A REINVENÇÃO DA SOCIEDADE EMPREENDEDORA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Planejamento estratégico 5 2. O que é a declaração da missão de uma empresa? 6 2. Por que uma empresa deve definir sua missão? 7 2. Elaboração da missão de uma empresa 7 2. Os objetivos e as estratégias de uma empresa estão relacionados? Por quê? 8 2. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica e artigos já publicados com diferentes abordagens. DESENVOLVIMENTO 2. Planejamento estratégico Acredita-se que através do planejamento estratégico é possível apresentar uma visão macro a respeito dos objetivos almejados, bem como sobre o futuro da organização. Considera-se que as ações do planejamento estratégico são de longo prazo, visto que envolvem a tomada de decisões que possibilitam orientar os caminhos futuros da organização (CARVALHO, 2019). Por muito tempo, foi possível perceber que o planejamento estratégico era de responsabilidade da alta cúpula da administração da organização, tais como o CEO, o proprietário ou colaboradores da alta direção.

Também é utilizado o termo FOFA, que, no português, representa as quatro variáveis: força, oportunidade, fraqueza e ameaças. Esse método, criado por professores da Harvard Business School, é uma maneira rápida e simples de analisar a viabilidade de um projeto. É uma ferramenta poderosa que auxilia os gestores das organizações a lidar com seus problemas e traçar seu planejamento (BECKER; GIOVANELA; FURTADO, 2016). Ao fazer a análise de SWOT é possível identificar o ambiente interno, diagnosticando as forças e fraquezas da organização; bem como o ambiente externo, diagnosticando as oportunidades e ameaças do meio em que a organização atua. O objetivo dessa análise é fazer um cruzamento dessas variáveis com a intenção estratégica da organização, tendo como base a missão, visão e valores (BECKER; GIOVANELA; FURTADO, 2016).

Assim, considera-se que a missão de uma empresa pode ser compreendida enquanto uma ferramenta prática de gestão que é fundamental para a elaboração de estratégias organizacionais eficazes. Sendo assim, é importante compreender a sua natureza para aumentar as chances de sucesso das empresas. Por que uma empresa deve definir sua missão? É necessário que as empresas definam a sua missão para que apresentem um bom desempenho organizacional. Ou seja, definir a missão é um dos passos iniciais que apresentam grande importância, pois a partir de tal definição é possível definir os focos básicos a serem priorizados no decorrer das atividades organizacionais. Aliado à missão, considera-se que a declaração de visão possibilita definir aspectos como clientes, colaboradores e fornecedores, assim como incrementar a participação de mercado em relação aos concorrentes; aumentar a lucratividade em decorrência do aumento da percepção dos clientes a respeito dos produtos e serviços ofertados; desenvolver uma cultura de atuação para resultados na empresa, entre outros.

Além disso, a empresa almeja sempre a satisfação dos clientes por meio de um atendimento diferenciado. Já no que se refere à visão, a empresa visa ser referência em todo o país no setor gastronômico, bem como sempre melhorar a partir das aprendizagens do cotidiano, proporcionando um atendimento de qualidade aos clientes. Os objetivos e as estratégias de uma empresa estão relacionados? Por quê? Para garantir um desempenho organizacional adequado é importante que o ambiente interno da empresa esteja planejado e organizado de acordo com as necessidades de mercado e do próprio ambiente corporativo. Ou seja, a missão da empresa deve ser congruente não apenas com os objetivos a serem alcançados, mas também com as principais demandas do mercado. Para que isso seja possível, é necessário identificar as forças e fraquezas particulares de cada empresa e gestão.

Além disso, é necessário investir e repensar constantemente os objetivos a serem conquistados no negócio, bem como inserir novas tecnologias no processo, compreender melhor as demandas do mercado e ser adeptos às novas ideias. Sendo assim, busca-se, enquanto objetivo, investir em aparelhos de cozinha que possibilitem que os pratos sejam executados da melhor maneira possível, garantindo uma maior satisfação dos clientes. A partir das melhorias citadas, relacionadas à modernização, inovação e avanço tecnológico será possível observar melhorias na empresa. Contudo, também faz-se necessário investir no fator humano, visto que as pessoas são as responsáveis pelo “fazer acontecer”. Ou seja, visando a longevidade do negócio, têm-se como objetivo a contratação de mais profissionais qualificados, tanto para o atendimento quanto para a execução dos pratos.

A inovação por sua vez precisa ocorrer por meio de processo inteligente, que vise um desenvolvimento saudável pensando não apenas em aferir lucros, mais contribui com a sociedade, isto é, deixar um legado, no tocante ao respeito ao ser humano como também ao meio ambiente. a) Na sua opinião é possível conciliar a lucratividade / rentabilidade com a humanização? De quais maneiras? Por mais que na atualidade a tecnologia tem alcançado um espaço já mais pensando, o fator humano ainda é muito importante, principalmente em relação a comunicação, pode se dizer que em relação a processo logico o ser humano não vencem a máquina, mas na relações pessoais a aspectos humano ainda se sobressai sobre máquinas, com isso, há possiblidades sim de haver lucratividade e rentabilidade com a humanização, para isso é necessário haver um equilibro de tarefas, podendo obter o máximo das máquinas, no que ele mais pode render, da mesma a forma com o ser humano.

b). Agora reflita como a conciliação entre lucratividade/ rentabilidade e humanização pode acontecer na microempresa que você e Carlos, seu sócio, estão criando. Um gestão eficiente tem o poder de reduzir drasticamente os erros de um negócio sendo ele pequeno ou grande, quando pequeno é observado que as relações tende a serem mais próximas, facilitando a comunicação, assim como o processo relacionado a tomada de decisões e as interações humanos, sendo assim, a forma de promover uma conciliação entre lucratividade rentabilidade e humanização, é através de uma boa gestão, comunicação clara, que assegura aos funcionário segurança e identificar o que realmente e pra ser feito, já em relação a gestores é preciso que eles não assumam compromissos não cumprir sabendo que tais decisões podem afetar a vida financeira da empresa, tendo em vista que a relação com funcionários ocorre de uma forma bem mais próximo, em outras palavras, para a empresa evoluir todos precisam estar com suas obrigações em dias, ou sejam, os gestores administrando da forma correta e cumprindo com suas obrigações, e os colaboradores executando suas atividades como foi combinado, criando assim um ambiente de confiança e saudável.

Portanto, como se percebe a criação de uma empresa requer um planejamento amplo pois envolve inúmeros fatores, o ser humano por sua precisa se qualificar para mais tarde, ter conhecimento adequado tendo em vista a tecnologia que crescer cada vez mais. O empreendedor deve sempre buscar meios éticos para que seu negócio tem sucesso, saber lidar com sua equipe de trabalho também é fundamental para que a mesma trabalhe satisfeita, questão essa que não abrange somente pagamento de salário, mais sim apoio durante as atividades e educação no momento que precisa passar uma ordem. REFERÊNCIAS BECKER, K. A. W. Acesso em: 13 de nov de 2021. BORGES-ANDRADE, J. E. et al.  Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho. n. p. LIMA, M.

F.  Gestão de marketing. et al.  Indústria 4. Editora Blucher, 2018. Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas empresa – SEBRAE. Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio.

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