Elaborar um Plano Estratégico

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Administração

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TIPOS DE PLANEJAMENTO. ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – ETAPAS. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO. Ambiente Organizacional. FERRAMENTAS DO DIAGNÓSTICO. Também é possível verificar quais objetivos realmente pretende-se alcançar e, ao mesmo tempo, preparar a organização para enfrentar as diversas mudanças que ocorrem freqüentemente neste ambiente. Atualmente diz-se que o plano estratégico assume um papel de suma importância nas organizações, pois visa sempre alcançar os objetivos, além de identificar de forma clara as suas ameaças e oportunidades, suas forças e fraquezas. DESENVOLVIMENTO O planejamento é recomendado para qualquer tipo de situação, ajudando a identificar a realidade que o ambiente organizacional apresenta, pois quanto mais complexo e incerto for o ambiente, maior se faz a necessidade de elaborar um plano estratégico.

“Nos últimos anos, as atividades de planejamento vêm se tornando cada vez mais importantes tanto para a atuação dos governos como das empresas” (BETHLEM, 1999, p. Segundo Oliveira (1999) o ato de planejar é algo muito complexo e pode ser identificado como um processo contínuo de reflexão ao futuro desejado, ou seja, alcançar os objetivos traçados. É o planejamento do dia-a-dia, responsável por cronogramas, tarefas específicas e alvos mensuráveis que envolvem gerentes em cada unidade, que serão responsáveis pela realização do plano em si. Finalizando esse tópico, será feita uma análise das diferenças entre os três tipos de plano (OLIVEIRA, 1999). Discriminação Planejamento Planejamento Estratégico Operacional Planejamento Tático Prazo Longo Curto Curto Amplitude Ampla Restrito Restrito Riscos Maiores Menores Menores Atividades Fins e meios Meios Meios Flexibilidade Menor Maior Maior Quadro – Diferenças entre planejamento estratégico, operacional e tático.

Fonte: Oliveira (1999, p. Observando o quadro acima, pode-se perceber a diferença entre os planos estratégico, operacional e plano tático. As mudanças no ambiente externo afetam todas as empresas que atuam na mesma região e no mesmo segmento de forma semelhante e por isso significam oportunidades e ameaças iguais para todas as organizações. Embora este ambiente esteja totalmente fora do controle das empresas é de grande importância monitorá-lo, pois desta forma é possível aproveitar as oportunidades de maneira prática e eficiente e evitando o surgimento de ameaças. Ambiente Organizacional 6 Esta análise é composta pelas oportunidades e ameaças existentes numa empresa, sendo representada pelas variáveis incontroláveis, ou seja, aquelas que os empreendedores não possuem domínio algum. A análise externa visa associar a empresa e seu ambiente, analisando as ameaças e oportunidades e sua atual posição no mercado (OLIVEIRA, 2007).

Para isso, é necessário que a empresa saiba usufruir destas oportunidades, evitando as ameaças ao seu ambiente. A análise SWOT ainda pode ajudar a descobrir outros pontos fortes da empresa que não foram usados e assim identificar aqueles pontos fracos para serem corrigidos. Após o diagnóstico estratégico é chegado o momento de definir missão, visão, valores, objetivos e estratégias. MISSÃO, VISÃO E VALORES A missão da empresa é um dos pontos importantes a ser considerada no plano estratégico e pode ser identificada por meio formal, escrito, em forma de uma declaração da missão da empresa, propondo verificar se a mesma se encontra ao alcance dos procedimentos que uma organização deve ter e o que ela pode oferecer aos seus stakeholders.

Também devemos considerar outro aspecto importante no plano estratégico; a visão é um meio de representar o que a empresa realmente quer ser. Ela precisa ser resultante do consenso e aceitação de um determinado grupo de pessoas, não apenas decidido por uma única pessoa, envolvendo questões racionais e não emocionais. Plano: aqui as ações podem ser verificadas e depois desenvolvidas, pois já foi executado todo um plano para colocá-las em prática. A estratégia como um plano também pode ser compreendida como um pretexto, uma forma de enganar e iludir o concorrente em diversas situações; Padrão: nessa estratégia há uma concordância com os resultados anteriores e as idéias podem surgem sem serem preconcebidas; Posição: delimitar o ambiente externo, também pode ser vista como uma competição direta entre mercados, competidores e concorrentes; 9 Perspectiva: tem-se uma visão do ambiente interno mais ampla e fixa, compartilhando ações, idéias e conhecimentos em coletividade.

Implementação, Avaliação e Controle da Estratégia Outro aspecto importante a ser trabalhado dentro do plano estratégico é a avaliação e o feedback, que segundo Montana e Charnov (1999), visa analisar como as empresas estão chegando as seus objetivos e cumprindo as metas estanelecidas anteriormente. De acordo com Kotler (1998), enquanto a organização implementa sua estratégia, necessita verificar se os resultados realmente estão sendo alcançados e analisar os novos acontecimentos nos ambientes externo e interno. Quando a empresa deixa de responder às mudanças do ambiente onde está inserida, torna difícil sua recuperação naquelas posições perdidas. O plano tático, diferente do estratégico, requer menos tempo para sua elaboração e concentra esforços nos setores da organização isoladamente, além de ser aplicado em um curto período de tempo.

Para realizar um devem ser seguidas algumas etapas, sendo elas: Averiguar: definir quais são os problemas que estão ocorrendo em cada setor da organização, quais são as causas desses problemas e, então, avaliar quais são os efeitos deles sobre a empresa; Solucionar: traçar alternativas viáveis para a solução dos problemas descobertos em cada setor da empresa; Reflexão: analisar quais são as possíveis consequências de cada opção apresentada. Quais são mais arriscadas? Quais oferecem mais chances de sucesso? O que cada alternativa irá requerer? Ação: definir a melhor das alternativas para solucionar os problemas e, finalmente, colocá-la em prática. Após delimitar o plano tático, teremos os objetivos de cada setor da empresa, ou seja, pequenas ações que contribuirão para que os grandes objetivos do plano estratégico sejam alcançados.

Portanto, torna-se importante acompanhar os relatórios, planilhas e feedbacks, obtidos facilmente com o uso de um software de gestão para monitorar a produtividade e eficiência da organização e do plano tático. É muito importante deixar claro o propósito deste 12 plano e das atividades definidas. Assim, os colaboradores ficam motivados a participar e conseguem compreender o valor do seu próprio trabalho de forma ampla;  Quem (Who): Nesta terceira etapa é preciso definir os responsáveis por cada operação, justificando o motivo pelo qual é necessário o envolvimento de determinado colaborador em questão;  Quando (When): Após entender em qual cenário a empresa se encontra, e a atuação dos seus setores, é o momento de determinar as metas emergenciais a serem alcançadas. Elas podem ser estabelecidas mês a mês ou ano a ano, sempre levando em consideração a realidade da empresa;  Onde (Where): Nesta etapa serão especificadas onde as atividades vão ser realizadas e quais os recursos necessários para isto, como máquinas, equipamentos, metodologias, tecnologia e outros utilitários.

 Como (How): Considere esta uma das etapas mais importantes do plano, que é a de estabelecer detalhadamente as tarefas. Cada atividade precisa ser segmentada em níveis mais básicos, de acordo com o grau de compreensão dos colaboradores responsáveis por realizá-la. A aplicação e utilização destas são as variáveis que determinarão o caminho que a empresa deve ou pode seguir. O planejamento deve procurar ser o mais dinâmico possível, de forma a acompanhar, na mesma velocidade, as mudanças necessárias para estar sempre atualizado com o mercado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BETHLEM, Agrícola de Souza. Estratégia Empresarial: Conceitos, Processos e Administração Estratégica. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. MINTZBERG, Henry, Lampel, Joseph, QUINN, James Brian e GHOSHAL, Sumantra.

O Processo da Estratégia: Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. São Paulo: Atlas, 1991. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Excelência na Administração Estratégica: A competitividade para administrar o futuro das empresas. ed. São Paulo: Atlas, 1999. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

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