Projeto Integrado UNIP

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

O Boticário é uma empresa 100% nacional que iniciou suas atividades em 1977, no município de Curitiba no Paraná. Atualmente, trata-se de uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, presente em diversos países desde a América até a Ásia com um faturamento de cerca de 2,8 Bilhões de reais. Com o desenvolvimento da empresa e da globalização do país a marca adquiriu diversas outras como quem disse Berenice, Eudora e o site de e-commerce Beleza na web tornando-se o grupo O boticário, entretanto para fins de estudo serão considerados apenas as lojas e indústrias da marca O Boticário. DESENVOLVIMENTO 2. Fundamentos da administração No início do século XX emergiram as primeiras teorias da administração, pelos trabalhos de Taylor e Fayol.

Destacam-se também outros dois princípios da administração clássica desenvolvidas na empresa: O incentivo salarial, onde em alguns setores há compensação salarial de acordo com a produção/venda, e a ênfase na eficiência, são realizados estudos periódicos na empresa para averiguação e aperfeiçoamento dos processos. Comunicação empresarial Ao que se refere à comunicação empresarial, destaca-se a que objetivo principal da mesma é gerar mudanças na percepção dos funcionários e dessa forma proporcionar o consentimento de todos os funcionários sobre novas ideias e estratégias (SILVEIRA, 2011). A comunicação empresarial interna é uma ferramenta importante para atingir que é definida como a troca de informações dentro do processo coorporativo. O objetivo principal da comunicação interna é garantir que todos os funcionários desde os operários, vendedores, gerentes e sócio estejam aliados quanto às estratégias e visões da empresa (ARGENTI, 2006).

Dentro do ambiente coorporativo a comunicação empresarial pode ocorrer por duas vias: vertical ou horizontalmente, a primeira ocorre quando há transmissão da informação de níveis hierárquicos maiores para os subordinados, já a forma horizontal, ocorre quando os trabalhadores transmitem entre si a informação requerida (SILVEIRA, 2011). Além disso, no ano de 2016 a empresa deu início a uma incubadora para desenvolvimento de novas tecnologias, o Botlab, desta forma o Boticário garante desenvolvimento de técnicas e artefatos constantemente. A TIC está presente também na relação do grupo com seus fornecedores, nesse sentido, é utilizado o software newsletter como canal de comunicação entre empresa e fornecedores, com mais de 3000 cadastrados, o que facilita o contato com os mesmos, e possibilita a resolução de impasses logísticos mais facilmente.

Além disso, a empresa utiliza também nuvens para armazenamento de dados, e bancos como SQL, e também possui plataformas como multicloud e o vRealize Business. Ao que se refere ao atendimento ao cliente, a utilização das TICs também é uma realidade pela empresa, em 2012 a empresa disponibilizou o site para compras de produtos da marca, e atualmente possui parceria para venda de seus produtos em outros parceiros online. A marca realiza também o atendimento ao cliente pela utilização de TICs como o SAC online e telefônico e atendimento por email. LOPES, Ângela Maria Eugênio. Educação de adultos e escola “sobre” os trilhos das teorias clássicas da administração e da Teoria do Capital Humano: o caso da Rede Ferroviária Federal S.

A. – RFFSA, no Ceará, de 1970-1975. f. com. br/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao-tic-nas-empresas-o-que-e/> Acesso em 17 de Abril de 2020.

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