Educação Ambiental: Questões políticas e pedagógicas

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Tendo como objetivo compreender estes movimentos, leis e aspectos da EA que este artigo procurou discutir a situação ambiental frente ao sistema de ensino brasileiro, as correntes ambientais e as políticas públicas e pedagógicas voltadas para esta área. Para isso, o artigo contou com uma análise aprofundada de trabalhos e documentos já existentes sobre a temática relacionada a Educação Ambiental. Há evidências de duas correntes ambientais, uma crítica, que defende uma sociedade mais justa do ponto de vista ambiental e socioeconômico e outra conservadora, que enxerga a natureza como algo que deve ser dominado e explorado do ponto de vista econômico. A corrente que mais se destaca no sistema de ensino brasileiro é a corrente conservadora, que tem sido impulsionada pelo recente projeto neoliberal impulsionado nos últimos governos.

E isso dificulta o desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para a preservação do meio ambiente por meio da Educação Ambiental. De acordo com Ramos (2020) a EA ao buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta Terra, auxiliando uma análise do princípio antropocêntrico, que tem levado, destruição dos recursos naturais e de várias espécies. Dentro da discussão ambiental é preciso considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, sendo alguns destes finitos e que a escassez de recursos naturais poderá acontecer a um curto prazo caso seja mantida a atual velocidade de exploração e desperdícios. Com isso, este trabalho buscou analisar os conceitos relacionados a Educação Ambiental de um ponto de vista político e pedagógico para tentar entender como as questões políticas e pedagógicas atuais, leis e movimentos ambientais interferem no processo educacional voltado para um uso mais sustentável do meio ambiente.

DESENVOLVIMENTO É possível afirmar que anteriormente o ser humano cultivava uma admiração e respeito pela natureza, pois esta era a fonte de alimento para a sua família, além de ser considerada uma entidade sagrada. Atualmente a natureza continua fornecendo os alimentos necessários para a sobrevivência humana, porém a relação do homem com a natureza passou de ser uma relação de respeito para ações totalmente predatórias. A Constituição Federal do Brasil de 1988, em seu Artigo 225, capítulo VI, afirma que: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 1988).

Mesmo com o reconhecimento da importância do meio ambiente para a preservação da vida humana, o Brasil só terá uma política de educação ambiental uma década mais tarde com a Lei N°9. de 1999. A Lei da Educação Ambiental em seu artigo 2° afirma que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal (BRASIL, 1999). Neste sentido, percebe-se assim que a EA já é uma realidade, para quais políticas públicas estão sendo traçadas (GUIMARÃES, 2016). Os demais procedimentos para a realização deste trabalho foram: Leitura prévia – O texto foi lido previamente afim de se conseguir ter uma noção básica sobre o conteúdo abordado nos textos selecionados.

Foi através de uma leitura inicial que foi possível determinar as obras que fizeram parte deste artigo. Leitura seletiva – Nesta etapa foi possível ter uma noção mais aprofundada do conteúdo abordado nos textos. É um passo importante para o trabalho pois a partir desta etapa o processo de fichamento do texto será feito de forma que se possa identificar as principais partes do trabalho analisado. Fichamento e interpretação – Com as partes principais de cada texto foi possível interpretar e conectar as ideias dos autores formando um conjunto contínuo. Neste sentido, todas as disciplinas podem contribuir de alguma forma com as discussões ambientais. A palavra preocupação expõem uma ideia de empatia com a natureza e releva o fato de que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com as consequências dos impactos ambientais.

De acordo com Medeiros (2011) as questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização. É a partir das séries iniciais que a EA ambiental deve ser implementada, pois as crianças são mais abertas as questões ambientais. Bortolon afirma que [. Cabe ressaltar que a BNCC em nível nacional é responsável por direcionar o conteúdo que será abordado na formação de professores e na elaboração dos materiais didáticos que serão utilizados nas escolas e nos testes educacionais. Dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a EA é citada poucas vezes, sendo destaque na introdução onde é definida como prioridade das redes de ensino e das escolas e caracterizada como um conceito transversal.

Neste sentido, cabe as escolas definir de que forma a EA será trabalhada e contextualizada. Marques ainda afirma que Ao tratarmos a Educação Ambiental no contexto educacional brasileiro frente a Base Nacional Curricular Comum percebe-se uma forte disposição para aprovar e implantar políticas de cunho neoliberal e conservador que além de exaurir as posições de preservação e proteção do meio ambiente, vai na contramão dos objetivos da Educação Ambiental no currículo escolar visto que é um tema transversal, sendo assim de suma importância para a formação de cidadãos críticos e que se amplia para a economia, a justiça, a qualidade de vida, a cidadania e a igualdade (MARQUES, 2019 p. Nos últimos anos ocorreram diversos desastres ambientais envolvendo o derramamento e/ou vazamento de óleo bruto no mar.

Fonte: http://ansabrasil. com. br/ A realização de pesquisas nestas áreas tem indicado e demonstrado com bastante frequência os problemas causados ao meio ambiente marinho ocasionados principalmente pelos navios que transportam petróleo. Estes impactos têm consequências, tais como; o intemperismo do óleo, que consiste na combinação de processos físicos, químicos e biológicos, que se inicia imediatamente após o derrame (MEYER et al, 2016). Dentre as opções de técnicas de remediação mais usadas, destacam-se: biorremediação, barreiras e skimmers, remoção mecânica, materiais absorventes, remoção manual, jateamento com água e limpeza natural (CANTAGALLO et al. A Educação Ambiental se mostra como uma ferramenta eficaz de combate aos impactos ambientais e de promoção da conscientização do convívio sadio entre as pessoas e o meio ambiente.

Para que seja ainda mais eficaz quando ao seu propósito, a EA depende da atuação eficaz e responsável de todos os educadores no sentido de conscientizar e demonstrar aos alunos a importância de saber utilizar os recursos naturais sem que sejam utilizadas ações extremas e prejudiciais a natureza. Discutir alternativas para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento econômico aliado ao uso sustentável dos recursos naturais é uma ação que pode ser desenvolvida por meio da EA. Mesmo com muitos avanços ainda por serem feitos, cabe destacar que o Brasil ainda é um dos poucos países da América Latina a possui uma política nacional voltada para a Educação Ambiental. No Brasil ainda há uma grande necessidade de conscientização ambiental nas escolas de ensino infantil, de ensino médio e superior.

p. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. ed. São Paulo: Atlas, 1997. br/graduacao/direito-itajai/publicacoes/revista-de-iniciacao-cientifica-ricc/edicoes/lists/artigos/attachments/984/arquivo%206. pdf. Acesso em: 02 ago. BRASIL. LEI No 9. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. GARCIA, Everton Viesba; VIESBA, Leticia Moreira Viesba; ROSALEN, Marilena de Souza. Educação ambiental para a sustentabilidade: formação continuada em foco. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora.  Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. Disponível em: <http://files. p. MEDEIROS, Aurélia Barbosa de et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. n.  Revista eletrônica de energia, v.

n. RAMOS, Albanice Souza dos et al. A relevância da educação ambiental para o desenvolvimento da sustentabilidade: uma breve análise. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v.

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