Saúde Mental - suicídio na infância e adolescência

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O suicídio é o comportamento deliberado de retirar a própria vida. Crianças e adolescentes, por estarem em uma etapa peculiar do desenvolvimento, são vulneráveis a diferentes estressores psicossociais, que podem induzi-las ao suicídio. Este estudo bibliográfico teve como objetivo apontar algumas considerações sobre o tema do suicídio na infância e adolescência. Como resultados, foi possível evidenciar a abrangência desse assunto na população geral; as singularidades da saúde mental infanto-juvenil e estratégias de prevenção. No caso de crianças e adolescente, a família tem dificuldade de identificar as pistas ou sinais, como tentativas para a consumação do ato. A maior parte dos indivíduos suicidas comunica suas intenções previamente a familiares ou amigos, contudo, as tentativas são tratadas ainda como incidentes e acabam sendo ignorados.

Diante da importância desse problema de saúde mental, este estudo tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre o suicídio na faixa do desenvolvimento compreendida pela infância e adolescência. Desse modo, adotou-se como método um estudo bibliográfico, a partir da literatura sobre o assunto. Não foram utilizados descritores ou outros critérios de busca, sendo assim, uma revisão narrativa. É, portanto, um dilema olhar para essa questão, hoje entendida como de saúde mental e entender a mensagem que o sujeito, em sofrimento, está comunicando, seja nas tentativas ou no ato. Inicialmente, realiza-se a distinção entre três conceitos: suicídio, tentativa de suicídio e comportamento suicida. O suicídio é o ato voluntário de retirar a própria vida.

A tentativa, são diversos comportamentos não fatais, que podem ter ou não intenção ou resultado. Nesse grupo, enquadra-se a automutilação, contudo é difícil precisar de fato se trata-se de uma autoagressão ou uma tentativa de suicídio. Com o fim da Idade Média, o ato passou a ser enquadrado dentro de critérios de patologia médica, no conceito de loucura. Contudo, ainda vigora uma questão moral sobre o assunto, tratando- o como fenômeno negativo e do qual se deve manter distância. É preciso, primariamente, reconhecer que existe um tabu sobre a morte em geral na sociedade atual e isso se potencializa no caso do suicídio. Assim, há duas frentes a serem analisadas: o que determina o suicídio e como ele é percebido socialmente (NETTO, 2013).

Isso pode ser melhor explicado abaixo, quando o autor descreve o juízo de valor que já está implicado no ato: [. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada (IPEA) sobre os determinantes socioeconômicos do suicídio referente à população brasileira, abrangeu os 26 estados, entre os anos de 1981-2006. A pesquisa foi segmentada em dois grupos: a população geral e indivíduos abaixo dos 29 anos. Observou-se na população geral correção positiva entre suicídio e a taxa de desemprego e divórcio. Entre os jovens, há impacto do desemprego, renda e desigualdade social, especialmente dada a existência de uma pressão social mais intensa sobre estes indivíduos (LOUREIRO, MENDONÇA E SACHSIDA, 2010). Conforme o primeiro relatório sobre suicídio da Organização Mundial da Saúde (OMS) - Preventing suicide: A global imperative, há diversos fatores de risco que se associam para tornar um indivíduo vulnerável ao comportamento suicida, que podem estar relacionados à saúde, cultura, meio social ou aspectos individuais.

Há uma precariedade na literatura nacional sobre os indicadores para esse grupo, o que inviabiliza a criação de estratégias de prevenção e atenção. Um levantamento realizado entre 2000-2008 indicou que na faixa etária entre 0 e 9 anos, cinco crianças morreram deliberadamente, por ano. Em sua maioria por enforcamento. Dentre os adolescentes, o índice foi de 730, por ano. Sobretudo, não se pode desconsiderar que, quando uma criança ou adolescente comete suicídio, ela está em sofrimento psíquico. Silva e Barbosa (2017) comentam sobre o fenômeno mundial denominado de “Baleia Azul” e seus possíveis efeitos no aumento de casos de suicídio entre crianças e adolescentes. O primeiro relato no Brasil ocorreu em 2017. Esse tipo de desafio, no entanto, não é novo, pois desde a década de 1990 já tem informações sobre grupos induzindo jovens a se levarem a situações limites de risco à vida.

Dentre as 50 tarefas, encontra-se a automutilação e, por fim, o suicídio. Os autores explicam que esse aumento pode ser devido a forma como o assunto ainda é tratado: um tabu social, a ideia de que um jovem não cometeria suicídio e o mito de que ao tocar nesse assunto, estaria incentivando-o. Na próxima sessão serão abordadas algumas questões para a prevenção desse fenômeno. Prevenção do suicídio Finalmente, esse tópico tem o propósito de relatar algumas estratégias de atenção e prevenção para o suicídio na infância e adolescência. Primeiro, cabe citar a importância de descontruir alguns mitos sobre o assunto, elencados pelo WHO (2014): “Pessoas que falam sobre suicídio não significa que irão fazê-lo”, essa é uma ideia errônea, pois as pessoas que falar sobre seu desejo de morrer, podem estar, na verdade pedindo ajuda; “A maioria dos suicídios acontece de repente sem aviso”, outro mito difundido socialmente, pois na maior parte dos casos bem sucedidos houve sinais verbais ou comportamentais que foram ignorados; “Quando alguém é suicida, ele ou ela será sempre suicida”, pelo contrário, pensamentos suicidas podem não ser permanentes e estarem associados a situações específicas da vida; “Alguém que é suicida está determinado a morrer”, nem sempre, pois alguns indivíduos são ambivalentes sobre a vida e a morte, agindo muitas vezes impulsivamente, mesmo gostando da vida de uma forma geral; “Apenas pessoas com transtornos mentais são suicidas”, essa ideia é falsa, pois nem toda pessoa com doença mental tem ideias suicidas e o suicídio tem múltiplas causas.

Até 2020, a OMS e seus estados membros, através do Mental Health Gap Action Programme (mhGAP), firmaram o pacto de redução das taxas de suicídio em até 10%. Estratégias de combate aos fatores de risco geralmente atuam como benefício a toda população, por exemplo, melhorando os serviços de saúde mental, limitação quanto ao acesso aos meios e campanhas midiáticas de responsabilização. Além disso, alguns fatores são considerados protetivos para o suicídio, como: Boa autoestima; valorização pessoal; sentimento de realização; sentimento de competência; estratégias de coping; tolerância às frustrações; boas capacidades sociais; iniciativa de pedir ajuda e conselhos para tomada de decisões importantes; acolher experiências e soluções de outras pessoas e retirar delas aprendizagens; ter esperança; demonstrar atitudes positivas em relação aos problemas; ter uma família funcional e unida que transmita preocupação pelo bem- estar; ter uma relação de proximidade com a família que garanta a satisfação das necessidades básicas; apoio dos amigos; vivência de relações estáveis; estar socialmente integrado e envolvido na comunidade (SILVA e BARBOSA, 2017, p.

Conforme Lemos e Salles (2015) a prevenção do suicídio na infância e adolescência precisa levar em conta o devido suporte aos indivíduos que se encontram em sofrimento psíquico, a criação de uma rede de cuidados que envolva a família, a comunidade, a escola e o território. Sobretudo, os serviços devem se manter estáveis, intersetoriais, interdisciplinares, de forma ética e particular. Os autores ainda concluíram com um questionamento sobre a atuação dos Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), se eles estariam atendendo de forma satisfatória as necessidades desse grupo. Finalmente, Albino e Terêncio (2010) reforçam a importância de prevenção do bullying escolar. Portanto, familiares, escola e comunidade, além claro, dos profissionais de saúde, precisam ser sensibilizados para observar os sinais e acolher a demanda desse indivíduo.

REFERÊNCIAS ALBINO, P. L. TERÊNCIO, M. G. CARDOSO, Gabriela. Comportamentos autolesivos e ideação suicida nos jovens. Dissertação de mestrado. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal, 2010. CAMUS, Albert. LEMOS, Milena Fiorim; SALLES, Andréia Mansk. Algumas reflexões em torno do suicídio de crianças.  Revista de Psicologia da Unesp, [S. l. v. LOUREIRO, Paulo; MENDONÇA, Mario; SACHSIDA, Adolfo. TD 1487 - Os Determinantes Econômicos do Suicídio: Um Estudo Para o Brasil. IPEA: Rio de Janeiro, 2010. NETTO, Nilson B. Capítulo I.  p.   out.   Disponível em <http://www. scielo. mec. Concepção de morte na infância. Psicol. Soc.   Belo Horizonte ,  v.  n. ISSN 1646-6977 WORLD HEALTH ORGANIZATION– WHO. Preventing suicide: A global imperative. Geneva: 2014.

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