PROJETO INTEGRADOR EM PROCESSOS GERENCIAS II: EMPRESA AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS S.A
Tipo de documento:Projeto integrador
Área de estudo:Administração
A. Trabalho do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade de Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador em Processos Gerenciais II, sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Vinicius Warlet. Praia Grande 2019 DEDICATÓRIA A minha querida esposa Silvia Rodrigues Grigorio, que desde o inicio da minha jornada acadêmica, muito me apoiou, e nunca deixou de acreditar em mim. Criar estratégias para o sucesso por meio de regras organizacionais que promovem o conhecimento e controle da instituição facilitam a eficiência e evolução. O Planejamento estratégico direciona elaboração das estratégias e o controle de todas as partes dos processos contínuos do planejamento. O Plano de Ação elaborado consiste no registro das informações, atividades, estratégias e decisões desenvolvidas no processo de planejamento.
Palavras-chave: Planejamento. Posicionamento. Alinhamento Estratégico 13 3. PLANO DE AÇÃO. Contribuições 18 5. Cronograma. CONCLUSÃO. A empresa escolhida para os estudos, a Azul, companhia aérea do Brasil, possui o maior número de decolagens e cidades atendidas. Atua com média de 821 voos diários atendendo a 110 destinos, resultando 220 rotas sem escalas em 2018. Como a única companhia aérea em 71% de rotas, se tornou líderes em 71 cidades brasileiras em termos de decolagens transportando aproximadamente de 23 milhões de passageiros no mesmo ano. Os voos são para destinos internacionais, como Fort Lauderdale, Orlando, Lisboa e Porto com uma vasta frota otimizada e alto padrão de qualidade de serviço. O programa de fidelidade TudoAzul criado pela companhia como estratégia para gerar lucros chegou a aproximadamente 11 milhões de membros contribuindo para os números positivos da empresa.
Paixão (Use a paixão pelo que faz para servir as pessoas). Inovação (Inove em tudo o que puder e busque renovar-se sempre). Excelência (Faça o melhor para obter resultados excepcionais). A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacional e internacional. Iniciou as operações em dezembro de 2008, e nos dias atuais é considerada a companhia aérea que mais cresceu no Brasil, expandindo as operações com voos diretos para os Estados Unidos e Portugal, operando com as aeronaves A330 equipadas com o mais tecnológico sistema de entretenimento a bordo, refeições feitas especialmente para as classes Business e Economy. A. a Formalização da comunicação interna e externa e as ações aplicáveis são amplamente divulgadas pela empresa de maneira geral e irrestrita a qualquer situação do dia-a-dia da Companhia.
O Código da Azul S. A. e Azul Linhas Aéreas Brasileiras S. As relações entre a Azul, seus colaboradores, acionistas, conselheiros, fornecedores, clientes, concorrentes e órgãos públicos são pautadas nas melhores práticas, e não permitem as situações que possam causar prejuízos decorrentes de interesses pessoais de colaboradores e acionistas. Na Azul, todos os Tripulantes são orientados para o comprometimento em conduzir os negócios de forma honesta e pautada na ética. A Integridade é a base para uma relação positiva e benéfica entre os Tripulantes, clientes, investidores, parceiros de negócios e todos os outros com quem a Azul possa se relacionar. Segundo o Código de Ética da Companhia: “Age-se com integridade quando se fala a verdade, honra-se com compromissos e responsabiliza-se por seus atos.
Também se age com integridade quando se trata os demais com sinceridade, respeito e dignidade”. Segundo Barney e Hesterly (2007), “a vantagem competitiva é uma das ferramentas da administração estratégica, e pode ser definida quando uma empresa atinge a valores econômicos superiores aos seus principais concorrentes”. A empresa deve definir quais as ações serão praticadas, realizar a análise dos concorrentes, e determinar as suas metas relacionadas às concorrentes, analisando a capacidade de produtividade surgem as oportunidades que proporcionam as vantagens competitivas. Conforme as informações dispostas no site da empresa, a Azul tem capacidade de abertura de novos mercados, e consegue evitar as concorrentes com estratégias de rota, sendo a única companhia aérea com mais de 70% de sua rota. As principais estratégias de mercado são para driblar as concorrentes, por exemplo, diferencial nos principais aeroportos com espaços reservados para os clientes; operações com aviões específicos para cada área de mercado; ampla abrangência de cidades atendidas; produtos diferenciados, comodidade nas aeronaves, proporcionando conforto com assentos de couro, atendimento personalizado, entre outros benefícios.
As rotas são realizadas com aeronaves (Airbus) que dispõem de mais lugares que as aeronaves convencionais das concorrentes. A análise de concorrentes possibilita a percepção de mercado e dispõe das informações para analisar as reações das concorrentes, auxiliando portando a empresa nas tomadas de decisão. As negociações com fornecedores e parceiros de negócios ocorrem de forma transparente e com lisura nos relacionamentos comerciais. Todos os potenciais fornecedores e parceiros de negócios da Azul são avaliados e selecionados por meio de critérios claros, honestos e sem qualquer discriminação. Toda decisão deve ser pautada na qualidade técnica e econômica, onde não sendo permitidos favorecimentos ou privilégios de nenhuma natureza. Todas as informações sobre os concorrentes e do mercado em que atuam são repassadas por meio de práticas transparentes e idôneas.
A inauguração do aplicativo ocorrerá na sede localizada em São Paulo-SP, para vendas dos serviços e viagens, tendo como público-alvo clientes pessoas físicas, jurídicas que realizam compras tanto nos aeroportos, como virtual, além dos clientes que procuram por viagens eminentes. Os produtos devem ser vistos pelos consumidores como conjuntos substanciais de vantagens que satisfazem às suas necessidades. Ao desenvolver o aplicativo deve primeiro identificar as necessidades básicas do consumidor e elaborar a imagem do produto e o conjunto de benefícios que irão satisfazer os clientes da melhor maneira. Ao melhorar um aplicativo deve primeiramente escolher o nível de qualidade que irá concordar com a posição desse produto no mercado-alvo. Situação Atual As estratégias de marketing da empresa Azul estão relacionadas continuamente ao preço.
A análise dos componentes do Macroambiente certifica o progresso da empresa por meio das atividades relacionadas que dependem de outros segmentos e influenciam diariamente os negócios. As variáveis consideradas no macroambiente empresarial são fundamentais para a identificação das questões que aumentam os lucros e permitem a expansão da empresa. O ambiente demográfico define as características que compõem o lugar de alocação da organização, definindo as pessoas, cultura, renda familiar, entre outros que contribuem para o desempenho. Analisar todos esses fatores auxilia na busca das estratégias e na elaboração do plano de marketing. Os pontos fortes e fracos, ameaças e interesses, e outros fatores importantes devem ser analisados para o desenvolvimento e conquistas. Inovação: Inove em tudo que fizer e busque renovar-se sempre.
Excelência: Faça o melhor para obter resultados excepcionais”. A criação da identidade da marca é resultado dos investimentos da empresa, principalmente na comunicação, atuando com responsabilidade para ser permanente para os consumidores e se tornar íntegra perante os concorrentes. Alinhamento Estratégico Os processos gerenciais facilitam as tomadas de decisões e geralmente são controlados por meio de sistemas que recolhem os dados internos e internos de uma organização. O sistema considera os recursos de dados como entrada e os processa em produtos, como saída. A Azul utiliza recursos eletrônicos que impedem o recebimento e propagação desse tipo de material. A critério da Azul, websites da internet com conteúdo considerado inadequado têm o acesso bloqueado dentro da Companhia. Os Tripulantes são responsáveis pela adequada guarda e utilização de seu login e senha de acesso aos sistemas informatizados da Azul.
É mandatório que estas informações sejam tratadas pelos Tripulantes de forma confidencial, pessoal e intransferível. Alguns softwares ou programas eletrônicos são protegidos por direitos autorais e não podem ser copiados sem autorização por escrito do autor. Com o Ajuste na etapa média, o RASK aumentou 2,7%. O Resultado operacional foi de R$ 283 milhões, mesmo com o impacto de R$270 milhões do combustível e câmbio (Redução de 8,1% no CASK ex-combustível, apesar da desvalorização de 17,3% do real). Ocorreu um aumento de 1,9% no CASK total, com crescimento de 37,2% no preço do combustível por litro, o EBITDAR foi de R$763 milhões, com margem de 30,7%. A posição total de caixa contabilizou R$4,0 bilhões, representando 44% das receitas dos últimos doze meses.
De acordo com o Relatório Anual de Sustentabilidade, referente à Responsabilidade Social, em 2017, a Companhia teve destaque por apoiar três organizações sociais que trabalham com temas necessários para o desenvolvimento do país, como acesso à saúde, à leitura e à energia. O contato contínuo com os consumidores é considerado fundamental pela maneira como a sociedade procura para se sentir bem informada e o aplicativo tem o papel essencial de propiciar a elevação da autoestima dos seus clientes por meio de publicações criativas e reportagens diárias. Para construir uma marca forte na mente do consumidor e uma aproximidade de maneira estratégica, a Azul pode criar uma revista online com publicações de conteúdos sobre temas da atualidade, notícias, esportes, moda, beleza, estética, saúde, entre outros assuntos que estão em destaque no momento.
A criação de um novo aplicativo dinâmico cria perspectivas positivas para o aumento do número de clientes da Companhia Azul. Com a criação de um aplicativo, o investimento no desenvolvimento da empresa com a inovação trará vantagens competitivas. Esse crescimento garante uma maior credibilidade perante os consumidores, proporcionando o crescimento das vendas. A cultura da população influencia no comportamento e os valores são relevantes para a comunidade, pois determinam os comércios e suas possibilidades. As preferências por diferentes produtos e serviços são variáveis de acordo com a posição das pessoas na sociedade. As classes sociais são divididas por seus interesses, valores e comportamentos e estão posicionadas de acordo com a estrutura. O propósito do planejamento estratégico é apresentar de maneira básica os resultados aprimorados relativos ao conjunto de ações realizadas num determinado período.
São planejados de acordo com a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto, as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais. PLANO DE AÇÃO. ATIVIDADE DESCRIÇÃO PRECEDENTES DURAÇÃO EM DIAS A Construir estrutura - 20 B Compra de equipamentos - 10 C Contratação de serviços - 15 D Criação Aplicativo C 10 E Treinamentos D 10 F Associação Novos Serviços E 10 G Propaganda (Público Alvo) E 10 H Inauguração Aplicativo - 30 (Fonte: elaborado pelo autor) 4. Contribuições O propósito dos processos é apresentar de maneira básica os resultados aprimorados relativos ao conjunto de ações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
São listadas na demonstração a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto, as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais. O balanço patrimonial possibilita a análise antecipada sobre a capacidade financeira e patrimonial. A empresa esse ano foi eleita mais uma vez pela TripAdvisor Travelers Choice Awards de 2019 como uma das dez melhores companhias aéreas do mundo e receberam um total de seis prêmios incluindo Melhor Companhia Aérea do Brasil, Melhor Companhia Aérea da América Latina, Melhor Low Cost da América Latina, Melhor Classe Econômica da América Latina e Melhor Classe Executiva da América Latina.
Esses prêmios demonstram claramente o prazer e a satisfação dos clientes em voar Azul. Este é o resultado da verdadeira dedicação de doze mil tripulantes em cuidar de seus clientes todos os dias, em todos os voos. A azul dispõe de um modelo de negócios resiliente, e estão apenas no início de um plano de expansão de margem. O comprometimento contínuo com as projeções financeiras anunciadas no início deste ano e, nos próximos meses, determinam o foco no melhor desempenho das operações da empresa que segue estratégias de transformação da frota e aumentando a eficiência. Os principais fatores mostram que a companhia Azul S. A. com o uso da tecnologia e inovação deve conseguir obter o retorno esperado.
Posteriormente a indicação da relevância dos sistemas de informação com base na análise dos dados com modelos de estratégias que auxiliam no domínio das concorrentes, na motivação de seus colaboradores e para manter posição no mercado. São diversos os motivos que influenciam a empresa, tanto positivamente quanto negativamente. Compreende-se que os objetivos organizacionais definem o que a empresa pretende conseguir em determinado prazo específico, contribuindo para a missão e visão da organização. Todas as ações que possam interferir na imagem da empresa ou de seus serviços e produtos estão ligadas à gestão de processos. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, I. SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. br/a-azul/visao/. Acesso em 05 de novembro de 2019.
EMPRESA AZUL S. A: https://ri. voeazul. Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição LIMEIRA, Tania Vidigal. E-Marketing - 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Unijuí, 2008. Série livros-texto).
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