Prtfolio Unopar - Cultura e à arte no cotidiano escolar e a importância da ludicidade no processo de alfabetização e letramento
Betim 2020 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. DESENVOLVIMENTO. PLANO DIDÁTICO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Demonstrando preocupação com o lúdico na escola, Rosário (2013) afirma: o uso do lúdico nas escolas tem sido uma ferramenta de grande resolutividade na assimilação de conhecimentos que assim, visam combater as práticas da educação tradicional da memorização decorando conceitos. Assim o foco maior fica na sistematização do conhecimento o aplicando pro seu cotidiano de forma natural, não mecanizado. Ou seja, a maior problemática ainda é a concepção tradicional, onde limita o professor na amplitude do conhecimento e redireciona o aluno a uma educação tradicional e oprimida. O lúdico se faz necessário na sala de aula e é uma temática ampla, não só para os anos iniciais, ou mesmo para o pré –escolar, mas sim, para toda uma escola, dentro e fora da sala, em qualquer disciplina.
O lúdico se faz presente através dos jogos e se mostra a partir deste, uma arma valiosa e poderosa no desenvolvimento matemático dos alunos, onde buscam compreender conceitos, ideais, fórmulas matemáticas. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração, que pressupõem a seleção, naturalizando o fracasso escolar. BRASIL, 2007, p. apud LANUTI, 2015, p. Segundo Schlunzen (2000, p. “faz-se necessária uma mudança profunda na Educação que está pautada no método tradicional de ensino, no sentido de incentivar a aprendizagem, criando-se um ambiente propício onde o aluno possa realizar suas atividades e construir o seu conhecimento”. Já relacionado á socialização, os alunos tornam-se líderes ou passivos, desenvolvendo então a sua personalidade e também o controle da mesma, colaborando muitas vezes com exercícios de competitividade, cooperação, o que podemos dizer então que, atividades lúdicas quando bem administradas trazem enormes benefícios as crianças.
Kishimoto, 2005). Um dos principais objetivos que os professores das áreas de Literatura e Música pretendem alcançar para os alunos é desenvolver sua formação literária, no primeiro caso, e criar hábitos de escuta ou de escuta musical, no segundo. No entanto, em geral, há um crescente desmotivação e desmotivação dos alunos para ler e ouvir obras musicais em sala de aula. Por outro lado, a relação que a literatura e a música, como diferentes meios de expressão, mantêm entre si, é evidenciada ao longo da história em inúmeras produções artísticas. A literatura infantil e a entrada no mundo das comunidades de leitura geram aprendizado fundamental sobre o papel e as atitudes de um leitor em sua comunidade. Segundo Faria (2004): a capacidade de educadores para perceber a riqueza e a estrutura do livro de literatura infantil é uma das alternativas para não reduzir a literatura a uma abordagem meramente pedagógica.
Explorar o livro infantil, sua narrativa, suas ilustrações, seu significado é um recurso que deve ser abordado com competência e criatividade. Para isso, o professor também precisa saber ser leitor, o professor precisa estar preparado para formar sujeitos leitores, e isso significa na leitura diária do livro de literatura, na interpretação coletiva, feita com alunos e professor e no registro, que é a construção do sentido do texto, o esforço em escrever algo que se ouve, mediado obviamente pelo professor, leva à compreensão do velho e à possibilidade de criação do novo, o modo de trabalhar a literatura infantil em sala de aula requer identificar a forma como se trabalha, envolvendo a interpretação do texto, a exploração do livro, a coligação do autor e do ilustrador com o que pretendem passar com a história narrada estimulando a curiosidade das crianças e o desejo de dialogar sobre o livro.
FARIA, 2004, p. Por meio dela, é possível perceber diversas emoções, apurar os sentidos, atentar a criança para o aprendizado, oportunizar-lhe momentos criativos e espontâneos, tornando-a crítica. Por fim, pode-se afirmar que tanto a musica quanto o livro, quanto qualquer forma de expressão e arte podem contribuir significativamente para a melhoria nos processos de ensino aprendizagem. PROPOSTA DIDÁTICA Nome da Escola: Escola Estadual Norte do Paraná (Fictícia) Carga Horária: 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula. Conteúdo: Nesta proposta didática será trabalhado junto aos alunos do 2º ano do ensino fundamental a ludicidade em sala de aula por meio da Literatura e música por meio da História infantil “Dona Baratinha”. Objetivos: O objetivo fundamental deste projeto é, resgatar na literatura infantil e na música o lúdico como complemento fundamental dentro do processo de ensino-aprendizagem escolar, como objetivos específicos destacam-se: • Explorar literatura e a música, despertando a criatividade e o desenvolvimento das crianças; • Valorizar a leitura como fonte de prazer e cultura na escola e comunidade.
Entregar aos alunos a cópia da história com exercícios que deverão ser resolvidos em casa e apresentados na aula seguinte, com as questões: -Qual era o desejo da D. Baratinha? -O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo? -Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados? -O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes? -Por que ela não se casou? -Qual parte da história foi mais interessante? -Vocês gostaram do final da história ou mudariam o final? Segunda aula: Formar uma roda de conversa onde os alunos apresentarão as respostas do exercício anterios. Posteriormente, entregar a cada grupo de 3 alunos cartolinas e pedir que em grupo desenhem e escrevam uma nova história sobre a dona Baratinha, sempre com o auxilio do professor.
Após explorar a história “Dona Baratinha”, realizar o reconto e diversas atividades, organizar a dramatização da mesma. A ludicidade vem então apresentar uma forma de educação mais humana, que leve em conta o jovem de hoje, cheio de expectativas, de anseios, constituindo uma alternativa para a formação do ser humano. A ludicidade facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, a construção do conhecimento, a comunicação e a expressão, não devendo ser observada simplesmente como uma brincadeira ou diversão qualquer. Hoje, a função do lúdico é despertar nos alunos o interesse e as habilidades de aprendizado significativo, mostrando que o caminho vai desde a transformação do ambiente até a organização e planejamento do professor. A aprendizagem significativa compreende em aproveitar inicialmente o que o aluno já sabe, usando esses conhecimentos para ancorar outros novos, que se darão através de várias formas de aprendizagem, mas preferencialmente que a mesma seja feita de forma a significar algo para o aluno.
Ter significado, muitas vezes, é estar ligado ao interesse do educando, ou fazendo parte do universo do mesmo. edu. br/index. php/JNT/article/view/469, acesso em 08 de abril de 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. São Paulo: Contexto, 2004. KISHIMOTO, Tizuko M. Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação, São Paulo, editora Cortez, 2005. LANUTI, J. E. ROSÁRIO, M. I. C. O lúdico no ensino aprendizagem matemática fundamental ii. Vitória da Conquista (BA): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2013. SCHLUNZEN, Elisa T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
br/68862562-Que-musicas-escolher-para-um-cd. html, acesso e 15 de abril de 2020.
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