PROJETO INTEGRADOR EMPRESA DE LIMPEZA DOMÉSTICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Outra questão importante em todas as organizações que visam um crescimento sustentável é seu código de ética, que fornece uma visão social das estratégias adotadas. As legislações tributárias e trabalhistas também são fatores decisivos para qualquer empreendimento, pois são limitadores para linhas de ação que podem ser prejudiciais para alguma parte envolvida no processo, como funcionários, consumidores ou concorrentes. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram coletadas através de bancos de dados públicos e artigos científicos. Com a pesquisa realizada foi possível constatar que um plano de negócios eficiente é crucial para o crescimento e desenvolvimento econômico de qualquer empresa, proporcionando ao gestor, meios para desenvolver ações lucrativas e de longo prazo.

Palavras-Chave: Plano de Negócio. Logomarca 19 3. Layout da Loja 20 3. Público Alvo 20 3. Marketing 20 3. Matriz SWOT 22 3. Seu intuito é desenvolver uma proposta para o mercado, validando uma ideia através do planejamento detalhado da empresa. O planejamento estratégico de um negócio é importante para estabelecer os objetivos que se pretendem alcançar, discutir as expectativas com o desenvolvimento deste projeto e orientar as ações a serem desenvolvidas. Por isso, deve ser criado com embasamento em informações coerentes, como pesquisas de mercado, público alvo, custo de implementação, previsão de lucros, fornecedores, potenciais concorrentes, análise profunda do setor, entre tantas outras informações pertinentes que influenciam na tomada de decisões. Em sua maioria, os planos de negócios têm como principal objetivo a apresentação do empreendimento para possíveis parceiros comerciais, demonstrando a estes as potencialidades do projeto, mas além desta função, a elaboração de um plano de negócios traz ao gestor um conhecimento mais aprofundado de seu projeto, fazendo com que desenvolva melhorias necessárias na proposta e identifique seus pontos fortes e fracos.

Além do planejamento, outras questões passaram a ser fundamentais para que as empresas conquistassem novos clientes e expandissem sua marca, uma delas é a política de crédito desenvolvida pela empresa, atualmente poucos consumidores possuem a visão de que adquirir um produto ou serviço a vista é a melhor opção, a sociedade passou a implantar a cultura de crédito e financiamento, fazendo com que as empresas disponibilizassem várias formas deste consumidor adquirir o produto ou serviço. Para a realização do estudo de caso, foram utilizados critérios de exclusão os artigos e/ou notícias arquivados em línguas estrangeiras, para facilitar o filtro da pesquisa; trabalhos que não tiverem metodologia bem clara e referências duvidosas, e/ou desatualizadas. DESENVOLVIMENTO 2.

Competências Organizacionais Quando é pensado a respeito da cultura, deve ter em mente que ela vai muito além de características educacionais ou até mesmo conhecimento à respeito das características de outros países. Logo, a cultura envolve o conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes, ou seja, pode-se pensar que o termo cultura perpassa uma construção colaborativa que realiza o direcionamento das ações que são desempenhadas pelos indivíduos em sociedade levando a construção da cultura organizacional. As pesquisas que envolvem os aspectos da cultura organizacional datam do final da Segunda Guerra Mundial, sendo está influenciada pelo declínio da produção americana e o sucesso das organizações japonesas. Tem-se que as organizações são feitas por meio de diferentes ocupações e profissões, diferentes classes sociais e gêneros, e são talvez propagadas em diferentes regiões.

Formando assim, uma base de subculturas que acabam por competir para a definição da realidade da organização. MALCHIORIR, 2018). Assim, é possível compreender quais características são essenciais para que uma empresa cresça economicamente e aumente sua lucratividade, apesar de possuir várias concorrentes em um mesmo ramo de negócio, é possível se destacar e fixar a marca na mente do cliente, fazendo com que seja uma referência no mercado, para isso são necessárias ferramentas de gestão e marketing estratégicos, desenvolvidas ao longo dos anos para consolidar a empresa. A criação de novas ideias e soluções é primordial para se destacar no mercado competitivo, principalmente em ramos que possuem grande quantidade de concorrentes com padrões de qualidade e preço equivalentes, neste sentido, o que vai diferenciar seu produto ou serviço é a inovação, uma solução diferenciada que proporcione novas alternativas ao consumidor, que se diferencie do habitual e do que se está acostumado.

Esse planejamento impacta dentro da nossa sociedade mostrando a nossa responsabilidade e direito como cidadão, devemos exercer e praticar nossos direitos de acordo com a legislação vigente e código de conduta. Os seres humanos, desde os primórdios de sua origem, se encontram em meio à constituição de grupos sociais, e a partir dessa realidade surge a sociologia, buscando compreender as relações que ali acontecem. O primeiro grupo social ao qual fazemos parte é a família, sendo ela que aprendemos nossa língua, cultura e valores. As organizações se constituem por características comuns que fazem com que os indivíduos se unam para alcançar os objetivos que almejam. E para que isso ocorra é necessária a divisão de trabalho, onde cada indivíduo irá exercer uma determinada função buscando assim conquistar as metas que foram estabelecidas pelo grupo.

O atingir da excelência corporativa se confunde com questões associadas à obtenção de maiores retornos sobre investimentos realizados, à busca por menores despesas e custos de produção. A ética, bem como os seus pilares estão presentes em todos os processos corporativos desde uma simples contratação de funcionários a um planejamento de ações que deve ser adotado pela empresa visando o seu desenvolvimento e crescimento no mercado. Logo, o colaborador deve tomar como base decisória os princípios éticos e morais que estão fundamentados em crenças, valores e costumes da sociedade na qual ele se insere. A organização em que ele trabalha também deve acompanhar os princípios que a sociedade possui. Um novo colaborador, quando adentra na organização, este possui contato com uma nova cultura e além de necessitar conhece-la precisa aprender a respeito dos elementos que a compõem e suas características.

É constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, com apuração e encerramento das contas realizadas no encerramento do exercício. • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): apresenta a composição do resultado da empresa em determinado exercício social, como contas de receitas, despesas, lucros e prejuízos acumulados. • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): apresenta a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, complementando as informações do Balanço Patrimonial e DRE. • Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): acompanha a movimentação ocorrida durante o exercício social nas contas que compõe Patrimônio Líquido. • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC): seu objetivo é informar a origem dos recursos nas contas de caixa e equivalentes, especificando em que estes recursos foram aplicados.

VISÃO Ser reconhecida como uma das melhores empresas de serviços de limpeza doméstica da cidade. VALORES - Competência - Comprometimento com a qualidade de nossos serviços - Atendimento com excelência 3. Logomarca Ilustração 1: Logomarca da empresa Fonte: Próprio autor 2020 3. Layout da Loja Ilustração 2: Layout da Loja Fonte: Próprio autor 2020 3. Público Alvo A empresa possui como público alvo indivíduos da sociedade que não possuem tempo hábil para a realização dos seus afazeres domésticos buscando uma empresa competente para a sua realização. Matriz SWOT A matriz SWOT (Strengths Weakness Opportunities Threats) é uma ferramenta utilizada para auxiliar na elaboração do planejamento estratégico da empresa, é importante para entender o ambiente em que está inserida e criar uma base de informações para desenvolver sua estratégia de negócios, de forma simplificada significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao mercado em que está inserida.

Analisando o ambiente interno a gestão irá determinar suas forças e fraquezas e fazendo a análise do ambiente externo poderá definir as oportunidades e ameaças. O ambiente interno é basicamente aquele sobre o qual a empresa tem controle, são todos os fatores sobre os quais é possível interferir, como rotinas organizacionais, funcionários, equipamentos, sistemas, é nele que a empresa encontrará suas forças e fraquezas. O ambiente externo é aquele sobre o qual a empresa não tem controle, está além de sua capacidade de gerenciamento, como clima, desastres naturais, taxas de juros, legislações. A Clean Service desenvolveu um planejamento estratégico utilizando as ferramentas da matriz SWOT, tendo resultado no seguinte modelo: ANÁLISE SWOT FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS Como se trata de uma empresa nova no mercado e está desenvolvendo sua marca, os investimentos ainda são grandes e consomem a maior parte dos lucros, fazendo com que o índice de liquidez seja baixo.

O funcionário deverá ter conhecimento aprofundado de todos os serviços da loja, de forma a demonstrar as melhores opções para cada perfil de cliente, também deverá ser comunicativo e atencioso. A segunda etapa é a entrevista realizada entre os candidatos e o proprietário/gerente da loja, que desenvolve uma conversa interativa com questões voltadas para a experiência profissional e perfil emocional de cada entrevistado. A terceira etapa inicia após a escolha e contratação do profissional, para realizar um atendimento de qualidade, este deverá acompanhar inicialmente todo o processo, aprendendo as técnicas utilizadas e todas as informações pertinentes aos serviços vendidos. Este conhecimento é importante para prestar um atendimento qualificado e personalizado, identificando o produto que melhor satisfaz a necessidade do cliente.

Projeções Financeira e Fluxo de Caixa Para planejar as atividades e os investimentos da empresa é necessário levantar dados e informações que irão servir de pilar para o planejamento. Para exemplificar esta proposta, foi desenvolvida a projeção financeira da Clean Service para os próximos 6 meses, incluindo os custos com matéria-prima, pagamento de impostos e funcionário, custos com aluguel, água, luz, e demais despesas mensais, por meio da projeção de demonstrativos de resultado de exercício: Quadro 1: Projeções de Demonstrativos de Resultado de Exercício- 2019/2020 RECEITAS 2019 2020 DIFERENÇA Anuidades/mensalidades R$ 55. R$ 104. R$ (49. Receitas diversas R$ 2. R$ 3. FGTS 162. Gerais Serviços prestados - PJ. Serviços gráficos 2. Serviços contábeis 4. Material de escritório 928,23 2. Resultados e Discussões Um investimento é considerado como uma proposta de aplicação de recursos que se encontram escassos, que possuem aplicações alternativas em um negócio, ou ainda, pode-se designar como sendo um sacrifício para a obtenção de um benefício.

Para tanto, a análise de investimentos é fundamental para a realização eficaz dos recursos que acabam por se tornarem escassos dentro do ambiente organizacional. Diante dessa perspectiva, tem-se que as decisões financeiras tomadas pela empresa durante sua gestão pode se apresentar como sucesso ou insucesso. Os fatores que são relacionados com a sobrevivência das empresas dentro de um mercado que a cada dia está mais competitivo possui relação com a forma como cada organização planeja seus negócios e qual a atenção dada às suas finanças. Logo, observa-se que a análise econômica e financeira de uma empresa precisa ser criteriosa e rígida e o seu projeto de investimento é a base para a sua realização, uma vez que pode ser previstos os efeitos causadores de insucessos e até mesmo prejuízos que se apresentam no decorrer dos anos.

Logo, um projeto aceito possui valores para o VPL zero ou positivo em contraponto um projeto rejeitado o valor do mesmo é negativo. Quadro 2 - Cálculo do VPL Ano Fluxo de Caixa Saldo Fluxo descontado Saldo 0 -R$120. R$ 120. R$ 120. R$ 120. R$ 29. R$ 37. R$ 40. R$ 11. R$ 33. R$ 120. R$ 120. R$ 30. R$ 90. R$ 28. R$ 11. R$ 33. R$ 3. R$ 48. R$ 60. R$ 30. R$ 90. R$ 28. R$ 91. R$ 28. R$ 3. R$ 48. R$ 60. R$ 37. R$ 34. Calculando o VAUE em relação ao projeto acima mencionado tem-se que:. Para a realização das análises deve-se levar em conta que se o valor do VAUE for maior que zero, o investimento analisado é significante e, portanto, pode ser recomendado financeiramente. Como o valor encontrado foi maior de zero afirmasse que o investimento é viável. O Valor Econômico Adicionado (EVA) Outro ponto fundamenta em relação às análises da viabilidade de um projeto bem como de um investimento é por meio do cálculo do Valor Econômico Adicionado (EVA) que possui como foco mostrar se uma empresa cria no decorrer dos anos um valor para o acionista.

O EVA apresenta algumas vantagens a serem consideradas, como servir de forte argumento para explicar o comportamento nos preços das ações, ser utilizado como componente do sistema de avaliação e de remuneração das empresas aos gestores de fundos e entender quais os componentes operacionais e gerenciais que têm influência direta nos preços das ações. MARCHIORI, Marlene. Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2018. MAXIMIANO, Antonio C. A. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S. A.

1039 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download