Resenha Critica- O caso dos exploradores de cavernas

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Religião

Documento 1

O livro descreve um caso ocorrido no ano de 4300, quando quatro exploradores de cavernas são julgados pelo assassinato de Roger Whetmore e utiliza do jusnaturalismo e do positivismo, dos métodos hermenêuticos e dogmáticos e da legalidade e legitimidade das normas, adicionando ao caso diferentes formas de abordagem e empregando uma argumentação jurídica mostrando toda a complexidade existente nas análises e aplicação do Direito, demonstrando as diferentes correntes jurídicas existentes. Uma das finalidades do autor ao escrever o livro é conduzir os leitores a reconhecer o Direito dentro de uma totalidade cultural, ou seja, vincular o Direito com uma realidade social. Apresente a obra: O caso dos exploradores de caverna traz à tona toda a complexidade existente nas análises e aplicação do direito ao caso concreto, demonstrando, especialmente aos iniciantes no estudo do Direito, quantas análises distintas podem ser aplicadas ao mesmo caso, baseadas em noções e valores pessoais e novas perspectivas adquiridas ao longo do aprendizado jurídico.

Texto produzido pelo professor de "Jurisprudence" da Harvard Law School, Lon L. Fuller, é aplicado ao longo de vários anos nas escolas de Direito ao redor do mundo e busca realçar a importância da participação dos professores no processo de formação destes novos estudantes, ampliando suas concepções, mesmo com as constantes variações do Direito. Eles haviam levado consigo um rádio que permitiu comunicação com os presentes do lado de fora.  Através da comunicação com especialistas, os exploradores ficamsabendo que a probabilidade de sobrevivência com o que lhes restava de provisões era muito baixa. Após um tempo sem comunicação entre as partes, um dos explorados com nome Roger Whetmore, representando todos os outros, volta com uma indagação: se seria possível a sobrevivência caso eles se alimentassem da carne de um entre os cinco.

Recebendo uma afirmação os cinco questionam se o melhor a ser feito seria, através da sorte, escolher um para ser sacrificado. Com nenhuma autoridade querendo dar opinião sobre radical atitude, silencia-se comunicação. Um caso cheio de lacunas e devido às condições que os exploradores estavam, o estado psicológico e fisiológico abalado, suas questões pessoais sobre religião e a questão de se todos sairiam vivos dali era sobre-humano. A forma como Fuller descreve a realidade jurídica e a relação entre a moral e as leis, mostra um conectivo com a realidade que dá uma abrangência enorme sobre a experiência do Direito, a criação do pensamento jurídico e sobre quantos lados é possível observar e analisar sobre um caso como este.

Identifique o autor: Filho de Salomé Moore Fuller e Francis Bartow Fuller, nasceu no estado norte-americano do Texas em 1902, e foi registrado com o nome Jean Luvois Fuller, escolhido por sua mãe a partir da leitura de um livro francês de literatura. Em função das constantes confusões pelas quais tinha que passar, já que no idioma inglês “Jean” remete a um antropônimo do gênero feminino, acabou fazendo a alteração do primeiro nome para Lon Fuller trabalhou em diversas faculdades estudou Economia e Direito na Universidade de Stanford, no estado da Califórnia. Lá conheceu Florence Gail Thompson, com quem se casou em agosto de 1926 (mesmo ano em que recebeu o diploma de Direito).

440 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download