TALY BABY
Tipo de documento:Estudo de Caso
Área de estudo:Administração
Como se trata de uma empresa familiar, ele tem um grande poder na decisão estratégica da companhia. Hoje, seu principal desafio é conter o avanço da concorrência e se diferenciar no mercado de Madureira. Sua ideia de trazer uma nova linha mais sofisticada de produtos (entre móveis, roupas e artigos para bebês em geral) traz um risco que ele está disposto a correr. Porém requer uma série de discussões relevantes, como posicionamento e estratégia de precificação. Essa história começou em 1972, bem no coração de Madureira, quando nasceu um pequeno comércio dentro de um bar, chamado Boteco do Mineiro. Um grande problema para uma pequena rede de lojas que já vende seus produtos para bebês e primeira infância por mais de 40 anos? Como ser atrativo a esses diferentes públicos com diferentes interesses? Como se diferenciar da concorrência? Questões que os sócios e os filhos de Geraldo, Bruno e Thalita Poyares têm de lidar para conseguir se manter competitivos nesse mercado.
Muitos desafios a enfrentar em um mercado muito sensível a preço e com propósitos diversos para efetuar a compra. CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO O mercado de produtos destinado a pais e filhos nos primeiros anos de vida tem movimentado o comércio varejista infantil no Brasil nos últimos anos. Produtos, como enxovais e móveis para bebês, são os que têm maior procura por parte dos consumidores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cinco bebês nascem por minuto no Brasil, e para cada um deles, uma família de classe média gasta, em média, R$ 3 mil na hora de fazer as compras para a mãe e o bebê. Uma questão que vale ressaltar é que, em Madureira, existe um forte e já estabelecido mercado informal, chamado também de mercado popular ou camelôs.
Alguns desses vendendo produtos similares aos vendidos nas lojas de Bruno, com preços sensivelmente mais baixos. Sobre o assunto, Bruno diz: “Realmente é um desafio, pois os concorrentes têm praticamente os mesmos produtos e preços. Então tentamos criar um diferencial através do atendimento dispensado aos clientes. Acredito que isso possa fazer com que eles se tornem satisfeitos. Muitos consumidores não vão a Madureira em busca de uma loja específica que ofereça produtos para primeira infância, mas sim em busca de uma loja que ofereça boas condições de pagamento, bons preços e produtos que atendam algum nível de exigência de qualidade e optam por alguma de acordo com essas variáveis, não sendo levado em consideração o fator marca.
Por esses motivos, a identificação dos concorrentes restringiu-se às lojas dentro da zona geográfica de Madureira, mais especificamente nas proximidades da Rua Carolina Machado e Av. Ministro Edgard Romero, localidades onde se encontram as lojas do Grupo Taly Baby, assim como grande parte do varejo local. Os concorrentes identificados como diretos foram as lojas: - Bebê X - Possui 6 lojas no total, sendo 3 em Madureira, apresentando o mesmo portfólio de produtos da Taly Baby. Mantém uma forte interação com o consumidor através do Facebook e do site, além de uma agressiva promoção nos bairros onde atua e nas redondezas (carros de som, panfletagem, etc). Porém, segundo os sócios, não impactam seus clientes, fornecedores e os mesmos. A Kentinha de Roupas: O nome A Kentinha de Roupas foi criado primeiro, a inspiração veio em função do tamanho da primeira loja, que segundo os proprietários, dava sensação de estar dentro de uma quentinha/marmita.
Foi inaugurada em novembro de 1973. Taly Baby: O nome Taly Baby surgiu a partir da inauguração da terceira loja e faz referência ao nome da filha do sócio-proprietário da empresa. Isso ocorre, pois há uma decisão de rompimento de sociedade de Geraldo Poyares e seus antigos sócios. Com essa “jogada”, Bruno quer se aproximar mais dos grandes players e se afastar cada vez mais dos mercados informais e ultrapopulares. Como fazer isso em meio a tantos concorrentes geográficos? 2. Como fazer isso em um bairro tradicionalmente popular? Bruno precisa de uma resposta para esses questionamentos e principalmente definir qual será sua estratégia de precificação para os novos produtos do portfólio e os já existentes. Uma vez que o preço será o grande responsável pelo posicionamento de imagem.
Que estratégias de entrada utilizar? 4. Vamos começar!!!! Diante do escopo de Marketing abordado nesta semana de estudos, vislumbre o seguinte cenário futuro para a empresa Taly Baby: • Alta do dólar sobre produtos importados; • Crescente população Classe C; • Diminuição da taxa de natalidade; • Diminuição das vendas em lojas físicas e aumento das vendas em lojas virtuais; • Imagem forte da Empresa. No que pese os conceitos estudados nesta semana, responda ao que se pede: a) Num cenário otimista, as situações são sólidas e perenes, enquanto, num cenário pessimista, as situações são frágeis e volúveis. Qual a vantagem da empresa Taly Baby planejar suas ações, tendo em vista o cenário acima descrito? b) De acordo com as estratégias de Porter, destacamos a liderança de custos, a diferenciação de produtos e o enfoque.
Explique a fundamentação de uma delas em relação ao cenário futuro da empresa Taly Baby. c) A imagem de um produto ou mesmo da própria Empresa pode assumir um significado muito especial para os consumidores e também é capaz de mudar suas percepções e experiências em relação à compra.
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