PROJETO INTEGRADOR EM LOGÍSTICA II: EMPRESA MAGAZINE LUIZA

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Logística

Documento 1

Cidade (Local) 2020 RESUMO O presente estudo tem como objetivo apresentar a partir de uma pesquisa bibliográfica como funciona o planejamento de logística da empresa Magazine Luiza, trata-se de um Projeto Integrador, que envolve os conhecimentos práticos e teóricos, além da apresentação do planejamento estratégico na logística da empresa na área de Marketplace e Parceiro Magalu, que alavancam as vendas do e-commerce. A empresa Magalu vem crescendo de maneira exponencial em suas vendas no e-commerce e torna-se uma organização que facilita o conhecimento de toda a sua funcionalidade a partir dos relatórios anuais elaborados que demonstram toda a arrecadação e funcionamento da empresa. Palavras-chave: Logística; Magazine Luiza; Marketplace. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 5 2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15 1. INTRODUÇÃO Esse estudo trata-se de uma pesquisa realizada na empresa Magazine Luiza e com conhecimentos teóricos, fundamentais para a elaboração desse Projeto Integrador, que envolve conhecimentos práticos e teóricos, fundamentais para a formação profissional.

A empresa estudada nesse Projeto Integrador é a loja Magazine Luiza, do ramo varejista, com loja física, site, vendas por canais digitais e televendas, uma das grandes organizações do ramo varejista no Brasil, de comercio de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, brinquedos, etc. O tema principal desse estudo é o Marketplace e o Parceiro Magalu que alavancaram as vendas da empresa de maneira exponencial no ano de 2019. Fazendo com que a mesma pudesse triplicar sua receita e buscar novos planejamentos para a logística de entrega da empresa. Após 63 anos de sua constituição, a Magazine Luiza hoje possui mais de mil franquias pelo Brasil, centros de distribuição e três escritórios, possui cerca de 35 mil funcionários, cartão de crédito e crediário próprio, consórcio e outros negócios.

Atualmente, é uma das maiores redes varejistas do país1. Os principais produtos são: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, brinquedos, entre outros, são mais de 44 mil produtos comercializados pelo Magazine Luiza. A empresa cresceu com princípios de ética e responsabilidade social e ambiental. Luiza Helena Trajano é a atual presidente da Companhia, sua gestão ampliou o relacionamento com as pessoas e a comunicação. Em 31 de dezembro de 2019, a Companhia operava 1. lojas e 17 centros de distribuição estrategicamente localizados em 18 estados brasileiros. Nessa mesma data, a Companhia contava com mais de 34 mil colaboradores. Com esse novo ciclo a empresa tem o objetivo de: crescimento exponencial, entrega mais rápida, superapp, oferta de novas categorias de produtos, principalmente por meio do marketplace. Os seus mais de 41 mil colaboradores atualmente tem a função de fazer com que esse novo ecossistema digital do Magalu funcione.

MAGALU MARKETPLACE E PARCEIRO MAGALU: UMA LOGÍSTICA ESTRATÉGICA A empresa lançou em 2017 o Marketplace, que obteve um sucesso exponencial. O marketplace é um tipo de e-commerce, mediado por uma empresa, que envolve vários lojistas que se inscrevem nessa empresa principal e vende seus produtos por ela. Assim, o cliente pode ter acesso a diferentes varejistas e comprar tudo em uma única compra e pagamento. Além disso, se um cliente gostar de um produto que tem no site do magazine luiza, ele terá a possibilidade de buscar o mesmo produto no próprio site com preços variados e conforme prazo de entrega. O Magalu Marketplace é um shopping virtual onde você pode aumentar as suas vendas. No seu relatório anual a empresa ressalta a importância que o e-commerce teve para alavancar em pouco tempo as vendas pelos canais eletrônicos.

Nosso mais importante passo nessa direção foi o lançamento do marketplace, em 2017. Assim como o crescimento que queremos manter, o sucesso do marketplace Magalu foi exponencial. Com um modelo baseado exclusivamente em lojas físicas, levamos 43 anos para atingir nosso primeiro bilhão de reais em faturamento. Foram necessários 10 anos para conseguir o mesmo resultado com o comércio eletrônico. Hoje temos o melhor nível de serviço logístico do e-commerce brasileiro. E, mais: com o menor custo, graças, sobretudo, à integração multicanal e à nossa malha própria de distribuição. Para o 1P (produtos de estoque próprio), 66% das entregas são realizadas em até dois dias -- um percentual que melhora continuamente. Com o MagaluEntregas, nossos sellers se beneficiarão dessa mesma cadeia logística, o que inclui a venda de produtos com retirada em nossas mais de 1.

lojas. O Magalu conta com dezessete centros de distribuição espalhados pelos estados brasileiros que facilita a agilidade na entrega, servem para estocar e despachar os produtos pelo país, tanto para as lojas físicas quanto para entrega no varejo de vendas e-commerce. O seu planejamento de compras é realizado conforme a demanda da empresa, além disso, o Magalu investe em uma análise da concorrência para manter os seus preços e produtos atrativos para os clientes, dessa forma organizar seu estoque de acordo com as necessidades dos clientes. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO O Planejamento estratégico da empresa envolve uma série de medidas que permitem a entrega mais ágil. Seus centros de distribuição e suas lojas físicas possuem estoques de produtos para estarem ali mais perto do consumidor final e agilizar a entrega do e-commerce.

A empresa no setor de entrega possui mais de cinco mil funcionários trabalhando em três turnos para agilizar a entrega da empresa (MAGAZINE LUIZA S. p. A empresa possui mais de 2500 transportadores que fazem parte da Malha Luiza, são profissionais autônomos, que tem acesso a ferramentas tecnológicas e treinamento para a prestação de serviços de entrega da empresa. O transporte das mercadorias são feitos por caminhões e em segurança e com todo cuidado para o produto chegue intacto ao consumidor final. Uma das estratégias da empresa tem sido a parceria da Malha Luiza, para possibilitar uma entrega mais ágil em todos os cantos do país. Conforme planejamento demonstrado pela empresa: Depois de fazer o trajeto de abastecimento entre as lojas e os pontos físicos, esses caminhoneiros seguem para uma rota de entrega local.

A. p. O planejamento estratégico da empresa possibilita o alcance dos objetivos de logística, para isso é necessário comprometimento e planejamento para execução das atividades essenciais para alcançar os objetivos de uma entrega ágil em seus serviços de logística. No setor de compras a empresa possui um Sistema de Precificação e de Compras de acordo com cada ponto de venda, os preços e as compras das lojas físicas são diferentes da loja virtual, e-commerce, por isso o planejamento é fundamental na empresa pesquisada. Seu sistema de precificação segue as necessidades de seus clientes, pois, ela passou a lidar com os novos consumidores, com pouco tempo, que buscam agilidade através do e-commerce, além disso, passou a investir em tecnologia para atender da melhor forma seus clientes.

A empresa através de seu sistema de preficiação. O Sistema de precificação do Magazine Luiza parte dos seguintes pilares: política de precificação dinâmica, para alcançar um preço ideal para o seu cliente, muniu as áreas da companhia com informações decisivas para tomadas de decisões, estruturou processos, investiu em tecnologia e ampliou suas técnicas de vendas para agir cada dia conforme o mercado exige, para se manter com seu progresso, a empresa tem seguido o caminho certo para alcançar seus objetivos (MAGAZINE LUIZA S. A. Algumas variáveis influenciam na precificação: prazo de entrega, custo do frete e preço da concorrência. Negocia com fornecedores suas compras, rastreando os preços anunciados pela concorrência, o que permite a própria indústria o controle dos preços.

ecommercebrasil. com. br/wp-content/uploads/2014/10/Guia-para-o-lojista-iniciante-E-Commerce-Brasil2. pdf>, acesso em: 30 de nov. de 2020. Relatório da Administração 2019. Disponível em: <https://ri. magazineluiza. com. br/ShowCanal/Relatorio-Anual?=BbuKf7H6X12vxuD6Hytzyw==>, acesso em: 29 de nov. São Paulo: Editora Sol, 2018.

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