Qualidade de vida no trabalho
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Recursos humanos
Orientador: Prof. Marilda Fontenelle BARUERI, 2019 DEDICATÓRIA Dedicamos esse primeiramente ao trabalho corpo docente que nos instruiu, a nossos pais que deram total apoio e todas nós do grupo por todo esforço comprometimento. e AGRADECIMENTOS Agradecemos, primeiramente, às professoras Marilda e Cleide que nos orientaram na realização do trabalho, tiraram nossas duvidas e nos instruíram a corrigir nossos erros, à nossas famílias que deram estruturas suficientes para que fosse possível a construção e finalização da obra. À esta Instituição, que nos deu a oportunidade de aprendizado e nos forneceu material e meios para a constituição do trabalho. E a todos que de alguma forma fizeram formação pessoal. Tema e Problema. Objetivo da Pesquisa. Justificativa. Metodologia. Delimitações e Limitações. Liderança.
Metas. Endomarketing. Mercado de Trabalho. Relatos de Empregados sobre a QVT. Projetos de Sustentabilidade Empresarial. Como influenciam na QVT. Empresas com projetos de Sustentabilidade. Conclusão. Referências. Partindo dos fundamentos apresentados até aqui, observar programas que evidenciam que a QVT é uma ferramenta eficaz e necessária, cuja está sendo cada vez mais utilizada nas organizações, com o intuito de aprimorar e melhorar o ambiente interno da corporação e de cada indivíduo, pois nessa perspectiva deve se levar em consideração fatores psicológicos e comportamentais que influenciam diretamente no desenvolvimento de habilidades e competências. Justificativa Por meio dos dados coletados, os maiores problemas apontados pela pesquisa exploratória foram: a falta de contato ou péssimo tratamento de líderes e colegas de trabalho, o que atribui à área de clima organizacional e a falta de autonomia em seus serviços, dessa forma também há falta de reconhecimento e promoções, ou seja, não há programas de incentivo efetivos em empresas, além do mais, as empresas colocam-se responsáveis pelo treinamento, mas raramente os empregados já capacitados para cargos maiores, tem oportunidade de desenvolvimento, podendo ser chamado de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) sendo o aprimoramento do trabalho que já está sendo feito.
As desmotivações vão além, também são atribuídos como fatores relevantes: a inflexibilidade de horários e falta de apoio nos estudos como bolsas acadêmicas e/ou colaboração com cursos e graduações. Além do mais, há uma constante falta de apoio na saúde mental da equipe, o acompanhamento feito por médicos da área de psicologia e psiquiatria são extremamente necessários, pois problemas externos ou a rotina de trabalho ocasionam doenças como a ansiedade e a depressão. A Previdência Social estimula vertentes quanto à saúde mental, pouco solucionada no mercado de trabalho, sendo a estabilidade mental e psicológica aquilo que induz a maior sensação de qualidade de vida para as pessoas, destacam-se os benefícios quanto à introdução de psicólogos no meio comum da empresa.
No primeiro apresenta-se o tema, seus conceitos e sua história de maneira concisa e como ele pode ser empregado. No 13 segundo acolhe a problemática que será explorada e abordada na pesquisa e objetivo para solucionar a mesma. No terceiro se expõe a justificativa e motivo do qual iremos abordar o tema, destacando-o por meio de palavras-chaves os principais assuntos que compõe esse tema e que serão desenvolvidos com mais aprofundamento ao longo da pesquisa. No quarto está descrito as fontes utilizadas para a construção do trabalho. E no quinto está especificado a delimitação da pesquisa, diante da situação, até que área o trabalho possui objetivo para apresentar soluções de melhorias ao respectivo problema. O posicionamento biopsicossocial representa esse fator diferencial para realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa”.
FRANÇA, 2004) Saúde Integridade física, mental e social. Ecologia O homem como integrante responsável pela preservação dos sistemas dos seres vivos. Ana Cristina Limongi França, Professora de Gestão de Qualidade de Vida da USP; 16 Ergonomia Medicina, psicologia, motricidade e tecnologia industrial visando o conforto na operação. Psicologia Influência das atitudes internas e perspectivas de vida de cada pessoa em seu trabalho Sociologia Contextos culturais e antropológicos da empresa. Após a obtenção dos dados e análise positiva ou negativa, deve-se estabelecer a melhor solução ou estratégias para a melhoria, levando em consideração os fatores financeiros, humanos e políticos. O levantamento de dados e análise dos mesmos permite que haja um primeiro passo para a melhoria do clima que é detectar os problemas, a resolução final irá depender fortemente das estratégias do Recursos Humanos da organização e de como a comunicação irá ser realizada entre os mesmos.
Programas de Incentivo Para o crescimento interno de uma empresa é necessária motivação, isso pode acontecer de forma que o empregador ofereça oportunidades ao seu colaborador podendo ser feito por meio de programas de incentivo, gerando assim um sentimento de participação, estimulando cada vez mais a produtividade de toda a equipe, influenciando assim nas relações interpessoais. Os programas de incentivo são de certa forma um modo mais amplo de satisfazer todos os colaboradores de uma organização, já que cada colaborador se sente motivado de um jeito diferente. Criando esses programas motivar e agradar os mesmos pode acontecer sem grandes dificuldades Para o melhor desempenho no engajamento e produtividade os programas de incentivo devem seguir certos conceitos: motivação individual, reconhecimento organizacional e recompensa. Pontos: a modalidade de pontuação é outra estratégia de bonificação.
Por meio dela, a empresa cria um sistema de pontuação que pode ser convertida em prêmios, como prêmios físicos, viagens etc. Cursos de capacitação: Investir na capacitação da equipe nas tarefas desempenhadas ou até em novas faz com que a autoestima e o sentimento de crescimento pessoal aumentem. Tendo os colaboradores mais cuidado com o trabalho que realizam. Desenvolvimento O desenvolvimento de pessoas está cada vez mais estabelecido no meio empresarial, ou seja, o capital humano é reconhecido como um indivíduo primordial para o sucesso e produtividade da empresa. O benefício mais interessante para os empregados com 36% dos votos é o plano de desenvolvimento individual como citado acima, outro benefício de interesse são as bolsas em instituições de ensino conhecidas como auxilio-educação, com 19% dos votos o vale-cultura foi colocado como um dos sugeridos para as empresas, os últimos dois benefícios: Assistência medica e vale refeição foram menos votados mas não deixaram de ser primordiais para um equipe satisfeita.
Motivação Em conceito, é dada pelo comportamento, conduta e aspectos psicológicos do empregado através de problemas situacionais no trabalho e na vida pessoal. As condições que mais proporcionam motivação são: ser ajudado e ter autonomia para ajudar, usar seus talentos para crescimento pessoal e da empresa, poder seguir as orientações de seu grupo e desenvolver e redescobrir talentos daqueles com quem trabalha. Segundo Bergamini (1997) pessoas com orientações participativas são melhores aproveitadas e se realizam com mais facilidade quando estão inseridas em setores que requerem inteligência interpessoal, paciência, fé e possibilidade de desenvolvimento dos demais. As pessoas que são orientadas em suas ações tendem a desenvolverem melhor suas habilidades, de maneira a serem valorizadas, mostrando sua capacidade e potencial.
Mercado de Trabalho 3. Relatos de Empregados sobre a QVT Recorrente a problemática da falta de qualidade de vida no trabalho no Brasil, há relatos conhecidos sobre a deficiência no sistema trabalhista que envolve grandes empresas como a Livraria Cultura”. Os discursos do terror que os trabalhadores sofreram tomaram mais repercussão com o avanço da internet. Foi feito um relato de um ex-trabalhador da Livraria Cultura na rede social twitter, onde o mesmo colocou em tópicos graves problemas na matriz da livraria localizada na Avenida Paulista em São Paulo. Segue os relatos: “Cheguei à loja no dia que Sérgio Herz prometeu mandar embora com todos os direitos quem colocasse o nome numa lista e tudo que eu vi foram vendedores que estavam há 5 ou mais anos na loja regozijando de alegria.
Nós tínhamos que ouvir, todo dia 20 minutos antes do expediente, o gerente nos culpando por não bater a meta inalcançável. Em momento algum foi de nosso conhecimento como a comissão funcionava, quais métricas eram calculadas. O valor parecia arbitrário. Tudo que sabíamos era que, se a loja não batesse a meta do mês, ninguém ganhava nada de comissão. Sérgio Herz [CEO da Livraria Cultura] aparecia quinzenalmente para colocar terror nos funcionários. anos, casado, técnico em telecomunicações, funcionário de empresa de telefonia há 28 anos. Seus problemas começaram em 1996, com sucessivas mudanças administrativas: foi transferido de unidade duas vezes e assumiu, sem consulta prévia, posto de gerência, aumentando suas atribuições, enquanto reduzia-se o efetivo de pessoal.
Suas novas tarefas incluíam a demissão de funcionários. Para aprender o novo serviço, passou a trabalhar até mais tarde nos fins de semana. Começou a sentir-se muito cansado fisicamente, ansioso, 23 tenso e insone. Falta de foco nos líderes. Cargos definidos por politicagem e não meritocracia, horário de trabalho a combinar, e acabam excedendo as horas chegando de 12 a 14 horas diárias e sem reconhecimento. “Falta de plano de ação dos líderes e falta de diretrizes claras”. REDE DE FAST FOOD HABIB’S. “Uma vez eu estava com uma bandeja cheia de lanches prontos para serem entregues e escorreguei. trabalhador. Segundo o filosofo Yves Schwartz, a ciência psicológica do trabalho humano que aponta deficiências funcionais no trabalho como a falta de comunicação e ritmo, monotonia e automação, refere-se à Ergologia.
Voltada também à qualidade de vida no trabalho, a mesma procura mudar e admitir a necessidade de discussão do que já está generalizado no meio empresarial. Visto que propõe amenizar a relação entre sofrimento-trabalho e adoecimento. A falta de amplitude no desenvolvimento dos colaboradores é um dos problemas mais recorrentes nas organizações. Logo se encontra problemas evidentes em relação ao mesmo, como a falta de comunicação interna, a má gestão, descaso com a cultura organizacional, a falta de respeito que pode levar tanto ao assédio moral quanto ao sexual e a imposição de metas inalcançáveis, tendo essas também inclusas no programa de incentivo. O programa 26 é composto por objetivos e comportamentos e torna-se necessário, pois a maioria das empresas não estuda a capacidade de cada um dos seus colaboradores e não valoriza a competência dos mesmos.
Isto é, por um lado há metas abusivas e desproporcionais que pressionam os empregados, fazendo com que eles trabalhem mais, sem haver a capacitação necessária e um plano de ação para uma maior finalidade, e por outro lado ocorre o condicionamento de metas superficiais que fazem com que o empregado se sinta ineficiente. O último aspecto considerado refere-se a benefícios, os quais são contribuições para a segurança social como incentivo que pode abranger desde bolsas educacionais até ajuda para o nascimento dos filhos. Os benefícios mais importantes são o vale transporte, vale alimentação e vale refeição. Com mais de 12 mil empregados, possui uma plataforma criada pelo setor de Recursos Humanos da mesma, a plataforma chamada Wellbeing se baseia em ver o ser humano como um todo, respeitando o indivíduo de modo que interprete a subjetividade do bem-estar.
A plataforma é dividida em quatro vertentes: saúde mental, física, emocional e de propósito. O programa desenvolvido pela empresa prioriza o equilíbrio da vida pessoal e corporativa, portanto oferece recursos como berçários, extensão de licenças para maternidade e paternidade que pode acontecer 15 dias no caso dos pais e 2 meses no caso das mães dentro do primeiro ano do bebê. Além disso, a flexibilidade de horários de trabalho para entrada e saída e a oportunidade de home office. Com o mesmo intuito de flexibilizar os horários o cotidiano dos funcionários a empresa ainda possibilita a promoção de atividades físicas. Por fim, a Unilever obteve resultados satisfatórios no índice de absenteísmo, maior satisfação e motivação dos empregados, logo notou-se um aumento de produtividade por parte de todos os colaboradores.
Avaliação da Empresa segundo 2. funcionários. Aspectos avaliados Notas (0-5) Oportunidade de Promoção 3,9 Conciliação com a vida familiar 4,2 Ambiente de trabalho 4,3 Benefícios 4,4 Recomendaria a um amigo 97% Aprovam a diretoria 90% Google Google é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. Desenvolve serviços e produtos baseados na internet e gera lucro através de sua publicidade. Para os que vão de ônibus, são oferecidas linhas regulares para diversos destinos. Quando algum dos empregados tornam-se pais, nos três primeiros meses, recebem 500 dólares de ajuda para alimentação, e berçário de seus filhos. No caso de adoção a empresa reembolsa até cinco mil dólares para o pagamento das despesas legais. Embora forneça inúmeros benefícios, essa não é a fonte de motivação mais importante.
O segredo está na cultura organizacional criada por Brin e Page em 1988. Avaliação da Empresa segundo 342 funcionários. Aspectos avaliados Notas (0-5) Oportunidade de Promoção 3,6 Conciliação com a vida familiar 4,4 Ambiente de trabalho 4,4 Benefícios 4,4 Recomendaria a um amigo 97% Aprovam a diretoria 92% Instituto de Pesquisas Eldorado O Eldorado empreende esforços na diversificação de seu portfolio para mercados de energia, agronegócio, mineração, saúde, automotivo, entre outros. Um dos seus grandes destaques é o complexo laboratorial e gestão altamente qualificada. O Instituto se destaca pela flexibilidade que oferece aos jovens para que se dediquem aos estudos e por sua atmosfera livre como um campus universitário e abertura para o diálogo entre os colaboradores e seus superiores. Para isso é preciso que se posicionem diante do cotidiano da organização, nas reuniões “Eldorado em dia com você”, que reúne a gerencia e mais 15 funcionários para um bate-papo sobre a empresa.
Diversas iniciativas são realizadas pela Accor, como grupos de corrida, hortas orgânicas e sustentáveis. Os colaboradores têm espaços para celebrarem seus aniversários junto a equipe. Em algumas filiais foram inauguradas o Espaço Mulher para que as colaboradoras possam ter o seu dia de beleza e relaxarem. Há também eventos como agradecimento a empresas parceiras e para celebrar novos clientes. O grupo também sorteia ingressos para shows aos funcionários que tiveram melhor desempenho. Avaliação da Empresa segundo 3. funcionários. Aspectos avaliados Notas (0-5) Oportunidade de Promoção 3,9 Conciliação com a vida familiar 4,2 Ambiente de trabalho 4,4 Benefícios 4,3 Recomendaria a um amigo 97% Aprovam a diretoria 90% 34 Magazine Luiza Rede varejista de eletrônico e móveis, fundada em Franca. A Magazine se destaca por sua valorização a mulher, pois foi fundada e é presidida por uma mulher, e conta com 51% de seus colaboradores mulheres.
A empresa busca constantemente o desenvolvimento e inclusão das mulheres no mercado de trabalho através de benefícios como o Bolsa Auxilio, que disponibiliza bolsas de estudos para funcionárias que desejam ampliar seus conhecimentos pessoais e profissionais. funcionários. Aspectos avaliados Notas (0-5) Oportunidade de Promoção 3,1 Conciliação com a vida familiar 4,2 Ambiente de trabalho 4,3 Benefícios 4,2 Recomendaria a um amigo 97% Aprovam a diretoria 93% 7. Mudanças significativas com os Programas Levando em conta os aspectos avaliados, decidiu-se apresentar e analisar os resultados mais relevantes das empresas e avaliações mais positivas, que contribuíram para uma melhoria no desenvolvimento e faturamento. De acordo com as pesquisas e notas dadas sobre as organizações8, podemos considerar itens significativos que realmente promovem a qualidade de vida, sendo eles: 8 Segurança e confiança na gestão; Orgulho do trabalho e da empresa; Clareza na comunicação interna; Inovação no sistema de trabalho; Preocupação da empresa diante a saúde e integridade do colaborador; Reconhecimento de suas competências; Gestão que proporciona autonomia; Oportunidade de ascensão profissional ampla; Emprego estável; Premiação por resultados; Pesquisas feitas no site da Catho, com avaliações dos empregados em relação aos aspectos sobrepostos nas tabelas anteriores.
Excelente remuneração Ambiente de trabalho descontraído e agradável; Tendo em vistas esses itens mencionados é possível atribuir-lhes suas relevâncias. Empresas que promovem prêmios por resultados A premiação é um dos meios de recompensa que dentro das organizações tem como objetivo o reconhecimento do serviço prestado pelo colaborador, conforme o resultado proporcionado. Essa gratificação tem sido adotada por muitas empresas já que interferem no aumento da produtividade e reflete no rendimento da organização, fazendo com que os funcionários se sintam motivados em alcançar as metas estipuladas. Para ter maior visibilidade do serviço que está sendo desenvolvido pelo empregado os gestores estabelecem critérios de desempenho, o que contribuí para o esclarecimento do que cada colaborador deve realizar para obter a premiação.
Esses critérios podem se intercalar por equipe, funcionário do mês, ideias inovadoras e criativas ou por ultrapassar a meta além do estabelecido. De acordo com uma pesquisa realizada pela American Express Incentive Services9, constatou que apenas 25% dos gestores americanos entrevistados consideram o dinheiro extra como uma premiação eficiente, os outros 75% opinaram que os prêmios que não envolvem dinheiro são os que mais mostram resultados. Conciliação com a vida familiar 4,2 Ambiente de trabalho 4,5 Benefícios 4,1 Recomendaria a um amigo 96% Aprovam a diretoria 90% Há empresas que premiam seus colaboradores com o intuito de investimento também como o grupo RBS, onde aquele que mais possui indicação dos colegas de trabalho acumula pontos e pode troca-los por cursos. Avaliação da empresa Grupo RBS segundo 1208 funcionários Aspectos avaliados Notas (0-5) Oportunidade de Promoção 3,8 Conciliação com a vida familiar 4,2 Ambiente de trabalho 4,4 Benefícios 4,3 Recomendaria a um amigo 96% Aprovam a diretoria 91% 8.
Margem de satisfação dos funcionários em relação aos programas de prêmios por resultados De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva11, referidas a 1019 entrevistados brasileiro de ambos os sexos que possuem a partir de 18 anos e trabalham com carteira assinada, 45% dos que recebem prêmios por resultados, estão mais satisfeitos com os seus empregos de maneira geral em relação a aqueles que não recebem (índice de 31%). Os dados da pesquisa reforçam que apenas 23% dos entrevistados se sentem muito satisfeitos com os benefícios que recebem além do salário. a cada 10 pessoas acreditam que as premiações incentivam a produtividade e melhoria no ambiente de trabalho. Além disso, conquistou o Prêmio Ibero-americano de Qualidade 2014 e 2016 na categoria Ouro, premiação internacional que tem como reconhecimento as melhores praticas de gestão e bem-estar da América Central e Latina, além de parte da Europa.
Todos os anos desde 1996, a Associação Brasileira de Qualidade de vida (ABQV) anuncia os vencedores do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) das empresas que mais investem nela. A associação tem o objetivo de promover o reconhecimento de empresas que possuem excelência e êxito através da promoção da qualidade de vida. No ano de 2018, o prêmio destacou em quesito gestão de qualidade de vida, dividindo em médias e grandes empresas, a Aché Laboratórios, umas das maiores corporações farmacêuticas do brasil. As empresas Cielo, Ticket e Bridgestone receberam prata e a Planeta Educação Gráfica e Editora e a Fundação Copel de Previdência e assistência social receberam bronze na categoria médias empresas. O posicionamento biopsicossocial representa esse fator diferencial para realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa”.
França A. C. Visando a melhoria da qualidade de vida de cada indivíduo e a produtividade da empresa, é necessário aplicar um programa especifico para as deficiências da organização. Abordaremos propostas que priorizam: clima organizacional, programas de incentivo, desenvolvimento, benefícios e motivação. Além desses fatores a motivação pode envolver liderança, metas e endomarketing, exigindo maior comprometimento das organizações para com a motivação de cada um de seus empregados pois os mesmos, quando motivados são capazes de conciliar melhor a relação com a vida pessoal e a profissional, propondo mudanças na visão negativa do trabalho, ou seja, reduzindo o ciclo sofrimento-trabalho e adoecimento. Esse adoecimento não afeta somente o físico, mas também o psicológico e a motivação colabora para que cada individuo não desenvolva problemas como estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
Mediante as concepções sobre o mercado de trabalho atual, a QVT torna-se necessária e importante para a conciliação da vida pessoal e profissional, estabelecendo que a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho é tão 44 significativa quanto a qualidade de vida pessoal, já que estão interligadas. Essa conciliação resulta na melhoria simultânea entre ambas as partes (empregado e empregador). Segundo Walton a qualidade de vida no trabalho deve incorporar as necessidades e aspirações humanas da época, tais como o desejo de um empregado socialmente prestativo, ou seja, a QVT prioriza o bem-estar humano acima dos lucros. Esse cuidado pode ser tomado pela empresa e a reciclagem pode ser feita pelo serviço publico quanto por associações de reciclagem, se essa visão for estabelecida pela empresa, logo, seus empregados irão incorporar os costumes à suas casas, mobilizando ainda mais pessoas e gerando um “efeito dominó’’, onde os resíduos da empresa e da residência de cada individuo tenha um fim mais sustentável.
Também ocorre o projeto de compensação ambiental, a empresa pode por exemplo pagar cooperativas de reciclagem para fazerem a reciclagem da quantidade de material equivalente ao das embalagens que produz, recebendo por este feito um Selo eureciclo. Logo, é notável que há diversas maneiras das empresas colaborarem com o meio ambiente e também construírem uma melhoria no bem-estar dos empregados, independente da forma em que será feito essa mudança na cultura organizacional para a amplitude da sustentabilidade dentro dela, as mudanças são bem vindas neste momento, já que é nas organizações que a maioria da população 13 Instituto de Pesquisa Aplicada. passa a maior parte do seu tempo, como (Constanza, 2007) apresenta a ideia de que enquanto não se pode investir diretamente e/ou completamente nas necessidades humanas, é viável o investimento no capital social, humano, natural e mantido em uma construção em que as pessoas satisfaçam suas necessidades.
A relação com a sustentabilidade e a QVT se implica nesse ponto abordado, o desenvolvimento humano pode ser feito e trabalhado em grupo. Qualidade de vida sustentável no trabalho. corporativas sobre alterações climáticas, alcançando uma pontuação satisfatória por três anos consecutivos e seguiu sendo considerada uma líder industrial. Algumas das finalidades importantes definidas pelo novo projeto para 2020 são: 70% do volume de negócios proveniente de receitas ecológicas e 15% de receitas circulares. Estabelecer operações sem emissão de carbono, utilizando energia 100% renovável. Promover parcerias com fornecedores para que sejam mais sustentáveis, visando às melhorias estruturais. O que foi feito O intuito do Banco com esta colocação é reexaminar a maneira de executar negócios e engenharia, constituindo uma agência que poderá dar toda a comodidade necessária para os clientes e colaboradores consumindo muito menos recursos naturais.
Além da utilidade de energia eólica, agência conta com ideias de sustentabilidade em seu design, equipamentos e construção, reduzindo o impacto ao meio ambiente. Telhado que possibilita a circulação de ar; Paredes duplas para isolamento térmico; Utilização da água da chuva para fins não potáveis; Iluminação com lâmpada LED; Coleta seletiva de resíduos; Automação da iluminação e ambiente de caixas eletrônicos (desligamento automático); Instalação hidráulica eficiente (caixas acopladas com duplo comando); Aumento da iluminação natural por meio de amplas janelas; Calçadas vazadas para redução de impermeabilização; Breezes nos vidros para reduzir incidência solar; Mobiliário com matéria prima certificada FSC (aprovado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal).
Como o projeto influencia na QVT O Banco HSBC é uma das empresas com mais ideais sustentáveis, a corporação não só pensa sustentável, mas investem em um meio ambiente menos poluído e em seus colaboradores mais conscientes. A corporação conta com seu diferencial das outras instituições citadas, além de oferecer motivação, clima 49 organizacional, conscientização e produtividade aos empregados o banco conta também com benefícios para a sua equipe, no sentido sustentável, como por exemplo, telhados para a circulação de ar e coleta seletiva de resíduos. Braskem A empresa Braskem é administrada pela organização Odebrecht com atuação da Petrobras, é uma corporação química e petroquímica brasileira, com o escritório central no centro da cidade de São Paulo.
A empresa evidencia-se por ser a líder mundial na produção de bi polímeros e a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Em janeiro deste ano, a mesma comunicou sua aprovação á Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos, uma organização sem fins lucrativos, que nos próximos cinco anos propõem o combate do plástico no meio ambiente. Um dos projetos apresentados pela empresa e que precisa ser realizado até 2020 são as mudanças climáticas, a mesma tem o objetivo de alcançar o ranking de melhores indústrias químicas do mundo em redução de emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE) pelo método de matérias-primas renováveis. METAS A SEREM CUMPRIDAS PELA EMPRESA Continuar a melhoria de emissões de gases efeito estufa por meio do aumento da eficiência energética e da identificação de novas oportunidades tecnológicas.
Nossa pesquisa resultou em explicitar a importância do assunto, evidenciando a influência que o ambiente do trabalho detém sob as ações e a saúde do colaborador. Levando em conta que no mercado de trabalho a valorização humana está sendo levada cada vez mais a sério, e sendo também bastante discutida, a qualidade de vida vem se mostrando muito mais evidente dentro das organizações. A QVT vem como um instrumento que visa criar diversos modos para que melhores condições sejam encontradas e colocadas em prática, pois trabalhar em um ambiente hostil já não é uma opção. Sendo a qualidade de vida aplicada corretamente e de maneira com que todos os indivíduos estejam devidamente envolvidos, se faz possível alcançar resultados finais positivos, sem que isso afete de forma desgastante a satisfação dos colaboradores.
Para que isso aconteça a organização precisa se mostrar de fato interessada e preocupada com o clima organizacional, a QVT não só tem como finalidade beneficiar os empregados, mas também os empregadores, visto que 52 empresas que zelam pela satisfação dos colaboradores, alcançam suas metas e conquistam melhores resultados. pdf Acesso em 23 de 06 de 2019, disponível em http://bibliodigital. unijui. edu. br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1426/T CC%20DJENIFER. pdf?sequence=1 Acesso em 12 de 07 de 2019, disponível em https://www. pdf (12 de 06 de 2019). Fonte: http://www. secretariadoexecutivo. ufv. br/docs/anexo9. Recursos humanos - o capital humano das organizações. Rio de Janeiro : Campus. Chavienato, I. Remuneração, Benefícios e relações de trabalho. São Paulo : Manole. J. Banov, M. R. Gestão de recursos humanos. São Paulo: Afiluada.
Blanchard, K. H. Psicologia para Administradores - A Teoria e as técnicas da liderança situacional. Epu Mec. Maslow, A. Acesso em 23 de 06 de 2019, disponível em hhtps://www. magazineluiza. com. br/quem-somos/perfilda-empresa/ Por dentro das empresas | Catho. de junho de 2019). Psychologists can do much to support sustainable development. European Psychologist, pp. Walton, R. E. Quality of Working Life: What is it? Sloan. Outros 3- O que é qualidade de vida no trabalho para você? a. Clima Organizacional b. Programas de Incentivo c. Benefícios 4- O que te motiva no trabalho? a. Desafios b. Vale refeição c. Vale cultura d. Bolsas em instituições de ensino e. Plano de Desenvolvimento Individual Gráficos Realizamos uma pesquisa que totalizou 116 pessoas, e a seguir estão os dados percentuais da mesma: Idade 12% (14) 6% (9) 18 a 30 anos 31 a 40 anos 41 a 50 anos 82% (93) 57 Em qual área você trabalha? 38% (48 43% (53) Administrativa Comercial Saúde Outros 4% (3) 15% (12) O que é Qualidade de Vida no Trabalho para você? 41% (53) 36% (46) Clima Organizacional Programas de Incentivo Benefícios 23% (30) 58 O que te motiva no trabalho? 17% (23) Desafios 28% (39) Reconhecimento Profissional Suporte Necessário 55% (78) O que te desmotiva no trabalho? 39% (52) 42% (57) Falta de participação nas decisões Inflexibilidade de horário Falta de suporte psicológico 19% (26) 59 Qual nota você daria a sua empresa? 16% (19) 0a5 6 a 10 84% (97) Sua empresa promove qualidade de vida? 45% (53) Sim 55% (63) Não 60 Quais benefícios você acha que sua empresa poderia fornecer? Assistência Médica 11% (15) Vale Refeição 33% (36) 10% (13) Vale Cultura 19% (25) Bolsas em instituições de Ensino 27% (27) Plano de Desenvolvimento Individual.
150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes