empresa está voltada a desempenhar bons produtos e serviços aos seus diversos tipos de clientes. Os segmentos foram determinados de acordo com os clientes que pretende atender, identificando quais as necessidades e qual será a atuação da empresa. A Proposta de Valor está diretamente relacionada com a descrição dos valores dos produtos e serviços para segmento de clientes característicos. Esse fator é essencial para que os clientes escolham a empresa e contribuem de maneira positiva para a criação de estratégias. Os segmentos de clientes foram definidos de acordo com a entrega das propostas de valor. O Modelo de Negócio Canvas tem como principal ponto forte a simplicidade.

Por meio de um quadro, o empreendedor pode enxergar as nove principais variáveis do negócio: Clientes, Proposta de Valor, Canais, Relacionamento, Receita, Recursos Principais, Atividades-chave, Parcerias Principais, Estrutura de Custo. Fonte: elaborado pelo autor) A análise das ações e das estratégias foi realizada com as descrições das perspectivas no modelo demonstrando as ideias inovadoras para alcançar os objetivos e consequentemente o sucesso da PASSOS VERDES. As variáveis da empresa PASSOS VERDES com a fabricação dos calçados sustentáveis gera uma responsabilidade enorme em relação aos impactos ambientais, as preservações naturais e proteção do meio-ambiente com os métodos previstos, respeitando a sociedade, o meio ambiente e as Legislações. A empresa PASSOS LEVES investe nas práticas de responsabilidade socioambiental que aumentam os níveis de desenvolvimento social, proteção ao meio ambiente e respeito aos direitos humanos, os quais representam uma gestão responsável.

Os impactos negativos são mais perceptíveis e numerosos, tais como: poluição do ar e água; desmatamento e prejuízos para a população local da empresa; descarte de grande volume de resíduos gerados na indústria calçadista; emissão de gases poluentes; resíduos agressivos para o meio ambiente. A população local deve ser favorecida por meios de projetos sociais promovidos pela empresa. Devem ser aplicados padrões básicos para o uso sustentável dos recursos e o controle da poluição envolvendo todas as partes interessadas da empresa. Para evitar os impactos negativos serão tomadas as seguintes medidas: • Padrão de controle da poluição do ar e água; • Aplicar ações para evitar os riscos ou danos ambientais da fabricação; • Resolver as adversidades ambientais; • Cuidar da sociedade como prioridade • Fazer o processo de produção sem causar danos ao meio ambiente; • Promover a geração de materiais sustentáveis; Os impactos positivos com a adequação das práticas sustentáveis são fundamentais por entender que a sustentabilidade tem o objetivo de modificar as formas positivas de atuação sem agredir o meio ambiente e sem prejudicar a sociedade.

Essas atitudes contribuem para um relacionamento saudável da empresa com comunidade da localidade que atuam. • Finalização do Escopo • Estratégias para alcançar o público-alvo apresentando as vantagens competitivas por meio de ações sustentáveis que destaquem os valores dos calçados da empresa PASSOS VERDES. Entregas do produto: • Início do projeto e das ações. • Implantar processos ambientais. • Análise dos recursos, custos e danos ambientais do projeto de abertura da PASSOS VERDES. • Pesquisa de mercado. • Criação de e-commerce para vendas dos produtos. • Abertura da empresa. • Produtos diferenciados dos concorrentes. Inovação. As estratégias por meio da inovação são essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. A empresa apresenta dessa maneira as técnicas para o gerenciamento por meio da inovação.

As ações que propiciam a preservação e a qualidade de vida para a sociedade e devem ser praticadas pela empresa PASSOS LEVES são: • Uso devido da água. Fazer conscientização na empresa da importância da preservação e racionamento. • Investir em ações para conscientização da sociedade dos benefícios da conservação do meio ambiente. • Uso de tecnologias com métodos inovadores. Em relação aos direitos assegurados pela Constituição Federal, a licença maternidade, a Constituição Federal (CF/88), assegura às mulheres que tiverem filho uma licença remunerada, a licença-maternidade assegura o direito durante um tempo para a dedicação exclusiva à criança e está previsto no art. º, XIII - licença-maternidade com a duração mínima de cento e vinte dias; (Incluído pela Lei nº 13.

de 13. • A empresa PASSOS LEVE não poderá estipular por conta própria a licença maternidade das empregadas em 90 dias com o sindicato, pois a lei prevê é o prazo de 120 dias. Conforme o artigo 611-B (BRASIL, 2017), XVII, as normas de saúde, higiene e segurança do trabalho previstas em lei ou em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho; (Incluído pela Lei nº 13. As questões que envolvem a análise dos aspectos ambientais, sociais e econômicos propiciam o entendimento dos processos por meio do desenvolvimento sustentável. As informações contidas na pesquisa realizada contribuem para a identificação dos fatores que abrangem a sustentabilidade incluindo as características, objetivos, resultados, estruturas, culturas, entre outros aspectos que são transformados em atividades de responsabilidade social para o país.

O plano de negócios elaborado para a empresa proposta nesse trabalho, a empresa PASSOS LEVES, demonstram a importância e a necessidade de informar os processos do desenvolvimento sustentável à sociedade. Os principais indicativos analisados foram às aplicações de ações ambientais por parte da empresa com demonstração integral dos conhecimentos e comprometimento com a preservação ambiental. As ações para redução dos impactos ambientais resultam em atividades e projetos reproduzidos por todas as operações das respectivas empresas, impactando na produtividade contínua do setor. ASHLEY, Patrícia Almeida et al. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental: conceitos, modelos e instrumentos. Diário Oficial da União: Brasília, 9 de agosto de 1943. Disponível em: <http://www.

planalto. gov. br/ccivil_03/decretolei/del5452. Atlas, 1995. Hisrich, R. D. Peter, M. P. ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Steele, J. Murray, M. Creating, supporting and sustaining a culture of innovation.

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