PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTUDO DE CASO DA REDE DE SUPERMERCADOS AVENIDA

Tipo de documento:Estudo de Caso

Área de estudo:Tecnologia

Documento 1

Cidade 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO 4 2 REFERENCIAL TEÓRICO 5 2. Administração financeira 5 2. Contabilidade de custos 6 2. Custos diretos 7 2. Custos indiretos 7 2. Palavras-chave: Administração Financeira; Custos; Supermercado 1 INTRODUÇÃO O varejo em nosso país resulta numa realidade de mudanças. É um nicho competitivo e suas variações da economia nacional e internacional levam o condutor do a se preparar para ocorrências, seja diante de grandes corporações ou até mesmo em empreendimentos menores. O controle de produção — vendas, estoque, carteira de crédito, localização e precificação consciente são as condições primarias para uma gestão de sucesso. Para os supermercadistas isso se torna um tanto quanto difícil por conta do domínio dos gigantes das redes multinacionais. Isso contribuiu para que supermercados pequenos desaparecessem o e os grandes se projetassem em todo o território.

No que se resulta de forma processual a diminuição do risco de erros em cálculos de produtos normais ou promocionais em ações de marketing na empresa. Como objetivos secundários, o trabalho pretende fazer um breve estudo acerca das margens de contribuição dos setores e através de um gráfico Paretto salientar as famílias de produtos que mais contribuem no resultado da empresa. Os supermercados Avenida é uma rede localizada no interior do estado de São Paulo no Oeste Paulista. Todas as 30 lojas e os 9 depósitos são localizados no mesmo território. A representante estudada é uma tradicional da cidade de Bauru com mais de vinte anos de existência. A principal característica, a que talvez mostre a importância da função da administração financeira, é a interação com as demais áreas da gestão de uma empresa e podemos destacar: a contabilidade, a produção, o marketing, os recursos humanos.

Padoveze (2004) ressalta que a administração financeira moderna se encontra em duas áreas: a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira. Cada uma delas tem seu próprio propósito e gerando um movimento de informação específico para os usuários da informação financeira. A contabilidade gerencial está atrelada com o fornecimento de informação ao administrador da empresa, a contabilidade financeira produz informações aos externos como: o fisco, acionistas, credores entre outros. Sobre essa relação, Padoveze diz que entre a administração financeira e a contabilidade gerencial há clareza na medida em que se unem elementos básicos do balanço contábil nas análises financeiras. Isso é um preparatório do que são gastos relacionados à produção dentro da empresa. Para Leone (1989) segundo as formulações de contabilidade de custos, pode-se dividir a classificação de custos em agrupamentos distintos.

Custos diretos e indiretos, atrelados á estrutura de apropriação e de fixos ou variáveis que representam seus comportamentos. Custos diretos Padoveze (2004) afirma que esses custos se identificam de maneira direta em determinado segmento da empresa ou do produto. É como em casos de materiais utilizados em sua fabricação, mão-de-obra direta entre outros. Há uma diferença entre custo variável e custo direto, pode haver um caso em que o custo é atribuído à atividade, no entanto permanece invariável. Custeio A identificação do custo de um produto ou de um departamento parte de um sistema de classificação que retrata os custos, o que chamamos de custeio. O custeio divide-se caracteriza em: custeio direto ou variável, custeio por absorção e custeio integral. O custeio integral não é tão utilizado no Brasil é uma etapa obrigatória para a contabilidade de países europeus — por exemplo.

PADOVEZE, 2004) O custeio por absorção é o mais usado em nosso país, isso por conta do critério fiscal e legal. Ao que se compreende a movimentação da empresa nomeia-se como Rede 20. O início do Grupo Avenida foi em 1948. Durvalino Binato foi o idealizador do projeto. A ênfase era o comércio de alimentos deslocando-se para louças, ferramentas e miudezas em geral. A Casa Avenida atendia consumidores da cidade de Assis e região. Um o departamento de faturamento em que as notas são lançadas num sistema desenvolvido por uma empresa de software. Existe uma área de espera do lado de fora e um pátio de recebimento de cargas. Há uma área de armazenamento subdividida em quatro zonas — verduras e legumes, carga seca e os frios.

Conta também com quatro conteiners com sistemas de refrigeração e congelamentos. Como a rede não possui um setor específico para logística, existe uma integração — câmara fria. Por meio do CD a instituição alcança ganhos por meio de negociações e reduz os custos operacionais de recebimento, armazenagem e estoque. O CD deve ser bem manipulado ou se tornará um agravante para a empresa. Nesse estudo de caso, os pontos críticos do mercado citados podem ser corrigidos no que resultaria ao processo de abastecimento das lojas. Os indicadores de melhoria para a empresa percorrem o oferecimento de treinamento específico para os funcionários do setor — no que se diz respeito à forma de movimentação e armazenagem, treinamento de manejo da maquinaria — empilhadeiras — ou a terceirização de funcionários com qualificação para operarem os equipamentos.

Sobre o transporte, a sugestão seria o treinamento logístico para direcionar a carga dos veículos de transportes para lojas longes. Fortifica ferramentas que podem ser utilizadas em empresas dos mais variados ramos e que nutrem resultados de mesma importância no quesito orientação/gestor na tomada de decisões. Para a empresa observada deve ter em pauta a utilização de diferentes técnicas de análise de resultados no que se diz respeito à gestão da administração financeira. Mesmo que essas técnicas tenham de ser implantadas e que a comunicação do gestor de administração financeira para uma interpretação efetiva das novas informações e da tomada de decisões. Conclui-se que com base na metodologia aplicada e com o levantamento bibliográfico observou-se pontos relevantes — positivos e negativos — num confronto de conteúdo teórico a adquirir ao longo do curso e coma prática vivenciada na rotina de um centro de distribuição.

Dessa forma, atingiu-se o objetivo do artigo que foi fazer uma ligação de dois ambientes para o nosso conhecimento, a transformar uma interdisciplinaridade para a formação acadêmica. Cooper; tradução de Claudia Mello Belhassof. Rio de Janeiro: Elsever, 2007 – 2° reimpressão Dias, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão/ Marco Aurélio P. Dias. Ed. ed. São Paulo: Atlas, 1989. p. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. S. l. s. n.

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