RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA MODELO PRESENCIAL- UNOPAR ANHANGUERA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Serão apresentadas as observações e análises feitas, no período matutino, na Escola NOME DA ESCOLA sendo realizadas as observações e também a regências das aulas ministradas sob a supervisão da professora regente NOME DA PROFESSORA Em cada aula foram observados todos os aspectos possíveis relacionados à leitura e compreensão de texto, estudos gramaticais, atividades orais, atividades com gêneros textuais, o material didático, a postura do professor, a maneira que ele abordou o conteúdo, os materiais didáticos utilizados. Com relação ao aluno e ao aprendizado, observações foram feitas referentes ao seu papel durante aquela aula, o seu comportamento, a forma de interação, a maneira da sua participação, o relacionamento com o professor, a forma que se deu a aprendizagem.

Neste sentido com a etapa das aulas observadas foi o momento da elaboração dos planos de aula para a turma escolhida, no caso, o 1º ano, matutino, com um assunto indicado pela professora de Língua Portuguesa. Ao decorrer do estágio, foram aplicadas as aulas, sendo este o primeiro contato direto com a vida profissional dentro da sala de aula após as observações. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS Esse texto tem por objetivos levantar questões a respeito do estudo de língua materna durante o ensino médio. Dessa forma os gêneros criam uma conectividade entre a língua e a vida em sociedade, englobando de um modo geral o uso das linguagens, repartidos em primário e secundário. O modo de linguagem de gênero primário é constituído a partir de, ocorrências do modo de se comunicar verbalmente, cotidianamente, espontaneamente e acima de tudo de forma oral, podendo atribuir também algumas formas de escrita informal.

Os gêneros primários também têm como característica seu modo de interatividade, possibilitando se relacionar com a realidade que existe imediatamente. O modo de linguagem de gênero secundário é constituído em decorrência de um modo de se comunicar culturalmente com mais complexidade, excepcionalmente escrita, por meios artísticos, científicos, pedagógicos, jornalísticos, jurídicos, religiosos, políticos, filosóficos entre outros, de maneira mais monologa. Nesse sentido podemos perceber que os gêneros tanto primários quanto secundários, fazem parte do nosso cotidiano, e são imprescindíveis na organização do nosso modo de se comunicar uns com os outros. Em relação ao processo de avaliação desta instituição ela se dá de forma contínua, cumulativa e sistemática do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período letivo sobre os das provas finais.

Obrigatoriedade de estudos de recuperação contínua, paralela, para os casos de baixo rendimento escolar. Esta escola atende seus alunos nos horários matutino e vespertino, de segunda a sexta, com períodos de férias e recesso de duas vezes ao ano. Sendo feita feito planejamentos quinzenalmente com reuniões periódicas, tendo sempre uma prévia avaliação dos planos que serão realizados em sala de aula. Quanto ao conselho de classe é importante ressaltar que ele é o órgão representativo que promove as discussões pedagógicas acerca das posturas do educador, reflexão sobre sua prática, aproveitamento do aluno, causas e sugestões para os alunos com dificuldade de aprendizagem, cuidado e atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, estudo de metodologia, formas de avaliação, entre outros.

Os questionários e entrevistas são acompanhados por uma empresa de consultoria, que organiza os dados passa, por meio de relatórios com feed-bakcs e orientações para a equipe. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA Tipos de recursos disponíveis na escola Cartazes Desenhos DVDs Filme Cartas Material Dourado Tabelas Folders X X X X x Gráficos Gravuras Histórias em quadrinhos Ilustrações Jornais Letreiros Livros Mapas X X Maquete Modelos Mural Museus Revistas Slides Textos Jogos X X X X A instituição conta com um excelente armazenamento de materiais didático para suporte tanto de professores, gestão e alunos. Contado com diversos materiais como; - Centro de arte - Contém materiais de pintura desenho tesoura cola e fita adesiva.

Centro de Construção - Contém blocos e brinquedos de montar incentivam os alunos a projetar, criar e construir. A instituição utiliza material didático da “ Editora SM (do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Toda Coleção Pedagógica destinada às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História). Introduzir uma visão mais criativa e inovação a respeito da educação ambiental entre os alunos; promovendo e conscientizando sobre ambiental na comunidade inserida. Encaminhamento metodológico (passo a passo da atividade) Primeiramente o professor irá fazer uma aula expositiva com seus alunos, por meio de uma roda de conversa. Em seguida irá expor imagens no Data Show a respeito de queimadas e seus impactos para o ambiente. Em seguida peça que cada aluno monte um relato a respeito do seu conhecimento prévio sobre educação ambiental.

Recursos a serem utilizados Imagens diversas Data show Internet Papel Caneta Lápis Borracha Avaliação A avaliação será de forma contínua. Ao final, o documento traz uma série de indicações sobre a organização do trabalho escolar do ponto de vista metodológico e didático. Nas orientações didáticas, são apresentadas sugestões de recursos que podem ser utilizados pelo professor no planejamento de suas aulas e na definição das atividades a serem propostas aos alunos. RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR A sistemática de avaliação desenvolvida no NOME DA ESCOLA compreende o aluno como parte integrante do processo educacional. Trata-se de uma análise sobre o desenvolvimento dos alunos e da instituição como um todo, compreendendo um conjunto de atividades que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a prática pedagógica.

Nessa perspectiva e em todas essas dimensões é necessário que a avaliação ocorra sistematicamente durante todo o processo de ensino-aprendizagem e não somente após o fechamento de etapas do trabalho. A NOME DA ESCOLA promove, periodicamente, a avaliação das atividades programadas, com a participação de professores, especialistas e alunos, visando a apurar a produtividade do ensino ministrado. RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA Em se tratando do acompanhamento pela equipe pedagógica na disciplina é sempre valorizado o potencial criativo e inovador dos docentes a fim de promover uma gestão mais democrática na NOME DA ESCOLA. Neste sentido ao se considerar a equipe pedagógica como um agente da formação continuada do professor em serviço, parte da própria referência de seu cargo ou função.

Assim atribuir a ele essa tarefa, nada mais é que ressaltar uma das suas competências de trabalho, que é a de articulador do processo de ensino e de aprendizagem efetivado pelo professor. Na NOME DA ESCOLA, a equipe pedagógica está, ao mesmo tempo, dentro e fora do contexto imediato do processo de ensino e aprendizagem, ela possui uma visão ampliada do desenvolvimento pedagógico da escola e do conjunto do trabalho realizado pelos professores. Diário de observação 1º ANO Nome da escola Ano: 1º Turma observada: A Turno: Matutino Nome do Supervisor (a) de Campo: NOME DO PROFESSOR Conteúdo(s) abordado(s) nas aulas: A turma do 1º Ano conta com aproximadamente 25 alunos. Nessa turma foi observado que o material utilizado nas aulas é tradicional: livro didático, lousa e canetão.

O livro didático é uma ferramenta que auxilia demais tanto a professora, quanto o aluno. A professora avalia a participação, interesse dos alunos com a aprendizagem bem como, as atividades e as avaliações feitas pelos alunos. Aqui o professor tem que propor meios de trazer aulas mais atrativas, usando metodologias mais adequadas para cada situação, trazer desafios para que esse aluno se sinta mais envolvido nesse contexto. Diário de observação 3º ANO Nome da escola: Ano: 3º Turma observada: Turno: Matutino Nome do Supervisor (a) de Campo NOME DO PROFESSOR Conteúdo(s) abordado(s) nas aulas: A observação da turma do terceiro ano se deu da seguinte maneira: ao chegar à sala, a professora cumprimentou os alunos, fez a chamada e deu continuidade à aula como sempre, os mesmos procedimentos da aula anterior.

E ao final da aula propôs a atividade para casa ‘’escrever dois textos’’, e entregar na próxima aula. Nesta aula a professora também fez uma dinâmica onde três fizeram em voz alta o texto ‘’A’ ’que havia escrito usando a linguagem informal, nesse momento ouve perguntas e respostas e todos se acalmaram. Apesar que estava muito calor a turma melhorou o comportamento, a professora chamou a atenção deles, para poder colocar no quadro os temas da aula ‘’Leitura, escrita e exercícios’’. Após a leitura da canção ‘’Cuitelinho’’ termo utilizado em algumas regiões para designar o beija-flor, a professora explicou que, ‘’Cuitelinho’’ reproduz uma variedade regional, ou seja, o falar típico das pessoas da região onde essa música foi encontrada.

Linguagem poética: poema, quadrinha. Expor: artigo expositivo de livro didático, artigo de divulgação científica. Argumentar: entrevista, anúncio publicitário. Objetivos Objetivo geral Apresentar a linguagem como um instrumento para a ação social do indivíduo na interação com a sociedade, e principalmente como um facilitador da ação comunicativa. Objetivos específicos Conhecer as características dos gêneros textuais. Aspectos morfossintáticos e semânticos para a correção gramatical e a produção de sentidos. Variação linguística. Denotação e conotação. Objetivos Objetivo geral Levar o aluno compreender e usar a Língua Portuguesa em diferentes situações enunciativas, seja na forma oral ou escrita, seja para a leitura de enunciados formais e informais, verbais e em composição com não-verbais, percebendo sua constituição como expressão do homem e do mundo.

Objetivos específicos Oralidade: exposições orais, debates, seminários, dramatizações.  Trabalhar, sistematicamente, a leitura de textos de diferentes gêneros.    Construir interpretação crítica na leitura textual abordando tópicos que interessem a faixa etária, consoantes ao contexto sócio cultural da comunidade intra e extraclasse. Abordar o conteúdo gramatical com base na leitura e produção textual. Objetivos específicos Incentivar os alunos a citarem exemplos de frases com os tipos de linguagem para diagnosticar o que eles sabem sobre o tema, aproveitando assim fazer também uma revisão; A partir de então, aplicar o conteúdo no quadro seguido de todas as explicações necessárias para que os alunos aprendam em um texto escrito; Os alunos deverão formular frases com o uso de linguagem utilizadas na explanação do conteúdo; Entregar para cada aluno a crônica “Olhador de anúncio”.

Depois, será feito um diálogo com a turma sobre a crônica; Os alunos na próxima aula apresentarão um pequeno texto em sala divididos em pequenos grupos para melhor fixação e farão a reflexão sobre o que foi explicado. Objetivos específicos Incentivar os alunos a citarem exemplos de frases com os tipos de linguagem para diagnosticar o que eles sabem sobre o tema, aproveitando assim fazer também uma revisão; A partir de então, aplicar o conteúdo no quadro seguido de todas as explicações necessárias para que os alunos aprendam em um texto escrito; Os alunos deverão formular frases com o uso de linguagem utilizadas na explanação do conteúdo; Entregar para cada aluno a crônica “Olhador de anúncio”.

Depois, será feito um diálogo com a turma sobre a crônica; Os alunos na próxima aula apresentarão um pequeno texto em sala divididos em pequenos grupos para melhor fixação e farão a reflexão sobre o que foi explicado. Metodologia Primeiramente fazer uma revisão sobre a importância do uso da linguagem, desde a sua identificação nos textos, aplicação na escrita e a sua necessidade para a entonação correta dos textos orais; Aplicar os textos após a explicação onde cada aluno deverá saber diferenciar os tipos de texto; Os alunos serão ordenados a citarem outros exemplos que serão colocados no quadro branco, com ênfase para a linguagem da crônica, para copiarem no caderno, seguidas de explicações e esclarecimento de dúvidas.

Recursos Quadro branco, pincel, texto digitado em papel A4, explicações e atividades orais e escritas, material didático e livro didático. Avaliação A avaliação se dará coletivamente, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre o tema proposto e também com a realização de exercícios Referências • Plano da Aula 07 Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Português Série 1º Turma Período Conteúdo Uso do predicativo do objeto Objetivos Objetivo geral Promover a identificação da linguagem utilizada em alguns textos; Aplicar a linguagem em diferentes situações; Demonstrar a relação de palavras e funções das palavras dentro de um texto. Metodologia Promover a identificação do predicativo do objeto e predicativo verbo-nominal em frases e pequenos textos; Aplicar o uso do predicativo em diferentes situações; Apontar a importância dos tipos de predicativo dentro de um texto; Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências.

Recursos Quadro branco, pincel, texto digitado em papel A4, explicações e atividades orais e escritas, material didático e livro didático. Avaliação A avaliação se dará coletivamente, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre o tema proposto e também com a realização de exercícios Referências 10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR Ao apresentar o plano de aula e meu planejamento para a professora regente foi importante perceber e reconhecer os apontamentos feitos por uma profissional que está a anos atuando no ambiente escolar. Neste sentido vale ressaltar que a observação é um momento importante de análise metodológica e conhecimento do campo de estágio. Ela ressaltar que ao se fazer um planejamento de aula os principais objetivos são conhecer as regras que regem as aulas, bem como a dinâmica entre professor e aluno no processo de ensino aprendizagem de língua materna.

A linguagem dá oportunidade ao indivíduo de traduzir o que sente estruturar o seu pensamento e expressar o que já conhece. Os indivíduos que têm transtornos específicos de linguagem têm mais probabilidades de ter dificuldades na sua vida social, o que pode gerar problemas emocionais, pois estes indivíduos são menos confiantes na comunicação e mais ansiosos. Enfim os apontamentos e reconhecimentos do plano apresentado foi importante para a minha realização desta etapa do estágio. RELATO DA REGÊNCIA Em se tratando da descrição das aulas, posso relatar que a regência se deu de forma bastante tranquila. Os alunos apresentaram os trabalhos bem-humorados, avistei que o aprendizado aconteceu com o aprendizado dos conteúdos apresentados por mim, onde todas as apresentações foram satisfatórias e os alunos bem interessados completaram os objetivos da atividade com êxito.

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO Eu, [Inserir nome do Acadêmico], RA [Inserir RA do Acadêmico], matriculado no [Inserir o semestre] semestre do Curso de [Inserir nome do curso] da modalidade a Distância da [Inserir nome da Universidade], realizei as atividades de estágio [Inserir nome do Estágio] na escola [Inserir nome da escola], cumprindo as atividades e a carga horária previstas no respectivo Plano de Trabalho. Assinatura do(a) Estagiário(a) ___________________________ Assinatura Supervisor de Campo CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao fazer o estágio, logo no momento das observações já foi possível entender o árduo trabalho de ser um professor e como é uma jornada cansativa e pouco valorizada. Assim, foi possível delinear o que ensina e o que se aprende as dificuldades e o âmbito de oportunidades para um mundo melhor através da aplicação do conhecimento para aprimorar a criticidade e a reflexão de cada aluno.

Na regência do estágio percebe-se o quanto é necessário para o futuro professor porque é ali que ele terá a oportunidade de manter-se identificado com toda a rotina de trabalho na escola. Além do mais vê todo o conteúdo estudado na faculdade. ed. São Paulo: Libertad, 2003. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II. Brasília: MEC.

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