Leitura na Educação Infantil

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Tenho absoluta convicção disso”. Isa Colli) LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor (a) RESUMO O objetivo desta pesquisa de ensino foi identificar a importância da leitura, desde a Educação Infantil. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica com base de dados em livros, artigos, teses e dissertações com diferentes autores que tratam sobre o assunto. Constatou-se que o processo educativo das crianças é fator muito importante para a sua vida, e deve ser encarado com muita seriedade pela família, escola e professores. Observou-se que, na educação infantil quando trata-se sobre leitura á criança necessita de estímulos a sua imaginação, a linguagem e a fantasia que podem ser focados pelos livros. Uma questão importante a ser mencionada é que, tratar sobre leitura por muitas vezes, torna-se um tema envolvente e também ao mesmo tempo polêmico, cujas preocupações e incertezas percorrem um longo processo histórico-cultural, estreitando a relação entre a leitura de mundo e a leitura da palavra, fator fundamental para constituir a leitura como prática social.

Assim diferentes autores assim como Carleti, (2007), vêm deixando claro que infelizmente em geral, a maioria das crianças não gosta de ler e fazem-no por obrigação. Neste contexto fica uma questão a ser respondida: Qual importância da leitura para o desenvolvimento da criança desde a educação infantil? A hipótese que se quer chegar é que, mostrando para ás crianças que a partir da literatura infantil ela pode desenvolver sua imaginação, e se a leitura for implantada desde cedo com ajuda do professor, pode-se adquirir diversos conhecimentos. Neste contexto o objetivo desta pesquisa de ensino foi identificar a importância da leitura, desde a Educação Infantil. Justifica-se o tema, pois torna-se relevante cada vez mais buscar subsídios teóricos ao professor, para que ele possa contribuir com o processo de incentivo a leitura prazerosa, sem perder seu caráter lúdico, quando envolve educação infantil.

Educar, nessa primeira etapa da educação básica, não pode ser confundido com cuidar, ainda que as crianças necessitem de cuidados elementares. Por isso cuidar e educar são conceitos que devem estar associados ao tratamento dispensado à criança, já que além de receber cuidados básicos, a criança precisa desenvolver sua identidade pessoal e social (VITÓRIA, 2002 p. Cuidar e educar significa repassar a ação pedagógica da consciência, estabelecendo uma visão associada ao desenvolvimento da criança com baseamento em entendimentos que acatem a diferença, o momento e a realidade característica da infância. De acordo com Leal (2010, p. para a Educação Infantil: O cuidado precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças, que quando observadas, ouvidas e respeitadas, podem dar pistas importantes sobre a qualidade do que estão recebendo.

Nunes et. al. vem ressaltando que, quando trata-se sobre educação infantil, torna-se importante frisar que, nem todos educadores apresentam formação adequada para trabalhar com o público infantil. Por outro lado, isso mostra que é preciso avançar em diversos aspectos em relação à educação, afinal, “(. ser um profissional da educação requer habilidades e competências adquiridas na formação inicial e, com certeza, na atuação docente e na formação continuada”. Será o eixo organizador da aquisição e da construção do conhecimento, a fim de que a criança passe de um patamar a outro na construção de sua aprendizagem. Pensar sobre isto implica reinventar o espaço de salas para que neles se deem as interações do sujeito com o mundo físico e social, oportunizando-lhe vivências e situações de troca de ponto de vista, tomadas de decisões, sendo promovida, assim, sua autonomia e cooperação, tão importantes para a formação de um novo cidadão (OSTETTO, 2000).

Em seu entendimento Kramer (2006, p. por sua vez, deixa claro que o objetivo da educação infantil deve ser o de desenvolvimento integral da criança, onde o educador interage entre os cuidados básicos que se exige nesta fase, até educação não letrada, o que lhe permite, o estimulo físico, psicológico e cognitivo da criança, aproveitando-se de experiências lúdicas e diversificadas com o interesse máximo de apresentá-las as mais variadas formas de pensar e agir sobre situações diferentes. A importância da leitura Destaca-se que, primeiramente para pensar em educação como sendo o instrumento de ação reflexiva, torna-se necessário tratar sobre a importância da leitura na Educação. De acordo com Souza, Ricetti e Osti (2009, p.

“Para suprir as carências na formação de leitores, será necessário que muitas vezes a escola deixe de lado a preocupação com o ensinar a ler para dar lugar ao estímulo à vontade de ler. É válido ressaltar que a família é de grande valor no processo da leitura, logo que a criança entra em contato com ela antes mesmo de entrar na escola, através de histórias, ilustrações, e outras fontes que permita entrar no mundo da leitura, além do mais, os conhecimentos obtidos no ambiente familiar são levados, na maioria das vezes, para toda a vida. Na concepção de Vieira (2004, p. Sendo, portanto uma miniatura da sociedade, a família se fortalece e como espaço privado de vivência, e é nesse interior do novo modelo familiar que o gosto pela leitura se intensifica.

Por meio do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), gerando a sua transformação e a do mundo, “em torno da importância do ato de ler, que implica ininterruptamente percepção crítica, interpretação e reescrita do lido”. Logo o aumento de leitores significa acesso às informações mais objetivas. Com isto, passarão a ser críticos da realidade, além de tentar transformar essa realidade a partir do que foi conhecido e construído durante as leituras. Sendo assim “ler significa não somente ver as letras do alfabeto e juntá-las em palavras, mas igualmente estudar a escrita, decifrar e interpretar o sentido, reconhecer e perceber” (FREIRE, 2006 p. A leitura é importante em todos os níveis educacionais.

O leitor estabelece uma relação dinâmica entre a fantasia, encontrada nos universos dos livros e a realidade encontrada em seu meio social. A criatividade, a imaginação o raciocínio se sobrepõem diante deste magnífico cenário, criando um palco de probabilidades (MAXIMO, 2008). Vale ressaltar que não se aprende a ler somente no primeiro ano escolar: formar bons e competentes leitores exige um esforço contínuo por parte dos professores e da escola, nos anos posteriores ao de alfabetização, o que, para alguns estudiosos da linguagem, como é o caso de Kleiman (2005), incide no processo de letramento. O processo de aquisição e incentivo da leitura na educação infantil Torna-se de grande importância dizer que, no contexto educativo em especial na educação infantil, a aprendizagem da leitura toma um peso expressivo e, por vezes, categórico no sucesso ou fracasso do aluno.

Logo formar alunos leitores tem se estabelecido em uma apreensão constante no campo educacional, uma vez que a leitura é fundamental para a inserção do ser humano nas sociedades atuais. É a via ideal, quase perfeita, para o estabelecimento de uma relação amigável com a leitura e com os livros, e, consequentemente, para o acesso ao conhecimento. Ainda mais, a leitura em voz alta é a chave para a educação e para o saber, para a construção de cidadãos responsáveis e de uma sociedade melhor (GIARDINELLI, 2010 p. Vários estudos e pesquisas têm demonstrado a seriedade das atividades literárias distinguidas no contexto educativo para se obter uma bom desempenho das crianças o emprego da literatura como solução pedagógica pode ser enricada para aumentar as especialidades e extensões do educador.

Conforme acepção de Aguiar (apud CECCANTINI; PEREIRA; ZANQUETA 2004, p. as crianças correspondentes à primeira infância (até 5 anos) iniciam o processo realizando pré-leituras, por ainda não serem alfabetizadas. Entende-se que, torna-se fundamental que o incentivo da leitura na educação infantil a responsabilidade de todos os envolvidos proporcionarem condições para uma prática educativa comprometida com a ludicidade. Uma questão importante a ser mencionada é que, por um lado são diversos meios que chamam a atenção e aguça a curiosidade dos alunos para a descoberta de novos conhecimentos, desde a contação de história à leitura de varal, de acordo com esse contexto, vale destacar a importância de se ter um profissional agindo dentro das instituições de ensino, pois o mesmo produz e dissemina informações, e se constitui em um mediador dentre o acervo e o leitor, favorecendo no fortalecimento do processo de formação leitora (GARCEZ, 2007).

Pode-se dizer que, entre um dos meios para incentivo da leitura encontra-se á contação de história dentro da educação infantil, proporcionando momentos de grande aprendizado de forma lúdica. A escola ainda pode adotar, como incentivo, a leitura de varal no qual proporciona ao aluno expor seus trabalhos escolares, estimulando sua criatividade e ao mesmo tempo mostrando a importância da leitura para a escrita exata. É preciso que as escolas forneçam para os alunos mais contatos com a leitura, introduzindo outros suportes, como os livros, os jornais, as revistas, as mídias em geral e outros (BORBA, 2000). Sendo assim Abramovich (2008, p. assevera que: “ouvir histórias é viver um momento de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores. é encantamento, maravilhamento, sedução. ” Deste modo, Silva (2003. p. Constatou-se ainda que, de acordo com diferentes autores á literatura infantil é avaliada como um amplo campo de estudos que, por sua vez exige do professor conhecimento para saber adequar os livros às crianças, gerando um momento propício de prazer e estimulação para a leitura.

  A leitura revelou-se um importante recurso para ampliar também à linguagem, a aquisição de conceitos, além de melhorar a condição de letramento, portanto é fundamental que os professores de educação infantil assumam para si o papel de estimulador do hábito de ler. Observou-se que o estimulo ao hábito de ler torna-se necessário acontecer não só na escola, como também através da família, sendo que na escola a função do educador é despertar nas crianças o desejo pela leitura desde a infância, para que eles vejam na literatura uma forma de aprender a ler, escrever e adquirir o conhecimento necessário para uma boa formação escolar, conhecedor de seus direitos e deveres como cidadão no futuro. Conclui-se ao final desta pesquisa que, devido à importância da leitura para vida de uma pessoa, considera-se que na escola a construção do hábito de ler necessita ser estimulada desde á educação infantil e isso pode ser possível através de diferentes formas, tendo sempre o objetivo de uma construção ativa onde as crianças desde cedo aprendam a encontrar um sentido e despertar o desejo por outras leituras.

REFERÊNCIAS ABRAMOVICH, Fanny. et. al. Ambiente Familiar e Desenvolvimento cognitivo infantil: uma abordagem epidemiológica. Rev. Saúde Pública vol. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. C. T. PEREIRA, R. F. ZANQUETA JR. cinform2008. ici. ufba. br/layout/padrao/azul/cinform/Documentos/Comunica%C3%A7%C3%B5es/A%20IMPORT%C3%82NCIA%20DA%20LEITURA%20PARA%20A%20PESQUISA. pdf Acesso em: 15/03/2019. O bibliotecário nas escolas: uma necessidade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. n. p. jan. GONDRA, José G. A sementeira do porvir: Higiene e Infância no século XIX. Ed. Pesquisa. Jan. A Educação Infantil e o Educar/Cuidar. Disponível em: http://docplayer.

com. br/16521227-A-relacao-do-cuidar-educar-na-educacao-infantilcarla-ariana-passamani-telles-1-franciele-clair-moreira-leal-2-zelma-santos-borges3. html. MENEZES, Débora. A idade das letras: Enquanto avança o processo de alfabetização, aproximar os pequenos dos livros pode fazer toda a diferença. Nova Escola edição especial, São Paulo: Abril, nº. NEY, Alfredina. et. et. al. Leitura perspectivas interdisciplinares. ª ed. São Paulo: Ática, 2005, 115 p. SANTOS, Roberto Elísio dos. Aplicações da história em quadrinhos. Comunicação & Educação, São Paulo, n. p. set. out. dez. SILVA, Andrea Lucia da; LIRA, Valéria Krykhtine. Letramento na educação infantil. Rio de Janeiro: E-Papers, 2003. E. RICETTI, M. L. OSTI, V. A. VITÓRIA, Maria Inês Corte. Educar e Cuidar: Práticas complementares essenciais à educação infantil. In: Revista do Professor. Jan/ março: Porto Alegre, 2002.   TEDESCO, J.

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