PROJETO INTRAEMPREENDEDORISMO: TECMED

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Administração

Documento 1

Palavras-chave: Plano de negócios; Reestruturação; Gestão Inovadora. SUMÁRIO INTRODUÇÃO 5 1. SUMÁRIO EXECUTIVO 6 2. ANÁLISE DE MERCADO 8 2. Concorrência 8 2. Posicionamento 13 3. Promoção 13 4. PLANO OPERACIONAL 14 5. PLANO FINANCEIRO 16 6. CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 18 6. O objetivo principal deste estudo é elaborar um plano de negócios detalhando todas as etapas necessárias, inclusive o gerenciamento de custos, despesas e investimentos para o atingimento do resultado previsto. Segundo o Sebrae (2009) o plano de negócios, é um documento que elenca os principais objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos possam ser alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Ele ajuda a concluir se a ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, permitindo identificar e restringir os erros antes de cometê-los.

Alguns dados tais como nome e localização da empresa alvo deste estudo foram alterados a pedido da diretoria, mas todas as outras informações são reais e fazem parte de um plano de negócios que será levado em consideração na elaboração do budget de 2020, de acordo com uma avaliação minuciosa da diretoria da empresa. A empresa alvo deste estudo, foi chamada de TecMed e é uma empresa que está posicionada há mais de 18 anos no mercado de acessórios para tratamentos de radioterapia brasileiro, um mercado pequeno e extremamente técnico. No ano de 2017 a empresa fechou o faturamento em mais 1,5 milhão de reais. A empresa é estável, mas percebe-se que o seu comercial já está sentindo que algo deva ser inovado, para que a empresa mantenha seu posicionamento no mercado.

Figura 1: Faturamento 2017 - 2018 Verifica-se através do gráfico que o ano de 2018 teve uma performance comercial abaixo do ano de 2017, aproximadamente 19%. Os primeiros meses de 2019 não tiveram uma melhora em relação ao início de 2018. A empresa está começando a sentir que uma mudança radical deve acontecer para que os números se estabilizem e melhore seu desempenho. Clientes PRINCIPAIS CLIENTES Nome do Cliente Produto Última compra Periodicidade Instituto Nacional do Câncer (Inca) Máscara comum 23/01/2019 6 meses Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Máscara comum 04/05/2019 2 meses Unidade de Assitência de Alta Complexidade (Unacon) Máscara de IMRT 24/05/2019 2 meses Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia Máscara de IMRT 30/03/2019 4 meses Hospital do Câncer de Barretos Máscara de IMRT 15/05/2019 Mensal Hospital Alemão Oswaldo Cruz Máscara de IMRT 22/03/2019 4 meses Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) Base p/ IMRT 22/04/2018 2 meses Centro de Combate ao Câncer Máscara comum 27/04/2018 Mensal Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo Máscara comum 03/05/2018 Mensal Beneficência Portuguesa Máscara de IMRT 05/04/2018 2 meses Figura 2 - Máscaras comuns Fonte: Medintec, 2019 Figura 3 – Máscara para IMRT Fonte: Medintec, 2019 Figura 4 – Base para IMRT Fonte: Klarity, 2019 3.

PLANO DE MARKETING 3. Tendências O mercado de radioterapia, como todos na área médica está passando por inovações diárias, no Brasil essas novidades demoram um pouco para serem implantadas, muitas vezes devido a complexidade e burocracia do sistema de saúde no Brasil, outras pela falta de conhecimento dos profissionais. A TecMed está sempre em busca de melhorias e por isso pretende se engajar nas principais tendências do mercado de equipamentos médicos voltados para a radioterapia. A fábrica de aceleradores lineares Varian iniciou sua produção no Brasil no início de 2018, tornando-se um marco importantíssimo para a radioterapia no Brasil e a TecMed está em busca de um pedaço deste mercado, pois a Varian produz aceleradores e precisará de acessórios para complementar sua linha.

A TecMed tem a meta de produzir alguns produtos exclusivos de acordo com as preferências dos seus clientes através de impressão 3D, está é uma meta de longo prazo, pois primeiramente haverá treinamento e especialização por parte de seus colaboradores. Preços A estratégia para os preços vem com a baixa dos custos de produção e operacionais, já que a TecMed se tornará uma distribuidora de alguns produtos chineses e manterá em estoque os itens mais problemáticos em relação a entrega e demanda. Através desta economia haverá uma avaliação minuciosa com a intenção de tornar os preços mais competitivos no mercado, principalmente em relação aos acessórios importados. Posicionamento A TecMed já é uma marca bem posicionada no mercado, pretende manter este posicionamento e através da fidelização dos clientes que já tem conquistado em todos os anos de mercado pretende reposicionar a marca através da nova linha de produtos personalizados que fará com a impressão 3D.

Promoção A estratégia de promoção é levar a inovação da impressão 3D para expor nos próximos Congressos de Radioterapia e Física Médica em 2023, mas para 2019 pretende expandir suas campanhas de marketing digital para divulgar sua nova parceria com a empresa chinesa. Responsabilidade da empresa contratada para o marketing digital. Participar dos congressos no mercado nacional: Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia e Congresso de Física Médica. O departamento comercial é o responsável por este projeto e já apresentou os custos para o budget de 2019. Patrocinar cursos da área. Responsabilidade do departamento comercial que já está finalizando o levantamento de custos. O ideal é construir três cenários, para a TecMed serão construídos quatro cenários. Primeiro identifica-se as forças motrizes, que são fatores externos fundamentais como ponto de partida; depois escolhe-se os indicadores que são os fatores chave que afetam as decisões; define-se as premissas que são os elementos predeterminados ou as incertezas críticas (CHIAVENATO, 2003).

Cria-se roteiros plausíveis, que é a ideia de como as forças motrizes podem se comportar com base na forma como se comportaram no passado e por último identifica-se os quadrantes que são os indicadores que mais impactam na decisão a ser tomada (CHIAVENATO, 2003). Desenho dos cenários Figura 5 - Cenários Fonte: Elaborado pelos autores, 2019 6. Cenário - Perfeição O cenário perfeito para a TecMed seria a abertura dos mercados externos, por meio de muita divulgação em feiras e congressos e com a inovação de produtos em fibra de carbono trazidos da China com valores acessíveis e os produtos impressos em 3D na própria produção da empresa. Para que isso ocorra é necessário que o plano financeiro esteja bem estruturado. AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA 7.

Análise SWOT A análise SWOT é conhecida no Brasil por FOFA, é uma ferramenta de gestão que levanta as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa com o intuito de ajudar nas tomadas de decisão (CHIAVENATO, 2003). Figura 6 - Análise SWOT Fonte: Elaborado pelos autores, 2019 7. Metas e Objetivos Meta 1: Recuperar os 19% de faturamento perdidos em 2018 Objetivos: Diminuindo gastos e aumentando margem de lucro. A elaboração de um plano de negócios de uma empresa real, que entendeu perfeitamente a necessidade de se ajustar ao novo cenário mundial, incluindo ações inovadoras trouxe para os estudantes a correlação entre a teoria e a prática. Uma mudança de gestão é algo muito mais interiorizado do que exteriorizado, mas que com certeza depois de uma mudança tão drástica, o mercado sentirá os efeitos da inovação organizacional, sendo que a empresa também está investindo em ações mais estruturais.

Este estudo trouxe um conhecimento imprescindível para um aluno de administração, a prática e a convivência em um ambiente corporativo real. REFERÊNCIAS CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento estratégico. medintec. com. br/produtos/>. Acesso em: 25 maio 2019. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SEBRAE. Manual do Plano de Negócios. Sebrae, 2009.

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