Jogos Empresariais - PIM VIII

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Administração

Documento 1

Faça as considerações positivas e negativas sobre esse cenário para o negócio. Por meio dessa escolha, qual vantagem competitiva foi estabelecida como objetivo para ser explorada? A região 2 foi escolhida para a construção da fábrica por ser uma região intermediária de renda e previsão de demanda. Outro motivo importante levado em consideração para esta tomada de decisão foi o fato da região 2 possuir o menor custo logístico para transporte de materiais para as demais regiões, principalmente para transporte até a região 1, possibilitando uma vantagem competitiva com um menor gasto em logística. Um fator negativo sobre esta escolha foi que no decorrer do jogo a liderança na região 3 foi obtida enquanto na região 2 a empresa ficou quase em último lugar nas vendas, Neste sentido, se tivesse sido escolhido a região 3 para a localização da fábrica, grande soma em custos logísticos teria sido economizado, no entanto devido ao resultado final do exercício, entende-se que a região 2 constitui uma boa escolha.

II) Analise os pontos positivos e negativos das regiões concorrentes e pondere sobre quais poderiam ser as vantagens competitivas a serem exploradas nas outras regiões. Os preços foram decididos respeitando até 20% do valor indicado e foram aumentando conforme a evolução da qualidade do nosso produto, principalmente por possuir qualidade superior que a dos concorrentes. Como ponto de atenção tem-se que não obteve-se o objetivo de alto Market share na região 1, assim talvez devesse ter praticado o mesmo preço da região 2. IV) Justifique a política de preço e propaganda por região. Politica de preços – definiu-se os preços de acordo com a renda de cada região:. Região 1: maior renda, maior preço, próximo do limite orientado e pagamento à vista.

Houve perda de vendas somente no primeiro período pois optou-se em aumentar a fábrica em etapas para não descapitalizar o caixa. Em relação a quantidade de funcionários, foi considerada a quantidade exata necessária conforme o manual, não foram consideradas demissões e afastamentos, pois os custos com estes e treinamento eram muito altos, respeitou-se os números de supervisores com o máximo de colaboradores e os lotes de produção foram calculados para se usar esta quantidade exata de pessoas, maximizando o uso de mão de obra. VI) O modelo de ensino-aprendizagem dos jogos empresariais tem por objetivo proporcionar ao aluno um cenário simulado próximo ao mundo organizacional real, ou seja, oferece situações como: tomadas de decisões em grupo, realizar análises de mercado, traçar estratégias de ação etc.

Faça um comentário geral sobre a aprendizagem empresarial no jogo. Considere pontos impactantes que poderiam ser refletidos no cotidiano organizacional. VIII) No cenário mundial contemporâneo percebem-se as inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados. Portanto, a responsabilidade social revela-se, então, um fator decisivo para o desenvolvimento e o crescimento das empresas. Pergunta-se: no planejamento estratégico desenvolvido para a empresa nos jogos empresariais foram estabelecidos objetivos voltados à responsabilidade social? Se sim, indique quais.

Caso a resposta seja não, delibere e escreva quais ações poderiam ser inseridas para que a organização seja responsável socialmente sem ferir seus interesses estruturais. Travar o tamanho da fábrica e trabalhar com números constante de colaboradores, auxiliou a manter os custos fixos baixos e não haver oscilação de folga ou falta de pessoal e/ou produto. Sobre a propaganda (promoção), acredita-se que investir o máximo permitido deu visibilidade a empresa, maximizando as intenções de compra por considerar o melhor veículo de mídia em cada região. Em relação a praça, considerou-se as previsões de demanda para o planejamento e mesmo as previsões não tendo sempre se concretizado para todas as regiões, esta informação foi fundamental para a estruturação de todas as outras áreas.

Também se tomou proveito do e-NEWS, além de ler as informações, adquirindo material pago ajudou a traçar alterações de curso para obter melhores resultados.

420 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download