RELATÓRIO DO ESTAGIO CURRICULAR I OBRIGATORIO
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Sociologia
LEITURAS OBRIGATÓRIAS A tarefa de ensinar Geografia na escola básica sempre será um processo de aprendizado para o professor e experiência de vivencia para sua vida uma das primeiras dificuldades que encontraremos e conseguir a atenção dos alunos para o conteúdo que será passado em sala de aula, como sabemos os professores novatos sempre entram na escola empolgados para fazer a diferença e logo se deparam com a realidade das nossas escolas do nosso pais com a falta de apoio muitas vezes até mesmo dos companheiros de trabalho que se entregaram a rotina com o modelo tradicional de passar o conteúdo programado no ano letivo do aluno e acabam passando todo conteúdo sem se preocupar muito com a aprendizagem do aluno, apenas cumprindo cronogramas curriculares, porque para o aluno aprender geografia não basta ficar em sala de aula ditando lendo e explicando e preciso ter atenção do aluno fazer ele gostar do conteúdo da aula sentir se bem para isso ensina a geografia local onde o aluno vive assim ele terá enterrem pelo aula ensinar o que eles podem mudar na sua comunidade para envolve-lo no conteúdo leva o aluno para aulas em campo explorando sua região e ensinando a tratar melhor o meio ambiente em que vive cuidando ensinando a cuida das arvores das praças da cidade e cultivando o bom cuidado com o meio porque não tem como falar de geografia sem citar o meio ambiente.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? C como visto o ppp e um documento que garante ao aluno direitos a uma educação digna para o aluno, o ppp e de suma importância para o corpo docente e pais dos alunos e alunos eles ajuda a escola procura meios de melhor lidar com o ensino em um todo tanto social e curricular e um aprendizado par a vida toda garante também o direito dos aluno alunos com necessidades especiais a ter uma aprendizagem adequada com suas necessidades e também do público alvo da educação especial que são deficiência e transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades e superdotados.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? A BNCC tem a competência de organizar currículos escolares e propostas pedagógicas para os ensino infantil fundamental e médio A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. A equipe administrativa lida na maioria das vezes com dados, desde tomar conhecimento à respeito de mudanças, até o gerenciamento da execução de tarefas por diferentes membros da equipe 3.
PLANO DE AULA Objetivos O principal objetivo do ensino de Geografia, na escola básica, é a formação do pensamento espacial nos alunos. Sua importância reside no fato de ele ser, para os discentes, um instrumento potencializa dor de transformação da realidade e de construção de sua cidadania. Qual o papel do professor nesse processo? Cabe ao professor propiciar os elementos teóricos e os meios cognitivos e operativos de desenvolver consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos, dos processos, enquanto integrantes da prática social. Qual o caminho teórico-metodológico a seguir? Para se desenvolver um pensamento espacial é necessário, obviamente, construir a noção de espacialidade. Recursos A maioria dos alunos não demonstra interesse em aprender Geografia, em muitos casos os mesmos se preocupam com o português devido às maiores dificuldades.
Além disso, é visto por parte dos educandos como uma aula chata, nessa perspectiva se faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos. No caso da Geografia são diversos os mecanismos que podem ser usados nesse processo, a seguir algumas dicas que provavelmente servirão para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios. Iniciar a aula fazendo uma introdução do assunto a ser abordado e dos objetivos a serem alcançados. Relembrar o assunto da aula passada para que haja uma ligação entre os conteúdos. Com isso, aqueles que tentaram memorizar o conteúdo acabam esquecendo as informações. Diante dessa situação, o professor deve abordar o conteúdo de forma a despertar o senso crítico dos alunos, fazendo o mesmo nas questões das provas, ao invés de priorizar os exercícios de memorização.
Não pare agora. Tem mais depois da publicidade ;) A avaliação de Geografia deve ser traçada de acordo com os objetivos do planejamento, de uma forma clara e objetiva, evitando, assim, interpretações equivocadas. Os exercícios devem explorar o senso crítico, permitindo que os estudantes possam resolver situações-problema, compreender, comparar e interpretar os fenômenos. Entender as construções humanas como documento importante que as sociedades, em Diferentes momentos, imprimem sobre a base natural. Tomar consciência do uso racional dos Recursos naturais em compatibilidade, com as necessidades aproveitando também as fontes Alternativas de energia. Ampliar o conceito da Geografia para além da economia. Metodologia Faz necessário que o professor de Geografia busque alternativas pedagógicas que ofereçam atrativos. No caso da Geografia são diversos os mecanismos que podem ser usados nesse processo, a seguir algumas dicas que provavelmente servirão para dinamizar e alcançar objetivos satisfatórios.
Apesar disso a prova não deve Ser o único método de avaliação, pois outros aspectos contribuem para o processo De ensino e aprendizagem, tais como observações, participação, entrevistas, Atividades, etc. COLL e MARTIM, 1997). Segundo Filizola, as práticas avaliativas devem ser. Práticas avaliativas que permitam demonstrar o caráter diagnóstico e Continuo da avaliação. Assim, o que avaliar considerando desenvolvimento Do raciocínio geográfico? Como avaliar fazendo uso de instrumentos Variados, que não restrinjam tão somente a teste e provas (FILIZOLA. Cada escola tem a autonomia de incluir dentro desta proposta do governo outros assuntos que considerarem relevantes para o aprendizado dos estudantes. Porém, os temas transversais que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) devem estar presentes no plano de ensino durante toda a educação básica.
O interessante é que os temas transversais não estão relacionados a uma ou outra disciplina específica: eles são pertinentes para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos alunos Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? Bom como futuro professor de geografia temas que TCTs que poderão ser trabalhados são o meio ambiente que também como a geografia estuda o meio espaço ambiente que habitamos, cidadania e civismo também que estuda o meio social e familiar, ao respeito aos direitos do adolescente e a criança a valorização do idoso na sociedade, multiculturalismo ensina a cultura dos outros povos e a respeitá-los seus costumes e forma de pensa aprendendo a história de cada um e do nosso Brasil.
O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia. A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas. A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer". No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.
Coordenador convive com adversas condições de trabalho faltam as condições objetivas, formação técnica, materiais favoráveis, organização coletiva, entre outros fatores, prejudicando assim sua real função a de coordenar, planejar e acompanhar todo o processo didático pedagógico. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Como aluno do curso de licenciatura, você precisará estagiar em uma escola da cidade onde mora. Para tanto, necessitará refletir sobre questões importantes para o bom desempenho de suas ações: qual escola escolher? Qual a proposta pedagógica da escola selecionada? Como aplicar de forma prática e significativa os conhecimentos aprendidos ao longo da graduação? Como propor que a relação entre ensino e aprendizagem aconteça de forma dinâmica? Como romper com ciclos tradicionais de ensino e aprendizagem e buscar a aplicação de propostas atuais e dinâmicas que colocam o estudante no centro do processo? Como vimos na situação problema os aluno muitas vezes não aprende o conteúdo passado por ficar usando o celular na sala de aula, uma boa resolução para toda situação problema seria usar o processo de uma aula junto com jogos interativos que desafie o aluno a concluir etapas e fazer ele se sentir parte de algo isso, estuma sua atenção e querer conhecer sempre mais.
Um exemplo de jogo que pode ser usado para a aprendizagem e a GAMIFICADA fazer uma aula gamificada assim estimulam os alunos destroçarem o jogo e aprendendo ao mesmo tempo com a ferramenta que eles tem disponível que e o celular , então mesmo se a escola não tive recursos computados tabletes os aluno que essa ferramenta de comunicação que também será muito útil em sua interação com o conteúdo a ser ensinado exemplo de gamificação está constante em nossas vidas um exemplo simples você adquiri algo e ganha milhas em passagens aéreas , essa questão da conquista de juntar ferramentas no jogo você obtém um novo objeto que será útil de alguma maneira assim e nossa vida juntamos conhecimentos conquistas para no final nos servir.
RELATORIO DE ESTAGIO UNOPAR LICENCIATURA EM GEOGRAFIA ROBENILDO RODRIGUES MENESES SÃO FRANCISCO DE SALES 2020 Com toda experiência vivenciada no estágio levamos um aprendizado pessoal e profissional, no início do estágio vimos nas leituras obrigatórias o relato de Lana de Souza Cavalcanti sobre as preocupações dos professores, para ter atenção dos aluno nos dias de hoje, que estão cada vez mais difíceis , alguns professores criam métodos não tradicionais para tentar ter um melhor aproveitamento do aluno, como o exemplo de fazer pesquisa usando o celular ou tablete, outro tentam executar suas aulas em campo para o aluno apreender o conteúdo não só na teoria mas, também na pratica, outros educadores acabam se rendendo para o modelo tradicional e acabam caindo na rotina, passando o conteúdo curricular do ano letivo sem se preocupa com o aprendizado do aluno.
Só que sabemos bem que o modelo antigo de ensino que só o professor falando e os alunos escutando não dá tão certo como antes, os aluno estão mais interativos especulam mais e se aula não for interessante estimuladora dinâmica ficara um ambiente desinteressante para eles e perda do interesse pela matéria tornando a aula assim cansativa. reFERÊNCIAS Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola Secretaria de Estado da Educação Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Programa de Desenvolvimento Educacional EDRIANI DONIZETE LABEGALINI BARBOSA Por Régis Rodrigues Graduado em Geografia Esses conteúdo são baseado na Base Nacional Comum Curricular do MEC (BNCC 2018) e no Currículo em Movimento da Educação Básica (2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
COLÉGIO ESTADUAL SANTA CLARA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO CRESCENDO COM VOCÊ. Rigolin Eduardo de Freitas Graduado em Geografia FILIZOLA. Escola municipal santa Terezinha São Francisco de Sales minas gerais.
94 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes