TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO TICs Na Educação Especial

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- As tecnologias provocam impactos significativos nos mais diversos setores, sobretudo na educação em todos os seus níveis de ensino. Este trabalho objetiva discutir a relação entre tecnologia e a educação, em especial a especial, uma vez que, com o avanço da tecnologia surgem novas possibilidades e exigências no processo de ensino e aprendizagem, sendo este, desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica. Hoje em dia, existem diversas mídias educacionais, o grande desafio é saber utilizá-las permitindo que elas possam contribuir, de modo válido, para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Diante desse cenário, a escola tem sido pressionada a unir, de modo eficiente, a tecnologia e a educação.

Assim, o ápice das tecnologias ocorreu nas duas últimas décadas com o fácil acesso ao computador e a criação da internet. Esse avanço tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, e influenciado mudanças em nossa forma de pensar, agir e ser. Com o advento das novas tecnologias a sociedade transformou-se, e esse movimento provocou o surgimento de uma nova geração. Desde então, muitas das atividades que antes necessitavam de dias ou até mesmo meses para ser executadas, como o envio de uma carta, por exemplo, se transformaram práticas e rápidas que muitas vezes só necessitam de um clique. A produção das tecnologias atende às necessidades de cada época, e essa criação impõe novas formas de pensar, agir, trabalhar, comunicar e etc, que consequentemente, promovem novas criações, constituindo, assim, um círculo interrupto que se renova constantemente.

Posteriormente inventou-se o quadro negro, que, de acordo com o MEC, ocorreu no século XXI, ferramenta que hoje está presente em todos os níveis de ensino. À vista disso, este artigo propõe uma discussão sobre as tecnologias e a educação especial, abordando assim o que é tecnologia. Procurará abordar sobre as dificuldades encontradas pelos deficientes, sua inclusão no contexto escolar, bem como as necessidades de investir na formação de mais professores para atendê-los, devido às dificuldades enfrentadas pelos professores. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Atualmente, o grande avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito à informática, tem influenciado notoriamente o comportamento das crianças e jovens que se encontram em idade escolar. Melo e Vicária (2008) denomina os jovens dessa época de nativos digitais, que cresceram usando os múltiplos recursos tecnológicos, e também os denominados imigrantes digitais, aqueles que veem o computador como novidade e os que não imaginam a vida sem a tecnologia.

O homem constrói equipamentos ou ferramentas para a sua sobrevivência ou conforme suas necessidades. Porém, essas ferramentas precisam ser pesquisadas, planejadas, construídas e criadas. Precisam ainda estar ao alcance e à disposição para seu uso. Às maneiras, aos jeitos ou às habilidades especiais de lidar com cada um tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, nós chamamos de técnicas. KENSKI, 2003, p. Desta forma, um novo modelo educacional se instala na sociedade. De acordo com Moran (2000, p 17-18): As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professoreducador. Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor.

Alunos que provêm de famílias abertas, que apóiam as mudanças, que estimulam afetivamente os filhos, que se envolvem ambientes culturalmente ricos, aprendem mais rapidamente, crescem mais confiantes e se tornam pessoas mais produtivas ( MORAN 2000, p 17-18). Desta forma, trazer as tecnologias para o ambiente educativo pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, mais atraente para quem aprende e mais dinâmico e prático para quem educa. Alguns anos atrás os estudantes vivenciaram dificuldades nas buscas de fontes de pesquisas, atualmente se resumem apenas um clique e toda uma gama de informações está à disposição do aluno. Basta o aluno saber utilizá-las com uma consciência crítica. Segundo Oliveira (2012): De maneira que, alunos e professore podem fazer das tecnologias elementos potencializados da aprendizagem.

Os serviços de tweet, blogs, ambientes virtuais [. De acordo com Martins: O educador é, sem dúvida, o elemento fundamental da comunidade educativa, pois desempenha a missão de formar a alma do educando. Em função disso, não pode limitar-se ao mero transmissor de conhecimento. para cumprir bem sua missão o educador deve ser um estudioso permanente e ter um bom caráter isto é, seu comportamento em momento algum deve contradizer seus preceitos [. por causa do processo de tecnologia e dos meios de comunicação, a sociedade está em transformação permanente, o que exige de verdadeiro educador atualização constante por meio de cursos, congressos, simpósios, muita leitura, enfim o educador deve ser um estudioso constante (MARTINS 2007, p. A educação tem papel estratégico fundamental na contextualização da chamada Sociedade da informação (conhecimento), nessa sociedade cada vez mais conectada do ponto vista econômico, educacional político, cultural científico e tecnológico.

Cidadãos com conhecimentos, habilidades e competências para enfrentarem uma sociedade globalizada, em rede e excludente. Desta forma, esse novo cenário demanda um “novo perfil” para os docentes, mais reflexivos, mais críticos e lúdicos, bem como novas instituições que priorizam formar profissionais preparados para lidar com as atuais demandas sociais. EDUCAÇÃO ESPECIAL Aos indivíduos que possuem alguma deficiência, o seu desenvolvimento em relação aos efeitos educacionais ocorre de forma lenta e mais comprometido, comparado aos que não possuem a deficiência. Desta forma, a escola possui um papel fundamental, para o seu desenvolvimento, na qual, estes alunos precisam ser atendidos com atividades que proporcionem o seu desenvolvimento cognitivo fazendo com que eles se sintam capazes de adquirir a aprendizagem e não se tornem crianças excluídas do seu contexto escolar e social.

A Unesco (1994, p. Buscando adequar todas as práticas e formas de ensino mais voltadas para os alunos que não são portadores de deficiência, por práticas de uma educação que supram as necessidades de todos, assim, será possível realizar de fato a inclusão. Infelizmente, ainda encontramos escolas superlotadas onde o professor não consegue tratar todos da melhor forma, garantindo uma educação com qualidade. Desta forma, os educadores sentem dificuldades em dar conta das atividades para a educação tradicional e muito mais para a educação especial, sendo assim, não há dúvidas que devemos continuar em busca de mais mudanças para suprir todas essas necessidades. De acordo com Oliveira (2007, p. “Alguns educadores expressam medos e dúvidas sobre a possibilidade de se efetivar concretamente a inclusão nas escolas”.

BUENO, 1993, p. No entanto, para que seja possível alcançar a aprendizagem, deve haver uma colaboração por parte de todos, desta forma, será preciso que o professor reformule as suas atividades rotineiras como também o seu planejamento de aula, para que atenda todos os alunos, sem nenhuma distinção. A família também possui uma grande responsabilidade em ajudar na aprendizagem, assim como a escola que deve disponibilizar serviços de apoio pedagógico especializado de forma diversificada para que seja possível alcançar os diferentes ritmos de aprendizagem, ou outras formas de incentivar e auxiliar os aprendizes, sempre em concordância com a família e visando garantir educação de qualidade para todos. A etapa da inclusão, está relacionado com uma educação de qualidade e um ensino próprio para o aluno.

Sendo assim, surge a necessidade de novas formas e maneiras de alcançar a interação no ambiente escolar, de dar valor ao jeito como cada um vive, pois, essas atitudes favorecem à adaptação das crianças, especiais ou não. É fundamental que os professores tenham preparo especializados e estejam sempre preparados e dispostos a atender todas as necessidades especial de cada indivíduo presente no ambiente escolar, para que seja realizado de fato a inclusão. De fato, a inclusão ainda tem muitos desafios para ser encarados, e o que mais se espera é que a escola se transforme em um lugar sem preconceitos e discriminação, onde as diferenças de cada um sejam respeitadas e que a aprendizagem de qualidade seja alcançada por todos. A inserção dos recursos tecnológicos nas escolas depende do trabalho em conjunto da equipe docente e das instituições de ensino.

Para tanto é necessário à adoção de algumas medidas, tais como a qualificação dos professores e técnicos e a adaptação do espaço físico. O uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem exige planejamento, acompanhamento e avaliação da tecnologia selecionada. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 1993. FERREIRA, N. S. MANTOAN, Maria Tereza Egler. Org. A integração de pessoas com deficiência. São Paulo: Memnon. SENAC. com/Revista/Epoca/0,,EDG78998-6014-486,00OS+FILHOS+DA+ERA+DIGITAL. html> Acesso em: 13 de Maio 2020. MORAN, José Manuel et al. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Ed. pucpr. br/reol/index. php/DIALOGO?dd1=2738&dd99=pdf> Acesso em: 13 de Maio 2020. OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição pragmática.

Janelas Para o Futuro. Veja Vida Digital, São Paulo, ano 32, p. dez. Parte Integrante da Veja). SILVEIRA, R. L; MAGALHÂES, H. P. de. Intersecções entre culturas midiáticas e cibercultura e game cultura. Revista Cultura Midiática, ano 01, n. Declaração de Salamanca. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca, Ministério da Educação e Ciência de Espanha. VALLE, T. G.

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