Resenha de Absorptive Capacity: a review, reconceptualization, and extension Zahra e George, 2002
Tipo de documento:Resenha
Área de estudo:Administração
Segundo os autores, mesmo com o uso crescente do construto capacidade de absorção, as pesquisas empreendidas na área de gestão sobre sua aplicação possuem dificuldades relacionadas “à ambiguidade e diversidade de suas definições, componentes, antecedentes e resultados” (Zahra e George, 2002, p. Em função disso, o objetivo dos autores foi trazer uma reconceitualização da capacidade de absorção, como sendo uma capacidade dinâmica pertencente à criação e utilização do conhecimento, de forma a aumentar a capacidade de uma empresa em obter e manter uma vantagem competitiva, pois as capacidades dinâmicas estão embutidas nos processos organizacionais e são direcionadas para permitir a mudança e evolução organizacional. Essas capacidades permitem que a empresa reconfigure sua base de recursos e se adapte às condições de mercado em constante mudança para obter uma vantagem competitiva.
A argumentação de Zahra e George (2002) é de que a capacidade de absorção possui dois subconjuntos: potencial e realizada. A capacidade potencial compreende as capacidades de aquisição e assimilação de conhecimento e os centros de capacidade realizados na transformação e exploração do conhecimento. Conceituações anteriores de capacidade de absorção Definição Dimensões A capacidade de valorizar, assimilar e aplicar novos conhecimentos (Cohen & Levinthal, 1990) Capacidade de valorizar o conhecimento por meio de experiências e investimentos anteriores Capacidade de assimilar: • com base nas características de conhecimento • com base nas características da díade organizacional ou de alianças • com base na sobreposição tecnológica Capacidade de aplicar: • com base na oportunidade tecnológica (quantidade de conhecimento externo relevante) • com base na apropriabilidade (capacidade de proteger a inovação) Um amplo conjunto de habilidades necessárias para lidar com os componentes tácitos do conhecimento transferido e a necessidade de modificar esse conhecimento importado ou tecnologia estrangeira para aplicações domésticas (Mowery & Oxley, 1995) Capital humano: • nível de habilidade do pessoal • pessoal de P&D treinado como porcentagem da população • graduados em engenharia treinados • gastos com P&D Capacidade de absorção requer a capacidade de aprender e resolver problemas; capacidade de aprendizagem é a capacidade de assimilar conhecimento - para imitação - e habilidades de resolução de problemas para criar novos conhecimentos – para a inovação (Kim, 1998) Base de conhecimento anterior; intensidade de esforço Os autores notaram um consenso de que capacidade de absorção é um construto multidimensional que envolve a capacidade de valorizar, assimilar e aplicar conhecimento (baseada em Cohen & Levinthal, 1990) ou é uma combinação de esforço e bases de conhecimento (Kim, 1998; Mowery & Oxley, 1995).
Então, na reconceitualização apresentada por Zahra e George (2002, p. a definição de capacidade de absorção ficou: “um conjunto de rotinas e processos organizacionais pelos quais as empresas adquirem, assimilam, transformam e exploram o conhecimento para produzir uma capacidade organizacional dinâmica”. As novidades que os autores trouxeram ao conceito são: (1) A capacidade de absorção é vista como uma capacidade dinâmica embutida nas rotinas e processos empresariais, tornando possível analisar os estoques e fluxos de conhecimento de uma empresa e relacionar essas variáveis à criação e sustentabilidade de vantagem competitiva; (2) as quatro capacidades que compõem a capacidade de absorção (adquirir, assimilar, transformar e explorar conhecimentos) podem ser combinadas e construídas umas sobre as outras para produzir uma capacidade organizacional dinâmica.
Os autores pontuam sobre as diferenças essenciais entre as “capacidades” e as “capacidades dinâmicas” de uma organização. Permitem às organizações criar, implantar e proteger seus ativos intangíveis de modo a sustentar desempenho organizacional superior no longo prazo. O conjunto de recursos ou ativos intangíveis de uma organização, região ou um mesmo de sistemas produtivos e de inovação locais é representado pelo capital intelectual que permite a identificação e gestão destes recursos. Então, na nova definição de capacidade de absorção de conhecimentos apresentada pelos autores resenhados (Zahra e George, 2002) sugere que as quatro capacidades organizacionais de aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimento se complementam para produzir a capacidade de absorção, sendo essa uma capacidade dinâmica que influencia a capacidade da empresa de criar e implantar o conhecimento necessário para construir outras capacidades organizacionais (por exemplo, marketing , distribuição e produção).
Todas essas diversas capacidades contribuem para a obtenção de vantagem competitiva para o desempenho superior de uma organização. Além disso, Zahra e George (2002) trazem maiores esclarecimentos para cada uma das quatro dimensões da capacidade de absorção, seus componentes e funções correspondentes, conforme a seguir: Dimensões da capacidade de absorção: uma reconceitualização de componentes e funções correspondentes Dimensões / capacidades Componentes Papel e Importância Aquisição Investimentos prévios Conhecimento prévio Intensidade Velocidade Direção • Escopo da pesquisa • Esquema perceptivo • Novas conexões • Velocidade de aprendizagem • Qualidade de aprendizagem Assimilação Entendimento • Interpretação • Compreensão • Aprendizagem Transformação Internalização Conversão • Sinergia • Recodificação • Bissociação Exploração Uso Implementação • Competências essenciais • Coleta de recursos A aquisição se refere à capacidade de uma empresa para identificar e adquirir conhecimento gerado externamente que é crítico para suas operações.
No entanto, a presença de tais rotinas fornece mecanismos estruturais, sistêmicos e de procedimentos que permitem às empresas sustentar a exploração do conhecimento por longos períodos. Os resultados das rotinas de exploração sistemática de conhecimentos são a criação de novos produtos, serviços, sistemas, processos, conhecimento ou novas formas organizacionais. A partir da definição das dimensões da capacidade de absorção de conhecimentos, Zahra e George (2002) postulam que as capacidades de aquisição e assimilação são dimensões da capacidade “potencial” e que as capacidades de transformação e exploração são dimensões da capacidade “realizada”, sendo essas duas componentes da capacidade de absorção de conhecimentos. A capacidade de absorção potencial (CAP) torna a empresa receptiva à aquisição e assimilação de conhecimento externo, ou seja, é a capacidade de uma empresa para avaliar e adquirir conhecimento externo, mas não dá garantias que esse conhecimento seja explorado.
A capacidade de absorção realizada (CAR) é uma função dos recursos de transformação e exploração discutidos anteriormente e reflete a capacidade da empresa em alavancar o conhecimento que foi absorvido. Comparando as conceitualizações de capacidade de absorção Questão Visão tradicional de capac. de absorção Reconceitualização de capac. de absorção Definição • A capacidade de uma empresa de avaliar, assimilar e aplicar informações para fins comerciais • Ênfase na aquisição e exploração de conhecimento gerado externamente • Capac. de absorção é um conjunto de rotinas organizacionais e processos estratégicos pelos quais as empresas adquirem, assimilam, transformam e exploram o conhecimento para fins de criação de valor • Ênfase nas capacidades dinâmicas voltadas para a mudança estratégica e flexibilidade pela qual as empresas criam e exploram novos conhecimentos, transformando o conhecimento adquirido Dimensões e componentes • Definição multidimensional com três dimensões • Operacionalizado como um componente de fator único • Definição multidimensional com quatro dimensões • Quatro dimensões formam dois componentes distintos (capacidades potenciais e realizadas) Evolução e desenvolvimento • Depende da base de conhecimento e habilidades anteriores de uma empresa • Caminho de desenvolvimento unidirecional e padronizado (o conhecimento prévio define a capacidade da empresa de avaliar, assimilar e aplicar informações) • Depende de vários fatores, incluindo a experiência anterior da empresa.
complementaridade de conhecimento e diversidade de fontes de conhecimento • Caminho de desenvolvimento multidirecional e não padronizado (fluido) (o local de pesquisa é continuamente redefinido) Fatores contingentes e funções gerenciais • Exógeno (as condições da indústria influenciam o investimento da empresa em P&D) • Funções gerenciais restritas a varredura ambiental e investimento em P&D Múltiplas contingências exógenas e endógenas: • Contingências exógenas (apropriabilidade, gatilhos externos) • Contingências endógenas (gatilhos internos, mecanismos de integração social) • Funções gerenciais mais amplas para influenciar os padrões de busca de conhecimento, ativação de gatilhos organizacionais e transformação do conhecimento organizacional Criação de valor Criação de valor por meio da inovação A criação de valor deriva diferencialmente das dimensões que compõem os dois componentes: a capacidade realizada permite a criação de uma vantagem competitiva; a capacidade potencial fornece flexibilidade estratégica para mudar e reconfigurar as operações da empresa, fornecendo meios para sustentar tais diferenças de desempenho; presença de fator de eficiência entre potencial e capacidade realizada Conclui-se, a partir da leitura do artigo que a capacidade de absorção é uma teoria importante na pesquisa em teoria organizacional, da área de gestão do conhecimento e estudo das estratégias de vantagem competitiva empresarial.
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