Tecnologias educacionais para o ensino médio no estudo de geografia
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Geografia
Para isso, este trabalho contou com uma metodologia baseada na análise de conteúdo, que é caracterizado como um método qualitativo de produção científica que utiliza produções científicas já publicadas para a geração de novas conclusões. Os resultados apontam para a importância do uso de tecnologias inovadoras como forma de melhorar o processo de ensino e aprendizado, tais como: obtenção de dados e informações por meios eletrônicos, apresentação de conteúdos por equipamentos de multimídia, comunicação distributiva a partir de variadas plataformas digitais e simulação da realidade por meio de ambientes virtuais e de realidade aumentada. Aplicativos como o Onde é isso?, Geografia mundial e LandscapAR se mostraram como potenciais ferramentas para serem utilizadas no ensino médio na disciplina de geografia, basicamente por serem acessíveis e fáceis de usar.
Neste sentido, as tecnologias e aplicativos citados ao longo do texto podem ser úteis para o ensino de conteúdos geográficos, porém nunca podem ser utilizados como única ferramenta de ensino. Palavras-chave: Educação; Ensino; Tecnologia; Geografia. Diante disto, este artigo teve como objetivo principal analisar as contribuições e influencias que as tecnologias educacionais disponíveis atualmente fornecem para o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de geografia no âmbito do ensino médio. DESENVOLVIMENTO As inovações tecnológicas, caracterizada basicamente como um processo de criação que confere novidade a um determinado produto, tarefa ou atividade, sempre esteve diretamente relacionada com o processo de ensino. É possível citar como exemplo o surgimento do papel para escrita, do lápis, da caneta esferográfica, entre outros.
Atualmente, muitas invenções tecnológicas, mesmo aquelas criadas para fins diversos, contribuem com os processos educacionais, tais como: computador, celular softwares e plataformas educacionais. Todas estas invenções e/ou inovações são de alguma forma utilizadas para inovar e subsidiar novas formas de ensino no campo educacional. Inovar no ambiente educacional é antes de tudo, criar novas tecnologias, metodologias e formas que possam ajudar os alunos a aprenderem melhor e com mais qualidade. Porém, é preciso destacar que além do papel dos professores e do auxílio das tecnologias, o governo também possui um papel importante neste processo, pois é por meio das políticas públicas voltadas para a valorização da educação que se torna possível a criação de um ambiente favorável tanto para o surgimento da inovação quanto para o seu uso.
Ao tratar da educação no âmbito do ensino médio e suas características e importância na sociedade atual, é preciso analisar qual e que tipo de influência a educação vem recebendo do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico experimentados pela sociedade nas últimas décadas. Por exemplo: qual o impacto do uso de dispositivos móveis em sala de aula ou fora dela no aprendizado dos estudantes? Com isso, as análises sobre as tecnologias educacionais no âmbito do ensino médio para a área de geografia se baseia sobretudo nas tecnologias que mais influenciam no processo de ensino/aprendizado e as inovações realizadas que de alguma forma contribuíram ou ainda contribuem para o ensino do conhecimento geográfico. Porém, sobre as tecnologias, Baptista (2020) faz uma crítica afirmando que [.
Quando alcançado este modelo permitirá a redução de custos financeiros e de tempo para que um determinado conteúdo seja ensinado. Ainda é possível afirmar que Dentre algumas medidas tomadas ao longo do mundo na relação entre TIC, equidade e educação, podemos citar a China, que forneceu computadores, pacotes de dados móveis e subsídios de telecomunicações para estudantes de famílias de baixa renda. A França, por sua vez, emprestou dispositivos e forneceu tarefas impressas para 5% dos alunos que não possuem acesso a internet ou acesso a computadores no país (SOUSA; BORGES; COLPAS, 2020 p. As inovações e criações tecnológicas, tendo como exemplos os dispositivos móveis, atualmente são consideradas ferramentas primordiais para o processo de ensino-aprendizagem. Estas ferramentas vieram para complementar o processo de ensino.
Inicialmente esta inserção teve como palco principal o Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Nesta época a geografia ainda não era uma disciplina oficial, sendo incorporada depois de algum tempo devido a sua importância para a construção de uma identidade nacionalista. De acordo com Correa et al. Desde o período imperial até a Primeira República, e principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, os interesses da Geografia ganham um cunho de autonomia, como o desmembramento da escola europeia. Tem início uma Geografia nacionalizada, voltada para questões internas, tanto que a ciência geográfica se organiza dentro das universidades brasileiras; são criados o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros).
NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA Pensar a educação para além do espaço de ensino tradicional é considerado um esforço que pode gerar inovação. Com isso, o ensino precisa ser pensado no sentido de romper barreiras, incorporando novos elementos, significados e metodologias capazes de fazer com que os alunos despertem o gosto pelo aprendizado de conhecimentos geográficos. Atualmente, todas as disciplinas que fazem parte do currículo escolar do ensino médio podem fazer uso das tecnologias disponíveis. Ao fazer uso destas tecnologias, o docente está rompendo com a forma tradicional de ensinar um determinado conteúdo. É importante destacar que as inovações e tecnologias que envolvem o ensino de forma remota, requerem uma maior atenção, tanto do professor quanto do aluno. Tabela 1.
Inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para o ensino de geografia. Definição Inovações tecnológicas e pedagógicas na educação 1. Apresentação de informações Utilização de ambientes virtuais como forma de aperfeiçoar técnicas de ensino e exposição de conteúdo. É por meio de ambientes virtuais que alunos e professores podem ampliar suas pesquisas, expor conteúdos, resultados, entre outros. Realidade virtual Por meio desta tecnologia os alunos podem interagir com objetos e paisagens simuladas tridimensionalmente. A realidade virtual, quando utilizada da forma correta pode representar uma verdadeira revolução para o ensino de geografia, principalmente relacionados ao conteúdo da geografia física, tais como: relevo, rios, vegetação, entre outros. Por se tratar de uma tecnologia ainda recente, não é comum observar professores utilizando a realidade virtual como metodologia de ensino.
Realidade aumentada A realidade aumentada também é considerada uma tecnologia que aos poucos está sendo inserida no contexto educacional. É caracterizada por incluir componentes que podem interagir com o que já existe. b - Símbolo do aplicativo Para usar este aplicativo basta desenhar as curvas de nível com uma caneta permanente de cor preta em um papel branco em cima de uma superfície preta. Após este passo, é só abrir o aplicativo e apontar a câmera para o desenho. Após escanear o desenho o aplicativo irá transformar automaticamente as curvas de nível desenhadas em um modelo 3D do relevo. Em relação as estratégias de aprendizagem, estas podem ser caracterizadas como as técnicas, ações e comportamentos que usam ferramentas estratégicas para o aprendizado.
A palavra estratégia possui diversos significados. Aplicativos como o Geografia mundial (figura 2) podem servir para auxiliar nos estudos de geografia política, entre outros. Figura 2 – Representação do aplicativo Geografia mundial. O aplicativo Geografia mundial – Países, Capitais, Bandeiras e Rios, disponível para baixar em listas de programas como a playstore da empresa Google, é um sistema que apresenta aspectos da geografia relacionados a cartografia, meio ambiente, política e sociedade. Além de possui materiais escritos, dispõem de figuras tridimensionais para ajudar no aprendizado. Outro aplicativo amplamente utilizados por estudantes de geografia é o Onde é isso? (Figura 3). Como se sabe, a atitude interpretativa faz parte do ser humano que deseja atingir o conhecimento (OLIVEIRA; ENS; ANDRADE, 2003 p. Este método de abordagem também pode ser caracterizado como qualitativo, sendo amplamente utilizado em estudos acadêmicos que procuram apresentar ideias e conceitos a partir de trabalhos científicos já publicado e validados pelos cientistas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS A tecnologia já está presente de informa direta e indireta na vida das pessoas, impactando e modificando profundamente a formas como as pessoas se relacionam, se comunicam e na relação de ensino e aprendizagem. Independentemente do tipo de inovação presente na educação, esta deve ter como objetivo principal valorizar o ensino, e se posicionar enquanto ferramenta capaz de auxiliar na reprodução do saber para que o público principal, os alunos, possam ter mais oportunidades no âmbito pessoal e profissional. Neste trabalho foi possível notar que há tecnologias que podem ser grandes aliadas no ensino de geografia, com destaque para as tecnologias baseadas em realidade aumentada, realidade virtual e em multimídias. Disponível em: https://periodicos. fclar. unesp. br/iberoamericana/article/view/12710/8813. Acesso em: 11 ago.
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