Gestão de Segurança Pública. Agentes Penitenciários: desafios da prática profissional

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Segurança pública

Documento 1

Este é o caso do personagem tema desse estudo, que em busca de uma recolocação rápida no mercado de trabalho optou pela troca brusca do perfil profissional, o ex-funcionário do ramo alimentício, acostumado a lidar com máquinas passa a fazer parte de um setor de fama, historicamente, violenta. Como dito, a partir da demissão em massa, a qual Marcelo, foi também atingido na antiga empresa em que era funcionário, foi a principal causa da troca de atividades do, então, agente prisional. Logo, mediante a situação-problema, apresentada, este texto tem o objetivo de apresentar conceitualmente os principais motivos e os danos causados pela, hoje, profissão de Marcelo. Apesar do ambiente hostil do setor penitenciário brasileiro, percepções movidas por modos alternativos de gestão como o empreendedorismo social, baseados em conceitos que priorizem a responsabilidade social e a qualidade de vida do trabalhador, aparecem como alternativas de solução ao problema.

Logo, estas questões serão tratadas durante o texto de modo pontual, visando a interpretação destes em conjunto, tal como a proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) defende como modo de aprendizado. um ambiente de trabalho pode ser um lugar agradável onde as pessoas possam se desenvolver, ajudar uns aos outros, satisfazerem suas necessidades, serem motivadas e aceitarem as mudanças como algo positivo se tiverem uma liderança que esteja atenta a tudo isso e que saiba administrá-los. Sendo assim, a questão da visão administrativa em locais como as casas prisionais tem importante papel na detecção e na prevenção de problemas. Logo, a partir do momento em que os riscos físicos e, também, os riscos emocionais são tratados como uma problemática, a atitude que se espera é a busca por soluções administrativas.

Segundo Arantes e Vieira (2002) o estresse no trabalho ocorre como consequência de um conjunto de fatores que incluem o tipo de atividade realizada, o nível de responsabilidade da função exercida e o ambiente de trabalho. Nesse sentido, os sinais de estresse podem significar um meio de precaução a problemas físicos e emocionais. Por outro lado, comportamentos como a violência direta causada por situações vividas em ambiente profissional, representa um quadro preocupante, principalmente, quando se refere a profissionais que lidam com a violência em seu cotidiano. GESTÃO EMPREENDEDORA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 3. O projeto qvt NO SETOR Penitenciário Dada a realidade dos agentes prisionais brasileiros, Bezerra, Assis e Constantino (2016, p. descrevem o sofrimento psíquico como consequência de uma busca por equilíbrio emocional, assim: “[.

é nesse processo dinâmico entre saúde e doença que os trabalhadores criam estratégias defensivas individuais e coletivas para se protegerem”. E, em relação ao ambiente de trabalho, quando este oferece situações geradoras de estresse os transtornos causados vão além do ambiente de trabalho, para Coutinho e Santos (2010, s. p. “Fica clara a importância do bem-estar e da saúde do indivíduo no trabalho, pois é nele que se passa a maior parte do tempo”. No entanto, o estresse em nível elevado ocasiona em transtornos além do ambiente de trabalho. Dentro desse contexto, os agentes prisionais se revelam como um conjunto de profissionais com autos níveis de estresse, seja por conta do ambiente ou mesmo das altas cobranças do cargo.

Nesse sentido, os negócios sociais representam o ideal do empreendedorismo social que busca a geração de renda, por meio da inclusão social e, consequentemente, a qualidade de vida (BRASIL, 2017). Cabe lembrar, contudo, que esse tipo de negócio ainda é algo novo no mercado brasileiro, sendo expandido aos poucos tanto para o setor privado quanto público. Sendo assim, dentro da proposta do empreendedorismo aplicado a gestão pública, a figura 1 apresenta um exemplo de gestão empreendedora desenvolvida no setor penitenciário do estado do Espírito Santo. Fonte: SEJUS (2019). O Prêmio Humaniza (Figura 1) visa o incentivo as práticas humanistas dentro dos presídios do estado, sendo expandido a todos os servidores, desde os agentes até diretores dos presídios. defende que: É necessário investir no desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas condições de trabalho.

Entre as medidas que podem ser empreendidas, destacam-se: contratação de portadores de deficiências e readaptação de empregados portadores de patologias; treinamentos e reciclagem de trabalhadores; benefícios e incentivos salariais; moradia e acesso ao trabalho; saúde e lazer do trabalhador, participação na vida da empresa, entre outros. Agora, dentro das recomendações citadas acima, existe o setor público, onde o lucro não está em evidencia, a reponsabilidade social, tal como o empreendedorismo, atuante como um diferencial de gestão. Por fim, dada essas questões, junto ao caso do agente Marcelo, o qual enfrenta picos de estresse profissional elevado, surge por parte da diretoria do presídio, a iniciativa da criação de um Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), afim de melhorar a vivencia dos agentes dentro ambiente prisional.

Dada a atitude da diretoria do presídio, antes da implantação do projeto QVT na organização, Bomfin, Nunes e Hastenreiter (2012, p. Fonte: Elaborado pelo autor (2019). Conforme, visto no escopo acima, a criação do Projeto QVT tem como objetivo central a busca do bem-estar dos agentes prisionais e dos internos. Evidenciando, dessa forma, a responsabilidade que há por parte da organização no desenvolvimento sustentável da instituição como um todo, atingindo desde o autoi escalão das organizações até, no caso das casas de detenção, os internos. CONCLUSÃO A percepção dos danos causados pelas escolhas nem sempre são pesadas no momento em que essas escolhas são realizadas, dentro dessa questão, a elaboração deste texto refletiu nos males que um trabalhador desempregado contraiu para si e seus familiares, mediante uma escolha movida pela busca de recolocação profissional.

A realidade de Marcelo, um ex-funcionário do ramo alimentício que viu no concurso público para agente penitenciário a oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, apresenta os danos causados pelos altos níveis de estresse profissional e o descontrole emocional. edu. br/~ralleman/Apostila%20sobre%20Teoria%20Comportamental%20Empreendedora/Apostila%20sobre%20Teoria%20Comportamental%20Empreendedora. pdf. Acesso em: 03 abr. BATISTA-DOS-SANTOS, Ana Cristina et al. Sofrimento psíquico e estresse no trabalho de agentes penitenciários: uma revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l. v. n. BOMFIN, David Ferreira; NUNES, Paula Cristine de Ávila; HASTENREITER, Flávio. Gerenciamento de Projetos Segundo o Guia PMBOK: Desafios para os Gestores. Revista de Gestão e Projetos, [s. l. v. php/gep/article/view/78/307. Acesso em: 04 abr. BRASIL.

Empreendedorismo social gera lucro e desenvolvimento. Disponível em: http://www. Disponível em: https://juslaboris. tst. jus. br/handle/20. Acesso em: 04 abr. br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/IC9o5OFmarBDnv2_2013-5-13-15-13-44. pdf. Acesso em: 02 abr. FIGUEIRÓ, Rafael de Albuquerque. Cartografia do trabalho de agentes penitenciários: reflexão sobre o “dispositivo prisão”. l. v. n. p. dez. O meio ambiente do trabalho e a saúde do trabalhador: desafios à efetivação da dignidade humana. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. n. p. Disponível em: http://www. br/atuacao/psicologia-organizacional/o-estresse-e-suas-consequencias-dentro-de-instituicao-penitenciaria. Acesso em: 2 abr. MELO, Fernanda Augusta de Oliveira et al. Como o clima organizacional repercute no nível de estresse ocupacional. IN: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 10. Causas e efeitos do estresse no trabalho.

Revista Interação, v. n. p. Disponível em: http://interacao. TRI I. ISSN 1980-7031. Disponível em: http://rica. unibes. com. SEJUS. Programa de Humanização. Disponível em: https://sejus. es. gov. anpad. org. br/admin/pdf/2012_APB1546. pdf. Acesso em: 03 abr.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download