Tcc pronto
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão ambiental
Natalia Gomes dos Santos Xaxim 2017 CAMPOS, Ariele. Problemas de saúde do professor. paginas. Projeto de Ensino (Graduação pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Xaxim, 2017. Revisão Bibliográfica. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino. Tema e linha de pesquisa. Justificativa. Problematização. INTRODUÇÃO O presente trabalho mostra que os professores estão cada vez mais sendo desvalorizado por nossa sociedade, ele exerce um papel muito importante na nossa sociedade, sendo assim o trabalho do docente tem sido cada vez mais alvos de pesquisas e estudos devido ao alto índice de estresse e adoecimento que os professores estão enfrentando em suas longas jornadas de trabalho. Principalmente quando a gente fala da rede pública de ensino que os pedagogos vivenciam ainda mais sua desvalorização profissional.
A pesquisa que propõem neste trabalho acadêmico e buscar e entender o processo de adoecimento e problemas de saúde vividos pelos professores, através da concepção da psicopatologia e psicodinâmica do trabalho (dejours, 1992), que tem como principal campo de estudo o homem no trabalho. Partiremos então a hipótese, que o trabalho repetitivo gera uma lesão devido ao esforço todos os dias o nome dessa doença, ou seja, essa lesão e conhecida pelo nome de ler DORT ela e uma síndrome constituída por um grupo de outras doenças como a tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite síndrome do túnel de carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias, isso geralmente afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega todo o sistema muscuesqueletico.
Esse distúrbio provoca muitas dores e inflamação poderá alterar a capacidade funcional da região que está comprometida, uma pesquisa mostra que mais de 25% desses distúrbios são gerados pelo sexo feminino. Sendo assim foram usados vários tipos de métodos para entender melhor sobre cada tipo de doença relacionada ao trabalho começando pelos problemas vocacionais e auditivos eles se submeteram a passar por uma especialista ou seja uma fonoaudióloga para ser feito a alta avaliação de cada um deles que atribuía nessa pesquisa uma escala de o 4 , sendo sempre medido a relevância sendo ela leve , moderada ou severa, sendo assim quando um docente perdesse ou alterasse sua voz poderiam significar alguns abusos vocais que deveriam ser tratados com urgência, juntamente não esquecendo de contar o nível de stress de cada dia.
Agora a irritação a falta de paciência dos docentes em sala de aula foi avaliada a saúde mental desses pedagogos com uma psicóloga para uma alta avaliação de como estaria a saúde mental de cada paciente ela utilizou de instrumentos de triagem na cabeça aonde iria medir os transtornos mentais do professor em sala de aula, sendo assim havia sido alterado com a demanda da escala de irritação de alguns professores destes entrevistados. As escolas dessa pesquisa por incrível que pareça são escolas públicas aonde geram maior problema de saúde dos docentes, daí que surge a pergunta por que não são escolas particulares não geram tantos problemas de saúde para estes docentes, daí vem a resposta dessa pergunta a rede pública de ensino os pais dos alunos não se interessam muito em ir a reuniões e não tem o habito de acompanhar seus filhos no desenvolvimento das atividades em sala de aula pois acham que o professor tem que educar e ensinar tudo , pois os pais não dão muita bola pois o colégio e público não precisa pagar para seus filhos estudarem daí não estão ligando com o que seu filho aprendeu hoje.
Já a escola particular os pais se preocupam mais com seus filhos e aparecem mais para ver o desenvolvimento de seu filho na escola, aparece nas reuniões participa, pois e de seu bolso que está saindo o salário para pagar o estudo de seu filho eles se preocupam muito com notas e desenvolvimento em sala de aula, diferente da escola pública. Até o professor se sente mais motivado em sala de aula, pois o salário as condições de infraestrutura e totalmente melhor os matérias tudo e mais amplo de diversificado. ” Identificaremos vários fatores existentes produzidos pelo sistema educacional brasileiro que leva o fracasso do professor. A escola da rede pública contemporânea que passa por momentos de mudanças devido às constantes transformações políticas, tecnológicas e econômicas decorrente da globalização (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI; 2007) O professor e um ser que pertence à sociedade, portanto ele influencia e influenciado construindo e sendo construído realiza novos planos incentiva muito os alunos com a alta estima baixa, estimulando assim vários alunos com muito conhecimento e saberes.
A formação de um professor começa quando ele ainda está estudando na escola e ela vem sendo prolongada ao longo de sua vida profissional, desde o nascimento e a evolução de um professor desde sua infância sempre teve o gosto de aprender geralmente e de ensinar seus coleguinhas em sala de aula, até mesmo nas brincadeiras de sala com seus vizinhos também a outra chance dessas crianças desde muito pequena que ela seja influenciada por alguém da família a ter o gosto pela educação para seguir a carreira da docência. Pimenta (1999), diz que ao discutir a formação dos professores faz com que a ligação da questão de concepção da identidade profissional, certificando assim sempre que identidade não e um dado invariável, mais sim um processo de construção do sujeito.
Quando falam do fracasso do docente nos remetem a pensar qual dos motivos de tanto adoecimento do professor nas escolas, segundo Souza (2007) , a palavra que mais descreve o fracasso de um professor hoje na sua vida profissional e a solidão com ela vem a falta de apoio de ambas as partes na sua vida profissional. Mais na visão da sociedade um professor ganha bem por que se ele ganhasse mal ele não teria esse carro e por um lado e totalmente mentira, um professor não ganha tão bem assim se não ele não precisaria trabalhar horas de jornada de trabalho para conseguir atingir um salário melhor. Isso também vai influenciando muito problemas de saúde para esses pedagogos que se estressam trabalham duro e que não tem o valor de merecimentos que mereçam do governo.
Daí vem a questão o professor está se sentindo bem em sala de aula, ou ele está se fingindo as vezes só para ninguém comentar. Partiremos então para falar do grande problema de saúde que o professor está vivendo em sala de aula que e o stress as crianças hoje em dia não tem mais aquele medo que tinham uma vez de um professor por isso, muitas vezes estressam tanto um docente que essa pessoa acaba ficando doente e aparecendo doenças não muito agradáveis em sua vida. Outro caso e a síndrome de burnout um estado de esgotamento e exaustão resultantes de grandes dedicações e esforços no trabalho aonde afastam os indivíduos e deixam eles de lado suas próprias necessidades essa doença e cruel e de difícil diagnostico burnout significa no termo em inglês, chamuscado, queimado, calcinado por um fogo que se alastra para uma floresta em poucos segundos.
Pois também nunca se esquecendo de um acampamento medico e sempre de um psicólogo para ajudar a melhorar, sempre buscando a sair de casa e tentando não se estressar no trabalho sei que isso e difícil mais nós temos que superar tudo isso com uma coisa boa e eliminar coisas ruins de nossas vidas, também buscar a deus em todos os momentos de tristeza que essa doença atingiu buscando a fé. Emagrecimento de um docente que hoje em dia e comum pois o docente trabalha muitas horas come muito mal, e emagrece muito rápido pois isso esse e um dos grandes problemas de saúde que o professor enfrenta durante uma grande jornada de trabalho excessiva. O professor pelo mínimo tem que fazer várias refeições no seu dia a dia mais como ele se dedica muito e tem muitas horas para se trabalhar em escolas esquece-se de sua saúde alimentar, cabendo assim perca de peso e vários problemas de saúde desenvolvidos juntos.
O ministério da saúde adverte que e algo muito importante a alimentação em nossas vidas, ela e algo que o ser humano hoje tem o direito de fazer suas refeições o ideal e que essas refeições sejam feitas várias vezes ao dia em poucas quantidades. Por decorrência de nosso dia a dia e a vontade de ganharmos bem acabamos esquecendo-se de se alimentarmos corretamente, o profissional da educação cuida tanto dos alunos nas suas horas de folga ou tem várias atividades, correções de provas atividades, conteúdos para estudar para passar para os alunos diários de classe, que esquece o horário de fazer seu lanche nas horas vagas que tem disponível sempre. que estabelece medidas para conter atos contra educadores e demais servidores, os pais dos alunos que forem menor de idade de idade que agredirem professores da rede pública, deveram responder pelo ato exercido, a punição para estes jovens ainda precisam ser regulamentadas.
Em um estudo casos de violências tem aumentados nas escolas mostra que em uma pesquisa 44% dos professores da rede estadual do estado de São Paulo aonde que cerca de 5 minutos acontecem um caso de violência seja ela verbal, ou física. A pesquisa feita foi a pedido do sindicato professores do ensino oficial do estado de São Paulo indicam que agressões nas escolas aumentaram muito durante estes últimos anos. O sindicato, ouviu 702 professores de 155 municípios diferentes mas a mais que sofreu muito foi São Paulo capital, pelo simples fato de ser uma capital muito grande com muitos jovens, e crianças que costumam consumir craque ou até mesmo vender fazendo uso também de bebidas alcoólicas gerando assim violência na escola e também em toda a vida profissional.
O percentual de docentes na área que foram agredidos correspondem a 104 mil professores agredidos, de acordo com o levantamento de pesquisas feitas nas escolas. Porém não dá pra eliminar outros tipos de doenças, que causam um problema muito sério na vida dos professores como a tal da LER DORT que significa em portuguesa lesão por esforços repetitivos, ou seja, pelo excesso de trabalho repetitivo o dia todo sem algum tipo de exercício. O professor em si e o mais prejudicado por essa lesão pois faz muitos esforços para escrever em quadros, lançar notas no sistemas, no diário também de sala de aula. Também com essa lesão aparecem outros tipos de doenças como a tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel de carpo, mialgias e vários outros tipos de doenças.
Também não descartando as doenças virais que afetam professores e alunos ao seu redor na escola, como o caso da virose que dá dor de barriga e vomito se não estiver bem tratada não deve deixar o professor trabalha o gestor tem que fazer esse profissional a se afastar mesmo ele não querendo, pois pode contagiar alunos e pessoas da escola. Desde uma simples gripe também pode ser algo de extremo contagio por um vírus que acostuma não morrer com remédios, causando assim resfriados problemas esses que devem ser discutidos com o responsável de gestão para melhorar esse ambiente escolar e também fazer com que eles olhem um lado bom de começar a mudar esses tipos de problemas conversando muitas vezes com uma psicóloga na escola ajuda com uma fisioterapeuta para dar um momento de exercício para o professor para não se tornar cansativo , e estressante o trabalho do pedagogo na escola.
Problematização O que se tem visto nos dias atuais de nossa sociedade e o adoecimentos de alguns professores em sala de aula, porem tem a parte que implica que o governo está cada vez mais ajudando a desvalorizar o professor em sala de aula. Também um problema gravíssimo e pouco discutido e a saúde do professor, pois estão cada vez mais alarmantes casos de professor adoecendo por causa da sala de aula. Buscaremos entender como gestor o porquê o professor está cada vez estressado e também por ele estar se afastando tanto da sala de aula por tratamentos médicos. Objetivos - Exercitar a mente dos profissionais da docência. Valorizar o trabalho do pedagogo na escola. Nos meses de janeiro, fevereiro, março, e abril serão feitas reuniões com toda a equipe pedagógica, para estarem explicando, como será feito este projeto na escola depois iremos começar a trabalhar a parte da psicóloga com os professores todos iram ter uma conversa com ela, todos os dias de como está sendo sua rotina durante esses 4 meses que ela irá trabalhar na escola com eles.
Também junto com a psicóloga estará sempre a coordenadora que ajudara nos problemas dos alunos em sala de aula, para que posamos mudar a interdisciplinar desses alunos que deixam os professores adoecerem e ficarem cada vez com medo de realizar aulas e atividades diferentes. Nos meses de maio, junho, julho e agosto trabalharemos a parte da fisioterapeuta aonde trabalharemos exercícios para os professores estarem estimulando seu corpo pôr o trabalho repetitivo podem gerar lesões muito serias levando os professores a terem que se afastar da docência para tratamentos médicos. No mês de setembro, outubro trabalhará com a fonoaudióloga ela vai acompanhar algumas aulas desses professores em sala, para ver o motivo de que o pedagogo se afasta da sala por causa de sua saúde vocal, depois ela trabalhara melhorias para a voz desses professores para melhorar o ensino brasileiro.
Já nos meses de novembro e dezembro a equipe pedagógica irá trazer palestras e cursos de como se trabalhar a ética e o respeito com alunos e pessoas no geral, melhorando assim a vida e o trabalho da parte da docência valorizando cada vez mais a educação. Mesmo sendo uma profissão desvalorizada, tem que ter esse carinho, pois não sabemos o que ele passa em sala de aula ou até mesmo fora dela, o gestor e toda a equipe pedagógica tem que ter um carinho e um cuidado melhor com estas pessoas, pois elas tentam fazer o impossível, e o possível para trazer a felicidade para um aluno em sala de aula. Concluindo assim este trabalho me fez entender muitas coisas e também a fazer várias pesquisas, neste curso de pedagogia gostei mais da área da gestão aonde o professor tem que ser muito valorizado pela escola no qual e pouco valorizado pelos nossos governantes, mais nunca desistiremos de lutar por educação de nosso pais melhorando a vida de muitas crianças.
REFERÊNCIAS ARAÚJO, T. M. SILVANY-NETO, A. abril. com. br/saude/burnout-os-sinais-da-sindrome-que-e-causada-pelo-esgotamento-no-trabalho/ https://psicologado. com/psicopatologia/saude-mental/a-saude-mental-do-professor-de-ensino-fundamental-da-rede-publica http://noticias. terra.
900 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes