TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Por exemplo, mediante a um questionamento coletivo realizado por profissionais da área, foi constatado que o conteúdo da matemática em que os alunos mais possuíam dificuldades, era a geometria. Assim, a tecnologia foi introduzida a partir das Formas Geométricas Espaciais, possibilitando uma visualização das figuras em três dimensões. Com isso, o ensino da matemática tornou-se mais prazeroso para os alunos e para os docentes, acarretando a fixação dos tópicos abrangidos dentro da sala de aula. Serão abordados tópicos relacionados ao ensino da matemática, baseando-se nas comprovações científicas já existentes. O artigo irá evidenciar as ferramentas que podem ser utilizadas durante o ensino, destacando todos os seus respectivos benefícios. Em conformidade com René Descartes, têm-se: “A matemática é a ciência da ordem e a medida, de belas correntes de raciocínios, todos singelos e fáceis.

” Sendo assim, o papel dos professores de matemática deve consistir na propagação de conteúdos específicos, utilizando-se de uma linguagem adequada para não docentes. Com isso, a matemática torna-se uma disciplina de fácil compreensão, decrescendo os índices de rejeição para com a matéria. Com isso, ROCHA e RODRIGUES (2005) propõe: "(. a forma de se comunicar ou ensinar a Matemática também vem passando por transformações; e uma das causas dessas transformações é o início das primeiras experiências com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), quando o computador foi trazido para a sala de aula (ROCHA e RODRIGUES, 2005, p. Para alguns, um aprendizado eficaz deve ser baseado no método de repetição, em que o aluno deve realizar cálculos repetidamente para memorizar determinado tópico.

Para outros, um aprendizado eficaz deve abranger todas as ferramentas disponíveis, não excluindo os meios tecnológicos, que podem fornecer amparo para aqueles que possuem dificuldade. Conforme a afirmação de Carvalho (2009), a construção da linguagem matemática não deve excluir nenhuma faixa etária, visando uma comunicação efetiva entre adultos e crianças. Ou seja, a matemática trata-se de um processo comunicativo, não excludente e em constante modificação. A metodologia de ensino presente na educação brasileira é extremamente mecânica, em que os professores acometem um complexo de fórmulas a serem memorizados e, realizam uma avaliação ao final de cada período. Enfim, exige que construa paralelamente fatos, conceitos, princípios, procedimentos e estratégias relativas ao conhecimento matemático.

É importante distinguir esses elementos se quisermos conhecer o entendimento que os sujeitos têm da matemática. AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Na contemporaneidade, os avanços tecnológicos são empregados em diversas áreas da sociedade, estando inseridos também no contexto escolar. Para uma melhor transmissão das informações, o professor de matemática deve estar engajado em relação aos avanços contínuos da tecnologia. Diariamente, novos artigos científicos e ferramentas são disponibilizadas, visando a atualização do profissional para uma metodologia de ensino mais envolvente. Existem algumas ferramentas desenvolvidas para propiciar a simulação de um ambiente escolar, facilitando e induzindo à diferentes formas de desenvolvimento cognitivo. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as informações relacionadas a informática estão presentes no contexto dos códigos, linguagens e suas tecnologias.

Ao apresentar um jogo virtual para seus alunos, o professor consegue interagir e se inserir no contexto atual da sociedade, tornando o processo de aprendizagem mais divertido. Entretanto, as tecnologias devem ser usadas somente para fins educativos nas escolas, não sendo adequado o uso das mídias sociais durante as aulas, podendo desviar a atenção do aluno para o objetivo principal: o aprendizado. Na concepção de Valente (2008), as instituições escolares devem ampliar o acesso às ferramentas tecnológicas. As novas metodologias de ensino possuem informações atualizadas, transmitidas para os discentes de forma rápida e precisa. Porém, para que tal objetivo seja estabelecido seja atingido, os professores de matemática devem se atentar ao uso dessa ferramenta no ambiente escolar. A matemática e a tecnologia são uma ótima escolha para o desenvolvimento do raciocínio lógico, fornecendo atividades interdisciplinares e de autoconhecimento.

Os alunos devem estar interessados no processo de aprendizagem, auxiliando no bom desempenho dos professores. Para grande parte dos alunos, a Geometria é um dos conteúdos mais complexos. Na elaboração dessas atividades, pode-se utilizar de fatos cotidianos que fomentem o interesse na resolução dos problemas matemáticos. Alguns trabalhos avaliativos também podem ser feitos, utilizando-se programas como Word e Excel. Assim, diversas planilhas podem ser construídas, organizando os cálculos e os trabalhos concluídos. As tecnologias permitem uma interação diferenciada entre o docente e discente, favorecendo o estreitamento de laços, sendo evidenciado tal fato a partir dos resultados positivos obtidos. Para uma melhor organização, os programas destinados ao ensino de matemática são subdivididos em blocos de informações. Ao todo, foram 16 alunos que se dispuseram a participar da pesquisa.

A educadora responsável por esses alunos, determinou os assuntos que seriam estudados, a partir de uma análise condizente com a faixa etária. Assim, as ferramentas tecnológicas para a efetivação do aprendizado se deu por um vídeo sobre o assunto determinado, além de brincadeiras online na sala de informática. O tópico abrangido foi a iniciação às frações. O jogo e o vídeo citado anteriormente, eram embasados nessa temática, facilitando a assimilação das informações transmitidas. Ou seja, é evidente a qualidade dessas ferramentas, e os resultados positivos que são gerados após sua aplicação. AS DIFICULDADES NA INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA Devido ao ensino defasado, o Brasil não possui poder aquisitivo o suficiente para disponibilizar as ferramentas necessárias para a conciliação da tecnologia e do processo de aprendizagem.

Assim, os alunos acabam se desmotivando cada vez mais quanto a obtenção de conteúdos relacionados a essa ciência. A ação pedagógica deve ser cirúrgica, fazendo o uso adequado das ferramentas disponíveis no ambiente em que se insere. Com isso, os integrantes da instituição escolar devem se preocupar com as melhorias que podem influenciar no bom desenvolvimento cognitivo e pessoal de cada aluno, respeitando todas as suas individualidades. Para Rodrigues, têm-se: "As aprendizagens da matemática em ambientes informatizados apresentam recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito. CONCLUSÃO Às tecnologias vinculadas ao ensino da matemática são capazes de facilitar o entendimento dos conteúdos.

Para isso, os professores de matemática deverão se inserir no contexto tecnológico, buscando aprimorar cada vez mais seus conhecimento em relação às ferramentas disponíveis no ambiente virtual. Este artigo tem como principal objetivo apresentar evidências da eficácia da tecnologia nas instituições escolares. O trabalho matemático exige constante modificação, implementando aos tópicos informações que ainda não foram estabelecidas. Assim, a experiência de aprendizado relacionada a matemática será positiva, propiciando uma experiência marcante para o aluno. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1998. AZEVEDO, Marcos. I Simpósio Brasileiro de Psicologia da Educação Matemática. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental.

– Brasília: MEC / SEF. pdf> Acesso em 22 de novembro 2012. CARVALHO, Dione L. Metodologia do ensino da Matemática. ed. São Paulo: Cortez, 2009. Acesso em 07 de outubro de 2012 às vinte horas. COTTA, Alceu Júnior. Novas Tecnologias Educacionais No Ensino de Matemática: estudo de caso - Logo e do Cabri-Géomètre. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2002. São Paulo: Paz e Terra, 1978. IMBERNON, Fernando. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. ed. São Paulo: Cortez, 2002. e FRABETTI, C. Cuantá geometria hay em tu vida! Traduzido por BRANDÃO, E. A Geometria na sua vida. ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2003 MORAN, J. Curso Básico de Geometria. Rio de Janeiro: Projeto Fundão – UFRJ, 2006. OLIVEIRA, J. e GARCEZ, L. Explicando a Arte: Uma iniciação para entender e apreciar as Artes Visuais.

Trad. Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PROINFO: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. TEDESCO, Juan Carlos (org. Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez. Brasília: UNESCO, 2004. VALENTE, José Armando (org. O computador na sociedade do conhecimento.

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