RELATÓRIO DO ESTÁGIO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA I EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Portfólio Unopar

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Sendo assim, possível vivenciar de modo prático todo o conteúdo ministrado durante a graduação no curso de Educação Física, tornando uma experiência importante para a formação de um profissional competente. Através das observações no estágio, podemos ampliar conhecimentos de teoria com a prática, encontrar pontos construtivos a melhorar e observar como as crianças se relacionam entre si, com os adultos e com os quais convivem, portanto, o futuro professor de Educação Física, tem a chance de aperfeiçoar suas práticas e reter conhecimentos necessários para a prática docente. A base deste trabalho é de contribuir para uma prática que favoreçam a aprendizagem das crianças na educação infantil, para respeitaras suas peculiaridades, a partir de estratégias lúdicas, atrativas.

LEITURAS OBRIGATÓRIAS A Educação   Física   é   de   uma   importância   significativa   nas   séries   iniciais, pois contribui de forma qualificada para o desenvolvimento motor, como nos aspectos afetivos e psicossocial e na cultura corporal do movimento. A cultura do movimento corporal é de suma importância para a criança em desenvolvimento, para suas formas de expressões seja elas de tristezas, alegrias, quando há algo que a incomoda, algo que agrade. A identidade   da escola também   deve   ser respeitada no processo, podendo ser feito um mapeamento da comunidade e das especificidades locais para estabelecer um novo PPP. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados.

Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? Da educação infantil ao 1. º ano do ensino fundamental a avaliação considerará o desempenho   da   criança, a   capacidade   em   solucionar   problemas   propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem. A avaliação baseia-se em dois pressupostos. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? Meio Ambiente: educação ambiental; cidadania e Civismo: educação para o trânsito, vida familiar e   social; economia:  trabalho; saúde:  saúde, educação alimentar e nutricional; ciência e Tecnologia. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado   em   quatro   pilares.    Quais   são   estes   pilares?   Comente   sua perspectiva sobre essa metodologia.

Os   quatro   pilares   são:   Problematização   da   realidade   e   das   situações   de Aprendizagem; Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica; Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas; Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva. Na minha perspectiva a transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos   teoricamente   sistematizados (a   prender   sobre   a   realidade) e   as questões   da   realidade   e   de   sua   transformação. Que o leve a fazer outra coisa, que não apenas a observar, ouvir e anotar. Na prática, são atividades pedagógicas que envolve o próprio estudante no processo de aprendizagem. A escola padrão, deve criar métodos de ensino de maneira criativa para chamar a atenção dos alunos frente as atividades para assim acabar com o alto índice de evasão e aumentar o rendimento dos alunos nas atividades propostas.

O professor precisa ser cada vez mais um agente motivador e o aluno o motivado. Proponho a metodologia da aula ramificada assim contribuindo com a transformação da realidade apresentada, para combater a evasão escolar e também aliar o uso dos aparelhos celulares em sala de aula, conciliando com pesquisas relacionadas ao conteúdo da aula ampliando seu leque de conhecimentos. Conteúdo: Jogos e Brincadeiras. Objetivo: Atenção, coordenação motora ampla, coordenação óculo pedal e equilíbrio. Recursos materiais: Procedimentos didáticos: Atividade 1: Alongamento. Atividade 2: Batatinha frita 1, 2, 3: Foi escolhido uma criança, para ser o coordenador, que ficou atrás da linha de chegada, de costas para turma, para pronunciar a frase BA-TA-TI-NHA FRI-TA 1, 2, 3, pausadamente e em bom-tom. Enquanto a palavra é pronunciada, o grupo deverá virar-se e sair saltando em uma perna só em direção ao coordenador.

dropbox. com/sh/02wz2tx2jimgpnO/AABOZf6rBWiFc_txluvV3uLQa/Educa%C3%A7%C3%A30%20infantil%20e%20Anos%20Iniciais%20do%20Fundamental?dl=0&preview=EDF+infantil+e+Anos+Iniciais+do+Fundamental. pdf&subfolder_nav_tracking=1 METODOLOGIAS ATIVAS https://www. dropbox. com/sh/znekgkqecoevhi8/AAA_sXIISGa7wrAGUGuluvgsa?dl=0&preview=Metodologias+Ativas. player. liquidplatform. com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/ec6a387c0ac49fc6fb21a5cd127a9a0ahttps://fast. player. liquidplatform.

552 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download