TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

portanto o objetivo deste estudo seria sobre os recursos tecnológicos na Educação infantil para apoiar no processo de ensino de conhecimentos sobre comunicação, meio ambiente saúde entre outros. Na Educação Infantil os recursos tecnológicos começam a fazer parte do método na Educação infantil, logo destaca-se o mérito da presente análise para o ajuda para educadores da Educação infantil. Palavras-chave: Educação Infantil; Ensino;Tecnologia; 1 Introdução O papel nas novas tecnologias já não possui as mesmas características de outras décadas, diante do avanço da tecnologia na vida das pessoas. A admiração foram dando espaço a atitudes diversas de experiência e observação direta dos acontecimentos apresentados pela televisão, DVD, computadores, notebooks, celulares, tablets entre outros às gerações.

Portanto a escola não pode isolar a criança do mundo em que vive. Porém num mundo tão avançado, e com mais novidades surgindo todos os dias, torna-se cada vez mais complicado não mudar a infância como conhecíamos para a “Infância do amanhã” toda automatizada e individualista. Os educadores também vivem mediados por essas relações divulgadas que se impõem como organizadoras das relações pedagógicas, como se a aprendizagem fosse somente possível mediante a tecnologia aplicada nas atividades pedagógicas. Uma vez que se a competência conforme investigação da capacidade crítica e eficaz fosse exatamente dependente das tecnologias aplicadas nos espaços educativos. Produz-se uma compreensão que as facilidades tecnológicas e midiáticas com a formalização da educação, compartilhar com os alunos através do uso de ferramentas, incentivar o interesse pelos estudos (computadores, câmeras digitais, aparelhos celulares etc.

e através deles conduzirem os conhecimentos e matérias da influência pedagógica. As gerações atuais precisam mais do que antes do toque, da muleta audiovisual, do andaime sensorial. É um ponto de partida, uma condição de identificação, de sintonização para evoluir, aprofundar. Percebi que, para galgar novos patamares de conhecimento nesse percurso precisaria proceder de forma mais sistemática para acompanhar o processo e obter feedback do alcance dos objetivos. Ou seja, estava diante de uma necessidade de investigação e deveria, para tanto, buscar uma metodologia adequada. COELHO, 2008, p. LIBÂNEO, 2003,  p. As tecnologias devem servir como estímulo à criação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e, sobretudo, dialogar e interagir com as crianças. O uso da tecnologia no aprendizado infantil permite desenvolver diferentes e ricas estratégias, permitindo aos alunos que aprendam de maneira lúdica, dinâmica e prazerosa, respeitando seus limites e individualidades.

A melhor forma de utilizar essa digitalização na sala de aula é recriar estratégias de aprendizagem baseadas na interação conteúdo/tecnologia/conhecimento. Interatividade, 3D, redes sociais, aplicativos, uso de tablets e celulares, são recursos ainda pouco usados na escola regular. Funciona para projetar imagens impressas em transparências Bem, então dentro daquela "caixa" do retro projetor há uma lâmpada potente. A "tampa" dessa "caixa" é uma lente de Fresnel. Sobre a lente você coloca a película transparente contendo a imagem (a tal da "transparência). A luz passa pela lente, passa pela pelicular convergindo até atingir um prisma ou um espelho (depende do modelo) que muda a direção da luz de maneira que ela incida sobre uma tela branca a frente. E lá a imagem se forma.

O televisor ou aparelho de TV capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som. Vídeo Cassete O vídeo cassete (ou videocassete), igualmente divulgado por V-K7 ou pela sua sigla inglesa VCR, do qual definição é Vídeo Cassetete Recorder, é um aparelho eletrônico registrado comercialmente durante a década de 1970 apto de gravar e copiar imagens gravadas em fitas magnéticas chamadas de VHS. Aparelho de DVD O leitor de DVD é um acessório familiar apto de copiar mídias no formato DVD. Alguns mais modernos reproduzem também outros formatos como CD (de música mp3 e fotos), VCD, SVCD, mini-CD, DVD-RAM e discos de dados, com por exemplo, filmes na forma *. avi (que foram compactados em DivX ou XviD).

no entanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para dominar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos. Máquina Digital Define-se câmera digital, ou seja, ela máquina fotográfica ou de cinema, revolucionou o andamento de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital. Portanto de maneira oposta de adotar a película fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, depois à obtenção das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmara digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem acontecer do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória.

Uma câmara pode aguentar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: CompactFlash tipos I e II, SmartMedia, MMC e Memory stick e SD (os dois mais usados). Logo as ferramentas digitais incentivam as crianças a quererem encontrar cada ocasião mais. Assim O mesmo acontece com o pensamento, onde as crianças apressadamente aprendem conforme é o processo de utilização de diversos dispositivos tecnológico. Tudo isso ajuda a criança a compreender a ação de suas próprias habilidades lógicas. Melhora a comunicação É cada vez mais comum vermos aplicativos e jogos feitos especialmente para o público infantil que focam principalmente no aprendizado. Com o uso dessas plataformas online, as crianças começam a associar símbolos às palavras de forma mais natural e simples.

Dessa forma, elas aprendem também a desenvolver melhor a sua comunicação. • Aproxima o diálogo entre professor e aluno. • Desperta a curiosidade dos alunos. • Estimula novas formas de aprendizado. • Aproxima o ensino da realidade dos jovens. • Insere novos formatos (livro digital, realidade virtual, vídeos, QR Code, games…). br/blog/tecnologias-educacionais-nas-escolas-publicas-exemplos-de-sucesso/ 5 Tecnologia e BNCC Esta previsto que até 2020, a BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental deverá ser implementada em todas as escolas do país e até 2022 em todas as etapas do Ensino Médio.  O documento também estabelece diretrizes para o protagonismo do estudante na sociedade em que vive e sobre o mundo do trabalho. De forma direta ou indireta, grande parte das competências (gerais ou específicas) têm alguma relação com a tecnologia.

Sendo homologada em dezembro de 2018 a BNCC do Ensino Médio, a tecnologia aparece na denominação de 3 das quatro áreas de informação: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A BNCC do Ensino Médio, homologada em dezembro de 2018, a tecnologia aparece no nome de 3 das quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No entanto, tais objetivos só poderão ser alcançados se houverem estratégias de articulação e concórdia entre a escola, família e a sociedade, sendo esses três pilares os mais frequentes que contextualizam o cotidiano das crianças.

Devendo ser direcionadas as atividades a cada fase do crescimento e igualmente para acrescentar e amplificar de forma mais produtivo do desenvolvimento do aluno com qualidade. É necessário mais pesquisas acerca da importância da tecnologia no desenvolvimento mental e motor de crianças, a fim de avaliar quais seriam as faixas etárias mais afetadas e enriquecer o conhecimento do assunto para ampliar na instrução de diversos profissionais da área da educação. Hoje todos os conteúdos podem ser abordados usando as diversas tecnologias existentes e a educação infantil precisa reconduzir esse andamento, visto que nossa criança independente da condição social em que vivem, independentes do convívio que possuem com a tecnologia fora do centro educacional, dentro da escola precisaram ficar preparados e escolher de todos os artifícios tecnológicos existentes para dar qualidade ao processo de ensino/aprendizagem e auxilio no desenvolvimento infantil REFERÊNCIAS COELHO, Cláudia Regina Bergo.

Tecnologia na Educação Infantil. Referência de material sem autoria conhecida: “Disponível em https://www. bing. com/searchq=imagens+tecnologia+escolashttps://blog. sae. Acesso em 12 abril de 2019 “Disponível em convexnet. webartigos. com/artigos/as-tecnologias-disponiveis-nas-escolas/18629/>Acesso em11 de abril de 2019.

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