RELATÓRIO DE ESTÁGIO REGÊNCIA ENSINO MÉDIO CURSO LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS - UNOPAR ANHANGUERA
Tipo de documento:Portfólio
Área de estudo:Serviço Social
O trabalho docente é permeado por desafios e, neste momento, a maior dificuldade dos gestores e professores estão relacionados a retomada do ensino presencial depois de aproximadamente dois anos sem atividades letivas presenciais no município, em decorrência da crise sanitária do covid-19, que trouxe grandes desafios, principalmente à rede pública devido à adaptação à modalidade remota e as desigualdades de acesso às tecnologias o que agravou o cenário de incertezas em toda comunidade escolar e o retorno presencial escancara os prejuízos na aprendizagem e falta de motivação de parte do alunado e comunidade escolar. Este relato apresenta reflexões a respeito do cumprimento de mais uma etapa do componente obrigatório: Estágio Curricular Obrigatório IV: Língua Inglesa no ensino Médio realizado na Escola (inserir o nome da escola) situada na rua (inserir o endereço da escola) na cidade de Serra do Ramalho -Ba.
O presente relato busca atender aos requisitos propostos pela instituição de ensino mediante orientações do plano de trabalho. Assim, este texto se constitui de informações e reflexões que vão desde os aspectos administrativos, organizacionais, recursos humanos, pedagógicos, entre outros. Mediante o exposto, entende-se que propósito principal desta etapa do curso de pedagogia se cumpriu ao propiciar ao acadêmico, conhecer os aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros, considerando os princípios da gestão escolar, bem como, a participação da comunidade nos processos de desenvolvimento, contribuindo assim, com os saberes e fazeres da organização da escola 1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS O ensino de inglês no ensino médio: perspectivas educomunicativas de autoria de Luciana Souza de Oliveira Costa e Vanice dos Santos é o texto que compõe a reflexão deste tópico.
COSTA E SANTOS,2019, n. p) Evidentemente, as transformações oriundas dos processos comunicativos impactam a vida de todos, desde o ambiente social e familiar à escola. Uma vez constituída no ambiente escolar há de se compor críticas acerca desse ambiente comunicativo como um todo, pois a escola á organização responsável pela formação escolar e cidadã dos alunos. No cenário atual, o professor de línguas, seja ela portuguesa, inglesa ou uma outra devem explorar o multiletramento, além disso devem considerar as multiplicidades: a cultural e a semiótica, afim de incluir este alunado num ensino atual, nos moldes que requer o momento. Alunos da geração Z, não são os mesmos de duas décadas atrás, pois estão cada dia mais conectados e aprendendo a partir de recursos audiovisuais.
Não é apenas a elaboração de um documento escrito; deve ser legitimado na ação. É um desafio para a transformação da realidade que se apresenta. A construção do PPP de forma participativa permite uma visão compartilhada e por este motivo com o comprometimento de todos que participaram dos planejamentos e planos de ação, é extremamente importante, pois atores desse processo perceberão que de nada adianta ficar na porta da escola reclamando dos professores, das instalações, da direção, etc. mas sim que precisam e podem participar na mudança da história da escola de seus filhos e demais alunado. Em torno da (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico, há todo um movimento de reuniões e formações. A reunião ocorre no final de cada unidade com a participação do diretor, secretário, coordenador pedagógico, e dos professores, representantes de pais e de alunos.
Para fins de avaliação, o Conselho de Classe Certificativo, obedecerá ao disposto no Artigo 24: Inciso V – da Lei 9394/96 e demais legislações vigentes e levará em conta os seguintes aspectos relacionados à conduta do estudante: I – Assiduidade; II – Conduta geral dentro e fora da sala de aula; III – Aproveitamento em todas as disciplinas; IV – Circunstâncias diversas que tenham interferido na aprendizagem; V – Participação e desempenho em atividades socioculturais, técnicas, científicas, esportivas e recreativas Quanto a elaboração de projetos, a escola desenvolve ao longo do ano, projetos literários e culturais e, atividades cívicas, as principais estão voltadas a comemoração da independência da Bahia e da independência do Brasil. Em todas as atividades desenvolvidas a escola promove a participação dos alunos portadores de necessidades especais.
As atividades letivas de rede estadual de ensino começaram com a Jornada Pedagógica dos professores, entre os dias 1º e 4 de fevereiro. Já as aulas iniciaram no dia 7 de fevereiro com término previsto para do dia 21 de dezembro. Já o segundo ano, os conteúdos apesentados foram: Simple present –review; Present continuous; Imperative; Vocabulary; Defining words; Texts para o para o 1º trimestre. Já no 2º trimestre, são: Present perfect; Emojis; Simple past – review; Vocabulary; Past continuous; Suffixes for making nouns, verbs and adjectives e no 3º trimestre serão trabalhados: Halloween; Vocabulary; Simple future; Weather; Linking words;Text. No plano do terceiro ano 1º trimester, os assuntos descritos são: Degree of adjectives – review; Tag question – review; Simple future; Immediate future; Prepositions of place. Vocabulary ; First conditional ; Texts; 2º trimester. No 2º trimestre os assuntos se apresentam como: Using –ness and –less; Past perfect; Second conditional; Vocabulary; Relative pronouns; Reported speech; Reporting verbs; Texts e no terceiro trimestre são: Degree of adjectives – review; Tag question – review; Simple future; Immediate future; Prepositions of place; Vocabulary; First conditional; Texts.
A unidade de ensino é compromissada com a educação inclusiva, prova disso é que quando um auno com algum tipo de necessidade é matriculado, a equipe gestora solicita um laudo, na ausência dele, a psicopedagoga avalia o aluno e o encaminha para o especialista avaliar e atribuir um diagnóstico. Após esse diagnóstico é elaborado o plano de atuação de AEE propondo serviços de acessibilidade ao conhecimento. Além disso, os professores produzem materiais acessíveis para o aluno, além dos materiais já existentes na escola. Vale destacar que a escola, adequando-se às novas tecnologias está desenvolvendo softwares para trabalhar com esse público. Entra na questão dos softwares e outros materiais de apoio que visa atender as necessidades específicas do aluno, às tecnologias assistivas. Anotar no quadro a resposta do aluno.
Definir e projetar uma foto de bens culturais materiais: "são todos aqueles que são concretos, palpáveis, que podemos tocar como objetos utilizados por um grupo social para caçar. Ou um monumento como uma igreja antiga" 3. Definir e projetar uma foto de bens culturais imateriais: Há os que são imateriais, isto é, que não conseguimos tocar, partem para o nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social. Explicar que há órgãos que trabalham no sentido de proteger os bens culturais pela geração atual e pelas próximas. A questão do preparo envolve planejamento e estuda na busca de novas informações que possam ser incorporadas aos materiais de apoio já existente. O planejamento ocorre semanalmente.
Nestes encontros, além de ser feitas orientações sobre o planejamento, algum tema relacionado a educação tem Segundo o professor, as atividades pedagógicas da disciplina Língua Inglesa são elaboradas com auxílio do livro didático, vídeos (filmes/ desenhos), músicas, computador com acesso à internet, entre outros recursos. Temas específicos não são trabalhados à risca, entretanto são introduzidas temáticas relacionadas à literatura e cultura de países da língua inglesa. A secretaria estadual fornece livros didáticos da disciplina, porém num universo de informação disponível outros materiais e temas são inseridos nas aulas. Dentre os feedbacks dos professores, a fala da professora de língua inglesa chamou atenção ao lembrar que o ensino de língua estrangeira sempre foi desafiador na rede pública, haja vista que a obrigatoriedade do ensino da disciplina surge no ensino fundamental II.
A maioria dos alunos que chegam ao ensino médio não detém conhecimentos dos conteúdos programáticos das séries anteriores, de modo que o plano de ensino do ensino médio possa ser concluído com êxito. A professora, pontuou que busca motivar os alunos lembrando-os da importância do domínio da segunda língua. Além disso, destacou que utiliza regularmente metodologias ativas afim de dar mais autonomia aos alunos no desenvolvimento da atividade. Após longa discussão em que todos os presentes se manifestaram a respeito das avaliações e resultados da unidade, uma data foi programada para a reunião de conselho de classe, que será composta além dos integrantes desta reunião, um representante dos pais e um dos alunos.
Contudo, os TCTs, mediante a transversalidade descreve sobre a possibilidade de se constituir no aprendizado escolar, uma relação entre aprender sobre a realidade e as questões da vida real e de sua transformação. De forma que não os desenvolva paralelamente, mas de forma a integrativa, onde diz respeito à compreensão dos diferentes objetos de conhecimento, possibilitando a referência a sistemas construídos na realidade dos alunos. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA A Base Nacional Comum curricular consiste num documento normativo que determina o que os alunos da Educação Básica no Brasil têm o direito de desenvolver e aprender ao longo de todos os níveis de ensino que a compõe. Esse documento orienta e norteia os currículos escolares, tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino.
O objetivo primordial da Base Nacional Comum Curricular é garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns, ou seja, equalizar o ensino em todo o território nacional. Responsabilidade e cidadania. Tais competências são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural. Mas, para o aluno ser capaz de exercer plenamente todas elas, não bastam práticas em sala de aula. Elas demandam a incorporação de mudanças nos vários âmbitos da escola. A partir de tais apontamentos, é importante destacar que as tendências pedagógicas do campo progressista influenciam fortemente a BNCC vigente, uma vez que ela dá mais liberdade ao aluno, permitindo que ele se desenvolva, quase que por si só, enquanto o professor atua como mediador, orientador, ou com relação de igual pra igual, a depender da situação empregada no contexto do ensino, por isso a importância da adequação do currículo nesta perspectiva.
Avaliar o processo e não apenas o produto, ou melhor, avaliar o produto no processo”. O profissional, explicou que a avaliação da unidade escolar objetiva o aperfeiçoamento da dinâmica institucional e é organizada por procedimentos internos pela unidade escolar e externos por órgãos locais e centrais da administração, comportando a avaliação institucional e a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem. Nela os tipos de avaliação mais empregados são: • Prova objetiva: A prova objetiva é aquela que apresenta questões com alternativas, pode ser de múltipla escolha ou do tipo CERTO ou ERRADO. • Prova dissertativa: Por mais que as provas objetivas sejam mais usadas pelos professores, a prova dissertativa é também bem aceita. A prova dissertativa é aquela prova que o aluno organiza e escreve a resposta fazendo uso das suas próprias palavras, mais tendo como ponto de partida assuntos ou temas discutidos em sala de aula.
RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA O profissional responsável pelo acompanhamento pedagógico é na instituição concedente deste estágio é o coordenador pedagógico. Desta forma, a entrevista utilizada para colher informações para compor esse item foi realizada com (o) (a) coordenador (a) (editar o nome completo do responsável pela coordenação). A observação da sala de aula é uma prática realizada pelo coordenador pedagógico, geralmente ocorre quando o profissional entende que o plano de trabalho não está sendo executado conforme previsto e/ou quando solicitado pelo próprio professor, tal ação serve para acompanhar o trabalho do professor e ajudá-lo a aprimorar a didática e outras dinâmicas docentes. O planejamento ocorre semanalmente onde discute-se e acompanha o andamento dos processos de ensino-aprendizagem.
O coordenador também atende individualmente os professores, conforme as demandas. Estabelecer boas relações é essencial para obter um bom trabalho formando um ambiente de respeito, fundamental para convivência. O coordenador informou que dentro do ambiente escolar, o diálogo e respeito devem prevalecer por parte de todos que convivem ou relaciona no espaço. Nas relações educativas é preciso que não haja hierarquização dos envolvidos, todos são importantes neste processo, agindo desta maneira, faz com que o trabalho se torne prazeroso, para todos os participantes, visando o crescimento do grupo. A respeito da atuação da equipe pedagógica na resolução de conflitos é um papel relevante destes profissionais, haja vista que as relações interpessoais são essenciais em qualquer espaço desde o familiar até o social.
O homem vive a todo momento cercado de pessoas, para as quais é necessária uma convivência amigável. Interagiu com os alunos explorando os conhecimentos prévios. Na sequência, a leitura do material foi feita pelo professor com a participação de alguns alunos. Houve a explanação do conteúdo de forma expositiva e exemplificação na lousa. Inserir o nome do professor (a)), explicou como o Simple present é formado e para quais finalidades é usado. Explicou ainda sobre a forma do presente simples e sobre alguns verbos que sofrem alterações sofridas na 3° pessoa do singular. Objetivos específicos: Refletir sobre as características arquitetônicas das casas da localidade em que reside; Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida; Aumentar o vocabulário com situações cotidianas.
Metodologia Após a apresentação do tema e dos objetivos, deverá levar o aluno a ter um diálogo amplo com os meios apresentados na Língua Inglesa, em foco o conteúdo abordado. Questionar a turma a imagem abaixo e o que ela retrata e quais palavras da Língua Inglesa puderam aprender com ela. É importante incentivar os alunos orientando que aqueles que desejarem, escrevam na lousa as palavras referentes a partes da casa. Apresente a imagem abaixa em slide, impressa ou em formato de desenho traçado na lousa. The favorite room is. because. This house is adequate for. Recurso Imagens, lousa, pincel, lápis, caderno, sulfite borracha, cartolina, dicionário de inglês etc. Avaliação Atividade: Exercício Critério: A avaliação será processual e contínua mediante a observação do desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse e assimilação.
com) Acesso em 21/08/2022. “Should” pode ser usado: Para expressar algo que é provável. Exemplos: “John should be here by 2:00 PM. ” (John deve chegar aqui às 14h. “He should be bringing Jennifer with him. ” (Deveríamos ir ao parque amanhã. “Could” pode ser usado: Para dar uma hipótese ou sugerir uma possibilidade. Exemplos: “Whose notebook is this? It could be Nelly’s notebook. ” (De quem é esse caderno? Pode ser do Nelly. “Could ‘A’ be the answer? It’s definitely not ‘B’ or ‘C. Será necessário, também, um aparelho de som (celular, rádio, computador, etc. para colocar a música para tocar. Os alunos deverão ouvir a música ao mesmo tempo em que leem, seja através da cópia entregue pelo(a) professor(a) ou da projeção na lousa.
O objetivo desse exercício é treinar a leitura (Reading) e contribuir com a assimilação sonora da língua (listening). Feito isso, o (a) professor (a) irá pedir aos alunos que formem duplas ou trios e irá entregar aos grupos um dicionário inglês/português ou inglês/inglês – dependerá da disponibilidade encontrada na escola. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Turma Período Conteúdos Tempo verbal: futuro (will e going to); Confecção de um New Year’s Resolutions card; Confecção de um week planner. Objetivos Objetivo geral Reconhecer as diferenças entre os dois tempos verbais do futuro: will e going to e seus usos. Objetivos específicos Desenvolver a capacidade de criar estratégias a médio/longo prazo e a curto prazo; Conhecer a modalidade de planejamento New Year’s Resolutions, comum nos países de língua inglesa e o week planner, parecido com uma agenda comum.
Metodologia Após apresentar o tema e os objetivos d aula, exibir o vídeo disponível em: https://www. youtube. Ela ajuda a organizar os afazeres em porções menores de tempo do que resoluções para o ano todo. Partindo da agenda semanal, os alunos poderão colocar em palavras concretas quais medidas irão tomar para alcançar as resoluções. Segue um exemplo que deverá ser projetado aos alunos: Os alunos poderão sentar em pares para confeccionar suas resoluções com consulta ao dicionário e auxílio do professor. Montando um week planner. Nessa etapa, o professor irá informar aos alunos que existe uma ferramenta muito útil para quem deseja cumprir planejamentos: a agenda. Claire is working at the library on Friday morning. II. When I retire, I am going to go back to Liverpool to live.
III. The telephone is ringing, but I won’t answer it. Olinda. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Turma Período Conteúdos Tempo verbal Present Perfect vs Simple Past; Confecção de um journal. Objetivos Objetivo geral Reconhecer o uso do present perfect contrastando com o simple past (este último deverá ter sido apresentado em aulas anteriores); Objetivos específicos Apresentar e desenvolver o gênero journal ; Empregar as formas verbais do present perfect e Simple Past em discursos do cotidiano, ampliar vocabulário. Metodologia Em um momento anterior à aula, o professor irá elaborar um texto inserido numa espécie de journal (diário). Deverá se parecer com o exemplo na figura a seguir: O texto aqui apresentado pode ser usado na íntegra ou servir apenas como exemplo para a confecção de outro texto.
Nesse momento, o professor deverá escrever os verbos já na forma do Simple Past, em uma coluna, com os dizeres “About yesterday”. Em outra coluna, de título “About today”, o professor deverá anotar aquilo que os alunos vivenciaram desde que acordaram naquele dia até o presente momento da aula, preenchendo com o pronome, verbo auxiliar have e verbo principal no particípio, dando forma ao Present Perfect. Feito isso, deverá indicar a diferença das duas construções: para tudo aquilo que é passado explícito, com palavras como yesterday, two days ago, last week/month/year etc, deve-se usar a forma da coluna “About yesterday”. Para os acontecimentos do presente, no dia de hoje, do que ainda não acabou, deve-se usar a forma da coluna “About today”. O professor deverá acrescentar que os acontecimentos da coluna “About today” não têm horário definido, nem períodos definidos, como manhã ou tarde.
Avaliação Atividade: Confecção de um jornal Critério: A avaliação será realizada mediante a observação da participação e envolvimento nas atividades propostas. Referências SANTOS, Daiana Sales de Freitas. RODRIGUES, Anália Keila. Sequência Didática de Língua Inglesa: Perspectivas de Desenvolvimento de uma Consciência Intercultural Crítica no Ensino Médio Integrado. PROFEPT. com/tag/professions/ Distribua a primeira página e a segunda página e certifique-se de que os alunos compreenderam as profissões e em seguida leia-as em voz alta para que a turma repita depois de você. Momento de aprender brincando Divida a turma em três ou quatro grupos e peça que elejam um líder para jogarem um jogo de mímica. Para esse jogo você precisará preparar com antecedência cartões com o nome das profissões.
Pode-se imprimir os nomes e colar na cartolina recorte-os. O jogo de mímica pode ser feito de diversas formas. Cortez. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Turma Período Conteúdos Instruction Objetivos Objetivo geral: Identificar as características dos textos instrucionais. Objetivos específicos: Interpretar instruções corretamente; Aprimorar o conhecimento da língua inglesa; Assimilar as tipologias dos textos instrucionais Metodologia Fazer a acolhida, apresentar o conteúdo da aula e falar sobre os objetivos de trabalhar a temática. Roda de conversa explorando os conhecimentos prévios dos alunos. Discussão sobre a importância a língua inglesa no mundo globalizado Sugestão de leitura neste link Apresentar slides com exemplos de manuais de instruções. Metodologia Desenvolvimento Apresentar o tema: Identidade cultural.
Dar uma definição e explicar a importância apontando exemplos contextualizados. Apresente recortes de jornais (em inglês, e de vários países diferentes) e pergunte o que os alunos entendem pelo gênero jornalístico. Sugestões de leituras de jornais ingleses Sugestão 1 https://www. bbc. RODRIGUES, Anália Keila. Sequência Didática de Língua Inglesa: Perspectivas de Desenvolvimento de uma Consciência Intercultural Crítica no Ensino Médio Integrado. PROFEPT. Olinda. Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdos Gênero textual carta Objetivos Objetivo geral: Fazer uso adequado de elementos estruturais do texto carta. Exercise. Imagine that you have a family who lives in the usa and write a letter giving news and speaking of healt.
Recursos Material de apoio impresso, atividade impressa, lousa, pincel, apagador. Avaliação Atividade: Escrever uma carta Critério: A avaliação será realizada mediante a observação da participação e envolvimento nas atividades propostas. Referências SANTOS, Daiana Sales de Freitas. Traga para discussão o que cada “emoji” simboliza e o motivo de usarmos tanto essas imagens atualmente. Faça perguntas como: What does the first image (emoji) stand for? Os alunos responderão algo como: laughing, smiling . Siga perguntando sobre as outras imagens, usando o mesmo padrão de pergunta dada acima. Possíveis respostas, da esquerda para a direita: 2) Blinking; 3) In love; 4) Upset; 5)Sending a kiss; 6) Laughing a lot; 7) Happy; 8) Sad, crying; 9) Sending a kiss with love; 10) Angel; 11) Proud, happy; 12)Sarcastic; 13)Very upset; disappointed; 14) Sending a kiss.
Fale da rapidez de comunicação a que estamos submetidos e a facilidade de usarmos uma imagem até para a comunicação entre falantes de outras línguas, uma vez que a imagem pode ter a mesma interpretação em diferentes línguas. Metodologia Após a apresentar o tema da aula e objetivos, o professor trabalhará no propósito de levar o aluno a pronunciar a Língua Inglesa por meio de textos e diálogos apresentados. Expliar que os verbos modais são usados, entre outros propósitos, para fazer deduções, ou seja, para dizer sobre as probabilidades ou possibilidades de algum fato acontecer. Esta aula tem o objetivo de ensinar aos alunos a usar alguns verbos modais, para especular sobre acontecimentos no presente. No inglês, os verbos modais mais usados para fins especulativos são: may, might, must, could e can't.
Por isso, esses verbos são geralmente chamados de verbos de dedução. Is it cold outside? Is Joey sure about that? (Está frio lá fora? Joey está certo disso?) 2. Jane thinks the snow is going to stop soon. Is she sure about that? (Jane acha que a neve vai parar logo. Ela está certa disso?) 3. She also thinks they can go to the restaurant tonight. Peça aos alunos que copiem a escala de probabilidades, no caderno. Em seguida, retorne ao texto, leia-o mais uma vez e cheque se os alunos compreenderam o uso dos verbos modais. Exercise Esta atividade estimula a imaginação dos alunos. O objetivo é construir sentenças, usando os verbos modais, para fazer deduções. Peça aos alunos para trabalharem em duplas. Recursos Materiais de apoio impressos, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta.
Avaliação Atividade: Construir sentenças, usando os verbos modais. Critério: A avaliação será realizada mediante a observação da participação e envolvimento nas atividades propostas. Referências HARMER, JEREMY The Practice of English Language Teaching Planos de aula Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série 1º ano Turma Período Conteúdos Verbo modal “may” Quadro com os pedidos para rotina escolar nas aulas de inglês Jogo para desenvolver habilidade oral “Mother, may I? Objetivos Objetivo geral: Explicitar as diferentes conotações da língua inglesa (forma “mais educada” de se dizer algo); Objetivos específicos: Elaborar e confeccionar um quadro com os pedidos básicos da rotina de sala de aula; Desenvolver e praticar a conversação em inglês durante as aulas da disciplina; Desenvolver habilidade oral por meio de atividade lúdica.
Metodologia Após a acolhida e apresentação do tema da aula, buscar por meio de perguntas conhecer os conhecimentos prévios dos alunos. Como última etapa da aula, propor uma atividade a partir da análise da conversação presente no vídeo PLAYGROUND GAMES - Mother May – Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=9rXfcnZb0eY Recursos Data Show, Notebook, cartolina, figuras e/ou recortes de jornais e revistas, lousa, pincel, apagador, caderno e caneta. Avaliação Atividade: compreensão e análise da conversação Critério: Participação e envolvimento na atividade proposta. Referências HORA, C L. Ela não tem educação / She has no manners. Nós fomos educados por uma tia / We were brought up by an aunt. É difícil descrever o sistema de educação britânico / It?s difficult do describe the British system of education.
Eu estou ouvindo um barulho muito esquisito / I hear a very strange noise. Ela tem um gosto requintado. Disponível em: https://educacao. uol. com. br/planos-de-aula/medio/ingles-cognatos-e-falsos-cognatos. htm Acesso em 11/09/2022. Para impulsionar o engajamento dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem deve -se contextualizar as metodologias de ensino diante das suas práticas sociais inerentes à cultura digital, ou seja, integrar as mídias e as TDIC no desenvolvimento e na recriação de metodologias ativas. Contudo, é preciso compreender que a ferramenta tecnológica não é ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas um dispositivo que proporciona a mediação entre educador, educando e saberes escolares, assim é necessário que se supere o velho modelo pedagógico é preciso ir além de incorporar o novo (tecnologia) ao velho.
RELATO DA REGÊNCIA Identificação da aula Escola Datas Turno Série e turma 1º ano A Número de alunos Conteúdos Grammar: should and could. Professor regente Descrição da aula O início da regência ocorreu em (inserir data), momento em que o professor regente anunciou aos alunos que eu estaria ministrando o plano de aula de minha autoria cujo conteúdo foi Grammar: should and could. Evidentemente, foi um momento de grande tensão, pois precisava demonstrar conhecimento e dar o melhor de mim. Alguns alunos a conheciam. Os alunos ouviram a música ao mesmo tempo leram a letra impressa que foi entregue. O objetivo principal desse exercício foi treinar a leitura (Reading) e contribuir com a assimilação sonora da língua (listening).
Reflexão sobre a aula Avalio o desenvolvimento e resultado da aula estar de acordo com a proposta pedagógica. Entretanto, o nervosismo pode ter interferido na comunicação, principalmente no tom e na dicção. Fica claro que a linguagem é um sistema adaptativo e os emojis mostra a relação entre a linguagem e as tecnologias digitais. A avaliação é de que os objetivos propostos foram alcançados de forma satisfatório, pois foi bem produtivo, pois o tema provocou o interesse dos alunos. Identificação da aula Escola Datas Turno Série e turma 1º ano A Número de alunos Conteúdos Cognates and false cognates Professor regente Descrição da aula A aula sobre cognatos e falsos cognatos, ministrada em (inserir data) despertou muito a atenção da turma, principalmente durante a abordagem histórica da língua.
Alguns alunos não que os cognatos e falsos cognatos estão relacionados a semelhança existente entre a língua portuguesa e a língua inglesa em termos de vocábulos, isso se deve principalmente ao fato de o português ser uma língua latina e de grande parte dos vocábulos e do inglês ser provido do latim. O principal recurso utilizado foi a lousa, pois a aula teve um aspecto mais voltado ao expositivo, entretanto havia uma troca devido a participação da turma nas discussões e principalmente no desenvolvimento da atividade. nº1, jan/jul 2019 - PPGE – UNESC. MOSQUERA, J. J. M. STOBÄUS, C.
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