RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL - PEDAGOGIA MODELO UNOPAR - ANHANGUERA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4 3. RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7 4. RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 9 5. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11 7. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 15 8. Por intermédio do estágio, o acadêmico desenvolve na prática os conhecimentos teóricos construídos ao longo do curso e são confrontados com a prática docente conhecendo os desafios da vida profissional. O trabalho docente é permeado por desafios e, neste momento, a maior dificuldade dos gestores e professores estão relacionados a retomada do ensino presencial depois de aproximadamente dois anos sem atividades letivas presenciais no município, em decorrência da crise sanitária do covid-19, que trouxe grandes desafios, principalmente à rede pública devido à adaptação à modalidade remota e as desigualdades de acesso às tecnologias o que agravou o cenário de incertezas em toda comunidade escolar e o retorno presencial escancara os prejuízos na aprendizagem ao longos desses dois últimos anos.

Este relato apresenta reflexões a respeito do cumprimento de mais uma etapa do componente obrigatório I: Educação Infantil realizado na Escola xxxxxxxxxxxx situada na rua xxxxxxxxx na cidade de xxxxxxxxxxx. O presente relato busca atender aos requisitos propostos pela instituição de ensino mediante orientações do plano de trabalho. Assim, este texto se constitui de informações e reflexões que vão desde os aspectos administrativos, organizacionais, recursos humanos, pedagógicos, entre outros. Restando evidente ainda a importância dos educadores neste contexto, já que é na infância que muitos traços da personalidade destas, serão construídos. Tendo a escola de fato o papel de socialização infantil. Na Educação Infantil o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos.

Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade. Ao concluir este relato é necessário destacar finalmente a essencialidade que reside no estabelecimento de vínculos entre a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental. A avaliação no currículo é destacada com o princípio de sempre atentar-se para atitudes que priorizem o desenvolvimento das crianças e a sua aprendizagem, buscando uma melhoria constante nesse processo. A avaliação é considerada como uma mediação do aprendizado para que o professor possa analisar quais são as mudanças são necessárias em suas aulas para conseguir que as crianças alcancem os objetivos pretendidos; portanto não existe uma avaliação estritamente comportamental, mas de como os alunos avançam na construção do seu conhecimento de mundo e de si.

O processo de avaliação é realizado de forma individual através da observação e registros referentes ao desenvolvimento da criança. No calendário escolar da instituição consta 200 dias letivos ao longo do ano, os xxx alunos atendidos pela escola são organizados e divididos por faixa etária, dentro de um período de funcionamento diário de segunda a sexta feira das 7:00h as 17:00h, com períodos de recesso e férias previamente planejados. A formação continuada dos professores é realizada através de cursos de formação realizados mensalmente no decorrer do período letivo. ‌As atividades são desenvolvidas tanto em sala de aula quanto no pátio da escola, os materiais são guardados em uma sala e retirados pelo professor no momento da sua utilização do mesmo.

No pátio da escola possui um parquinho com diversos brinquedos, geralmente quando os alunos se encontram nestes recintos, o objetivo principal é lúdico, visando promover a convivência e socialização entre eles. A escola não possui uma equipe multidisciplinar específica, em sua maioria os professores atuantes possuem graduação em pedagogia ou áreas afins estando aptos a desempenhar sua função com enfoque no ensino da Educação Infantil, sendo assim a escolha acerca dos materiais utilizados para a regência das aulas é feita pelo docente. RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE A realização da entrevista com o professor regente foi elaborada com a professora xxxxxxxxxxxxx, graduada no curso de pedagogia no ano de xxxx, concluindo o curso de pós-graduação “Lato Sensu” em Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual no ano de xxx.

Atuando desde o ano de xxx como professora da educação infantil na rede municipal de ensino. Os temas contemporâneos transversais em sua prática são inclusos pela professora em seu planejamento, efetuando um mapeamento e desenvolvendo projetos que se relacione à saúde, pluralidade cultural, meio ambiente e ciências e metodologia. Sobre fazer uma avaliação das metodologias aplicadas, a professora destacou que um bom professor pode enriquecer aulas com metodologias mais interessantes e citou as metodologias ativas como exemplo. Enumerou ainda a pesquisa, aula invertida, integração na sala de aula e atividades on-line, projetos integradores e jogos. Enfatizou que de qualquer forma, esses modelos precisam também evoluir para incorporar propostas mais centradas no aluno, na colaboração e na personalização. Por fim, a docente deu uma dica salientando que em escolas com menos recursos, pode-se desenvolver projetos significativos e relevantes para os estudantes, ligados à comunidade, utilizando tecnologias simples - como o celular, por exemplo – e buscando o apoio de espaços mais conectados na cidade.

Os temas transversais que podem ser trabalhados são a Ética, Meio ambiente, Saúde, Pluralidade cultural e orientação sexual. São temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano. Dessa forma a escola busca atividades interdisciplinares para trabalhar esses temas obrigatórios nas aulas. RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA Como a Base Nacional Comum Curricular, possui caráter normativo a equipe gestora da instituição têm se esforçado ao máximo para compreender e entender a BNCC, visando nortear as aprendizagens fundamentais a serem estudadas no ambiente escolar, para garantir a implementação de maneira gradual, são realizadas reuniões periódicas com toda a equipe de professores que estejam aptas para trabalhar com os preceitos preconizados pela BNCC.

Nas reuniões que tratam a esse respeito os membros da equipe realizaram a leitura individualmente, em seguida discutem sobre o conteúdo e como poderiam incluir no currículo escolar. RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR A professora adota uma metodologia de avaliação processual que considera a evolução do aluno no decorrer do processo de ensino, não sendo atribuídas notas e metodologias quantitativas, mas sim uma análise mediante o desempenho e aprendizagem do aluno. Ela ainda acredita que é fundamental a busca por métodos avaliativos que saiam da estratégia de avaliação convencional, para que dessa forma possa selecionar e classificar os alunos incorporando um olhar crítico sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas no cotidiano escolar da educação infantil, com o objetivo de promover a interação e socialização dos alunos.

A avaliação é feita mediante relatórios e registros diários sobre as atividades realizadas, evidenciando o comportamento do aluno, a participação na aula, seu desempenho e de que maneira vem demonstrando o seu aprendizado. Essas avaliações são efetuadas através de alguns pontos primordiais como, o alcance dos objetivos propostos, interação com os demais colegas, realização das atividades e o desenvolvimento esperado. Para conseguir analisar esses parâmetros foi construído pela docente um diário de classe que visa tomar registro das principais interações realizadas no dia-a-dia e como as mesmas refletiram no desenvolvimento integral do aluno, durante aquele período em análise. A gestão das possíveis crises dentro do ambiente escolar, na maioria das vezes, é feita pela própria direção por possuir uma relação mais próxima com a comunidade e os profissionais.

RELATO DA OBSERVAÇÃO O professor utiliza como metodologia aulas teóricas e práticas, as teóricas com exposições de imagens por meio de projeção multimídia, onde os alunos adquirem uma referência visual para elaboração do projeto da aula prática. Dessa forma favorecendo o aprendizado do aluno, fazendo com que eles desenvolvam a criatividade e habilidades motoras. Dessa forma, o professor através da sua metodologia de ensino favorece a aprendizagem do aluno, sempre interagindo com eles de maneira espontânea e respeitosa permitindo novas descobertas. Durante as aulas foi possível observar que a maioria dos alunos se mostra empenhados na execução da atividade, bem participativos, fazendo perguntas e compartilhando suas ideias e conhecimento. Foi possível notar que esse tipo de atividade favorece o aprendizado do aluno, por proporcionar uma maior interação entre eles de forma espontânea sem a pressão de ser avaliado.

A maior parte dos alunos demonstra interesse durante as aulas, expondo suas ideias e conhecimentos. Eu acredito que a não participação ou a participação do aluno não influencia no seu aprendizado, pois cada ser humano possui uma forma diferente de aprendizagem, de maneira muito espontânea mantendo o respeito para com a professora. O processo de avaliação das aulas é feito mediante observação, acerca da participação dos alunos desenvolvimento e aprendizagem, não sendo utilizados livros didáticos, explorando o uso de materiais sustentáveis e manuseio do mesmo, promovendo o a criticidade de cada aluno através do desenvolvimento de cada recurso trabalhado. Relato 2 Nome da Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Ano/ Série: Pré 1 Datas das 10 aulas observadas: xx/ xx/2022 xx/xx/2022 xx/xx/2022 xx/xx/2022 Turno das aulas observadas: (x) MAT () VESP ( ) NOT Os temas abordados pela professora regente durante as aulas foram: Produzindo esculturas com massinha de modelar, observação e pintura.

Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula. C) Diante de várias figuras impressas em papel ofício, pedir às crianças que listem figuras com ações que representem atitudes boas e ruins manifestadas pelas imagens. D) Apresentar desenhos impressos que representem crianças em atitudes consideradas boas maneiras e maus comportamentos. Selecionar as imagens e confeccionar um painel com figuras em ações consideradas corretas no ponto de vista de comportamentos bons. E) Tarefa de casa do/a professor/a: Marcar um X nas opções consideradas boas maneiras e na sequência colori-las com lápis de cor.

com/watch?v=r1wgeYptBUU Acesso em: 14 de Outubro de 2022. Plano de aula 2 Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdo Vídeo educativo Higiene e Saúde. Vídeo um plano para salvar o mundo da Turma da Mônica. Objetivos Conscientizar os alunos a cuidarem do meio ambiente. Conceituar os 3 R e relatar a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Aplicar uma atividade impressa onde os alunos marcarão os desenhos que representam ações de quem tem bons hábitos de higiene. Recursos Notebook Data Show Atividade impressa Avaliação Aplicar uma tarefinha com desenhos de crianças fazendo a higiene pessoal, na qual o aluno deverá relacionar um produto de higiene pessoal a um tipo de higiene representada via imagens.

Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções Referências Música Xaxado da Higiene (CD Criança Todo Dia) Disponível em: https://www. youtube. com/watch?v=Tw7le9JWk-4 Plano de aula 4 Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Turma Período Conteúdos Música o rap da escova. youtube. com/watch?v=B83EFwoQfk4 https://www. youtube. com/watch?v=TwJ4tqEOWs4 Plano de aula 5 Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Pré II Turma Período Conteúdo Classificação e organização de elementos por cor e por forma através do software IXL Objetivos Objetivo geral Explorar a tecnologia como aliada da construção do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando cores e formas.

br/conteudo/6746/blog-alfabetizacao-como-fazer-plano-de-aula. Acesso em: 14/10/2022 Plano de aula 6 Identificação Escola Professor regente Professor estagiário Disciplina Série Pré II Turma Período Conteúdo Jogo oline Objetivos Adquirir habilidades intelectuais, cognitivas e motoras despertando atitudes e compromisso com as regras em sala de aula. Reconhecer os animais do jogo e usar a imaginação para criação de um novo ser, através da montagem de partes de animais disponíveis. Despertar a criatividade, imaginação e montar um animal personalizado. Aprender a lidar com as instruções e as regras do jogo Desenvolver a concentração e habilidades com as cores através da pintura do desenho formado. Após agendamento prévio, o material foi submetido à avaliação e, na ótica da professora supervisora de estágio os conteúdos e encaminhamentos metodológicos estariam coerentes, entretanto havia necessidade de alguns ajustes para ficar mais próximo da proposta do planejamento anual.

Após apontamentos da titular de sala, os quais conduziram a alguns ajustes, um feedback positivo foi dado no sentido de que o planejamento atenderia nos quesitos: objetivos das aulas, conteúdos elencados, procedimentos metodológicos, tipos de atividades, recursos mobilizados, critérios avaliativos. Evidentemente, a elaboração do planejamento não foi uma tarefa fácil, entretanto, a forma com que a supervisora de estágio conduziu as orientações e feedbacks tornaram-se mais compreensível, pois as críticas construtivas mostram em quais pontos é preciso melhorar e como os bons resultados podem contribuir, efetivamente, para o propósito. A estagiária iniciou uma conversa sobre a importância das tecnologias na prática pedagógica. Nesse sentido, foi falo que o uso das ferramentas tecnológicas na educação deve ser visto sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, possibilitando a interação digital dos educandos com os conteúdos, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar os seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação.

No primeiro dia de regência, houve a reapresentação da estagiária destacando que esta etapa atual seria composta pelo contato direto com os alunos através do desenvolvimento de aulas. A professora regente fez algumas recomendações aos pequenos quanto a disciplina e cooperação, as crianças se demonstraram empolgados e satisfeitos com a novidade. A estagiária apresentou um resumo dos seus planejamentos. Perguntou aos alunos quem ali sabia manusear um notebook, videogame e/ou celular. Todos levantaram as mãos; momento em que a acadêmica puxou um bate-papo para conhecer melhor a turma. É imprescindível introduzir as metodologias ativas desde a educação infantil, um exemplo de M A para essa etapa da educação básica é a Gamificação; ela vem contribuir e, ao mesmo tempo transformar, os novos fazeres na Educação, de modo que consiste em fazer a utilização de recursos de jogos em contextos diversos.

As crianças são fascinadas por jogos. Portanto, a escola, enquanto instituição educacional de caráter formador da cidadania, é um espaço de socialização do conhecimento técnico, dialógico e científico, visto que a partir do uso socializado do saber as pessoas realizam uma leitura do mundo e de sua participação social. VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO Incluir o termo de validação digitalizado Eu, [Inserir nome do Acadêmico], RA [Inserir RA do Acadêmico], matriculado no [Inserir o semestre] semestre do Curso de [Inserir nome do curso] da modalidade a Distância da [Inserir nome da Universidade], realizei as atividades de estágio [Inserir nome do Estágio] na escola [Inserir nome da escola], cumprindo as atividades e a carga horária previstas no respectivo Plano de Trabalho.

Assinatura do(a) Estagiário(a) ___________________________ Assinatura Supervisor de Campo 16. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, vol. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional PASQUALINI, J. org>10 de Out.

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